domingo, 22 de fevereiro de 2009

CONHEÇA MAIS DA IPB EM JACUNDÁ

CONHEÇA A IPB EM JACUNDÁ
ORAÇÃO
Toda terça a SAF dirige reunião de oração na Igreja, às 8.00h, para orar. Prática salutar para todos, e não apenas para a SAF. Você também está convidado.
DOUTRINA
Todas as quartas, às 19.30h, no templo, louvor, oração e estudos bíblicos. Sejamos edificados por ensinamentos bíblicos essenciais para a caminhada dos cristãos. Este semestre nosso tema é: Uma Igreja bem aventurada.
ALTO PARAÍSO
Às quintas, às 19.30h, na rua José Dentista, 37, Alto Paraíso, culto evangelístico. O Ms. Manoel Pereira já está à disposição dos irmãos do bairro. Procure-o. Os irmãos residentes nas imediações devem se empenhar ao máximo para estarem presentes. Esta é a melhor maneira de agradecermos a Deus pela bênção de termos ali um lugar para congregarmos. Não incorramos no erro de deixar de congregar (Hb 10.25).
ESCOLA BÍBLICA
Estamos estudando a Confissão de Fé de Westminster - um dos principais símbolos de fé da Igreja Presbiteriana do Brasil e demais Igrejas reformadas. Nosso objetivo é a formação de líderes conhecedores e compromissados com a Palavra de Deus, com a genuína fé reformada e com a identidade presbiteriana. Não se prive - nem a seus filhos, desta bênção. À partir das 9.00h. Venha e traga um convidado com você.
ESCOLA BÍBLICA II
Já está funcionando normalmente a Escola Bíblica no Alto Paraíso, com a presença de mais de 40 pessoas. Uma bênção de Deus. Os irmãos que moram nas imediações devem buscar fortalecer o trabalho de duas maneiras: com a sua presença e convidando amigos, familiares e vizinhos para tomarem parte neste projeto que será uma bênção para o bairro e para a vida de muitas pessoas. Sê tu uma bênção - não se negue a ser canal da bênção de Deus.
NOVA IPIXUNA
Já inaugurada a congregação da nossa Igreja em Nova Ipixuna. O Ms. Gilson é o responsável pelos trabalhos. Alugamos um salão de 4,5x8m, na Rua Vai pro Céu. Trabalhos aos domingos, às 9.00 e 19.30h e em breve às terças feiras. Avise seus amigos e conhecidos em Nova Ipixuna, convide-os ou indique-lhes a localização e horários de atividades, ou dê-lhes o telefone do missionário Gilson Sousa [9136 1539].
MAIS TRABALHO...
À partir da primeira terça-feira de março, dia 03, culto evangelístico na residência da nossa irmã Mardilenes, às 19.30, no bairro Cidade Nova. A direção dos trabalhos está sob os cuidados da Ms. Maria Vaz e da SAF.
...E UM POUCO MAIS.
À partir da primeira quinta-feira de março, dia 05, culto evangelístico na residência do dc. Conceição (Neguinho) no bairro industrial, às 19.30. A direção dos trabalhos está sob os cuidados do pastor e da UPH.

25 ANOS DE BÊNÇÃOS

GRATIDÃO!
Gratidão! É com este sentimento que a Igreja Presbiteriana em Jacundá se prepara para comemorar seus 25 anos de organização eclesiástica. 25 anos anunciando o evangelho do Senhor Jesus — sem deixá-lo ser deturpado por doutrinas ou mandamentos de homens, sem se deixar atrair por modismos ou ventos de doutrina.
A letra de um hino muito conhecido nos arraiais presbiterianos lembra que, embora não saibamos se bons ou maus dias vêm estamos certos em quem temos crido, e Ele é poderoso para guardar o nosso tesouro até o dia final [I Tm 1.12].
A Igreja Presbiteriana do Brasil, neste mesmo ano que comemora 25 anos de organização em Jacundá, também celebra 150 anos de Brasil. Nenhuma outra denominação pode celebrar tanto tempo anunciando o evangelho do reino do Senhor aos brasileiros.
Honestidade, tradição, seriedade - são palavras que caracterizam a história presbiteriana, apesar de alguns tropeços [é formada por homens - e o tempo e o lugar da Igreja perfeita ainda não chegaram]. É curioso ouvir, mesmo de inimigos do evangelho, confissões semelhantes à ouvida de um jovem que criticava duramente uma denominação herética e sincretista surgida no final dos fecundos anos 70: “Todas as Igrejas são iguais”. Perguntei-lhe: “Conheces a Igreja Presbiteriana?” Sua resposta foi: “Ah!, essa é séria”.
Creio ser este o melhor presente que uma Igreja pode ganhar: o reconhecimento, mesmo por parte dos ímpios, de que não se trata de mais um bando de aventureiros, mercadejadores da palavra, enganadores, falsários ou ignorantes de ouvidos duros (embora ávidos por novidades mas que nunca se firmam na verdade) que preferem seguir suas próprias idéias ao invés de obedecerem os ditames da palavra do Senhor.
Todavia, diferente de todos os demais presentes [presente é algo ganho sem mérito, sem custo] este é um presente que a Igreja [a comunidade] conquista mediante o seu testemunho diário para a sua Igreja [a denominação]. A Igreja não é apenas um mero templo. É muito mais do que uma mera lista de membros - ela é a união de cada membro do corpo místico de Cristo, ela é a união de cada cristão, de cada pessoa genuinamente nascida da água e do Espírito.
A Igreja é você. Você, caro cristão, é a Igreja do Senhor Jesus, onde quer que você vá. Você faz parte de uma denominação - a Igreja Presbiteriana do Brasil [que já se chamou Igreja Cristã Presbiteriana e que pode até receber outro nome no futuro] e deve, conforme prometeu diante de Deus e dos homens, empenhar todo seu esforço para vê-la próspera, sadia, abençoada e abençoadora.
Todavia, o esforço de muitos pode ser turvado pelo desatino de um só. Diz-nos o sábio [Ec 10.1] que uma mosca morta faz o ungüento do perfumador exalar mau cheiro, assim também a sabedoria e a honra de muitos pode ser obscurecida por um pouco de estultícia.
Resta-me concluir convidando você a fazer diante de Deus o sincero propósito de não se tornar motivo de escândalo e vergonha para o Senhor nem para os que o temem [Sl 69.6].
Rev. Marthon Mendes

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

REUNIÃO DA EXECUTIVA DA FEDERAÇÃO DE JOVENS

REUNIÃO DA EXECUTIVA DA FEDERAÇÃO DE JOVENS
Convocada pelo presidente, missionário Paulo Ricardo, a Executiva da Federação de Jovens do Presbitério Leste da Transamazônica se reunirá no próximo dia 28 na cidade de Jacundá para fazer o planejamento do ano, marcar data e local do congresso de jovens e mais. Não deixe de orar por esta reunião de grande importância para o bom andamento dos trabalhos da Federação. Este ano, com planejamento e vontade, com certeza Deus abençoará e fará frutificar o trabalho destes jovens.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

VOCÊ ESTÁ CONVIDADO

25 ANIVERSÁRIO DA IGREJA PRESBITERIANA EM JACUNDÁ

Você é nosso convidado para as festividades dos 25 anos da organização da Igreja Presbiteriana em Jacundá. São 25 anos de bênçãos, de lutas, de vitórias. Até aqui nos ajudou o Senhor. Estamos alegres.

SEM CONTADOR DE VISITAS

SEM CONTADOR. MAS CONTANDO COM VOCÊS.

Vou retirar a ferramenta "contador de visitas" do blog porque ele simplesmente não conta. Já reiniciou a contagem duas vezes e estava estacionado desde o início de janeiro. Para não saber, é melhor não saber de uma vez por todas. Se não funciona, não há porque ocupar espaço. Conto com seus e-mails e nossos bate-papo via msn: marthon@gmail.com. Quando adicionar, identifique-se para eu aceitar. Continuemos.

NOTÍCIAS DAS FÉRIAS

NOTÍCIAS DAS FÉRIAS - UM DESCANSO. MERECIDO?

Na segunda quinzena de fevereiro tirei alguns dias para descansar com a família. Fomos a Goiânia e Brasília. Foi bom descansar, rever familiares, especialmente D. Antônia (minha mãe), João Neto (meu irmão) e seus filhos, Elohim e Judah. A Ezrah se divertiu bastante, especialmente no zoo. E agora está toda animada com a volta às aulas - o difícil é reacostumar a acordar cedo, mas ela vai conseguir. Esta viagem foi especial porque foi nela que recebi a maravilhosa notícia do aumento da família Mendes. Ainda não sabemos se será menino ou menina, mas já sabemos de uma coisa: é bênção de Deus.
Mas já voltamos ao batente, e que Deus nos dê graça e forças para as atividades do ano novo.

CARNAGOSPEL – SERIA RIDÍCULO SE NÃO FOSSE LAMENTÁVEL

CARNAGOSPEL – SERIA RIDÍCULO SE NÃO FOSSE LAMENTÁVEL
Nestes dias alguns anúncios publicitários me chamaram a atenção: em Tucuruí, o carnagospel. Em Jacundá, o grande culto do Carnaval de Jesus. O primeiro era pretensamente promovido por todas as Igrejas evangélicas de Tucuruí (o que, rapidamente, constatei ser uma mentira, pois Igrejas sérias não estavam participando do evento promovido pelo conselho de pastores daquela cidade – certamente sem o apoio e a despeito do conselho de alguns pastores sérios - ou seriam estes pastores verdadeiramente comprometidos com a verdade?). O segundo promovido pela Igreja romana de Jacundá.
Conversando com um jovem missionário, ele lembrou-me da etimologia das duas palavras que daria origem ao carnagospel. Carnevale, festa carnal, onde os excessos eram permitidos (originários dos cultos orgíacos bacanais) e God spell – a fala de Deus, iluminação. Assim, teríamos como conceito do carnagospel: festa carnal iluminada por Deus. Conceito interessante para os carnais, mas de modo algum aceitável pelos verdadeiros cristãos, que tem uma vida sólida com Deus, com intimidade e obediência, que sabem discernir o que é modismo, imitação do mundo, impureza do que é eterno e santo.
Uma breve olhada nas Escrituras sagradas, que para os cristãos é verdadeira palavra de Deus, e deve ser crida e obedecida, demonstra que o verdadeiro cristão nada deve dispor para a carne. Escrevendo aos Romanos, no capítulo 13, o verdadeiro apóstolo Paulo (porque muitos falsos apóstolos têm saído pelo mundo) lembra-lhes que é dever do cristão andar dignamente como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revestidos do Senhor Jesus Cristo e nada dispondo para a carne no tocante às suas concupiscências.
Só isso já seria suficiente para mostrar que o carnagospel é uma invenção de satanás e seus verdadeiros seguidores, mas que se afirmam (enganados ou enganando – ou as duas coisas) seguidores de Cristo, vivendo em cegueira e mentira, mas com o objetivo de enganar os incautos, usando em vão o nome do Senhor Jesus (II Co 11.13-15): Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras.
Entretanto, suas ações nada mais são do que blasfêmias contra o nome do santo Senhor, mas, repito, seu fim será conforme as suas obras, porque o apóstolo João afirma enfaticamente que não se deve amar o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente. Se o que faz a vontade de Deus permanece eternamente, é óbvio que o contrário também é verdadeiro, isto é, o que não faz a vontade de Deus, evidenciando isto através das conhecidas obras da carne não permanecerão: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam).
Não permanecerão, muito pelo contrário, serão lançados para longe da presença bondosa do Senhor, como ele mesmo afirma no evangelho de Mateus, capítulo 7.23: Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.O que o cristão deve fazer, então? Fugir de Babilônia (pseudo-evangélica ou não) e dirigir-se ao Senhor, buscando comunhão com a verdadeira Igreja do Senhor, que se afasta das obras da carne e procura viver segundo o fruto do Espírito, que é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

LULA MENTE... Qual a novidade nisso?

MENTIRAS LULISTAS

Ninguém me contou. Eu vi e ouvi. Com o objetivo de constranger seus principais adversários, o presidente da República (deveria ser de todos os brasileiros, mas isonomia não é mesmo com o petralhismo) disse em discurso transmitido nacionalmente que o estado e cidade de São Paulo, administrado por PSDB/DEM tem 10% de analfabetos. E ainda chamou a atenção do prefeito da capital paulistana, Gilberto Kassab. No mesmo dia foi desmentido veementemente pelo próprio governo, isto é, os dados do Programa Nacional de Desenvolvimento da Educação afirmam que São Paulo possui 4,6% de analfabetos acima de 15 anos.

Levando-se em conta o alto grau de imigrantes adultos do norte e nordeste (regiões que concentram índices superiores a 18%) chegamos a conclusão de que o objetivo de Lula foi, pura e simplesmente, constranger os governantes paulistas e, ao mesmo tempo, passar a imagem de alguém que quer resolver os problemas de todos, inclusive, pasmem, dos PAULISTAS. O que é uma descarada mentira. Como provar uma afirmação destas? É relativamente fácil, e não é com interpretações, mas com fatos: a APEOESP (o sindicado dos professores do estado de São Paulo, reduto de petistas) entrou na justiça para garantir que mais de 1.500 filiados que tiraram nota 0,0 (você leu direito, ZERO), em uma avaliação feita pela secretaria de educação assumam salas de aulas, em detrimento dos interesses dos alunos e de outros professores não filiados que conseguiram notas muito melhores [convenhamos, qualquer nota é melhor do que 0, não é]. Agora responda: há interesse na educação dos paulistas e paulistanos?

Confrontado com a verdade, o lulismo (escrito) saiu com outra mentira, a de que o que Lula disse (mas eu vi e ouvi) foi que São Paulo concentra 10% dos analfabetos do país. Ah! Então tá! Só que São Paulo concentra mais de 22% da população brasileira, e é dever do Estado, e não do estado, providenciar educação para TODOS os brasileiros, inclusives paulistanos. Mas quem vai ligar pra isso. Lula disse, está dito, e os lulopetistas acreditarão no que disse Sua Mentirosidade e seguirão repentindo suas mentiras como se fosse verdade. É lamentável, mas este é o Brasil. De Lula, não o que eu quero.

POR MAIS VIDA...

É A VIDA...

Todos sabem que sou intransigente - ao menos com algumas coisas nas quais julgo necessário sê-lo. Um exemplo claro é a posição assumida em defesa da institucionalidade, das leis, das regras para o convívio social, inclusive nas áreas eclesiástica e política. Tal é assim também na negação da aceitação do homossexualismo como uma prática natural - pois natural não é, além de ser uma aberração aos olhos de Deus [há quem não aceite nem mesmo a existência de Deus, mas o dia do fim de todas as dúvidas chegará, e com ele eu não me preocupo]. Também não aceito que o aborto seja um direito de escolha da mulher ou de quem quer que seja - já afirmei que deve-se fazer escolhas antes da concepção, uma vez concebido, já se trata de dois seres, e não mais um, sendo, portanto, dever do estado proteger o mais fraco (no caso, o gerado) contra os arbítrios [condicionados por pressões sociais ou preferências pessoais] dos mais fortes [pais, avós, estado, etc].

Esta posição viu-se reforçada (e com grande intensidade) há alguns dias quando recebi uma notícia simplesmente inesperada e maravilhosa: a Ezrah (http://ezrahneannah.blogspot.com) ganhará um irmãozinho (ou uma irmãzinha, segundo a preferência dela). É-me impossível, agora, olhar para a Lucy e ver apenas uma pessoa. Não é mais. São, agora, duas bênçãos de Deus, para mim, que precisam de cuidados, de proteção, de toda a assistência que puder ser proporcionada para que ambas tenham todas as suas necessidades satisfeitas. Como arvorar-me em juiz para decidir qual das duas vidas é mais importante. Para mim, ambos o são. São igualmente importantes, seres que serão amados com todo o meu coração.

Convido vocês, caros leitores, a compartilharem comigo esta alegria que sinto - e que não tenho palavras para descrever. Talvez a única expressão que chegue ao menos perto do que sinto é: "Serei PAI, mais uma vez". E isto não tem preço. Obrigado, SENHOR!

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL