sábado, 31 de outubro de 2009

VIAGEM DO CORAÇÃO

PA250246 Dia 22 passado iniciei mais uma de minhas viagens. Desta feita, com um propósito triplo: acadêmico [tentar passar no vestibular para a covalidação do diploma de teologia], pessoal [reencontrar pessoas amadas] e ministerial [pregar na Igreja Presbiteriana Morumbi e Canaã]. Muita leitura, muitos estudos, e muita pressão e tensão também. Mas, já no dia 22 tudo isto foi esquecido, e, tendo em vista que, se passar, passei, se não, passeei, toda a tensão foi embora, dando lugar ao prazer e a alegria de rever pessoas muito amadas.

NO MORUMBI

Não, não fui ao ‘panetone’, estádio dos bambis. Estive com os irmãos da Igreja Presbiteirana do Morumbi. Recepção maravilhosa, e dois cultos abençoados, no sábado, com a presença da Orquestra da Associação Evangélica Beneficente.

AEBNo domingo, 25, tive, mais uma vez, o privilégio de ser o pregador naquela igreja tão amada. Como disse aos amados – um dos três lugares onde mais gosto de estar. Eles sabem quais são.

À noite preguei na Igreja Presbiteriana Canaã, revendo o colega Carlos Ulhoa, sua esposa Cláudia e os meninos [revi dois, na verdade, pois um dos herdeiros do Carlos e da Cláudia nasceu após ele ter concluído o curso em 1999 e deixado o seminário JMC].

PA250289

Posso dizer que foi mais que marcante a visita à Igreja Presbiteriana Canaã. Foi, literalmente, um presente.

DIUPRESENTE

Para concluir, apenas uma notícia sobre a prova, apesar de muito difícil, consegui 75% de aproveitamento. Resta ainda a nota da redação e a classificação, que deve sair somente no dia 18 de novembro.

Seja qual for o resultado, foi mais uma viagem inesquecível, extremamente agradável e prazerosa.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

EM SÃO PAULO

Após muitos dias sem postagens, estou de volta – talvez fique outros em breve, mas os afazeres eram muitos, os trabalhos a serem feitos, os livros a serem lidos se tornaram em uma verdadeira avalancha que tomava muito do meu tempo. Espero não ficar mais tanto tempo sem novidades.

Amanhã, 25 de outubro, é o dia da prova para covalidação do diploma. Será como tem que ser, será como Deus quiser [espero apenas lembrar o que foi estudado]. Domingo pela manhã pregarei na amada Igreja Presbiteriana do Morumbi. À noite na Igreja Presbiteriana Canaã, do colega Carlos Ulhoa. Retorno previsto para a terça-feira.

AVE SÃO JUDAS

Não, não estou aderindo à idolatria, nem tampouco me refiro ao Judas Tadeu, o fiel [acho até que o presidente não sabe diferenciar um de outro]. Quero comentar, embora de forma rápida, mais uma tolice assombrosa do presidente Luis Inácio, ao afirmar que, no Brasil, para governar, é necessário fazer aliança até com Judas, o Iscariotes, o traidor mesmo. Para quem já fez aliança com Severino Cavalcante, José Sarney, Paulo Maluf, Fernando Collor e companhia, citar Judas Iscariotes é de enorme relevância metafórica, especialmente no meio cristão.

capa-judas O que Lula está dizendo é que para se manter no poder, e fazer as coisas do jeito que faz, ele não precisa da lei. Ele não precisa ser honesto. Ele não precisa querer o bem público [o que é isto mesmo, senhores políticos?]. Lula afirma que precisa apenas fazer ‘alianças’ – não importa se o próprio diabo é o fiador da mesma, aliança feita, poder garantido, então, vamos em frente. Este é Lula, o presidente que os brasileiros [pobre povo] escolheram. Que o seu Judas atenda suas orações, e te leve para fazer companhia a ele.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

LULA E CUTRALE – OU PORQUE SERÁ QUE OS PÉS DE LARANJA FORAM DESTRUÍDOS

P8230069 Há 07 anos Lula desejava o apoio do Sr. José Carlos Cutrale, que, por acaso, vem a ser o dono da CUTRALE, responsável por boa parte dos sucos de laranja que tomamos – nós e o mundo inteiro. Em meio à campanha, Lula havia percebido [com o apoio do marketeiro Duda Mendonça] que ter o apoio do empresariado era fundamental para afastar o medo que as pessoas tinham do PT. E conseguiu. Até mesmo a fala dos empresários era escrita por Duda Mendonça [veja mais aqui]. Agora que o Sr. JC Cutrale não dá mais apoio ao PT [e entenda-se, apoio financeiro para a campanha no estado de São Paulo] o INCRA [órgão federal controlado pelo PT-MST] diz que as terras estão ocupadas irregularmente [os documentos de posse da terra tem um século].

Alguém logo vai se lembrar que, se as terras não estão ocupadas legalmente, devem ser desocupadas. Até aí eu concordo. Mas primeiro tem-se que provar a ocupação ilegal – depois desocupar dentro da legalidade. E o PT-MST não é, até onde sabemos, o braço da lei no Brasil, pelo contrário, é uma verdadeira ofensa à legalidade institucional.

Bom, além de laranjas, o Sr. Cutrale está colhendo o que plantou. Já disse uma vez: quem mandou confiar no PT. Ainda bem que este senhor viu que cometeu uma bobagem, e tirou o seu apoio – mas a que preço? Não só pra ele, mas para todo o país.

domingo, 11 de outubro de 2009

MAIS UMA VIAGEM DO CORAÇÃO

P9200058Confirmado: dia 25, às 9.30h, estarei com os amados irmãos da IP Morumbi. Mais uma oportunidade para rever os amados e, também, falar sobre a Reforma Protestante do séc. XVI, que no dia 31 de outubro completará 492 anos. Saída de Jacundá dia 22, com o objetivo de, no dia 24, fazer a prova de covalidação do diploma de teologia. Retorno previsto para os afazeres de Jacundá no dia 28, pela manhã.

O MST É INIMIGO DOS SEM TERRA E DE ASSENTADOS

Por Sofia Krause e Diego Escosteguy, de Brasília, e Raquel Salgado, de Borebi, SP:

O lavrador Francisco do Carmo Neto, morador do assentamento Barreirinho, na divisa entre Goiás e Minas Gerais, a cerca de 150 quilômetros de Brasília, dorme com um olho aberto e uma espingarda ao alcance da mão. A arma está sempre carregada. Francisco não tem medo de jagunços a soldo de fazendeiros ou dos ladrões de galinha que pululam na região. Francisco tem medo dos homens do MST, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Os líderes da organização ameaçam matá-lo há anos - tudo em razão de sua recusa em alistar-se como soldado do movimento. Ali, como em diversos assentamentos espalhados Brasil afora, o MST é o patrão; os camponeses, seu proletariado. Tal qual uma boa empresa capitalista, a organização sabe captar e multiplicar o seu dinheiro. Quer plantar? O MST consegue o financiamento, desde que mediante o pagamento de uma pequena taxa de administração. Cobra um pedágio de 2% dos trabalhadores que pegam empréstimo com o governo. Quem discordar dos métodos tem a liberdade de partir. Se não quiser partir, jagunços do movimento se encarregam de convencê-lo - a bala, queimando e saqueando as casas, ameaçando de morte. O Incra, órgão governamental que deveria gerir os assentamentos, sabe de tudo isso, mas nada faz e, segundo os lavradores, sempre que pode, ainda dá apoio logístico aos criminosos do MST.

As ilegalidades cometidas pelo movimento dos sem-terra, entremeadas por tantas outras manifestações recentes de brutalidade autoritária, trazem à luz o verdadeiro espírito do MST: uma organização criminosa, espalhada pelos quatro cantos do país, mantida por dinheiro dos contribuintes e cujo poder provém do livre exercício da violência. VEJA esteve no assentamento Barreirinho, onde moram 140 famílias que, assim como o lavrador Francisco, convivem com a natureza belicosa do movimento. Essas famílias estão há anos sob o signo do terror, levando uma vida pior do que as outras, aquelas que aceitam se submeter às ordens despóticas da organização.

Assinante lê a íntegra da reportagem aqui.

MST E AS LARANJAS

Deu na VEJA:

mstcutrale

Este é o resultado da passagem do MST pela fazenda da CUTRALE: depredação, roubo, ameaças aos funcionários e destruição – calcula-se entre 7.000 e 12.000 pés de laranja destruídos – menos que os 20.000 divulgados inicialmente. Ainda que fosse 1 só, tudo isto é um absurdo.

Há dois tipos de brasileiros. No primeiro grupo, o da esmagadora maioria, estão os que vivem sob o império da lei e que têm de responder à Justiça caso cometam crimes. No segundo, o de uma minoria tão ruidosa quanto deletéria, estão os integrantes do bando armado conhecido como Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Eles invadem, depredam, roubam e matam, sem que o estado os detenha com sua mão forte e, o que é pior, sob os auspícios de funcionários estatais e padres de passeata que rezam pela mesma cartilha marxista. Sem nenhum tipo de freio, o MST cometeu, na semana passada, mais uma ação criminosa: depredou uma fazenda no interior de São Paulo, de propriedade da empresa Cutrale, gigante do agronegócio brasileiro que dá emprego direto a milhares de pessoas e propicia, por meio de exportações de suco de laranja, a entrada de milhões de dólares no país. Para a Cutrale, o prejuízo foi de 3 milhões de reais. Para o Brasil, ele está se tornando incalculável.

O MST, como já mostrou VEJA em diversas reportagens, é comandado por agitadores profissionais que, a pretexto de lutar pela reforma agrária, se valem de uma multidão de desvalidos como massa de manobra para atingir seus objetivos financeiros. Sua arma é o terror contra fazendeiros e, como relata VEJA nesta edição, também contra os próprios assentados que se recusam a cumprir as ordens dos chefões do movimento e a participar de saques e atos de vandalismo. A revista teve acesso, ainda, a uma pesquisa da Confederação Nacional da Agricultura que revela o fracasso do modelo de reforma agrária do MST. Até quando esse proselitismo enganoso e facínora continuará a causar danos e vítimas? Até que o estado, além de exercer de fato o seu papel de mantenedor da legalidade e da ordem, resolva cortar o oxigênio do MST, promovendo políticas assistenciais e educacionais entre os marginalizados que cedem ao canto de sereia dos líderes do bando. Tal é a resposta esperada pelos brasileiros que vivem sob o império da lei.

Comento

5 Que o movimento dos trabalhadores rurais sem terra é um mito, já falamos. A sua grande maioria não é composta de trabalhadores rurais, mas desempregados das cidades, desordeiros, bagunceiros e, conforme dados oficiais, 1 em cada 3 possuem algum tipo de passagem pelas delegacias brasileiras [e não é para fazer visita]. Alguns até, se forem fazer uma visita, seria bastante demorada.

Em viagem recente [Goianésia do Pará-Jacundá] tive a companhia de alguns "messetistas" [perdão pelo neologismo], e ouvia um animado debate entre eles. Admitiam francamente que eram enganados, que alguns tinham mais privilégios que outros, que dinheiro desaparece do caixa comum, que não há prestação de contas, que os poucos que conseguem alguma terra ficam obrigados a contribuir para novas invasões, inclusive com a presença, deixando alguém a cuidar do lote conseguido ou mesmo deixando-o abandonado. Mas, como cegos que são, não percebem que o único meio de acabar com isso é dando as costas para tal quadrilha, cujos líderes constantemente viajam [de avião] de um lugar para outro – enquanto eles vivem de esmolas e dando 'leite' para este monstro anacrônico chamado MST.

O MST não merece nem as laranjas que destruíram – merece cadeia. Banana pra eles.

sábado, 10 de outubro de 2009

E ESSA AGORA

“Nós lamentamos muito quando acontecem desvios de conduta em ocupações, que não representam a linha do movimento. Em geral, eles têm acontecido por causa da infiltração dos inimigos da reforma agrária, seja dos latifundiários ou da policia”, diz a nota. “O que aconteceu desde a saída das famílias e a entrada da imprensa na fazenda deve ser investigado.”

Esta é a fala oficial do MST quanto à invasão de uma fazenda e destruição de milhares de pés de laranja, depredação de casas, veículos, ameaça a moradores e furto de objetos. Para eles toda a destruição foi feita por fazendeiros, jornalistas e policiais. Ah! Tá.

LULA, UMA LENDA

Conta a lenda [e Lula é uma lenda viva, assim como o histórico Barack Hussein – e, como toda lenda, um mito, uma mentira] que o atendente de um importante hotel americano que hospedava o presidente brasileiro recebeu um misterioso telefonema no meio da noite, que dizia: “tu ti tu tu tu tu”. Por saber que era da suíte presidencial, e, mais ainda, com receio de que fosse algum código secreto, o atendente chamou imediatamente o gerente, que não decifrou o enigma. O gerente chamou seu superior, que ligou para a CIA, que nada sabia de tal código. Como demoravam a atender, novo chamado, agora com mais ênfase: “tu ti tu tu tu tu”, numa voz roufenha. O FBI foi chamado e ficou na mesma. Ligaram para a embaixada brasileira, que também desconhecia tão inesperado código. Aí, então [eram os tempos do Delúbio, Dirceu, Palocci e Cia Ltda] um humilde caseiro se lembrou de ligar pro José Dirceu e pro Palocci, que, entre gargalhadas, explicaram:

- "O sr. presidente deseja que lhe levem to tea to two two two, isto é, dois chás pro 222". E assim reza a lenda.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PUSH – E TU-TI-TU-TU-TU-TU

O sr. Luis Inácio da Silva cortou a mão em uma torneira de um hotel sueco. Alguns se perguntam: como é possível que isto aconteça em uma suíte presidencial num hotel da Suécia? A resposta é mais simples do que parece: estava escrito "push", e ele puxou. Era para apertar. Temos aí um torneiro mecânico que não sabe usar uma torneira.

Ah, e o que é tu-ti-tu-tu-tu-tu? Aguardem, é mais uma do Lula.

UM PRÊMIO – PAUSA PARA BRINCADEIRA

Está difícil fazer as postagens, especialmente com fotos. Mas vai esta, como uma brincadeira: vamos ver quem acha o Hugo?

PA030182

EM BELÉM – 150 ANOS DE IPB

assinats (5)

Dia 03 de outubro a Igreja Presbiteriana ofereceu ao Senhor mais um culto de ações de graças, desta feita no Hangar, na cidade de Belém, tendo como pregador o Rev. Roberto Brasileiro, e a presença de autoridades eclesiásticas e civis [sobre isto falo mais à frente].

Com a presença de mais de 800 pessoas – muitas não conseguiram lugar no salão, que ficou pequeno para o número de participantes, tivemos momentos de adoração e edificação.

O Rev. Roberto desafiou a igreja a ser nada menos que crente, santa, dedicada ao Senhor, para que se torne, uma vez mais, uma força relevante dentro da sociedade brasileira, lembrando que, segundo as estatísticas do IBGE estamos caminhando para que, de cada 4 brasileiros, 1 se nomeie cristão evangélico.

hangar

A pergunta que foi posta é: porque tantos cristãos não fazem diferença neste mar de corrupção? Porque tantos escândalos envolvendo cristãos, de todos as denominações e posições dentro da hierarquia eclesiástica? Dentre as respostas propostas, a mais contundente é: cristãos nominais não fazem diferença, fazem escândalo.

150ipb

Entretanto, assim como aconteceu no Rio de Janeiro, novamente a IPB errou. De onde apenas a palavra deveria ser proclamada, numa festa para honra e glória de Deus apenas, onde os servos do Senhor deveriam ter seu trabalho reconhecido, mais uma vez franqueou-se a palavra a um ímpio que nada conhece da IPB nem do Deus verdadeiro. E, como é o dito: "Quando o diabo não vai, manda o emissário". Lugar de político é em tribuna, em palanque, não em púlpito. O presidente não se fez presente, nem a governadora, fazendo turismo oficial na Califórnia [ai meu bolso]. O vice-governador se fez presente, e, falando de nada para ninguém, na pior das hipóteses considerou os evangélicos semelhantes a portadores de Down – aliás, chamou a estes de “anormais”. Lamentável, e mais, quando quis se fazer agradável, citou o livro de São Tolo 2.2: "Faz por ti que eu te ajudarei".

Também o representante de outra denominação, associada intimamente ao partido dominante no cenário nacional – apoiou o atual presidente [não sei a troco de que] e agora está de namorico com a Sra. Dilma Enrouskef, ops, Roussef, ousou afirmar que assembleianos [ele próprio], batistas, presbiterianos, adventistas e tesemunhas de Jeová estão fazendo a mesma obra. NÃO, de modo algum. Não aceito tal comparação nem tal equivalência feita por tão tolo falastrão.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CÍRCULO DE SAF´s EM GOIANÉSIA

P9260031 Com a presença de cerca de 50 senhoras, realizou-se no dia 26 de setembro, na Igreja Presbiteriana de Goianésia, o encontro do Circulo Heroínas da Fé de Sociedades Auxiliadoras Femininas das igrejas de Marabá [Cidade Nova, Nova Marabá e Nova Vida], Jacundá [acompanhada do conselheiro, Pb. Zizalino Xavier, e do Dc. Manoel Pedro] e Goianésia. Na ocasião também houve uma divertida e muito disputada gincana tendo como base o conhecimento do livro de Ester.

P9260064O tema do encontro foi "Servindo a Deus na simplicidade do seu viver", segundo o exemplo de uma viúva, pobre, que fez a mais importante oferta que alguém fez aos olhos do Jesus: sua vida, seu coração, e não enormes quantias que podem ser contabilizadas pelo seu valor monetário, mas que nada mais são do que restos, uma vez que a maioria dos ofertantes observados pelo Senhor Jesus tinham o coração muito longe da verdadeira adoração ao verdadeiro Deus.

Mais uma vez tive a satifação de ser o preletor do evento [como as mulheres têm paciência comigo]. Há quem não goste do trabalho feminino, e até trabalhe para impedí-lo em sua inteireza. Mas ele prossegue, e Deus continua abençoando. Assim foi em Goianésia. Quem foi, foi abençoado, quem ficou, ficou com a bênção de Tomé. Oportunidade de aprendizado, de comunhão e de bênção num dos encontros mais gostosos realizados nestes últimos anos. Agradecemos ao Rev. Ismael Cloves, irmãos e irmãs da IP de Goianésia a fraterna acolhida.

P9260096

P9260086

Dc. Manoel Pedro entregando prêmio à SAF Filadélfia pela vitória na gincana bíblica.

Presidente da Federação de SAFs do PLTA, Srª. Ana Menezes.

P9260061

P9260082

Momentos de louvor e adoração.

Momentos de louvor e adoração.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CAMETÁ

O último destino programado para a nossa viagem de “reconhecimento” era Cametá, uma cidade de médio porte [consideradas as demais cidades paraenses] e uma das mais antigas do Estado.

P9130374

Ao chegar a Cametá, ainda no cais, me lembrei [ainda que as diferenças sejam muitas] de minha cidade natal, Santa Maria da Vitória [Bahia], às margens do Rio Corrente [que não é o mesmo da ficção novelesca da Rede Globo].

Antes, porém, de chegar a Cametá tivemos que passar por algumas etapas, e isto sempre faz com que cada viagem tenha seu sabor especial. Saímos de Baião logo depois do almoço, e pouco tempo depois tivemos que parar para ajudar um motorista acidentado. Apesar de ter seu carro espetado em um toco de aproximadamente 1,40m de altura, ele nada sofreu. Perdeu a direção, passou a centímetros de um poste e teve seu carro seguro pelo toco. O estrago foi muito grande mas não deu PT [sigla usada por algumas seguradoras para Perda Total – nenhum trocadilho com o partido que está fazendo do nosso país uma verdadeira calamidade, porque, se estivesse falando do partido, o condutor poderia dar adeus ao seu veículo – aliás, fiquei curioso por saber se o uso da sigla é anterior ou posterior ao petralhismo].

P9130320

Depois nosso ônibus deu problema, e tivemos que embarcar numa van na cidade de Mocajuba, até o entroncamento onde ficamos aguardando uma condução que nos levasse ao porto de Carapajó.

P9130333

Em Carapajó rapidamente embarcamos numa lancha de boa qualidade que nos aguardava – na verdade, o melhor transporte que tivemos na viagem inteira.

P9130336

Ao chegarmos em Cametá procuramos rapidamente um hotel, tínhamos pouco tempo para nos preparar para a reunião na Igreja Presbiteriana. A procura poderia ter se estendido um pouco mais, pois o hotel deixou a desejar – um só ventilador num quarto para 3, nada de ar-condicionado ou água potável, e, para complicar um pouco, os companheiros resolveram fazer uma sinfonia em graves durante toda a noite.

A reunião foi agradável, com recepção de dois novos membros e ministração da Ceia. A ministração da palavra ficou a meu encargo, que ali preguei pela primeira vez.

P9130410

Nosso retorno foi de ônibus, saímos às 6.00h da manhã e chegamos a Tucuruí às 11.30h. Uma viagem mais rápida, e muito mais empoeirada. Logo depois da chegada, almoçamos e finalmente chegou a hora do retorno para casa. Mais uma missão cumprida [e comprida].

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PROBLEMAS

Ainda não consegui descobrir o motivo, mas tenho tido dificuldades para as postagens. Espero resolver em breve.

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL