segunda-feira, 29 de novembro de 2010

EM DEFESA DA LIBERDADE RELIGIOSA E DE EXPRESSÃO

SEGUNDA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO DE 2010
SOBRE O RECENTE PROTESTO CONTRA A UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Em protesto ao pronunciamento da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), publicado desde 2007 no site da Universidade Presbiteriana Mackenzie contra o PL 122/2006 (conhecido como "lei anti-homofobia"), um grupo de ativistas organizou uma manifestação no dia 24 de novembro de 2010, por volta das 18h, em frente à universidade. Com previsão de mais de três mil participantes, o evento contou somente com cerca de 400, que se postaram diante dos portões da instituição, na Rua Itambé. Em seguida, o grupo deslocou-se do Mackenzie para a Avenida Paulista com um número já bastante reduzido, conforme anunciado por diversos veículos de comunicação como a Globo News, a Folha de São Paulo, a CET, o site da UOL e dezenas de outros sites informativos. Na universidade, as aulas transcorreram normalmente.
A oposição da IPB ao projeto de lei se baseia não só no senso comum e em análises jurídicas especializadas (que consideraram o projeto "inconstitucional"), mas sobretudo nos princípios cristãos que norteiam tanto a denominação quanto o Mackenzie. Não há novidade nisso: quando se matriculam na instituição, os alunos assinam o contrato de serviços educacionais, em que há uma cláusula explicando esse caráter confessional. Isso não significa perseguição a quem não subscreve essas bases cristãs, muito pelo contrário: não há registro na história da universidade de casos de discriminação de qualquer tipo, seja contra alunos homossexuais, seja contra alunos que professam outras religiões, ou nenhuma. Todos têm acesso aos mesmos benefícios, como bolsas de estudo.

No entanto, desde o momento em que a publicação do texto da IPB no site do Mackenzie foi "descoberta" pelos ativistas neste ano, a igreja, a universidade e a pessoa de seu Chanceler têm sido duramente atacados e acusados de "homofobia". Filmados em vídeo, os manifestantes pediam a demissão do Chanceler, cuja foto foi estampada em diversos sites homossexuais acompanhada de palavras de ódio. A virulência que caracterizou essas expressões de indignação, mesmo antes da aprovação do projeto, confirma o quanto é perigoso que a sociedade se veja refém de uma minoria militante, que procura impor seus pontos de vista por meio de pressão e difamação, não admitindo que pessoas, igrejas e organizações cristãs simplesmente afirmem ser a conduta homossexual um pecado.
Para detalhar melhor sua postura bíblica — que se fundamenta no amor, não no separatismo, e prega o respeito a todos —, cristãos que partilham da mesma visão sobre o homossexualismo se uniram para elaborar o manifesto "Universidade Mackenzie: Em Defesa da Liberdade de Expressão Religiosa". O texto foi reproduzido em cerca de oito mil sites cristãos e conservadores, recebendo mais de 36 mil citações na internet. Traduzido para idiomas como alemão, espanhol, francês, holandês e inglês, foi postado em sites de diversos países estrangeiros, como Estados Unidos, França, Alemanha e Portugal. Centenas de manifestações de solidariedade à postura do Mackenzie foram veiculadas em diversos meios, inclusive no conhecido blog de Reinaldo Azevedo (articulista da revista Veja), um dos comentaristas políticos mais lidos e respeitados do país. Respondendo às acusações de "homofobia" com argumentos sólidos e bíblicos, os cristãos creem que sua postura contribuiu para que a manifestação de repúdio ao documento da IPB tenha recebido tão pouca adesão do público.
Nós, cristãos, estamos alegres e gratos por todo o apoio recebido e pelas orações do povo de Deus em favor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e de seu Chanceler, o Rev. Augustus Nicodemus Gomes Lopes. Instamos o povo de Deus a que se una também em súplicas e intercessões para que o Deus todo-poderoso derrame seu Espírito Santo sobre a igreja evangélica neste país. Necessitamos com urgência de um avivamento, de forma que o Cristo crucificado seja exaltado, os crentes sejam santificados, a Escritura Sagrada seja pregada com liberdade, pecadores se convertam e nosso país seja transformado, para a glória do Deus trino da graça.

Este pronunciamento é uma criação coletiva com vistas a representar o pensamento cristão brasileiro. Para ampla divulgação.
Fonte:
http://mensreformata.blogspot.com/

HOMOLATRIA E LIBERDADE RELIGIOSA

O QUE OS EVANGÉLICOS TÊM A VER COM ISSO?

docoracaob Apesar do fiasco da 'grante manifestação anti-homofóbica' nas cercanias do Mackenzie, a grita ainda não acabou. Há pouco vi um travesti afirmando que, ainda que não tenham conseguido seus intentos, ainda há muito o que fazer e que pretendem lutar com todas as forças para “enfiar guela abaixo as reivindicações do movimento”. Não se trata de aceitação, não se trata de um movimento de defesa de direitos, mas de imposição de uma nova doxa: pretendem ter direitos especiais, pretendem ser cidadãos de uma casta superior [como se buscassem uma reparação por terem sido alvo de discriminação].

Não há a menor pretensão de terem direitos iguais, não é esta a luta. Sua pretenção é colocar contra a parede os heterossexuais, especialmente aqueles que, certamente, resistirão com maior veemência à imposição de um dogma inaceitável à luz da Palavra de Deus. E é justamente por causa disso que muita luta ainda há de ser travada.

Não concordamos com qualquer forma de discriminação ou perseguição aos homossexuais. Que eles optem pelo homossexualismo é um problema deles [e é um problema mesmo, uma vez que se colocam em inimizade contra Deus, praticando o que o próprio Deus chama de abominação]. Mas também é inaceitável que haja discriminação às avessas… e é esta a pretensão dos movimentos impositivos como este.

Por outro lado, é inadmissível que queiram, como afirmou o travesti, "enfiar guela abaixo" dos cristãos algo que preferem fazer em absurdo contraste contra o cristianismo. O verdadeiro cristianismo, bíblico, submisso à Palavra de Deus, jamais vai aceitar o homossexualismo como uma prática inofensiva. Ofende a Deus. E o cristão não pode deixar de proclamar a palavra de Deus – ou não será um cristão autêntico.

UMA VIAGEM DO CORAÇÃO DO PASTOR

…não como as outras.

docoracao

Uma viagem com data não programada [era para acontecer em janeiro, foi antecipada para novembro]. Tudo começou no domingo, 21. Já na saída da igreja mal deu tempo para despedidas: a van estava em frente ao ponto pronta para ir a Marabá. Como na música, “se perder essa van, que sai agora às 11 horas…”.

Chegando a Marabá, aquela correria para o aeroporto, ckeck in, embarque. Chegamos a Brasília às 17.30h, aguardamos até às 20.45h [e quase perdíamos o vôo porque os avisos de chamada para embarque não repercutiam por todo o aeroporto]. Quando descobrimos ser a última chamada, foi aquela correria. Nossa e de mais 9 outros viajantes desavisados…

Pelo menos a chegada a Vitória  foi tranquila, e logo fomos para a residência do pb. Haroldo Payneou… Logo pela manhã do dia seguinte fomos para o aeroporto, onde um ônibus nos aguardava para irmos a Aracruz… três dias de reuniões, debates e decisões importantes para a vida da igreja presbiteriana. Agradeço a Deus o privilégio de tomar parte neste processo. Para o coração do pastor foi uma experiência realmente marcante.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA          Ao término da reunião um pouco de aborrecimento com a agência que ficou responsável pela logística, com uma organização que merece qualquer outro nome, menos organização. Colocaram apenas dois atendentes para embarque de cerca de 300 pessoas…

PB230132b

No retorno, embarque às 8.00h e chegada em Belo Horizonte às 9.30h… Aí, dos Confins fomos almoçar em Belo Horizonte, retorno e finalmente embarque às 23.30h… Revimos amigos queridos, e, é claro, também deixamos de ver outras pessoas que gostaríamos… mas não se pode ter tudo. É a vida, é assim que é… vida que segue.

ESPÍRITO SANTO: UMA AGRADÁVEL RECEPÇÃO

Ao chegarmos em Vitória, capital do Espírito Santo, fomos recepcionados pelo Pb. Haroldo Payneou e sua esposa.

PB190071

Nossa gratidão pela acolhida, pelo carinho com que nos trataram. Como não mencionar também a vista mais que agradável que tínhamos da janela do seu apartamento.

PB190076

Simplesmente capaz de fazer esquecer qualquer tipo de stress. Novamente, nossa gratidão, minha e do Rev. Cleber.

FLAGRANTE EM BH

Enquanto aguardava no aeroporto de Belo Horizonte [nos Confins] o vôo para Marabá, de repente fomos surpreendidos por um aviso inusitado no monitor da Infraero. Nada menos de que um aviso muito comum para alguém que use “software backupeado inautorizado”. Ou, em outras palavras, software pirata. Não sei quem é responsável pela administração do aeroporto, mas o aviso foi visto no monitor do portão 06 e 09 por quasae duas horas. Se isto vai ter alguma repercussão eu não sei, mas o fato é que o aviso foi documentado:

PB230128Será que o aeroporto está com tantas dificuldades assim para não adquirir uma licença do sistema windows da microsoft?

sábado, 27 de novembro de 2010

DE VOLTA A JACUNDÁ

0000020 Estamos de volta, e com bastante novidades. Aguardem que, assim que tiver um tempinho, teremos novos posts sobre:

* Homolatria e liberdade religiosa: e o que os evangélicos tem algo a ver com isso?

* Espírito Santo: uma agradável recepção.

* Supremo Concílio: há sabedoria na multidão de conselheiros?

* Uma viagem do coração do pastor: não como as outras…

* Visita.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

UNIVERSIDADE MACKENZIE: EM DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO RELIGIOSA

A Universidade Presbiteriana Mackenzie vem recebendo ataques e críticas por um texto alegadamente “homofóbico” veiculado em seu site desde 2007. Nós, de várias denominações cristãs, vimos prestar solidariedade à instituição. Nós nos levantamos contra o uso indiscriminado do termo “homofobia”, que pretende aplicar-se tanto a assassinos, agressores e discriminadores de homossexuais quanto a líderes religiosos cristãos que, à luz da Escritura Sagrada, consideram a homossexualidade um pecado. Ora, nossa liberdade de consciência e de expressão não nos pode ser negada, nem confundida com violência. Consideramos que mencionar pecados para chamar os homens a um arrependimento voluntário é parte integrante do anúncio do Evangelho de Jesus Cristo. Nenhum discurso de ódio pode se calcar na pregação do amor e da graça de Deus.

Como cristãos, temos o mandato bíblico de oferecer o Evangelho da salvação a todas as pessoas. Jesus Cristo morreu para salvar e reconciliar o ser humano com Deus. Cremos, de acordo com as Escrituras, que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3.23). Somos pecadores, todos nós. Não existe uma divisão entre “pecadores” e “não-pecadores”. A Bíblia apresenta longas listas de pecado e informa que sem o perdão de Deus o homem está perdido e condenado. Sabemos que são pecado: “prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, rivalidades, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias” (Gálatas 5.19). Em sua interpretação tradicional e histórica, as Escrituras judaico-cristãs tratam da conduta homossexual como um pecado, como demonstram os textos de Levítico 18.22, 1Coríntios 6.9-10, Romanos 1.18-32, entre outros. Se queremos o arrependimento e a conversão do perdido, precisamos nomear também esse pecado. Não desejamos mudança de comportamento por força de lei, mas sim, a conversão do coração. E a conversão do coração não passa por pressão externa, mas pela ação graciosa e persuasiva do Espírito Santo de Deus, que, como ensinou o Senhor Jesus Cristo, convence “do pecado, da justiça e do juízo” (João 16.8).

Queremos assim nos certificar de que a eventual aprovação de leis chamadas anti-homofobia não nos impedirá de estender esse convite livremente a todos, um convite que também pode ser recusado. Não somos a favor de nenhum tipo de lei que proíba a conduta homossexual; da mesma forma, somos contrários a qualquer lei que atente contra um princípio caro à sociedade brasileira: a liberdade de consciência. A Constituição Federal (artigo 5º) assegura que “todos são iguais perante a lei”, “estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença” e “estipula que ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política”. Também nos opomos a qualquer força exterior – intimidação, ameaças, agressões verbais e físicas – que vise à mudança de mentalidades. Não aceitamos que a criminalização da opinião seja um instrumento válido para transformações sociais, pois, além de inconstitucional, fomenta uma indesejável onda de autoritarismo, ferindo as bases da democracia. Assim como não buscamos reprimir a conduta homossexual por esses meios coercivos, não queremos que os mesmos meios sejam utilizados para que deixemos de pregar o que cremos. Queremos manter nossa liberdade de anunciar o arrependimento e o perdão de Deus publicamente. Queremos sustentar nosso direito de abrir instituições de ensino confessionais, que reflitam a cosmovisão cristã. Queremos garantir que a comunidade religiosa possa exprimir-se sobre todos os assuntos importantes para a sociedade.

Manifestamos, portanto, nosso total apoio ao pronunciamento da Igreja Presbiteriana do Brasil publicado no ano de 2007 [LINK http://www.ipb.org.br/noticias/noticia_inteligente.php3?id=808] e reproduzido parcialmente, também em 2007, no site da Universidade Presbiteriana Mackenzie, por seu chanceler, Reverendo Dr. Augustus Nicodemus Gomes Lopes. Se ativistas homossexuais pretendem criminalizar a postura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, devem se preparar para confrontar igualmente a Igreja Presbiteriana do Brasil, as igrejas evangélicas de todo o país, a Igreja Católica Apostólica Romana, a Congregação Judaica do Brasil e, em última instância, censurar as próprias Escrituras judaico-cristãs. Indivíduos, grupos religiosos e instituições têm o direito garantido por lei de expressar sua confessionalidade e sua consciência sujeitas à Palavra de Deus. Postamo-nos firmemente para que essa liberdade não nos seja tirada.

Este manifesto é uma criação coletiva com vistas a representar o pensamento cristão brasileiro.
Para ampla divulgação.

DO CORAÇÃO DO PASTOR:

Não sou o autor, mas assino sem reservas, lembrando as palavras do profeta Micaías ["Respondeu Micaías: Tão certo como vive o SENHOR, o que o SENHOR me disser, isso falarei" – I Rs 22.14] e o ensino das Escrituras: "Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação" [Lv 18:22] e ainda "... os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro" [Rm 1.26-27]. É impossível ser cristão sem levar em consideração o que a Palavra de Deus, normativa e autoritativa para os cristãos, diz.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A "ALEGRE" INTOLERÂNCIA

As coisas vão acontecendo e, à semelhança da parábola do cozimento do sapo, quando se percebe a real dimensão das coisas pode ser muito tarde. A polêmica envolvendo o Rev. Augustus Nicodemus Lopes e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, de um lado, e os movimentos inclusivistas tem sido tratada como um escândalo pelos meios de comunicação. Curiosamente, vi reportagens onde estudantes contrários ao chanceler foram ouvidos, ativistas gays foram ouvidos, a promotora da famigerada PL-122 foi ouvida. Alguém mais? Não. O principal personagem desta história toda foi mostrado apenas numa foto, e foi dado destaque a algumas partes do seu texto. De "alegre" a intolerância gay não tem nada. Nenhuma intolerância é alegre. É perversa – inclusive aquela da qual os homossexuais foram e ainda são vítimas.

AÇÕES IMPOSITIVAS

A13 A sociedade brasileira vem sofrendo o assédio dos grupos de pressão que se autodenominam grupos sociais, pretensamente representando as minorias e os excluídos. O que fazem para proclamar seus anseios tem sido chamado de "ações afirmativas". Daí os movimentos dos negros, das mulheres, dos gays, lésbicas, travestis e simpatizantes, etc… Mas essas ações seriam, de fato, ações afirmativas ou merecem ser chamadas por outro nome, isto é, ações impositivas? Porque impositivas? Porque todos estes movimentos exigem para si direitos superiores aos do restante da população brasileira. Estas ações afirmativas ferem a Constituição Brasileira que afirma que todos são iguais perante a lei. Mas eles se pretendem, porque excluídos e minorias, detentores de direitos negados às minorias. Um exemplo é a Lei Maria da Penha. É boa? Talvez. Busca coibir um crime. Evidente. Mas, peço que não riam, porque o assunto é sério, e os inúmeros homens que são agredidos pelas mulheres? Quando uma mulher sofre, é vítima. Quando é o homem, é frouxo. Mas não são todos iguais perante a lei? Que fique claro, sou contra a violência doméstica, parta de quem partir [ops… partir não é um bom verbo quando se fala neste assunto]…

A PL-122 traz em seu bojo nada menos do que a ameaça de prisão a líderes cristãos de falarem o que é absurdamente evidente no texto bíblico. Estamos falando de religião, e é disto que a PL-122, em um estado laico, não poderia tratar. A bíblia ensina que o homossexualismo é abominação aos olhos de Deus, é um pecado – e é tão sério quanto qualquer outro pecado. O Estado não tem que legislar sobre o que se prega. A igreja não é estatal – ou então não seria igreja. Cercear o ensino da Bíblia é uma afronta ao próprio Deus. O Rev. Augustus, acertadamente [e creio que com muito mais sabedoria do que eu] trata do assunto com profundidade e polidez. Como não tenho a cultura e a experiência do Rev. Augustus, provavelmente serei mais duro, mais direto. A PL-122 rasga a constituição, e, mais grave, rasga a bíblia. Interfere na liberdade religiosa e de expressão.

O assunto em pauta não é, como pretendem os homo-defensores, se as pessoas tem direito de escolher com quem vão viver, que tipo de relacionamento terão. Foram deixados livres para isso [Rm 1.26-27] – colherão as consequências em seus próprios corpos, aqui e na eternidade. A questão é: a igreja tem o direito de pregar o que a Bíblia ensina ou só o que o estado determina? Nem a igreja nem o Rev. Augustus defendem qualquer forma de maus tratos ou discriminação contra os homo-afetivos… Ele, e eu também, e muitos outros pastores fiéis às escrituras, queremos apenas o direito de expressar o ensino da bíblia a respeito, mesmo que isto desagrade os poderosos do momento [II Cr 18.13].

INTOLERÂNCIA GAY [que traduzido é ALEGRE]?

Vi um ativista do movimento “gay” falar de tolerância, dizendo que suas paradas são alegres, festivas. Não duvido, deve ser muito “gay” mesmo. Mas uma coisa é certa: são absurdamente intolerantes. Tanto é que querem cercear o direito dos verdadeiros cristãos evangélicos de expressarem suas opiniões, que, por serem bíblicas, são verdadeiras [não há verdade fora de Deus]. Pouco me importa o que será dito contra o que vai acima. Mas o fato é que o direito de muitos está sendo simplesmente ignorado por causa de uma malta ensandecida, covarde, que tem sido alimentada por leis cada vez mais absurdas e discriminatórias. Querem ser não apenas tolerados, mas privilegiados. E pretendem que quem pensar diferente deve ser destruído, desqualificado...

Assim, quero expressar meu total e incondicional apoio ao Rev. Augustus, meu mestre, e de quem tenho o privilégio de usufruir de cordial amizade. No post abaixo você encontra o texto do Rev. Augustus. Certamente voltarei a tratar do assunto.

TEXTO DO REV. AUGUSTUS NICODEMUS SOBRE A LEI ANTI-HOMOFOBIA

Manifesto Presbiteriano sobre a Lei da Homofobia

Leitura: Salmo
O Salmo 1, juntamente com outras passagens da Bíblia, mostra que a ética da tradição judaico-cristã distingue entre comportamentos aceitáveis e não aceitáveis para o cristão. A nossa cultura está mais e mais permeada pelo relativismo moral e cada vez mais distante de referenciais que mostram o certo e o errado. Todavia, os cristãos se guiam pelos referenciais morais da Bíblia e não pelas mudanças de valores que ocorrem em todas as culturas.

Uma das questões que tem chamado a atenção do povo brasileiro é o projeto de lei em tramitação na Câmara que pretende tornar crime manifestações contrárias à homossexualidade. A Igreja Presbiteriana do Brasil, a Associada Vitalícia do Mackenzie, pronunciou-se recentemente sobre esse assunto. O pronunciamento afirma por um lado o respeito devido a todas as pessoas, independentemente de suas escolhas sexuais; por outro, afirma o direito da livre expressão, garantido pela Constituição, direito esse que será tolhido caso a chamada lei da homofobia seja aprovada.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie, sendo de natureza confessional, cristã e reformada, guia-se em sua ética pelos valores presbiterianos. O manifesto presbiteriano sobre a homofobia, reproduzido abaixo, serve de orientação à comunidade acadêmica, quanto ao que pensa a Associada Vitalícia sobre esse assunto:

"Quanto à chamada LEI DA HOMOFOBIA, que parte do princípio que toda manifestação contrária ao homossexualismo é homofóbica, e que caracteriza como crime todas essas manifestações, a Igreja Presbiteriana do Brasil repudia a caracterização da expressão do ensino bíblico sobre o homossexualismo como sendo homofobia, ao mesmo tempo em que repudia qualquer forma de violência contra o ser humano criado à imagem de Deus, o que inclui homossexuais e quaisquer outros cidadãos.

Visto que: (1) a promulgação da nossa Carta Magna em 1988 já previa direitos e garantias individuais para todos os cidadãos brasileiros; (2) as medidas legais que surgiram visando beneficiar homossexuais, como o reconhecimento da sua união estável, a adoção por homossexuais, o direito patrimonial e a previsão de benefícios por parte do INSS foram tomadas buscando resolver casos concretos sem, contudo, observar o interesse público, o bem comum e a legislação pátria vigente; (3) a liberdade religiosa assegura a todo cidadão brasileiro a exposição de sua fé sem a interferência do Estado, sendo a este vedada a interferência nas formas de culto, na subvenção de quaisquer cultos e ainda na própria opção pela inexistência de fé e culto; (4) a liberdade de expressão, como direito individual e coletivo, corrobora com a mãe das liberdades, a liberdade de consciência, mantendo o Estado eqüidistante das manifestações cúlticas em todas as culturas e expressões religiosas do nosso País; (5) as Escrituras Sagradas, sobre as quais a Igreja Presbiteriana do Brasil firma suas crenças e práticas, ensinam que Deus criou a humanidade com uma diferenciação sexual (homem e mulher) e com propósitos heterossexuais específicos que envolvem o casamento, a unidade sexual e a procriação; e que Jesus Cristo ratificou esse entendimento ao dizer, "desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher" (Marcos 10.6); e que os apóstolos de Cristo entendiam que a prática homossexual era pecaminosa e contrária aos planos originais de Deus (Romanos 1.24-27; 1Coríntios 6:9-11).

A Igreja Presbiteriana do Brasil MANIFESTA-SE contra a aprovação da chamada lei da homofobia, por entender que ensinar e pregar contra a prática do homossexualismo não é homofobia, por entender que uma lei dessa natureza maximiza direitos a um determinado grupo de cidadãos, ao mesmo tempo em que minimiza, atrofia e falece direitos e princípios já determinados principalmente pela Carta Magna e pela Declaração Universal de Direitos Humanos; e por entender que tal lei interfere diretamente na liberdade e na missão das igrejas de todas orientações de falarem, pregarem e ensinarem sobre a conduta e o comportamento ético de todos, inclusive dos homossexuais.

Portanto, a Igreja Presbiteriana do Brasil reafirma seu direito de expressar-se, em público e em privado, sobre todo e qualquer comportamento humano, no cumprimento de sua missão de anunciar o Evangelho, conclamando a todos ao arrependimento e à fé em Jesus Cristo".

Rev. Dr. Augustus Nicodemus Gomes Lopes
Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie

terça-feira, 16 de novembro de 2010

QUEM DISSE QUE CRISTÃO NÃO É MAIS PERSEGUIDO?

Em boa parte do mundo o cristianismo se tornou um meio de vida, uma religião vida mansa como o título de um livro escrito nos anos 90. Mas é assim em todo o lugar? Não, não no Paquistão. Lá um tribunal regional condenou à morte Asia Bibi, de 45 anos, casada, mãe de 5 filhos [3 mulheres e 2 homens]. Asia Bibi foi sentenciada na última segunda-feira [08.11] acusada de blasfêmia, em uma corte no distrito de Nankana, província de Punjab, a 75km da capital. O Paquistão tem uma população de 97% de islâmicos [cerca de 160 milhões] e os outros 3% pertencem a outras religiões [aproximadamente 6 milhões de pessoas], mas nunca executou um réu por acusação de blasfêmia.

ENTENDA O CASO

Asia Bibi, em junho de 2009, foi buscar água enquanto trabalhava no campo e um grupo de camponesas muçulmanas protestou afirmando que uma mulher não muçulmana [infiel, segundo as crenças locais] nao deveria tocar o jarro d’água da qual elas também beberiam. Depois disso as muçulmanas procurou um clérigo local [mulá] e denunciou Asia, indicando que ela teria feito comentários depreciativos a respeito do profeta Maomé. O sacerdote procurou a polícia que abriu uma investigação contra Asia. Logo depois Asia foi presa no vilarejo de Ittanwalai, sob acusação de infringir a seção 259 C do Código Penal Paquistanês – cuja pena pode chegar à sentença extrema, morte. O juiz, Navid Iqbal, muçulmano, condenou a mulher cristã por enforcamento, excluindo qualquer possibilidade de que a ré tivesse sido acusada falsamente e rejeitando toda e qualquer circunstância atenuante para o caso.

O marido de Asia, Ashiq Masih, de 51 anos, pretende recorrer da condenação de Asia, que, para ser executada, necessita ser ratificada pela corte de Lahore, capital do Punjab.

DIREITOS HUMANOS

Embora esta seja a primeira condenação à morte pelo crime de ser cristão, no ano passado um casal foi condenado à prisão pelo mesmo motivo. Ali Dayan Hasan, porta-voz da Organização Mundial de Defesa dos Direitos Humanos afirma que a lei é completamente obscena, e precisa ser derrubada.

Já há movimentação de cristãos para redigir documentações pedindo a libertação imediata de Asia. Se você quiser saber mais, clique aqui: LIBERTEM ASIA BIBI. Eis o texto da petição:

Excelentíssima Senhora Maria Luiza Ribeiro Viotti, Embaixadora da Representação Permanente da República Federativa do Brasil junto às Nações Unidas É a presente para, na qualidade de cidadãos e cidadãs da República Federativa do Brasil, expressarmos nossa profunda preocupação com a detenção e iminente execução da Senhora Asia Bibi, uma esposa e mãe cristã no Paquistão, que está detida desde junho de 2009 pelo suposto delito de blasfêmia. A Senhora Bibi foi recentemente condenada à morte por enforcamento por essa infração. As leis proibindo a blasfêmia no Paquistão, muitas vezes resultam no abuso e injusta perseguição de minorias religiosas, especialmente os cristãos. Falsas alegações, longos períodos de detenção antes do julgamento e agressões físicas durante o encarceramento são apenas algumas das violações dos direitos humanos que são realizadas contra os cidadãos que tenham sido acusados desse crime. Em resposta a estas preocupações, vimos respeitosamente requerer que a República Federativa do Brasil, através da sua Missão Permanente, provoque as Nações Unidas a exortar o governo paquistanês para aplicar salvaguardas que garantam a dignidade humana e a liberdade religiosa de cada cidadão. À luz deste pedido, aquele governo deve revogar a condenação da Senhora Asia Bibi à morte pelo crime de blasfêmia e determinar sua imediata libertação da prisão. Agradecemos a atenção e atuação de Vossa Excelência quanto a esse urgente assunto.

* ass…

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

FARC GOSTARAM DA ELEIÇÃO DE DILMA

As Farc saúdam a eleição de Dilma para a Presidência do Brasil

Compatriota Dilma Rousseff, presidente eleita do Brasil,

Daqui, das montanhas da Colômbia, nossa cordial saudação, bolivariana, com o anseio de Pátria Grande. Permita-nos aderir à justificada alegria do grande povo de Luís Carlos Prestes pelo feito relevante de ter, pela primeira vez na história do Brasil, uma presidenta, uma mulher ligada desde sempre à luta por justiça. Presidenta Dilma, para você, nosso aplauso e reconhecimento. Sua ascensão à Presidência da República Federativa, somada à sua pública convicção da necessidade de uma saída política para o conflito interno da Colômbia, centuplicou nossa esperança na possibilidade de alcançar a paz pela via do diálogo e da justiça social. Estamos certos de que a nova Presidência do Brasil terá papel determinante na construção da paz regional e na fraternidade dos povos do continente.

Atenciosamente,
Secretariado do Estado Maior das Farc

Se as FARC, amigas do PT no Foro de São Paulo, gostaram da eleição de Dilma, deduzo que isto não deve ser bom para a Colômbia, nem para a democracia e nem para o Brasil. Vem mais drogas por aí.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

E EU QUE A ACHAVA A ANA JÚLIA UM ESCÂNDALO

Já começou a gastança – e ainda nem assumiu. Ana Júlia nomeou esteticistas e até stripper como assessoras. A equipe de transição de governo Lula-Dilma [que transição?] tem direito a contratar uma equipe para efetuar a passagem de um governo para outro. E D. Dilma resolveu inovar. Contratou Márcia Westphalen como sua assessora. Qual é a profissão desta senhora? Cabeleireira, e vai receber por isso R$ 6.800,00. Márcia tinha um blog sobre “cabelos, tendências e dicas de visual” que saiu do ar assim que ela foi nomeada. Segundo o governo de transição, Westphalen é formada em direito e foi selecionada por análise de currículo pela campanha de Dilma, quando passou a atuar, de acordo com a assessoria, como secretária trilíngue. A informação de Márcia é diferente. Ela teria trabalhado não como secretária, mas na área de “apoio de produção”, auxiliando na organização de eventos da campanha de Dilma [assesora para assuntos capilares?]. Ela foi nomeada, mas disse que não sabe qual será sua função. Mas certamente vai advogar em favor das medeixas dilmianas em três línguas diferentes: petês, petralhês e alguma coisa parecida com português.

Sabemos que ela sabe, mas ainda não foi orientada sobre o que responder para a imprensa. Só negou que vá trabalhar como cabeleireira. Ah. então tá. Como disse Dilma hoje, sobre a crise mundial: “Tem coisas que a gente não confessa nem para si mesmo”.

Só uma brincadeira de matemática: imaginando que a futura postedente faça dois penteados por dia, cada um deles sairá por algo em torno de R$ 113,00. Baratinho, baratinho. Mas usar verba pública para quem ainda não é detentor de cargo público é legítimo? A verba não é para assessores técnicos? Cabeleireira é assessoria técnica? Não tinha nenhum advogado nas portas das cadeias melhor que essa senhora não?

Ah, se tivéssemos ministério público…

terça-feira, 9 de novembro de 2010

UM HOMEM DE SUCESSO… ou: COMO ESTRAGAR COMPETENTEMENTE UMA BOA IDÉIA

O Enem foi um sucesso extraordinário, já que foram mais de 3 milhões de jovens que participaram da prova. O dado concreto é que, na conversa que eu tive com o ministro Haddad, o sucesso do Enem foi total e absoluto”. Esse é Lula, sobre o ENEM-2010.

SUCESSOS DO ENEN 2009

Nenhuma novidade. No ano passado, o MEC quis fazer inscrições pela internet mas não montou a infraestrutura adequada. Com a habilidade costumeira da burocracia determinou que estudantes fizessem o exame em colégios situados a mais de 300 quilômetros das escolas em que estavam matriculados. Achando que foi pouco a prova vazou dois dias antes da realização por falhas de segurança. Um novo teste foi preparado às pressas e aplicado dois meses depois gerando um gasto de mais de R$ 30 milhões. Isto gerou problemas com o calendário das universidades. A análise das questões da prova mostrou claro viés ideológico. E o MEC ainda conseguiu divulgar o gabrito errado.

BIS, SUCESSO EM 2010

Em 2010, ficou comprovado falhas de logística e um planejamento claramente amador. O INEPto teve seu presidente substituido. Logo em seguida descobriu-se que os dados pessoais, confidenciais, dos alunos inscritos as três últimas edições do ENEM [2007, 2008 e 2009 – todo o segundo mandato do Lula] estavam sendo expostos no site do INEPto com acesso livre. Lembre-se que Fernando Haddad é ministro desde 2005. Não é um acidente, é um método [ele é incompetente, mas metódico]. Logo depois o MEC não soube escolher os órgãos responsáveis pela formulação das questões para o ENEM 2010, criou problemas de licitação dagráfica, atrasou a contratação de pessoal de apoio [cerca de 300 mil pessoas, entre coordenadores, aplicadores e profissionais encarregados da correção].

O presidente do INEPto, José Joaquim Soares Neto, disse estar orgulhoso pela aplicação do ENEM, considerando que não houve problemas graves. Vejamos como foi 2010: A prova foi aplicada em cerca de 3,4 milhões de candidatos. Problemas? Claro que tem. Falhas de montagem de um dos cadernos da prova, com textos repetitivos e falta de questões. Cartões de resposta foram impressos de forma invertida e isto não foi comunicado aos alunos. A solução proposta foi que os alunos induzidos ao erro no preenchimento do cartão poderão solicitar que a prova seja corrigida ao contrário [e se ele errou tanto que acabou acertando mais, vai pedir revisão?]…

CONCLUO

Sempre disse que onde tem PT tem tramóia. Agora tem mais, onde tem PT tem trapalhada. Basta definir quem é o Pá-tá-ti e quem é o Pá-tá-ta… Lula e Haddad disputam o posto…

sábado, 6 de novembro de 2010

PT PEDE DINHEIRO PARA CAMPANHA EM 04 DE NOVEMBRO

Brasília, 04 de Novembro de 2010.

Prezad (…)

Dilma Rousseff foi eleita Presidente da República, a primeira mulher na história do Brasil. Sua vitória representa uma opção dos eleitores pela continuidade do governo Lula, que criou 14 milhões de novos empregos formais, tirou 28 milhões de pessoas da pobreza e promoveu a ascensão de 36 milhões para a classe média. O Brasil tem hoje destacada posição de liderança internacional e enfrentou com sucesso a grave crise de 2008 [estas foram conquistas do povo brasileiro, não da campanha da dilmista].
Neste momento em que nos preparamos para uma nova etapa de desenvolvimento econômico e social do Brasil, estou contatando o senhor e sua empresa em nome da Presidente Dilma Rousseff [em que país do mundo presidente eleito pede dinheiro para campanha]. O segundo turno da campanha eleitoral gerou novas despesas especialmente, com materiais de divulgação, que estamos buscando saldar ainda neste mês de novembro, de acordo com as normas da arrecadação eleitoral [porque o PT não paga a conta com os muitos milhões que arrecada como taxa de sucesso, ou como contribuição obrigatória de filiados quando estes obtém cargos públicos]. Muitos empresários brasileiros já contribuíram, optando por exercer esse direito facultado pela lei eleitoral, que deixa o financiamento das campanhas a cargo das empresas, principalmente, e dos cidadãos [os que contribuíram serão tratados como mais cidadãos que os que não contribuírem?].
A participação de sua empresa nesta eleição, como estabelece a lei brasileira, será muito bem vinda. Buscamos nesta eleição ampliar o número de empresas engajadas nessa prática de cidadania corporativa [quem não colaborar não será considerado cidadão no governo Dilma?]. Dentro deste espírito, tenho prazer de convidar sua empresa a dar uma contribuição para a campanha de Dilma Rousseff. A doação deve ser feita por meio de depósito (DOC ou TED), diretamente na conta da campanha. Mais informações e as instruções para depósito e emissão do recibo podem ser solicitadas por email ou por meio de contato com nosso Comitê Financeiro no telefone abaixo.

Obrigado e um abraço,
José de Filippi Jr., ex-prefeito de Diadema-SP, deputado federal eleito pelo PT-SP.
Coordenador financeiro da Campanha Dilma Presidente 2010.

ALGUÉM QUER EXPLICAÇÕES? PEÇA-AS AO PT E À DILMÁÁÁÁÁ.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O BRASIL DOS SONHOS É SÓ 73º NO MUNDO

O Brasil encantado, onde a educação é um portento, onde a saúde é a dos sonhos, a economia inigualável. O país do nunca antes é, na verdade, quase a terra do nunca mesmo. O Brasil está apenas em 73º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano. É até onde o inigualável Lula conseguiu levar o Brasil. Quem assiste a propaganda oficial acha que o Brasil é melhor que a Noruega e a Dinamarca juntos. É né?

ESTRELINHA

A Ezrah fez alguns testes numa agência e passou, em dezembro estará em São Paulo para participar de uma seleção de elenco para publicidade. Está nascendo uma estrelinha?

PA200028 O resultado lá é o de menos: ela é minha estrelinha.

SEM TEMPO

20101027-01

Tenho escrito menos que o habitual, mas isto não quer dizer que o coração do pastor tenha parado, ou que os olhos não estejam acompanhando o que acontece ao nosso redor.

A principal causa de escrever menos nestes dias é que, o que é absolutamente normal na Igreja Presbiteriana, o fim de ano significa um aumento nos afazeres. Congressos, relatórios, viagens, assembléias da igreja, prestações de contas, reuniões, etc… tudo isto toma bastante tempo. Tem sobrado cada vez menos tempo até mesmo para coisas básicas como dormir.

Tenho tentado postar ao menos as informações sobre o que tem acontecido na igreja, sem me alongar demasiado. Ainda há um post no forno, mas que só será publicado quando estiver realmente pronto. Trata-se de uma reflexão sobre o resultado final das eleições brasileiras. Na verdade, um lamento por um país tão longe de Deus e tão perto do PT. Em breve. É possível que só saia mais próximo do fim do ano. Vamos esperar um pouco mais para ver o quanto das mentiras de campanha serão demolidas pela vida real.

Ah! E em breve mais duas viagens do coração: Jacundá-Marabá-Brasília-Vítória-Aracruz, ES, para reunião do Supremo Concílio [21 a 25.11] e Jacundá-Marabá-Brasília-Recife, PE, para reunião da JURET [03 a 05.12].

Também teremos reunião da executiva do PLTA no dia 08 de dezembro e reunião do PLTA nos dias 09 a 11 de dezembro, em Marabá.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

III CONGRESSO DE UPH EM JACUNDÁ

DSC02264

Nos dias 01 e 02 de novembro aconteceu em Jacundá o III Congresso da Federação de União Presbiteriana de Homens do Presbitério Leste da Transamazônica. Abrilhantaram o evento o Rev. Israel Serique, da Igreja Presbiteriana do Setor Universitário, em Goiânia; o Rev. Francisco Cristino, secretário presbiterial de Trabalho Masculino, Rev. Marthon Ary Mendes [presidente de honra do evento]; Pb. Ely Pascoal, vice-presidente norte da Confederação Nacional de Homens Presbiterianos, Rev. Ismael Cloves, da Igreja Presbiteriana de Goianésia do Pará, Rev. Alan Renê, da Igreja Presbiteriana Filadélfia, de Marabá.

Presentes as UPHs de JACUNDÁ: Manoel Pedro do Nascimento [presidente], José Raimundo Barbosa dos Santos, José Orlando Alves Costa e Luiz Carlos Ferreira de Sousa; PIRANOPAN: Natanael do Espírito Santo Baia; Joelson Moreira da Silva; Joel Miranda Batista; MARABÁ: Moacir de Freitas Heringer, Francisco Nunes da Silva e José Teófilo Neto; TUCURUÍ: Edvaldo Lopes de Oliveira, Gilson Cardoso de Araújo; Edilson Martins de Sousa; PACAJÁ: Israel Nunes de Sousa; GOIANÉSIA DO PARÁ: Raimundo Nonato da Silva; Valtair de Laia; Luiz Henrique Brito Belo. Também recebemos muitos visitantes durante as palestras. Uma festa espiritual, graças a Deus.

A nova diretoria ficou composta da seguinte forma: Gilson Ferreira de Sousa [presidente]; Moacir de Freitas Heringer [vice-presidente]; Luiz Henrique Brito Belo [secretário executivo]; Edvaldo Lopes de Oliveira [1º secretário]; Raimundo Nonato da Silva [2º secretário] e e Zizalino Xavier dos Santos [tesoureiro].

ÁGUA VIVA

Preciso encontrar um áudio ou clip com a música “Água Viva”: Cada estrada em que eu andei, eu pensei daria certo, toda terra em que habitei, transformou-se em um deserto…”. Se você tem, por favor enviar para o meu e-mail.

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL