quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

BRASIL ADOTARÁ NOVO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO

Apelidado de RIC, ou Registro de Identidade Civil, o novo documento passará a registrar em um chip informações como as impressões digitais do titular, sexo, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, CPF, título de eleitor e outros mais.

Presume-se que até 2019 todos os cidadãos brasileiros tenham migrado para o novo sistema. Inicialmente somente chegará a 2 milhões de pessoas selecionadas em Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO).

A pergunta é: tem máquina para ler este cartão em Rio Sono, Nísia Floresta e na ilha de Itamaracá? Porque estes lugares, afinal? Nada contra eles, mas porque estes?

Segurança – O documento conta com 17 itens de segurança, o que evita fraudes durante abertura de contas bancárias, por exemplo, ou que uma pessoa se passe por outra portando um documento furtado. Cada documento custará R$ 45,00, que, inicialmente, será pago pelo tesouro.

MAIS UMA MANCHA PETISTA NA BIOGRAFIA DO ITAMARATY

O Brasil segue célere no rumo da prática de atitudes típicas de paisecos controlados por ditadorzinhos de quinta categoria. O mais recente vexame foi não convidar o presidente de Honduras, Porfírio Lobo, para a posse da srª. Doidivana Roussef.

Honduras é um país livre, democrático [democrático demais, na visão petralholulista]. O presidente Hondurenho é o único líder latino-americano a não ser convidado para o evento porque o PT não reconhece a legitimidade das eleições hondurenhas – que recebeu atestado de insenção mundial. Mas o PT reconhece a legitimidade das eleições iranianas, onde o próprio Conselho de Governo iraniano reconheceu haver fraudes.

Porque não reconhecer a legitimidade do governo hondurenho? Porque uma atitude birrenta como esta? Que tal convidar o golpista Manuel Zelaya para representar Honduras? É só o que falta. E não duvido que ele possa estar presente à posse, afinal, foi hóspede da embaixada brasileira na capital hondurenha por 4 meses, de onde insuflava a população a se rebelar contra o governo hondurenho. Zelaya é acusado de abuso de autoridade e outros delitos vinculados aos atos de corrupção.

O governo brasileiro não reconheceu o processo eleitoral vencido por Porfírio Lobo e por isso não reconhece a legitimidade do atual líder hondurenho, e afirma que só normalizará as relações com Honduras se Zelaya puder retornar a seu país com "garantias plenas" e se não houver "ameaças à sua liberdade". O Brasil insiste em nao readmitir Honduras na Organização dos Estados Americanos (OEA) e chegou, em várias ocasiões, a condicionar sua participação em diversas cúpulas regionais a que Lobo não fosse convidado.

O Brasil é um líder regional e tanto, não é mesmo? Seguem-no Venezuela, Argentina, Equador, Bolívia, Cuba, Paraguay, El Salvador, Nicarágua, etc… Só países exemplares.

500 POSTS EM 2010

000544 Este é o 500º post do ano. Abordamos os mais diversos assuntos: política, economia, bíblia, antropologia, homofobia, informática, saúde, relações interpessoais e internacionais…
Falamos de alegrias e tristezas, de viagens e lutas, de eventos e de ventos [de doutrina]. Nos alegramos com os passos da igreja para ser ainda mais abençoadora em nosso país – lamentamos que haja retrógrados que queiram levá-la de volta ao medievo, aos quais a igreja disse um retumbante NÃO… o mesmo NÃO que disse aos ocultistas e antropocentristas.
Como foi gratificante poder participar destes momentos históricos da Igreja Presbiteriana do Brasil, tanto em Curitiba como em Aracruz.

Neste post comemorativo quero dividir com vocês a minha alegria por tê-los como companheiros. Fiz novos amigos – e houve alguns [aos quais costumo chamar de colaboradores] que apresentaram questionamentos inteligentes ao que aqui escrevi. Ambos são bem vindos. Apenas os tolos que não refletem sobre o que escrevem são rechaçados. Assim como ninguém é obrigado, também não é impedido de ler. Sei que tem leitores que não gostam de mim. Tanto faz. Mas sei que não tenho inimigos. Tenho apenas um inimigo – e sei que ele quer ver-me morto [Jo 10.10]. Os que se consideram meus inimigos [ou me consideram seu inimigo, sei lá – que perda de tempo] apenas fazem seu trabalho sujo. São apenas títeres, marionetes, bonecos mamulengos. Não são importantes. Não merecem que eu perca tempo com eles – mas como gastam tempo comigo... Se eu fosse tão bom quanto pensam que sou, eu seria ótimo [rs].

Leitores de várias partes do mundo tem nos visitado [Austrália, Canadá, Venezuela, Chile, Paraguay, Colômbia, Rússia, Portugal, Espanha, Alemanha, Honduras, Taiwan, Cuba, Estados Unidos, Africa do Sul, Angola, entre outros]. Alguns sequer são brasileiros, mas fazem parte desta nação chamada mundo virtual. Dos estados brasileiros apenas não recebi mensagems de Roraima e Sergipe.

Neste meio tempo alguns nos deixaram – outros apenas deixaram de comentar… mas continuamos. É o fato de ter você como companheiro – escrevo porque gosto, mas também escrevo para você é que nos faz seguir adiante. Certo leitor me perguntou: “porque não mudar a abordagem, falando de coisas que não vai conseguir mudar?”

A resposta é que preciso falar, e sei que outros também pensam como eu. Se eu desistir, e se você, meu companheiro, sentir-se só e também desistir, logo não haverá mais ninguém para lutar contra o ensurdecedor barulho dos maus. Não, se há algo a que eu renuncio, é ao silêncio – ainda que o silêncio pareça politicamente correto – e eu simplesmente abomino esta lorota do politicamente correto. Prefiro ser biblicamente correto.

Enquanto puder, continuaremos. Política, igreja, economia, estudos bíblicos, tudo isto pretendemos continuar escrevendo. E, se um dia tiver coragem, contos e crônicas, e também, acreditem, poesias. Também as escrevo, apesar de saber que alguns não acreditarão… ainda não tive ousadia suficiente para publicá-las, talvez não sejam boas o suficiente.

Neste ano tive muitas alegrias: terminei o curso para integralização dos créditos no Mackenzie, visitei muitas pessoas amadas, igrejas das quais tinha muita saudade, revi muitos amigos e fiz novas amizades, conheci um pouco mais da Igreja Presbiteriana – e pude gozar de sua confiança ao ser eleito para a JURET. Também vivi decepções, perdi pessoas amadas, vi outras adoecerem, amigos ficaram distantes, outros estão mais próximos, apesar das distâncias. Vi a Igreja Presbiteriana em Jacundá ser bondosa e resolver suportar-me [biblicamente] por mais um ano. Como será no futuro? E para 2012? Deus o sabe, mas sei que não faltará empenho para realizar projetos e sonhos meus e da igreja do Senhor durante este ano de 2011.

Mas, por enquanto, fica meu muito obrigado pela sua companhia nestes 500 posts em 2010, e, em breve, chegaremos aos 800 posts desde que este blog iniciou suas “mal traçadas linhas”. Conto com vocês, todos, neste novo ano. Aos de perto e de longe, mas, sempre, “no coração do pastor”.

Feliz 2011.

AGENDA DA IP EM JACUNDÁ

janeiro2011

Eis a agenda da Igreja Presbiteriana em Jacundá para o mês de janeiro. Conforme decisão do conselho [Ata 228, p. 95-96, será como segue:

Terça-feira: culto na congregação do Alto Paraíso; quarta-feira: Estudo Bíblico Doutrinário na sede; quinta-feira: culto nas congregações de Alto Paraíso e Novo Horizonte; sexta-feira: culto de oração e doutrina na sede e, concomitantemente, serão realizados em outras dependências vídeo-curso sobre presbiterato [1ª sexta-feira do mês]; reunião do conselho [toda 2ª sexta-feira do mês]; reunião da liderança e oficiais da Escola Bíblica [3ª sexta-feira do mês] e estabelece-se que a última semana do mês todos os demais trabalhos serão suspensos para realizar-se uma semana de oração em preparação para a santa ceia, a ser realizada ordinariamente no primeiro domingo de cada mês. Nos meses que tiverem 05 sextas-feiras a programação será de culto de oração normal [29.05, 29.07, 30.09, 30.12];

Aos sábados a programação deste mês será na sede  às 19.30h e aos domingos:

* Sede e Alto Paraíso [9.00h]

* Alto Paraíso [18.00h]

* Sede [19.30h].

ATENÇÃO:

> Ceia na sede todo 1º domingo à noite.

> Ceia no Alto Paraíso todo 4º domingo à tarde.

> Reunião do conselho toda 2ª sexta-feira do mês, à noite.

> Reunião da liderança da EBD toda 3ª sexta-feira do mês, à noite.

APROVADO. BACHAREL EM TEOLOGIA COM RECONHECIMENTO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Os anos de 2009 e 2010 foram marcantes em muitas e importantes áreas. Foram anos de muitas viagens do coração. Em outubro começou uma jornada a São Paulo [Universidade Presbiteriana Mackenzie] para conseguir validar o diploma de teologia obtido no Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição. Vestibular, matrícula, documentações… e aulas… Durante dois períodos de 15 dias cada aulas das 8 da manhã às 8 da noite. Trabalhos… muitos trabalhos. Cansativos, enfadonhos às vezes, mas necessários. E tudo isto concomitantemente à administração da igreja, pregações, atividades do presbitério e sínodo, secretarias, supremo, JURET… Mas, valeu a pena.

Neste meio tempo não faltaram visitas a pessoas amadas, igrejas que marcaram a nossa história em São Paulo, como Morumbi, Vila Mariana, Moema…

Resta mais uma viagem. E dia 14 de janeiro, com a bendita permissão de Deus, estaremos em São Paulo mais uma vez. Agora para pegar o canudo. E, quem sabe, partir para mais uma etapa…

LULA: UM COVARDE POPULISTA

É assim que o presidente do Brasil é definido pelo ministro da Defesa italiano, Ignazio La Russa, que afirmou que as relações de seu país com o Brasil ficariam “seriamente abaladas” caso o terrorista Cesare Battiste não seja extraditado.
Não se deve imaginar que um ‘não’ à extradição de Battisti seria livre de consequências”, disse La Russa em entrevista ao jornal Corriere della Sera. "Eu consideraria isso um grande dano às relações bilaterais", completou. Não que Lula esteja preocupado com as relações do Brasil com países democráticos e que estão em plena vigência do estado de direito. As preocupações de Lula são com Gabão, Costa do Marfim, Venezuela, Irã, Cuba, Bolívia…

Para a imprensa italiana a concessão de refúgio ao assasino já está tomada pelo governante brasileiro. O jornal italiano Il Giornale, que pertence à família de Silvio Berlusconi, primeiro-ministro italiano, apresentou a seguinte manchete: "Battisti fica livre para assassinar a justiça", afirmando que "a não extradição de Battisti é uma ofensa grave às instituições italianas".
Condenado na Itália, fugiu para a França e depois para o Brasil, onde foi preso e, desde 2009, o STF autorizou sua extradição para a Itália, mas, covardemente, deixou a palavra final ao presidente Lula, que tem adiado seu posicionamento até o último minuto. O ministro da defesa italiano classificou ainda como "falta de coragem" a demora de Lula em anunciar sua decisão – e fazê-lo pouco antes de deixar o cargo [assim não sofreria qualquer pressão internacional].

O jornal La Repubblica afirma que os familiares das vítimas do terrorista manifestaram "amargura" com a situação e pretendem organizar um protesto caso o asilo ao terrorista seja confirmado. "Teria sido suficiente pelo menos um sinal de arrependimento", comentou Adriano Sabbadin, filho de Lino Sabbadin, uma das quatro pessoas assassinadas por Battisti.
Para o jornal Il Messaggero o asilo político a um criminoso comum é uma piada macabra e isto deve obrigar a Itália a adotar medidas para apresentar recursos e continuar solicitando o retorno do terrorista, que é considerado um fugitivo há 30 anos.

LULA PODE SER PROCESSADO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

No afã de perpetuar o nome de Lula, o presidente da Perobrás, Sérgio Gabrielli, resolveu mudar o nome docampo de Tupi para Lula. Por causa disso o deputado federal e vice-presidente do DEM, Ronaldo Caiado (GO) defendeu hoje que o Ministério Público Federal (MPF) peça na Justiça uma ação de improbidade administrativa contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – acho que pode sobrar para Gabrielli, não para Lula, afinal, não foi ele quem mudou o nome da plataforma. "Fui informado sobre o gesto do presidente da Petrobras em mudar Tupi para Lula. O que se espera é que o Ministério Público seja no mínimo eficiente, o que é obrigação dele, e encabece a ação pelo descumprimento da Constituição Federal", disse Caiado. Segundo o parlamentar, o batismo de Lula a uma plataforma de petróleo fere o artigo 37 da Constituição que determina que a publicidade de programas e obras tenham caráter educativo, informativo ou de orientação social e não constem nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores.

Uma vez lula, sempre lula. Até o último instante.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

MINHA PRINCESA EM SÃO PAULO

Imagem1

A pequena foi participar de uma seleção de elenco em São Paulo, e, na foto, aparece com o Márcio [produtor e ex-diretor da Rede Globo] e com a Cacau Pires. Foi selecionada por 7 agências, mas fez cadastro em apenas duas por questão de custos.

Se algum patrocinador quiser se habilitar?

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON

Assisti ontem [depois de tanto tempo] o filme “O Curioso caso de Benjamin Button”. Dentre as muitas coisas interessantes do filme uma frase marcante: “A vida é feita de oportunidades – inclusive as que deixamos escapar”. Quase sempre são as que deixamos passar que mais nos marcam…

SE FHC NÃO ENTENDE [ELE É DOUTOR]… IMAGINE EU.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso esteve no programa Manhattan Connection, do GNT, no domingo. O articulista Diogo Mainardi quis saber se ele entende o que Dilma Rousseff fala. Quem acusa FHC de não ter humor deve ter mudado de idéia depois da resposta:

“Tenho dificuldade mesmo. Você sabe que eu sou curto de inteligência; às vezes; eu não consigo. Ela não termina o raciocínio, e eu não tenho imaginação suficiente para saber o que ela iria dizer”.

LULA ADIA DECISÃO SOBRE BATTISTI

Lula recuou mais uma vez na decisão de dar asilo a Cesare Battisti… Após aconselhar-se com Luis Inácio Adams, preferiu deixar para a sexta-feira, 31, o anúncio [ou não] da concessão de asilo definitivo a Battisti. Lula não tem nada a perder.

O Brasil? Só o pouco respeito que ainda lhe resta no cenário internacional. E agora sem a cara sem-vergonha do Inácio que se vai…

WIKILEAKS: BRASIL É PEÇA CENTRAL DO TRÁFICO DE DROGAS

Telegramas de embaixadas dos Estados Unidos tem sido divulgados pelo site WikiLeaks, e alguns deles são especialmente embaraçosos para o Brasil, que é tido como peça central na rota do tráfico de drogas mundial, especialmente concordando com denúncias feitas pelos então candidatos José Serra e Índio da Costa.

Os documentos divulgados indicam dados alarmantes sobre o volume de tráfico entre a Bolívia do cocaleiro Evo Morales e o Brasil, cuja fronteira está simplesmente escancarada para o tráfico. Os documentos mostram uma “conexão entre o governo boliviano e os produtores de coca” e a conivência do Brasil, que teria se tornado o caminho mais fácil para permitir que a droga chegue aos mercados finais: Europa, Estados Unidos e Ásia.

A subsecretária de política da chancelaria brasileira, Vera Machado, admitiu ao embaixador americano Thomas Shannon “a ameaça para a região do tráfico de drogas, mas identificou como principal fonte o problema do consumo nos países ricos”, disse. Em 17 de dezembro de 2009 estimava-se em 175 os aviões suspeitos de cruzarem a fronteira entre Bolívia e Brasil em apenas 2 meses. A falta de controle sobre o espaço aéreo brasileiro resulta numa liberdade total para o narcotráfico – e as autoridades brasileiras são acusadas de fazerem política de tolerância total: não vi, não sei, não preciso me incomodar”.

UM NOVO ANO… O MESMO DEUS.

marthon1 Toda ‘virada’ de ano acontece a mesma coisa. É época de reflexão sobre o que foi feito - e quase sempre sobre o que não foi feito. É, também, época de promessas - realizáveis ou não.

Sempre me pergunto “porque esperar o dia 31 de dezembro para tomar uma decisão que pode ser tomada a qualquer dia ou a qualquer hora”? Porque esperar o fim do ano para reformar hábitos, realizar mudanças fundamentais e de consequências eternas?

A resposta que tenho encontrado é que, na maioria das vezes, olha-se para o tempo como se ele fosse culpado pela falta de empenho, de dedicação, de perseverança na busca dos objetivos, com frases como: este ano foi ruim, mas o próximo... Mas o ano não tem culpa... O tempo não tem culpa... Muitos não querem simplesmente assumir que fracassaram, que não conseguiram levar adiante os seus projetos, que foram incompetentes e inconstantes na busca por seus ideais.

Outros parecem tomar tais firmes resoluções [que duram meras semanas] por mero costume, seguindo a maioria das pessoas, influenciados pelo clima…

Quero chamar a atenção, também, para o fato de que muitas vezes criamos expectativas e sonhos para a nossa vida sem tomarmos qualquer atitude concreta para realiza-los... Deixamos que os sonhos fiquem apenas no terreno dos sonhos. Por isso pergunto: qual o seu sonho? Qual o seu grande projeto para a sua vida? E, mais especificamente, qual o seu projeto espiritual?

Quanto do mundo você pretende conquistar? Que tal lembrar das palavras do Senhor Jesus que disse que é de pouco valor conquistar o mundo inteiro e perder o que tem de mais importante. Lembremos das palavras do Senhor Jesus Cristo: “De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a própria alma” [Mc 8.36].

É isto o que muitos estão fazendo. Deixando de “porfiar por entrar pela porta estreita” [Lc 13.24] e andando pela porta larga. E certamente muitos cristãos estão fazendo exatamente isto: possuem a bênção de Deus e deixam-na para correr atrás de pratos de lentilhas. O problema é que as lentilhas acabam. O brilho deste mundo apaga. E o que fica após esta busca desenfreada pelas ilusões é apenas a frustração do vazio.

Comece agora a buscar o que realmente é importante. E, no decorrer de todo o ano, quando parecer que seus sonhos não estão se realizando, siga em frente, coloque-os diante de Deus e confie. Ele satisfará os desejos de seu coração - se ele estiver consagrado ao Senhor.

LULA METE A MÃO NO QUE NÃO É SEU…

…E ainda é homenageado.

O presidente Lulalulameteamao faz questão de demonstrar que entende o Brasil como um mero feudo seu, onde as coisas existem por mera concessão de sua vontade. Ele usa e abusa das instituições para promover não o Brasil, mas ele mesmo. Gastou quantias astronômicas para promover o que ele não realizou ao longo de 8 anos. Um exemplo gritante é a Petrobrás – o Brasil chegou ao atual patamar na produção petrolífera por causa de medidas tomadas no governo anterior – ao qual constuma simplesmente satanizar, como se o Brasil não tivesse existido ao longo dos últimos 500 anos. Seu bordão predileto “nunca antes neste país” demonstrava nada menos do que a sua visão míope [ou desonesta] da história: ele seria o fundador do Brasil. Mentiroso, desonesto… Agora veja esta notícia – é dada no fim do mandato, porque não haverá mais tempo para protestos:

A Petrobrás declarou que os campos de petróleo e gás de Tupi e Iracema poderão ser explorados comercialmente, com um volume de 8,3 bilhões de barris de óleo equivalente (boe). O que interessa na novidade é que o campo de Tupi [6,5 bilhões de barris de petróleo e gás recuperáveis] será rebatizado de "Campo Lula". Esta “homenagem” é só o reflexo da política de uso da estatal como palanque pessoal, como pudemos ver em seu uso durante a campanha presidencial que elegeu “o poste”. Baseado em mentiras afirmava que o Brasil tinha crescido como nunca antes nesta área, mas o fato é que, segundo a própria Petrobrás, o crescimento entre 1995 e 2002 [Fernando Henrique Cardoso] foi de 109,5%. Já entre 2003 e 2010, o crescimento foi de risíveis 30% [período Lula].

No século passado a campanha nacionalista tinha como slogam “o petróleo é nosso”. Hoje, a Petrobrás, fruto dos esforços do passado diz que “o petróleo é do Lula”.

VITÓRIA DO TERRORISMO… MAIS UMA DO LULA!

Lula concederá asilo a Cezare Battisti?

O terrorismo internacional está prestes a conquistar uma vitória no que tange às relações internacionais no Brasil. E é exatamente o Brasil quem sai perdendo. Em nome de um tal de ‘protagonismo’ internacional, há uma enorme expectativa de que o presidente Lula declarará o judiciário italiano incompetente ou, no mínimo, suspeito. Para defender um assassino [cometeu quatro crimes] o presidente Lula poderá, como último ato de seu mandato, colocar o Brasil no lugar que sempre o colocou no decorrer do seu mandato: aliado das escórias e inimigo das democracias.

O Brasil sempre se posicionou contra as democracias, especialmente Estados Unidos e Inglaterra, ofende a Itália, mas acena para países ‘involuídos’ como Irã, Sudão, Gabão, Venezuela, dobra-se perante Paraguay, Bolívia…

Brasil, presidido por um ignorante pode tornar-se pátria de um terrorista e assassino. Aliás, terroristas e assassinos no Brasil recebem aposentadoria que nem verdadeiros heróis conseguem. O posicionamento de Lula deve abrir polêmica nas relações com a Itália pois fere acordo de extradição firmado entre os dois países.

ENTENDA O CASO:

A decisão do presidente é esperada desde novembro de 2009, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a extradição do terrorista, mas não quis ficar com o ônus da decisão, deixando para Lula a palavra final sobre o retorno do terrorista italiano a seu país de origem. Por 5 votos a 4 os ministros entenderam que não havia impedimento para a extradição, já que os crimes imputados a Battisti não tiveram conotação política e não prescreveram.

Battisti é acusado de quatro homicídios ocorridos na década de 1970, quando liderava a organização extremista Proletários Armados pelo Comunismo (PAC – talvez por isso Lula o proteja). À revelia, o italiano foi condenado à prisão perpétua em 1993, mas fugiu para a França [onde viveu até 2004], quando o então presidente do país, Jacques Chirac, se posicionou a favor da extradição. Battisti fugiu para o Brasil e em março de 2007, foi preso no Rio de Janeiro e transferido para Brasília. Em janeiro de 2009, obteve o status de refugiado político mas em novembro, o STF autorizou sua extradição para a Itália.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

IMPOSTOS E SERVIÇOS

est Esta semana fiz uma pequena pesquisa sobre a relação entre os impostos e os serviços que pagamos. E resolvi fazer esta análise à partir do IPVA [Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores]. O IPVA é um imposto que tem sua alíquota fixada pelos estados.

E a primeira constatação é que ele não tem nenhuma correlação com a qualidade dos serviços que são oferecidos aos usuários. O estado do Pará cobra 2,5% do valor presumido de um automóvel – e o estado do Tocantins, que tem estradas em muito melhor estado, cobra apenas 2%. Porque cobrar menos para servir mais? Ou como explicar que se cobre mais para servir menos? Como explicar que o Pará cobre o mesmo de impostos que estados como o Paraná e Goiás e mais que o Espírito Santo?

Quem transita pelas maravilhosas estradas paraenses certamente sabe do que estou falando. As estradas [quando existem] são todas esburacadas, mesmo as próximas à capital, Belém. Há pouco tempo o casamento nefasto entre imprudência [excesso de velocidade] e inoperância estatal [buracos na pista] ocasionou a morte de uma cidadã jacundaense. A estrada que corta o estado, de São Geraldo do Araguaia até a capital tem boa parte dela que não pode ser considerada “asfalto com buracos”, mas, como costumo dizer, buracos cercados de asfalto. Do lado de fora da pista já está se formando um acampamento de buracos esperando a vez. É o MBSA: Movimento dos Buracos Sem Asfalto. Entre Marabá e Goianésia os buracos são tão conhecidos que já são chamados pelo nome. Quem costuma transitar por ela só se assusta com os novos – porque muitos já são velhos conhecidos.

Também não há qualquer sinalização, seja na própria pista ou nas margens. Não há socorro, nem como pedir o mesmo – só se contar com a “sorte” de quebrar onde houver sinal de telefonia celular. Mas ninguém pode deixar de pagar os impostos – porque se eles não estiverem em dias o PAI [Posto de Arrecadação Informal, como ouvi certa vez de um policial que viajou comigo entre Brasília e Anápolis] está sempre funcionando nas estradas, em pontos estratégicos.

Este é o retrato do destino do dinheiro que os proprietários de veículos automotores pagam para poderem circular nas estradas federais e estaduais no Pará – isto quando conseguem circular, como não podemos deixar de lembrar da Transamazônica, que muitos preferem chamar de “transamargura”…

SEGUE LISTA DO IPVA POR REGIÃO E ESTADO

Região Sul:
Rio Grande do Sul: 3%; Santa Catarina: 2%; Paraná: 2,5%
Região Sudeste:
São Paulo: 3% e 4%; Rio de Janeiro: 4%; Minas Gerais: 4%; Espírito Santo: 2%
Região Nordeste:
Bahia: 2,5% e 3,5%; Sergipe: 2%; Alagoas: 2,5%; Pernambuco: 2,5%; Paraíba: 2%; Rio Grande do Norte: 2,5%; Ceará: 2,5%; Piauí: 2,5%; Maranhão: 2,5%
Região Norte:
Tocantins: 2%; Pará: 2,5%; Amapá: 3%; Amazonas: 3%; Roraima: 3%; Rondônia: 3%; Acre: 2%
Região Centro-Oeste:
Mato Grosso: 3%; Mato Grosso do Sul: 2,5%; Goiás: 2,5 e 3,75%
Distrito Federal: 3%

domingo, 26 de dezembro de 2010

O QUE PODEMOS APRENDER COM A HISTÓRIA DO NASCIMENTO DO REDENTOR

À parte as disputas sobre se deve-se comemorar ou não o nascimento de Jesus, se é no dia 25 de novembro, 08 de janeiro ou outra data qualquer, há alguns fatos que podemos aprender com a história do nascimento do redentor.

Podemos aprender que Deus fala de diversas formas aos homens.

Aos sábios do oriente ele falou através da ciência da observação dos elementos celestes [lembremos que o céu manifesta a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos]. Certamente eles conheciam as profecias a respeito do nascimento de um grande rei em Israel [habitavam a Caldéia, onde os hebreus foram mantidos durante muito tempo como escravos e, certamente, quando muitos retornaram sob Esdras e Neemias outros tantos, talvez mais do que os que retornaram, ficaram por lá]. A eles Deus falou através dos seus conhecimentos científicos e suas observações astronômicas – conhecimentos casados com a expectativa messiânica presente na cultura hebraica que eles certamente conheciam muito bem.

Aos pastores que viviam nos campos e guardavam seus rebanhos nas cercanias de Belém durante as vigílias da noite ele falou utilizando-se de um método diferente, método especialmente comum nos dias dos patriarcas e, novamente, nos dias neotestamentários: Deus enviou-lhes um anjo para anunciar o nascimento do Messias em Belém de Judá, e, junto com este anjo, outros tantos para louvarem a Deus pela encarnação do Filho de Deus. Não eram sábios, não eram astrônomos, mas tinham, igualmente, a expectativa messiânica. Também aguardavam a vinda do Messias.

Mas havia também pessoas que não eram cientistas, nem tinham mais vigor para cuidarem de rebanhos nos campos: eram idosos, dois crentes que também aguardavam a vinda do messias. Deus também fala através do Espírito Santo ao coração dos crentes. Falou a Simeão, que fora advertido que não morreria antes de ver a Redenção de Israel. E, quando vê o menino Jesus entende que nada mais lhe resta senão louvar a Deus. Outra crente que aguardava a vinda do Messias, e que estava a 60 anos no templo, chamava-se Ana. Deus lhes falou ao coração, cumprindo assim a tão aguardada expectativa.

Estes três grupos de personagens têm em comum o fato de que foram avisados por Deus do nascimento do Messias. Deus usou a ciência, os anjos e falou ao coração pelo Espírito Santo. E o resumo da mensagem é: O Messias chegou. E estas são novas de grande alegria.

É motivo de alegria para você, também?

Ou és mais um dos inimigos daquele que nasceu, como Herodes Antipas?

sábado, 25 de dezembro de 2010

SE TE GUSTA…

…Ou: Feliz Natal, a quem crê na encarnação do unigênito de Deus!

Erasmo de Roterdam, em sua obra “Elogio da Loucura”, menciona algo que é, não apenas verdadeiro, mas também absolutamente comum. Diz ele [palavras que coloca na boca da “Loucura”:

O espírito do homem é feito de maneira que lhe agrada muito mais a mentira do que a verdade. Fazei a experiência: ide à igreja, quando aí estão a pregar. Se o pregador trata de assuntos sérios, o auditório dormita, boceja e enfada-se, mas se, de repente, o zurrador (perdão, o pregador), como aliás é frequente, começa a contar uma história de comadres, toda a gente desperta e presta a maior das atenções.

Como é fácil essa felicidade! Os conhecimentos mais fúteis, como a gramática por exemplo, adquirem-se à custa de grande esforço, enquanto a opinião se forma com grande facilidade, contribuindo tanto ou talvez mais para a felicidade. Se um homem come toucinho rançoso, de que outro nem o cheiro pode suportar, com o mesmo prazer com que comeria ambrósia, que tem isso a ver com a felicidade? Se, pelo contrário, o esturjão causa náuseas a outro, que temos nós com isso? Se uma mulher, horrivelmente feia, parece aos olhos do marido semelhante a Vénus, para o marido é o mesmo do que se ela fosse bela. Se o dono de um mau quadro, besuntado de cinábrio e açafrão, o contempla e admira, convencido de que está a ver uma obra de Apeles ou de Zêuxis, não será mais feliz do que aquele que comprou por elevado preço uma obra destes pintores e que olhará para ela talvez com menos prazer?

Quando observamos as preferências explicitadas pelas pessoas e pelas comunidades logo observamos quão verdadeiras são estas palavras da "Loucura". É claro que Erasmo não era louco. Somente por causa desta propensão à mentira que os populistas conseguem enganar as multidões… somente por causa disto que os enganadores conseguem passar adiante seus “contos do vigário”. Como é comum as pessoas acreditarem que ganharam um carro ou uma casa após receberem uma mensagem no celular e correrem a efetuar depósitos… ou até mesmo comprarem “títulos de propriedade de lotes no céu” em cartórios espirituais… Como podem achar que são mais afortunados do que os santos do passado que nada conheceram destas coisas? O que antes era por graça, mediante o arrependimento e a fé, agora tem sido oferecido sem arrependimento e sem fé, mas mediante quantias absurdas. É interessante que tais lotes podem ser, no “céu”, mais baratos que na terra.

Outros enveredam pelo caminho da imitação seletiva, achando que, se assumirem atitudes estudadas semelhantes às dos heróis da fé do passado, sem a mesma piedade e espiritualidade, serão, também, considerados iguais aos tais. Isso pode enganar a alguns, ou pode enganar até mesmo ao espírito daquele que se pretende piedoso – mas a aparência de piedade de nada aproveita. Mas engana a muitos. Pode enganar ao próprio. Mas não engana a Deus. De nada adianta a imitação e a forma – é necessário a essência. E isso não se consegue mediante a mera imitação, a assunção de formas vazias.

De nenhuma valia é a aparência sem a essência. De nada vale parecer sem ser. É inútil a forma sem a piedade verdadeira. Mas, como diz o célebre Erasmo de Roterdam: “Se um homem come toucinho rançoso, de que outro nem o cheiro pode suportar, com o mesmo prazer com que comeria ambrósia, que tem isso a ver com a felicidade?”. Que o tolo fique com seu toucinho velho e rançoso.

Quanto a ti, exercita-se na piedade, no amor, na misericórdia. Que o Senhor que um dia se fez carne [em data desconhecida, mas comemorada, apesar da oposição de presuçosos, pela maioria da cristandade neste 25 de dezembro] reine de maneira absoluta em nossos corações. Feliz Natal, boas festas e um 2011 mais próspero que 2010.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

DILMA, UM MAU COMEÇO…

Os ministros de Dilma já começaram bem.

Um deles é investigado pelo Ministério Público de Minas Gerais. Seu nome é Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte e selecionado por Dilma para ser ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Ele foi indiciado por crimes como fraude em licitação pública, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro. É acusado de irregularidades no processo de implantação do programa Olho Vivo, que levou à instalação de câmeras de vigilância nas ruas da capital mineira, na época em que Pimentel chefiava o Executivo municipal. Os crimes de que Pimentel é acusado geraram um rombo de mais de R$ 5.000.000,00 [cinco milhões de reais]. “As investigações provaram que a licitação foi dispensada de forma irregular, que os equipamentos foram adquiridos por preços superfaturados, com nota fiscal falsa e importados mediante crime tributário e, ainda, com recursos públicos indevidamente recebidos do município de Belo Horizonte”, informou o MP. Os promotores autores da ação alegam que estão convencidos de que houve prática criminosa por parte dos denunciados. Conforme o MP, a Prefeitura declarou o repasse de cerca de R$ 8 milhões pela compra, por parte da CDL, das 83 câmeras do programa. A entidade, no entanto, somente teria comprovado a compra de R$ 3 milhões em equipamentos.

Mas não para por aí.

Pedro Novais, deputado do PMDB-MA, futuro ministro do Turismo no governo de Dilma Rousseff pediu à Câmara dos Deputados o ressarcimento por despesas em um motel de São Luís (MA). Indicado pelo comando do PMDB e aliado de José Sarney, o deputado Pedro Novais (PMDB-MA) apresentou uma nota fiscal [nº 7.058 do Hotel Pousada Caribe Ltda., razão social do Motel Caribe] no valor de R$ 2.156,00 do Motel Caribe na prestação de contas da verba indenizatória de junho. O motel fica a 20 quilômetros do centro de São Luís. A suíte mais cara, que leva o nome “Bahamas”, tem garagem dupla e custa de R$ 98 (três horas) a R$ 392 (24 horas). Segundo a gerente do local, o deputado Pedro Novais alugou um quarto para fazer uma festa. Ao Estado, o parlamentar admitiu que o dinheiro da Câmara foi usado para pagar um motel. Ele considerou o episódio um “erro”. Vale lembrar que Pedro Novais já teve tempo demais para aprender: ele tem 80 anos. A gerente do lugar, conhecida por Sheila, afirmou que: “Ele é um senhor. Já frequentou aqui, conhece o dono daqui e reservou para um jantar que estava dando para os amigos. Foi à noite”, disse. “Eu lembro. Era festa com bastante gente, uma comemoração que eles estavam fazendo. Eram vários casais, várias pessoas. A gente cobra por casal. E tinha muita gente, a suíte era uma das mais caras. Tem piscina, banheira, sauna, tem tudo”.

Um desvia dinheiro, outro usa dinheiro para festa em motel… numa palavra [me perdoem a franqueza]: sacanagem.

domingo, 19 de dezembro de 2010

TEXTO DO REV. NICODEMUS SOBRE O NATAL

Muito bom. Parabéns, Rev.

Natal chegou e já me trouxe um problema. Após repassar a lista dos amigos e dos presentes de Natal que pretendo dar a cada um, sobraram quatro conhecidos e uma garrafa de vinho do Porto que eu trouxe de Portugal. Preciso escolher a quem deles vou dar a garrafa e é aqui que o problema começa, pois só poderei dar a garrafa a quem gosta de vinho, celebra o Natal e o faz pelo motivo certo, isto é, a encarnação do Filho de Deus, sua concepção virginal e nascimento – que é o verdadeiro sentido do Natal e a razão da celebração.

O problema é que um deles é liberal. Celebra o Natal como festa cultural, toma vinho, mas, como seu mestre Rudolf Bultmann, não acredita no milagre da concepção virginal de Jesus Cristo no ventre de Maria. Para Bultmann, o nascimento virginal de Jesus faz parte daquela estrutura mitológica da qual o Evangelho vem revestido, e que foi uma estória inventada pelos cristãos helenistas com base em estórias similares de reis e heróis que eram filhos das divindades com virgens (Die Geschichte der Synoptischen Tradition, 1970, p. 291-292). Este meu conhecido é fã do grande liberal americano, Harry Emerson Fosdick, por sua vez discípulo de Bultmann, que num sermão pregado na Primeira Igreja Presbiteriana de Nova York, 1922, afirmou que existe muita gente cristã honesta que “acha que o nascimento virginal não deve ser aceito como fato histórico, mas como uma das maneiras familiares pelas quais o mundo antigo expressava a superioridade incomum de algumas pessoas”. Ou seja, Jesus Cristo realmente não nasceu de uma virgem e seu nascimento foi igual ao dos demais seres humanos. Não vou dar uma garrafa de vinho, especialmente do Porto, a quem realmente não tem o que celebrar no Natal, a não ser o nascimento de um homem como outro qualquer.

O outro conhecido, por sua vez, é pentecostal. Ele crê na concepção miraculosa de Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo, celebra o Natal, mas não toma vinho. Para ele, a Bíblia ensina a total abstinência e considera pecado até um crente beber uma taça de vinho em família. Para mim, o que a Bíblia proíbe é a embriaguês e o escândalo, mas respeito a posição dele. Se eu lhe der a garrafa, vai se sentir provocado.

A coisa se complica ainda mais com o outro conhecido, que é neopuritano. Crê no milagre da concepção de Cristo no ventre de Maria, toma vinho, mas não celebra o Natal. Ele considera o Natal como uma festa apócrifa, de origem pagã e antibíblica; o dia 25 de dezembro era a data da antiga festa pagã da Saturnália e foi transformada pelo Imperador Constantino no Natal. Seria, então, um desperdício dar a ele essa excelente garrafa de vinho do Porto.

Restou o neo-ortodoxo. No caso, este conhecido é da linha de Karl Barth. Ele diz que acredita na concepção miraculosa de Cristo, como o famoso teólogo suíço, e portanto tem motivos para celebrar o Natal. Todavia, eu confesso que nunca entendi direito o que Barth quis dizer ao afirmar acreditar no nascimento virginal. Para ele, este nascimento virginal indica o caráter sobrenatural de Jesus, é um sinal do julgamento de Deus sobre a raça humana, pois a mesma não pode produzir seu próprio Redentor e também um sinal de que Jesus Cristo é um novo começo (Church Dogmatics, I, 2, 196, 181, 177, 188, 191). Mas, ele desconsidera um conseqüência importante do nascimento virginal, que é a impecabilidade de Cristo. Barth afirmava que Cristo assumiu uma natureza pecaminosa, decaída, corruptível, e que portanto, não era perfeito e sem pecado (Church Dogmatics, I, 2, 154). Por causa disto, e porque li em algum lugar que Barth jamais bebericou vinho em sua vida pois preferia cerveja (veja os comentários a este post), é que também não posso dar o Porto ao conhecido que é bartiano.

Só me resta tomar o vinho com minha esposa e brindar aos amigos que lêem nosso blog.

E aí, alguém quer tomar o vinho do porto com o Rev. Augustus?

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

SÚCIA… OU PALHAÇADA.

16 de dezembro de 2010. É um dia para não ser esquecido pelos políticos. Com reajustes entre 63% e 168% para deputados, senadores e presidente da república, os atuais parlamentares aprovaram em votação relâmpago. Há projetos que estão por lá há 48 [você leu direito, 48] anos. Mas este projeto era emergencial, de extrema importância para os destinos do Brasil. Vale lembrar que ministros, governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores poderão reajustar seus salários pelos mesmos índices de seus pares nacionais.

No mesmo dia Brasília recebeu a primeira visita do palhaço Tiririca. Perguntado se gostou da notícia, ele disse que sim, afinal, qual palhaço não gosta de circo cheio? E tem mais uma: Paulo Maluf foi considerado ‘ficha-limpa’. É ou não é uma piada. Macabra. Triste Brasil…

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

EU NÃO, CABRAL… ou O BLOCO DA DILMA NA RUA: ABORTO JÁ!

Veja o que disse o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral:

“O Brasil está dando certo, é aprofundar a democracia, vamos aprofundar a liberdade de imprensa, aprofundar a vida como ela é, discutir os temas que têm que ser discutidos. O aborto, por exemplo, foi muito mal abordado na campanha eleitoral. Será que está correto um milhão de mulheres todo ano fazerem o aborto, talvez mais, em que situação, de que maneira? Não vamos enfrentar, então está bom. Então o policial na esquina leva a graninha dele, o médico lá topa fazer o aborto, a gente engravida uma moça - eu não porque já fiz vasectomia e sou bem casado - mas engravidou… Quem é que aqui não teve uma namoradinha que teve que abortar?”, questionou o governador.

Respondo: eu não, senhor governador. Ponha-se no seu lugar. Tenha vergonha na sua cara. Não julge brasileiros que prezam a vida e se importam com as leis pelo seu padrão. Se você já fez [perdoem tratar uma autoridade por você, mas neste caso fala um irresponsável e não uma autoridade, ele não pode estar falando como autoridade porque fala contra a lei] assuma. Mas eu não fiz. E creio que milhões de brasileiros dirão a mesma coisa: “eu não, Cabral”.

Cabral já havia defendido o aborto anteriormente, usando teses do livro “Freakonomics”, dos norte-americanos Steven Levitt e Stephen J. Dubner, que estabelecem relação entre marginalidade e número de filhos por famílias pobres. Defendendo o aborto como forma de combater a violência no Rio de Janeiro ele disse que “Tem tudo a ver com violência. Você pega o número de filhos por mãe na Lagoa Rodrigo de Freitas, Tijuca, Méier e Copacabana, é padrão sueco. Agora, pega na Rocinha. É padrão Zâmbia, Gabão. Isso é uma fábrica de produzir marginal”.

É um raciossímio curioso: como ele acha que bandido não deve ser preso então é melhor matar antes que nasça, pois filho de pobre seria, nesta ilação, marginal.

A turma da Dilma já está na rua. Esconderam os fórceps durante a campanha, mas já estão esterilizando – se é que precisa de esterilização para matar filho de pobre, não é? É este o Brasil que os brasileiros querem? Elegeram Cabral, elegeram Dilma…

DE VOLTA… SÓ PRA NÃO VARIAR

O que acontece com o Partido dos Trabalhadores? Porque não muda logo de nome e assume ser o partido das tramóias? Acho que lá não tem nenhum que possa ser considerado, realmente, ficha-limpa [faltam as condenações, é verdade, mas isto não quer dizer que são inocentes].

O grande problema é que o bando tem em suas mãos um orçamento trilionário. Já deram a caneta do orçamento a Gim Argelo. Caiu porque ficou comprovado que é um bandido, envolvido em desvios de dinheiro através de emendas orçamentárias de sua autoria com institutos fantasmas e empresas em nome de laranjas. Este bandido iria comandar o orçamento. Logo em seguida o PT indicou como relatora a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). O PPS pede que ela também seja destituída porque sua assessora Liane Muhlemberg preside uma entidade que recebeu R$ 4,7 milhões de recursos do Orçamento por meio de convênios com o governo realizados sem licitação.

Quem vai comandar o orçamento? De uma coisa tenho certeza: se for um petista, vai ter lama no processo. Só pra não variar.

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL