terça-feira, 29 de março de 2011

DA SÉRIE PERSONAGENS: REBECA, MULHER DE FÉ, CORAJOSA E FALÍVEL

A01Gênesis 24.4

Rebeca entra na história bíblica quando Isaque já tem 40 anos - Abraão já atingira 140. O zelo de Abraão impediu Isaque de casar-se com uma canaanita. O filho da promessa deveria ser exemplo para todos os descendentes [Dt 7.3]. Abraão queria para Isaque uma jovem da sua família. Toma o damasceno Eliezer e o envia à terra de seus parentes com o juramento de trazer uma noiva para Isaque. Eliezer não queria trazer uma jovem qualquer. Para o filho da promessa nada menos que uma jovem indicada pelo próprio Deus. Eliezer é conduzido a uma jovem chamada Rebeca, a quem Deus revela ser a donzela designada para Isaque.

1. Rebeca é resposta a orações de Abraão e de Eliezer: Eliezer orou para que Deus lhe revelasse quem era a donzela, e Deus atendeu a oração de Eliezer levando-o a Rebeca. A jovem toma conhecimento de quem é Isaque apenas pela descrição que Eliezer faz - solteiro, crente, de boa família e rico, como provam os presentes que Eliézer havia levado.

2. Rebeca é responsável pelo seu destino: Na época os casamentos eram arranjados pelos familiares às vezes antes mesmo das crianças nascerem. Mas Betuel, pai de Rebeca, e Labão, seu irmão, permitem-lhe que tome a decisão que vai mudar os rumos de toda a sua vida. Rebeca fez a decisão mais acertada: aceitou ir com Eliézer e ser a noiva de Isaque. Ela deixou sua família para sempre. Jamais viu seus familiares novamente. Foi para uma terra desconhecida, na presença de um desconhecido. Como Abraão, atendeu a um chamado para um lugar e para um esposo que ainda lhe seria apresentado [sem fotos, vídeos ou internet].

3. Rebeca vai ao encontro do seu chamado: Rebeca vai ao encontro de seu noivo, chega na sua terra e aceita-o sem reservas, tornando-se sua esposa e, 20 anos depois, vê nascerem seus filhos, ambos pai de nações: Esaú e Jacó. Não se sabe porque, mas ela se afeiçoou mais ao mais jovem, enquanto seu esposo tinha como favorito Esaú.

4. Rebeca foi instrumento para que Jacó fosse abençoado: A história de Rebeca nos mostra que mesmo um servo de Deus é capaz de ações indignas, como enganar o esposo, o filho para favorecer outro. Entretanto, mesmo cumprindo os desígnios de Deus, Rebeca foi punida por sua ação: perdeu o respeito do filho mais velho, decepcionou seu esposo a quem certamente amava e era amada, recebeu como noras duas canaanitas e morreu sem rever o filho a quem amava.

A historia de Rebeca nos ensina que Deus tem seus caminhos, e faz o que quer, usando um gentio [o damasceno Eliezer], ou familiares dos crentes [Betuel e Labão], os atos justos dos crentes [Abraão] e até seus atos maus [Rebeca]. Mas tudo isto tem consequências. O que ela fez de justo foi recompensada: foi esposa de um patriarca, mãe do homem que lutou com Deus e prevaleceu... Mas também errou, e sofreu por isso.

904

CENSURA: ENTIDADE É OBRIGADA A DIZER O CONTRÁRIO DO QUE PENSA

Reportagem de Ângela Lacerda, da Agência Estado:

“Reforma agrária - esperança para o campo, comida na sua mesa”. A afirmação, tendo como fundo fotos de trabalhadores cultivando a terra, ilustra 20 outdoors que foram afixados hoje em avenidas de Recife e região metropolitana e rodovias estaduais, como forma de retratação da Associação dos Militares do Estado de Pernambuco (AME) e da empresa Stampa que, em 2006, foram responsáveis pela veiculação de outro tipo de outdoor. Eles diziam: “Sem-terra: sem lei, sem respeito e sem qualquer limite. Como tudo isso vai parar?”. A atitude, considerada preconceituosa, difamatória e de criminalização dos trabalhadores sem- terra, provocou a reação de entidades de defesa dos direitos humanos que recorreram ao Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) visando a impedir a continuação da campanha e a buscar uma punição. O MPPE fez a mediação e o resultado foi um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual ficou acordado a veiculação dos outdoors favoráveis à reforma agrária e de reconhecimento à luta dos trabalhadores por acesso à terra. Além dos outdoors, que permanecerão expostos por duas semanas, a AME também irá publicar em seu site e em um jornal corporativo uma nota de desagravo redigida pelas entidades de direitos humanos. “É uma reparação importante para a cidadania dos trabalhadores que lutam por justiça e ajudam a colocar alimento na nossa mesa”, comemorou Manoel Morais, da coordenação executiva do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop) - uma das entidades signatárias do desagravo, ao destacar o “ineditismo” da decisão do MPPE, que considerou “histórica”.

O QUE TENHO A DIZER?

A associação foi obrigada a chamar de produtiva algo que tem se revelado ineficiente e fonte de conflitos com ranços ideológicos maoístas em todos os lugares onde se apresenta. Pior, foi proibida de dizer o que pensa. Isso é ditadura. China, Cuba, Irã certamente fazem isso. Mas no Brasil? O MST não produz, suga. Recebe comida que é produzida pelas CUTRALEs da vida, que busca destruir. Eles não apenas não produzem como são sustentados por cestas básicas produzidas por outros – exatamente os outros que querem ver destruídos.

O articulista Reinaldo Azevedo afirma que "Nesse caso, o suposto direito coletivo esvazia o individual, não? Digo que é “suposto” porque o MST é um grupamento de caráter político. Eles representam uma leitura da questão agrária no país, não “a” questão agrária". E é assim pelo motivo mais simples possível: não são agricultores, não são produtores. São baderneiros, arruaceiros, bagunceiros. E contam com parte do governo para atingirem seus objetivos, ou, ao menos, sobreviver. É assim em Jacundá [políticos influentes controlam os acampados da região], no Pará e no Brasil. Aliás, o diretor do INCRA só é diretor do INCRA porque tem o apoio do MST.

O que o Supremo Tribunal Federal tem a dizer sobre isso? Isso é justiça?

903

MORREU O FIADOR DO LULISMO EM 2002

O título é meu, a reportagem é da revista VEJA.

O ex-vice-presidente da República, José Alencar, morreu às 14h41 desta terça-feira, aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, de câncer e falência de múltiplos órgãos. Alencar lutava contra o câncer havia 13 anos. Nos últimos quatro, desde que descobriu um novo tumor, enfrentou 13 cirurgias com confiança ("estou acostumado a montar em cavalo bravo"), bom humor ("estamos espantando o câncer no tiro") e serenidade ("vamos ao jogo da vida"). Mais do que as realizações políticas ou profissionais, foram sua grande perseverança e vontade de viver que comoveram o país e o farão lembrado. O médico Paulo Hoff, oncologista que cuidava de Alencar, disse que a equipe médica esteve ao lado do ex-vice-presidente até o último momento. “É algo que você espera, mas não deixa de ser uma notícia muito triste", afirmou. "A família esteve forte junto com ele." Hoff explicou a decisão por sedá-lo no momento em que chegou ao hospital na tarde de segunda-feira. "A utilização desses medicamentos foi uma opção da junta médica para o tratamento da dor", explicou Hoff. "Ele chegou ao hospital dessa última vez já em estado crítico.” Empresário bem-sucedido do ramo têxtil, José Alencar Gomes da Silva nasceu em Muriaé (MG), em 17 de outubro de 1931. Foi um autêntico self-made man. Décimo primeiro filho de uma família humilde de quinze irmãos, saiu cedo de casa e começou a trabalhar aos 14 anos como balconista numa loja de tecidos, na Zona da Mata mineira. Nessa época, o dinheiro era tão curto que Alencar não tinha como pagar um quarto de pensão - alugava, então, uma cama no corredor do pensionato. Nas décadas seguintes, construiria um império têxtil, com fábricas em vários estados brasileiros e no exterior. Só assumiu um cargo público aos 67 anos, em 1999, eleito senador por Minas. Bancou quase 100% das despesas de campanha: foram 3,8 milhões de reais. O grande salto político viria em 2002, quando, por um acordo inusitado, compôs chapa à Presidência com o PT de Luiz Inácio Lula da Silva. O recado pretendido era claro: a união entre o empresário e o ex-operário, o capital e o trabalho. O acordo assegurou ao PT mais um minuto e 24 segundos de propaganda eleitoral na TV - além do apoio posterior de uma bancada de 22 deputados federais e um senador.

Cruzada - No posto de segundo homem da República, a atuação de Alencar oscilou entre a discrição e ataques ao próprio governo. Logo após assumir seu mandato de vice, iniciou críticas à política econômica. Dizia que os juros altos eram um desserviço ao país e prejudicavam a população mais pobre, chegando a propor que políticos tomassem o lugar dos técnicos do Banco Central. Disse que os juros do BC não são uma forma de controlar a inflação, mas um despropósito e um “assalto”. As empresas de Alencar, no entanto, escapavam das taxas de juro "escorchantes" ao usar linhas de crédito subsidiadas oferecidas pelo estado. Nos três primeiros anos do mandato do presidente Lula, a Coteminas emprestou 421 milhões de reais do governo através dessas linhas.

Apesar de não assinar formalmente, endossou um “manifesto” do PL, que afirmava que por causa dos juros altos “a estabilidade social está comprometida e, caso essa situação não seja revertida no curto prazo, a própria estabilidade política corre risco”. O documento culpava claramente a política econômica e pregava a “redução do superávit” das contas públicas, “aumentando o dispêndio público sem aumentar a carga tributária”.

‘Caixa três’ - Em 2005, o nome do então vice-presidente foi envolvido no episódio das camisetas vendidas ao PT. Reportagens revelaram que a empresa Coteminas - gigante têxtil de propriedade de Alencar - recebera do Partido dos Trabalhadores, em dinheiro vivo, 1 milhão de reais. O montante seria parte do pagamento de uma dívida de 12,2 milhões de reais, contraída nas eleições municipais de 2004 para a confecção de 2,7 milhões de camisetas. Inicialmente, o então tesoureiro do partido, Delúbio Soares, disse que o pagamento constava da contabilidade oficial do PT. Depois, afirmou que o dinheiro veio dos empréstimos que o lobista Marcos Valério, notabilizado no escândalo do mensalão, avalizara para o partido. Mais tarde, Valério divulgaria uma lista dos repasses que ele teria feito em nome do PT. O dinheiro pago à Coteminas não constou da relação. “Ou Valério omitiu o nome de José Alencar ou estamos diante de um caixa três do PT”, acusou o então deputado federal Gustavo Fruet (PSDB-PR), da CPI dos Correios. Sobraram dúvidas também do lado da Coteminas. O preço das camisetas estava acima do mercado e, embora a dívida nunca tenha sido integralmente paga pelo PT, a Coteminas não entrou na Justiça para cobrá-la.

Defesa - Entre novembro de 2004 e março de 2006, Alencar ocupou o Ministério da Defesa. Sua atuação à frente da pasta rendeu dissabores. Nacionalista empedernido, o vice-presidente não tirava da cabeça a ideia de salvar a combalida Varig, ainda que às custas dos cofres públicos. Comandou uma atrapalhada ação de lobby em benefício da companhia aérea – que, desde 1996, movia um processo contra o governo em que pedia 4,6 bilhões de reais por perdas provocadas, conforme a alegação, por planos econômicos que vigoraram entre 1985 e 1992. Em 2007, o caso chegou à esfera do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em março de 2008, Alencar, por sua conta e risco, decidiu procurar o presidente do STJ, Edson Vidigal, para defender um acordo extrajudicial por meio do qual o governo desistiria de recorrer contra a Varig no processo.

Polêmica – Em 24 de setembro de 2009, no dia em que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovava uma resolução para conter a disseminação das armas nucleares no mundo, Alencar defendeu que o Brasil precisaria dos artefatos para ter “mais respeitabilidade”. Justificou-se dizendo que uma bomba atômica seria de grande importância para defender o patrimônio do Brasil, a extensa fronteira e o recém-descoberto pré-sal. Em sua declaração, disse que um exemplo de como pode ser vantajoso dominar a tecnologia nucelar seria o Paquistão, que, apesar de ser um país pobre, tem assento em muitos organismos internacionais. Alencar ainda chegou a criticar os brasileiros, dizendo que “às vezes somos muito tranquilos” e que precisávamos avançar na tecnologia nuclear.

Império têxtil - Os primeiros passos do megaempresário José Alencar foram dados atrás de um balcão, em uma loja de tecidos na cidade natal de Muriaé, em 1946. Ele tinha então 14 anos e, com o apelido de “Zé Kaquim”, fez fama como vendedor. Aos 18 anos, com um empréstimo do irmão Geraldo Gomes da Silva, abriu seu primeiro negócio, um pequeno armarinho em Caratinga, na zona da mata. Começava aí sua história de sucesso. Em 1960, assumiu em Ubá a direção da tecelagem União dos Cometas. Não demorou para tornar-se presidente da Associação Comercial local, posição em que apoiou o golpe militar de 1964. A fortuna viria na década seguinte. Conseguiu, nessa ocasião, seu primeiro financiamento da Superintendência para o Desenvolvimento do Sudeste (Sudene), para instalar uma fábrica de tecidos no norte de Minas. A Coteminas foi classificada na faixa de prioridade “A”: a categoria obrigava o órgão a investir no negócio três vezes mais do que os seus donos. Após a eleição, em 2002, o comando da empresa trocou de mãos. No lugar do self-made man José Alencar, assumiu a presidência seu filho, Josué Christiano Gomes da Silva, então com 38 anos. Homem de educação refinada, Josué foi um aluno brilhante: concluiu entre os primeiros da classe os cursos de direito e engenharia, além do MBA da Universidade Vanderbilt, no Tennessee. A Coteminas é dona de marcas como Artex, Santista, Calfat e Garcia. Em outubro de 2005, anunciou uma associação com a Springs, com sede nos Estados Unidos, a maior indústria americana no setor de cama, mesa e banho. A união resultou na formação da maior companhia do setor no mundo, batizada de Springs Global, com 25.000 funcionários, 36 fábricas e faturamento de 2,4 bilhões de dólares.

Família - Alencar deixa a mulher, Mariza, os filhos Josué Christiano, Patrícia e Maria da Graça, além de netos. Conforme decisão da Justiça – de primeira instância -, deixa também Rosemary de Morais, professora aposentada de 55 anos, que em 2001 entrou em 2001 com um pedido de reconhecimento de paternidade. Alencar se negou a fazer o teste de DNA, mas teve a paternidade presumida em 2010, de acordo com uma lei promulgada pelo próprio governo do qual foi vice-presidente.

902

ORKUT: CRIATIVIDADE A SERVIÇO DO CRIME

Os criminosos virtuais são incansáveis em criar novos meios de pegar os incautos. Recebi um e-mail informando que minha conta teria sofrido denúncias e que seria excluída em 24h. Primeiro, não me faria muita falta. Mas isto é o de menos. Na verdade, o e-mail pede para clicar numa figura com um link subjacente que levaria a uma página do orkut onde poderia replicar a denúncia. Se receber um e-mail igual, não clique. É apenas mais uma porta de entrada de vírus em seu computador. Não clique. É melhor perder o perfil do orkut do que coisas muito, muito mais importantes.

901

IV ENCONTRO DE UPHs DO PLTA EM BREU BRANCO

Próximos dias 02 e 03 de abril a congregação presbiteriana do Breu Branco receberá o IV Encontro da Federação de União Presbiteriana de Homens do Presbitério Leste da Transamazônica. Terá como preletor o Rev. Alan Rennê Alexandrino Lima, pastor da igreja Presbiteriana Filadélfia, em Marabá. O tema do encontro será “Homens comprometidos com a Palavra de Deus”.

Na mesma ocasião também celebraremos a jubilação do Rev. Francisco Cristino de Sousa, que completou 70 anos o ano passado.

Também haverá reunião da Comissão Executiva do Presbitério Leste da Transamazônica.

900

ELA QUER MAIS TEMPO PARA NÃO FAZER

Nem bem começou o mandato e a presidanta já pede mais tempo para fazer o que vem fazendo até agora: não cumprir nenhuma das promessas que fez durante a campanha, ou, se podemos ler de outra maneira, fazer muito do que foi usado como terrorismo eleitoral contra José Serra. Por exemplo, propagandearam que Serra seria contra o funcionalismo, mas ela acabou de suspender contratação de concursados e a realização de novos concursos. Ela admitiu que os 4 anos de seu mandato podem ser insuficientes para erradicar a miséria no país [e quem não sabia disso]. Começou com um discurso que aponta para a não realização da promessa, mas, pelo menos, com grandiloquência:

"Temos um grande compromisso, que é acabar com a miséria no nosso Brasil. Posso não conseguir acabar nos meus quatro anos, mas eu vou insistir tanto nisso, que esse objetivo de acabar com a miséria vai ficar selado nas nossas consciências".

Segundo o IPEA [Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas], de 60 milhões de pobres em fins da década de 90, o número de pobres caiu para 30,4 milhões em 2003, e registra nova queda para 17 milhões em 2009. Eis o tamanho do desafio dilmiano: acabar com 17 milhões de pobres que recebem per capita até R$ 140,00. Que seu método não seja o do personagem Justo Veríssimo. Dilma promete que o Brasil dará um salto maior do que o de seus dois predecessores [29,6 milhões para FHC; 13,4 para Lula]. Uma simples questão matemática: para que seus números sejam melhores que os de FHC ela precisa criar 12.6 milhões de pobres e depois erradicá-los.

Mas ela não precisa explicar isto para ninguém. Alguém vai perguntar pra ela? Se ela está pedindo mais 4 anos, talvez vá criar estes 12 milhões nestes primeiros 4 anos…

BRASIL JÁ SUSTENTOU PORTUGAL POR MAIS DE 300 ANOS

Luiz Inácio já faz campanha para a presidência… de Portugal. Dilma Rousseff está em Portugal para uma homenagem a Lula. E Lula já deu a receita: o Brasil deve ajudar Portugal a sair da crise. Diz ele que “Portugal merece a compreensão do Brasil”. Engraçado: na visão lulista o Brasil deve desculpas por Portugal ter escravizado os negros africanos, trazendo-os para cá. Só que o Brasil também foi explorado por Portugal. Porque Portugal mereceria, então, a compreensão do Brasil? Eu não conheço a lógica de Lula. Mas, para ter lógica argumentativa, precisa ter inteligência argumentativa. O que Lula não tem. Ele é muito inteligente no que se refere a situações, é um verdadeiro bagre ensaboado. Mas vale lembrar que ele não é mais o presidente. Ele não tem que oferecer ajuda brasileira a Portugal. Nós estamos vivendo um período de contenção de gastos, renúncia fiscal, por um lado, para incentivar a indústria nacional, aumento de impostos, por outro, para sustentar a máquina pública, etc…

O problema é que a presidanta embarcou no delírio, e já prometeu tratamento especial para Portugal, que vive um momento econômico muito complicado. Lula e seu rancor contra o FMI diz que Portugal não deve recorrer ao órgão, que, segundo Lula, cria mais problemas que soluções [lembre-se que o Brasil é membro deste clube de problemas, na sua ótica desvairada, e que ele mentirosamente afirmou que o Brasil estava emprestando dinheiro ao FMI].

Eu só queria que alguém me explicasse porque Portugal merece a compreensão do Brasil e países africanos merecem a assistência do Brasil. Nos dois casos Portugal foi o explorador. O Brasil foi o campo de concentração [para os negros] e a colônia explorada [pelos portugueses].

DRAGÃO RESSUSCITANDO?

Aumentos. Aumento do açucar… do álcool [com mais água, isto é, menos potência], da gasolina [o Brasil está importando álcool e gasolina – não era para ser exportador? Não atingimos ainda a autosuficiência?  Deve estar faltando aquele petróleo com que Lula sujou as mãos]... Aumento de impostos… preços de bebidas, refrigerantes, água e energéticos… suspensão de pagamentos… suspensão de investimentos… suspensão de contratações de concursados… suspensão de novos concursos… intervenção estato-petista na Vale… Obras emPACadas… Lembremos ainda que lavouras estão sendo destruídas pelo excesso de chuvas [provável aumento no preço dos alimentos]… rebanhos inteiros estão morrendo no centro-oeste [provável aumento no preço da carne e leite]…

Calcula-se que o aumento do preço do álcool pode gerar um índice inflacionário da ordem de até 6%. Tudo isto era esperado e foi abundantemente avisado nos últimos dois anos, pois o governo estava criando uma bomba relógio. Quem ganha com isto? O lulismo. Quando aplicam medidas de austeridade, posam de responsáveis. Todavia, foram eles os irresponsáveis que criaram o problema [mas isto não é lembrado pelos analistas de plantão, todos cooptados pelo petismo].

segunda-feira, 28 de março de 2011

O SECA PIMENTEIRA ESTÁ DE VOLTA

Ninguém sabe onde, quando e como Adriano será apresentado no Corinthians. Mas, além de lutar contra a depressão, consumo de bebidas alcóolicas, irresponsabilidade constante, zagueiros botinudos, agora surge mais um problema: o maior “seca pimenteira” destimundu. Quem é o ilustre? Dicas: é torcedor do Corinthians, torceu pelo Corinthians na libertadores… torceu pelo Brasil na copa… torceu pela África do Sul… pela Alemanha… pela Argentina… E vocês sabem o resultado. Não, não é o Mick Jagger, que só secou Brasil, Estados Unidos e Inglaterra.

É ele mesmo, o ex-presidente Lula, que dá os parabéns ao companheiro de partido, Andrés Sanchez, pela contratação de Adriano e deseja boa sorte ao clube e contratado. Para Adriano, conselhos [alguém pediu?]:

"Você sabe que futebol você tem, você sabe que depende só de você, inclusive sua volta para a seleção brasileira. Mas se você não estiver pensando nisso pense em jogar bem para fazer os corintianos felizes", diz Lula ao jogador.

Ah, Ronaldo Fenômeno traiu mais um: depois de não acertar com o Flamengo, onde treinava e recebia acompanhamento médico de graça, intermediou a contratação de Adriano deixando de lado o agente Gilmar Rinaldi, que, inclusive, acusa Ronaldo de ser o responsável pela ausência de Adriano ao treino que definiu sua não convocação para a copa do mundo da África do Sul em 2010. Ele diz que Ronaldo sabe o motivo do Adriano não ter sido convocado. Veja:

"O Adriano não foi trabalhar, e eu posso dizer que o Ronaldo conhece muito bem esse assunto. O Ronaldo sabe quais foram os problemas que acarretaram na não convocação para a seleção".

UTILIDADE PÚBLICA: CÉDULAS FALSAS NO MERCADO

cedulasDurante 8 anos o Banco Central estudou como lançar novas cédulas de R$ 100 e R$ 50 que as tornasse imunes à falsificação. Novas máquinas, mais modernas, foram adquiridas. O que tomou 8 anos de trabalhos governamentais já foi ludibriado pelos falsários. Lançadas em dezembro, já  foram encontradas notas falsas. O período de segurança foi de apenas 3 meses. Então, é tomar cuidado e verificar, principalmente, a existência da marca d'água que só constará nas notas verdadeiras. É bom lembrar que estas cédulas são de tamanho diferente das anteriores. Se receber novas notas de R$ 50 e R$ 100 do mesmo tamanho das antigas já sabe: são falsas.

As cores das cédulas foram mantidas – e também os animais estampados nelas. Todavia cada cédula tem um tamanho diferente, de acordo com o valor. Segundo o ministro da fazenda, Guido Mantega, estas mudanças foram feitas para torná-las mais seguras contra a falsificação, seguindo modelos internacionais. Disse o ministro:

"A mudança é necessária porque temos que emitir cédulas que sejam mais seguras, que possam evitar procedimentos de falsificação que podem ocorrer com cédulas mais simples. Estamos emitindo cédulas de ultima geração que são compatíveis com as mais modernas do mundo, como o euro e o dólar".

A principal mudança é o tamanho das cédulas, mas outras podem ser observadas: na parte da frente elas ficaram mais limpas, com uma faixa com seu valor escrito do lado direito e no esquerdo o desenho com figuras do habitat de cada animal. As figuras de animais no verso também sofreram alterações e todas as figuras aparecem na horizontal. Por enquanto apenas cédulas de R$ 50 e R$ 100 estão circulando. As demais entrarão em circulação gradativamente até 2012.

sexta-feira, 25 de março de 2011

REVOLUÇÃO NO MEIO DA REVOLUÇÃO LÍBIA

O que querem os revoltosos líbios? A queda de Muhamar Kadafi. Bem, é isso mesmo, mas, o que querem depois disso? Bom, aí a coisa complica um pouquinho. Dentro do próprio movimento, na sua cidade símbolo e sede [Benghazi] há sérias dissenções entre islâmicos e liberais – e já tem gente sendo presa por discordar dos revolucionários, que dizem ter a “situação sob controle”. O que vai sair de lá depois que Kadafi cair – se cair? Isso ninguém sabe. Uma nação islâmica como o Irã? Ou como o Egito?

O que se pode entrever é que, se o ditador cair, algum novo tipo de ditadura está sendo desenhada. De direita? De esquerda? Religiosa? Militar? Ninguém sabe, nem mesmo a Liga Árabe, ou a ONU, ou a CIA… Talvez por isso que a decisão de derrubar Kadafi divida tanto os aliados.

MINISTRO DA JUSTIÇA DIZ QUE GOVERNOS FAZEM ACORDOS COM CRIMINOSOS

José Eduardo Cardoso era um dos três porquinhos da campanha da Dilma. Agora, é mais que isso: é chefe de chiqueiro, ops, ministro da justiça, em substituição a Tarso Genro, também petista, amigo pessoal e da mesma corrente política. Em seminário na Fundação Armando Álvares Penteado [FAAP-SP] disse que governos [quais] estão fazendo acordos com o crime organizado. Disse ele que:

“o governo [que governo] tem de parar de fazer de conta que o crime organizado não existe e de enfrentá-lo em vez de fazer acordos tácitos com a bandidagem”. Para ele, essa “é uma postura histórica”, adotada, “infelizmente”, por “nossos governantes”. E disse mais: “O Estado tem que reconhecer a presença do crime organizado e combatê-lo. Não adianta fingir que ele não existe. Ele, infelizmente, existe, e nós temos que ter a coragem para enfrentar o crime organizado. Ele é um problema. Ele é uma realidade, uma triste realidade, e tem que ser combatido (…) Não adianta fecharmos os olhos quando nós temos um problema. Fechamos os olhos e sonhamos que as coisas são como não são. Isso, obviamente não muda em nada a realidade”.

Em entrevista feita após a palestra ele continuou:

Eu falei que existem acordos tácitos, ou seja, eu finjo que ele não existe, e ele continua lá. É uma situação que é generalizada e ocorreu em muitas situações da história brasileira. Em que a criminalidade organizada existe, e você finge que ela não existe para você conviver com ela, como se fosse possível conviver com situações perigosas e tão potencialmente perigosas como essa”.

Cardoso é o ministro da justiça do governo federal, petista, deve saber do que está falando. Basta uma rápida olhada nas alianças do governo brasileiro [o cocaleiro Evo Morales, o louco Hugo Chavez, os criminosos das FARC] para perceber que ele sabe do que está falando. Mas não precisamos parar aí. Vamos à Bahia, governada por outro petista, Jacques Vagner: o estado em que a criminalidade mais cresce. Vagner é do mesmo partido, também amigo pessoal.

E o Rio de Janeiro? O Rio de Janeiro não é governado por petistas, mas é um dos baluartes do petismo em sua aliança com o PMDB de Sérgio Cabral, o mesmo que foi impedido de visitar o Cristo Redentor por ocasião da visita de Barack Obama. Lá, o secretário de segurança José Maria Beltrame declarou que quer recuperar territórios perdidos para os bandidos. Mas como ele faz isso? É a tática “corra que a polícia vai aí”. Só que o aviso é dado com dias de antecedência. E os bandidos tem tempo para mudarem de morro, de cidade e até de estado, se preferirem, levando consigo, obviamente, seus pertences [armas, drogas e dinheiro]. Isto não é um acordo tácito, é tático. E o PT-Dilma quer adotar este esquema no Brasil inteiro. Para onde vão os bandidos? Pretendem ensinar a Obama para que ele leve esta tática para os EUA…

Mas tem mais: Cardoso simplesmente deu cordas [sem citar nomes, mas ele estava em São Paulo] a uma versão do petismo paulista de que a criminalidade decresceu no estado porque o governo Alckmin teria feito um acordo com o PCC. Só que este acordo é estranho aos olhos de Cardoso, porque seria diferente do feito no Rio. Em São Paulo o acordo é: prendemos os bandidos e estes, presos, não cometem crimes. O resultado é a queda de até 70% do número de crimes no estado, que é o segundo menos violento do Brasil e São Paulo a capital menos violenta.

Só faltou Cardoso dizer que Alckmin deveria seguir o exemplo da Bahia, do Nordeste [em sua maioria governado por aliados do petismo] ou do Rio de Janeiro. Sai pra lá, raposa… Seu discurso não é técnico nem jurídico. É pura política visando a eleição em 2012.

PROCURADORIA DA REPÚBLICA QUER INVESTIGAR SILAS MALAFAIA POR CONDUTA HOMOFÓBICA

1 olharA procuradora da República em Brasília Ana Carolina Araújo Roman investiga se Silas Malafaia, pastor da Assembleia de Deus, teve conduta homofóbica em uma audiência pública na Câmara dos Deputados na qual se discutiu o Estatuto das Famílias, em maio de 2010. Malafaia discursou contrariamente à união homossexual, algo que era esperado tanto dele quanto de qualquer evangélico que se preze. O problema é que o Malafaia foi além, trazendo para o debate o que não estava sendo debatido: a necrofilia e a zoofilia. Vale lembrar que biblicamente todas as três condutas são consideradas aberrações. Veja o que o Malafaia disse:

– Vamos liberar tudo que tem na sociedade. Vamos colocar na lei tudo que se imaginar. Quem tem relação com cachorro, vamos botar na lei, porque tem gente que gosta de ter relação com cachorro. Eu vou apelar aqui, mas tem que dizer, é um comportamento, ué. Vamos aceitar? Quem tem relação com cadáver? É um comportamento, vou botar na lei. Ah, se é um comportamento, ué, estão espantados, vão discriminar, ué? É a favor de quê? Então vamos colocar tudo na lei e onde é que vai parar a sociedade brasileira?

Há pouco mais de um mês a procuradora Ana Carolina converteu uma investigação preliminar sobre o caso em inquérito por entender que era necessário continuar com as apurações.

COMENTO

Não ousaria discordar do Malafaia no que se refere à rejeição de Deus para tais práticas. Mas tenho que observar que ele extrapolou em sua fala, fugindo ao objetivo da reunião, buscando atrair sobre os homossexuais a mesma repugnância que a sociedade sente pela necrofilia e pela zoofilia. Vale lembrar que a sociedade teve esta mesma postura quanto ao homossexualismo no passado, mas foi “deseducada” pela TV, especialmente Rede Globo [até a Rede Record já aderiu] e outros meios de comunicação.

Uma última observação: Já começou a perseguição anti-homofóbica? Já são os efeitos da PL-122? Anotem: é só o começo. Quem sabe D. Ana Carolina precise ouvir uns sermões em Jacundá…

Ah, só pra concluir, Deus fala:

Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação [Lv 18.22].

MARINHA PARAGUAIA [E PARAGUAY TEM MAR?] ATACA POLÍCIA BRASILEIRA PARA DEFENDER CONTRABANDISTAS

Reportagem da Revista Veja, feita por Bruno Abbud, traz denúncias impressionantes:

Às 17h14 da sexta-feira, 18 de março, um agente da Polícia Federal que atua na cidade paranaense de Guaíra, fronteira com o Paraguai, enviou um e-mail pedindo socorro à Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) em Brasília. Ele informou que, em pelo menos três ocasiões recentes, oficiais da Marinha paraguaia trocaram tiros com policiais brasileiros – segundo ele, para acobertar traficantes e contrabandistas no Rio Paraná, que marca a divisa com a cidade paraguaia de Salto del Guaira. Nesta quarta-feira, o presidente da Fenapef, Marcos Wink, decidiu agir. “A Marinha do Paraguai está atirando contra agentes brasileiros e ninguém faz nada”, diz ele. Wink procurou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Relator da CPI que investigou, em 2006, o tráfico de armas no Brasil, Pimenta poderia servir de ponte até o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. “Queremos espalhar para o mundo a realidade na fronteira”, afirma Wink, indignado.

Em e-mails aos quais o site de VEJA teve acesso, agentes da Delegacia Especial de Polícia Marítima (DEPOM) de Guaíra informam que a Marinha paraguaia tem recebido propina de traficantes e contrabandistas para disparar armas de grosso calibre contra policiais brasileiros. O objetivo seria permitir – em troca de propina – que o tráfico de drogas continue a agir impunemente na região. Um dos ataques registrados pela Fenapef aconteceu por volta das 12h do dia 17 de março, uma quinta-feira: dois agentes da PF em Guaíra embarcaram numa lancha para iniciar a patrulha rotineira no Rio Paraná quando avistaram um bote de alumínio, pintado de verde e equipado com um motor, deslizando rumo ao Paraguai. Imediatamente, exigiram ao piloto que parasse e, durante a revista, flagraram uma carga de pneus contrabandeados. Como de praxe, apreenderam o bote e seguiram para a delegacia em Guaira para registrar a ocorrência.

A 200 metros do atracadouro, em águas brasileiras, os agentes perceberam que uma lancha da Marinha do Paraguai, com cabine fechada, acelerava na direção do barco apreendido, que era escoltado pela PF. Quando os paraguaios chegaram a cem metros de distância, começaram a disparar com uma metralhadora calibre ponto 30, própria para derrubar helicópteros, instalada na proa e apontada na direção dos policiais brasileiros. Eles revidaram com 60 tiros de fuzil HK G36, arma muito menos potente, e acabaram rapidamente com a munição. Tiveram de recuar. A lancha da Marinha paraguaia se aproximou e levou de volta o bote criminoso. Num e-mail enviado em 21 de março, um dos agentes que de Guaíra afirma que nos últimos dois anos houve no mínimo cinco confrontos entre a Marinha paraguaia e a PF, reclama das condições precárias das embarcações brasileiras e revela que integrantes da Polícia Federal recomendaram o abafamento da ocorrência do tiroteio no Rio Paraná. Também conta que uma licitação, aberta para a compra de uma lancha blindada para a PF de Guaíra, foi interrompida sem motivos aparentes.

Uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo publicada em maio de 2010 confirma que não foi a primeira vez que forças brasileiras e paraguaias protagonizaram um tiroteio na região. Nela, um delegado da PF afirmou terem ocorrido, desde março daquele ano, mais de 20 confrontos entre a Marinha paraguaia e agentes federais brasileiros em Foz do Iguaçu. Em um só dia três tiroteios foram registrados.

Em 16 de agosto de 2010, num documento de circulação interna da Polícia Federal ao qual o site de VEJA teve acesso, um policial federal de Guaíra avisou ao chefe da delegacia da PF na cidade que a Marinha paraguaia havia ganhado dos traficantes um motor de popa de 300 hp com o objetivo de perseguir a lancha da polícia brasileira.

A Marinha paraguaia passou a vigiar a fronteira com o Brasil em março de 2005, depois que um advogado avisou o Ministério Público do Paraguai que a polícia facilitava o contrabando feito por embarcações na região. A Fenapef informou que os tiroteios estão cada vez mais frequentes porque os policiais brasileiros estão frustrando muitas travessias de barcos criminosos pelo Rio Paraná. De 2007 a 2011, 163 embarcações foram apreendidas pela Polícia Federal na fronteira paranaense. Falta agora descobrir a identidade dos bandidos escondidos dentro de fardas e camuflados em embarcações oficiais das Forças Armadas do Paraguai.

quinta-feira, 24 de março de 2011

É BOM, É?

obamaforadacasaAquele que deixou ministros de fora de reuniões, impediu brasileiros de visitarem locais no Brasil, fechou o espaço aéreo para vôos não comerciais teve uma surpresa: ao chegar em casa deu com a cara na porta, literalmente.

Ao chegar à Casa Branca, em Washington, ele se viu momentaneamente trancado fora da residência oficial. Após deixar o helicóptero presidencial [Marine One] Obama atravesso o jardim da Casa Branca assobiando e tentou abrir a porta de seu escritório.

Ao perceber que ela estava trancada, ele se dirigiu a outra porta ao lado e conseguiu entrar. Aparentemente, os funcionários da Casa Branca não esperavam que Obama voltasse para casa mais cedo.

Tanta exigência e preparação no Brasil [acharam que os brasileiros iriam soltar macaquinhos no caminho do presidente, é?] e em sua própria casa… Em casa de ferreiro…

CÂMARA APROVA PROJETO QUE DIMINUI PENA DE PRESO QUE ESTUDA

Para pensar: criminosos são sustentados pelo estado, com alimentação, segurança, assistência médica e agora o estado vai também oferecer estudo. Até aí… mas a novidade é um projeto aprovado na Câmara dos Deputados que pretende reduzir a pena de presos que estudam. São dois benefícios ao mesmo tempo: além de instrução diminuição da pena.

Quanto ao crime que cometeram, eles ganham benefícios para deixar de cumprir pelo menos parte da pena [fora os demais benefícios que já existem]. É só mais um absurdo destes tempos absurdos que vivemos. Teremos criminosos soltos e cultos. É o “must”…

PARA ALIMENTAR O REPERTÓRIO DE PIADAS

Dizem as más línguas [no caso, palmeirenses, são paulinos, santistas, lusos, etc…] que, quando o Corinthians joga, o índice de criminalidade decresce em São Paulo [estão todos reunidos no Pacaembu]. Piadas à parte [apertem a tecla do bom humor, por favor]… aconteceu um fato inusitado em uma cantina da Moóca, em São Paulo.

Mais uma para a galeria das anedotas corintianas. Dizem por lá que uma reunião de são paulinos é um arco-íris, de santistas é um aquário, de palmeirenses é um chiqueiro, e de corintianos, uma quadrilha..

A oposição do Corinthians estava reunida no local, tendo em vista as próximas eleições corintianas, em 2012, quando se encerrará o mandato do atual presidente, Andrés Sanchez [que, aliás, conseguiu contratar o rejeitado Adriano – o Corinthians quer mesmo tomar o lugar do Flamengo, contratando ex-flamenguistas aos montes]… De repente, no meio da reunião [que contava com Paulo Garcia, Roque Citadini, Rubens Gomes e Alberto Dualib e mais alguns figurões da Marginal], entram dois policiais à procura do blogueiro Paulinho. Eles queriam cumprir dois mandatos de prisão contra o blogueiro, que se escondeu entre as panelas até os policiais irem embora.

GLOBO CRIA SISTEMA DE QUOTAS POR CAUSA DA CHIADEIRA DE CLUBES

109672Como a diferença entre o que os clubes iriam receber estavam ficando cada vez maiores, a Rede Globo criou seu próprio sistema de quotas para pagamento dos clubes, estabelecendo que deve haver uma diferença máxima entre o que os clubes do primeiro escalão [Flamengo e Corinthians] e os do segundo [Vasco, Santos, Palmeiras, São Paulo] não deve passar de 18%. Caso a diferença entre eles ultrapasse, a própria Rede Globo fará o reajuste – sempre para mais.

Os clubes do tereceiro grupo devem receber com uma diferença máxima de 31%. Vale ressaltar que estes valores se referem a transmissões diretas. Não se aplica ao pay-per-view e outras mídias.

Enquanto isto o C-13 assina contrato com a Rede TV! em nome de 15 clubes pois, em virtude de adiantamentos já feito pelo C-13 [como uma associação de clubes tem mais dinheiro que os próprios clubes é que eu não consigo entender] teria procuração dos mesmos para assinar contrato em nome dos mesmos. O assunto vai parar no CADE.

E os políticos já estão de olho, garanto que não é por interesse na qualidade do nosso futebol, mas sim por ser um a$$unto bastante intere$$ante.

JEOVÁ [RODRIGO] E FERNANDA: CASARAM-SE EM BUSCA DA BÊNÇÃO DE DEUS

Um acontecimento inusitado. Os jovens Jeová Rodrigo e Fernanda se casaram na Igreja Presbiteriana em Jacundá. Na mesma data foram recebidos por pública profissão de fé e batismo. Uma noite de dupla alegria para as famílias e para a igreja. Foram instruídos quanto à fé e a importância do casamento, e decidiram dedicar sua vida, sua nova família ao Senhor. Que o Senhor os abençoe.

100_3387

Parábéns ao casal, e felicidades sob a bênção de Deus.

COM NOME E SOBRENOME

P3010317Hezrom Hessed… este é o nome. Em breve ele fará sua estréia na família Mendes, para fazer companhia à Ezrah Neannah, realizando o sonho da pequena de não ser filha única, tendo alguém com quem brincar.

Ela sabe que não perderá o colo do pai, pelo contrário, ganhará um irmãozinho para pôr no colo.

Que venha para ser bênção. Esperamos que chegue com saúde, com alegria, mas, com certeza, será muito amado.

Nem sempre conseguimos realizar tudo o que sonhamos, mas Deus certamente cuida de nos dar o consolo que necessitamos. Só nos resta agradecer a Deus e seguir em frente, na certeza de que os planos de Deus sempre são realizados na vida dos seus, como ele afirma expressamente no salmo 37.4-5:

Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.

CONSEQUÊNCIAS DA NEGAÇÃO EM OUVIR A VOZ DE DEUS

0000021Sl 81.11-16

Mas o meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me atendeu. Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus próprios conselhos. Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos! Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários. Os que aborrecem ao SENHOR se lhe submeteriam, e isto duraria para sempre. Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha.

A palavra “ouvir” nas Escrituras tem, muitas vezes, um significado muito mais profundo do que meramente interpretar e compreender os sons que chegam aos ouvidos. Tem também o sentido de “atender”, “obedecer”... O salmista traz um candente convite de Deus para que o seu povo não se rebele ao convite tantas vezes feito, tantas vezes rejeitado.

1. É um povo teimoso: Inúmeras vezes Israel é chamado de povo de dura cerviz [Ex 32.9; Dt 10.16]. Como em Massá, ou em Meribá, ou em tantos outros eventos ao longo de sua história, Israel precisa ser constantemente chamado ao arrependimento, retornando à aliança que aceitaram na saída do Egito. O novo Israel, a Igreja cristã, não é em nada diferente. Ainda é rebelde, ainda tem a cerviz dura. Ainda se recusa a ouvir a voz de Deus - mesmo que com os lábios diga estar disposto a obedecer [Mt 15.8].

2. É um povo que sofre provações: Possuir inimigos não é uma novidade na historia do povo de Deus. Ser odiado não é nenhuma novidade para o crente. A diferença que podemos constatar quando o povo é rebelde é que falta poder para enfrentar as provações [Is 1.20]. Muitos cristãos foram perseguidos, muitos morreram, e entraram para a galeria dos heróis da fé. Todo cristão deve estar preparado para enfrentar o ódio do mundo [Jo 15.19] mas, se ouve a Deus, terá ânimo e poder para enfrenta-los e vencê-los [Jo 16.33] com as armas da fé [II Co 10.4].

3. É um povo que passa privações: Ao estabelecer a aliança com Israel Deus deixou claro que sua prosperidade estaria condicionada à obediência à aliança. Através do profeta Isaías Deus lhes lembra que se forem obedientes comerão o melhor da terra [Is 1.19]. Entretanto, a desobediência atrairia as maldições descritas quando a aliança foi estabelecida [Dt 28.45-48]. Entretanto, o desejo do coração de Deus é abençoar ricamente seu povo [Sl 67.6] e transformá-los em divulgadores de sua glória entre as nações.

Precisamos entender que não se trata de uma negociação entre Deus e israel. Pelo contrário. Deus já os tem abençoado, afinal, a posse da terra já era o cumprimento de uma promessa abençoadora da parte de Deus. A aliança estabelecida implicava em mais bênçãos, se obedientes, mas também as maldições da aliança, em caso de desobediência. Deus estava pronto a fazer o povo andar em retos caminhos. Deus estava disposto a dar poder a Israel para subjugar seus adversários [em quaisquer situações a vitória seria dada ao povo de Deus] e Deus lhes satisfaria as necessidades, cumprindo promessas como a que encontramos no Salmo 37.4-5.

quarta-feira, 23 de março de 2011

FICHA SUJA VALE…

BSBEm nome da segurança jurídica, e dos princípios da anualidade [uma lei não pode alterar o processo eleitoral a menos que seja promulgada um ano antes do início do pleito – Art. 16 da Constituição Federal] e da anterioridade [não pode ser aplicada apenando crimes cometidos antes da existência da lei] o Supremo Tribunal Federal, por 6 votos a 5, decidiu que a Lei da Ficha Limpa [Lei Complementar 135 que barra a candidatura de políticos condenados por órgãos colegiados e que renunciaram para escapar da punição, entre outros critérios] só poderá ser aplicada nas eleições que serão realizadas em 2012. Isso vai fazer com que políticos barrados nas últimas eleições, como Jader Barbalho [PMDB] e Cássio Cunha Lima [PSDB] tomem posse em breve. Infelizmente estes e outros criminosos deverão tomar posse e gozar de mais um período de im[p]unidade parlamentar. Para estes dois, por exemplo, serão 8 anos, que é o mandato de senador. Isto mudará muito pouco o quadro de parlamentares que são de oposição ou de situação, quadro este ainda mais complicado após a defecção de Gilberto Kassab e outros que estão de saída do DEM, como o próprio Índio da Costa, que foi candidato a vice-presidente na chapa PSDB-DEM [vale lembrar que foi eleito vice-presidente do partido semana passada. Coerente este rapaz, não?]. Índio decidiui sair após intervenção de César Maia no diretório do Rio de Janeiro.

Outros que também aguardam sua “vaguinha” no senado são João Alberto Capiberibe [PSB-AP], Marcelo Miranda [TO]. Já para a câmara dos deputados estão na fila Janete Capiberibe [PSB-AP], João Alberto Pizzolati [PP-SC]. Na expectativa Celso Alencar Ramos Jacob [PMDB-RJ] e Natan Donadon [PMDB-RO]. Estes dependem dos novos cálculos do quociente eleitoral. Dois candidatos a deputado federal que haviam sido condenados pela Ficha Limpa possuem votos suficientes para se eleger e deverão ser empossados: Outros dois podem ser incluídos na lista dependendo dos novos cálculos do quociente eleitoral: Celso Alencar Ramos Jacob (PMDB-RJ) e Natan Donadon (PMDB- RO). O autor da petição que abriu as portas para os ficha-suja, Leonídio Bouças [PMDB-MG], condenado por improbidade administrativa, aguarda os cálculos do quociente eleitoral para saber se também terá direito a uma boquinha. Vale lembrar que a aplicação da lei não é automática, mas influenciará no julgamento dos demais casos citados anteriormente, que deverão seguir o mesmo critério.

E O CORAÇÃO DO PASTOR?

Concordo com as necessidade de manter a segurança jurídica, pois ninguém pode ser obrigado a cumprir uma “desobediência a uma lei então inexistente”, isto é, não há transgressão onde não existe dispositivo legal a ser transgredido. Mas alguém pode perguntar, e a presença destes criminosos no senado e na câmara? Devolvo com uma pergunta: vai mudar alguma coisa um bandido a mais ou a menos? Ademais, será bandido tomando o lugar de bandido… E tudo ficará como dantes no quartel de Abrantes… Nada espero de Brasília. Nada mesmo. Nem DEM, nem PT, nem PSD, nem PSC, PSOL, PSTU, PSDB… Repito: nada espero de Brasília.

SOBRE A TRANSMISSÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Uma pergunta que ninguém fez ainda:

Porque uma emissora preferiu negociar diretamente com os clubes participantes da I Divisão do Campeonato Brasileiro e não com o Clube dos 13? Porque pagar até 3 vezes mais para clubes como Flamengo [1] e Corinthians [2], e até o dobro do previsto para Grêmio, São Paulo e outros times de menor expressão quanto ao número de torcedores?

Segundo informações apenas dois clubes deverão receber praticamente 40% do que seria oferecido para todos os 20 clubes. Flamengo, por exemplo, iria receber cerca de 35 milhões por ano. Agora pode atingir valores que, segundo informações, variam entre R$ 130.000.000,00 e R$ 180.000.000,00 [segundo os negociadores das emissoras e dos clubes existem cláusulas contratuais que os impedem de informar os valores reais – uma maneira de evitar a discussão sobre quem recebe mais. Fontes das emissoras informam que o Flamengo deve receber entre 15 e 20% a mais que o Corinthias. Num segundo escalão vêm São Paulo, Vasco, Palmeiras e Grêmio].

Qual a lógica desta negociação? Até o momento não consegui encontrar uma resposta que me satisfaça. Ou o Clube dos 13 negociava valores com as emissoras e recebia uma grande parte a título de intermediação [daí tamanha luta para que os clubes aceitassem um valor menor do que o que era possível], ou os clubes eram negligentes, ou os dirigentes dos clubes tinham algo que os prendia aos interesses do C13, ou… ou…

Quando saberemos? No mesmo dia que soubermos o que aconteceu com Ronaldinho na copa da França. Ou porque Airton Senna aceitou dirigir um carro que sabia ser inseguro, mesmo um dia antes tendo afirmado que não correria, e morreu… e por aí vai.

ESCOLA DE CURA: PROMETENDO O QUE NÃO PODEM ENTREGAR

Em um site há o anúncio”

ESCOLA DE CURA EM CURITIBA:

Se você sempre quis aprender mais sobre a Cura Cristã, agora é a sua oportunidade! Escola de Cura estará num evento de cinco dias em Curitiba, do dia 16 à 20 de Fevereiro. O Custo da inscrição é de apenas R$ 30,00 reais. As inscrições serão feitas no local, no dia do evento. A sessão de Domingo é noite é LIVRE para todos! Estaremos orando pelos [por que não CURANDO] enfermos todos os dias!

Sessões: Quarta-Feira 19:30hs - Desenvolvendo uma Cultura de Milagres; Quinta-Feira 19:30hs - Culto normal [o que é um culto normal numa escola de curas] da igreja local; Sexta-Feira 19:30 hs - Trazendo o Reino para a Vida Diária; Sábado: 10hs - Bases Bíblicas para Cura; 15hs - Pessoas que Curavam na História da Igreja; 19hs - Expressões do Dom Profético (incluindo "Palavras de Conhecimento" – o que será isso); Domingo: 10hs - Conceitos Proféticos Avançados [o que seriam os atrasados?]; 15hs - Entendendo Sonhos; 19hs - Vencendo 5 Obstáculos para a Cura.

OS PROFESSORES:

William e Lize-Mari são os diretores da Escola de Cura e ambos são graduados pela Global Awakening School of Supernatural Ministry. William tem ministrado em muitos países ao redor do mundo, como Rússia, China, Bangladesh e Moçambique. William afirma que um dia foi desafiado por um missionário para o serviço missionário integral, aceitando o desafio junto com sua esposa que havia conhecido na Global. Logo fizeram uma viagem pelas churrascarias do Brasil. Quando chegou a hora de decidir para onde ir como missionário, diz que através de palavras proféticas de respeitados homens de Deus ele lhe deu o direito de escolher para onde ir. A escolha: as churrascarias de Curitiba onde iniciaria um ministério itinerante de ensino sobre cura e profecia. Seu alvo: abençoar a nação e provocar a ascensão do país como potência econômica e culturalmente influente no mundo.

COMENTO

Só espero que pastores sérios não se deixem enredar por esta máquina de curar dificuldades do bolso de americanos. Já houve outros ministérios semelhantes, como o famoso “Mundo Espiritual” na década de 90. Ou o “Dente de Ouro” da década de 80.

SÓ UMA BRINCADEIRA… COMO SERIA SE:

Às vezes perguntamos: como eu seria, se, com a idade que eu tenho agora, vivesse em tal ano e seguisse a “última moda”…

Bom, tem um site que faz esta brincadeira: é o http://www.yearbookyourself.com/.

Dá pra se divertir um pouco. Vou mostrar alguns exemplos.

Vale lembrar que o site é americano, e toma como base a moda americana nos diversos anos, que vai de 1950 a 1992, em classificações diversas. A moda brasileira era e é influenciada pela americana, logo ela acabava, mais cedo ou mais tarde, chegando aqui.

Dá para brincar com fotos de homens e mulheres. Se quiser experimentar, divirta-se.

terça-feira, 22 de março de 2011

É JUSTIÇA? 14 ANOS DE PRISÃO POR 23 ANOS DE CRIMES.

Na Veja OnLine:

Um tribunal condenou nesta terça-feira a 14 anos e meio de prisão o ex-caminhoneiro alemão Detlef Spies, que admitiu ter violentado por 23 anos a filha, o enteado e a enteada, com quem teve oito filhos. O caso que chocou a Alemanha recordou o caso de Josef Fritzl na Áustria, que também submeteu a família a um calvário de mais de 20 anos. "Detlef tratou a família como se fosse sua propriedade e como se pudesse fazer o que quisesse com ela", comentou o presidente do tribunal, Winfrid Hetger, depois da conclusão do processo em Koblenz, oeste da Alemanha. "Exercia tal influência sobre a família que não precisava prender ninguém. Ele dizia às vítimas que o que fazia estava permitido", prosseguiu Hetger. Spies se declarou culpado de ter violentado muitas vezes, de 1987 a 2010, a filha biológica, Jasmin, e os dois filhos de sua mulher: um menino e uma menina, Natacha, com a qual teve sete filhos, com idades entre 15 meses e 11 anos. Uma oitava criança faleceu pouco depois do parto.

Os exames de DNA já haviam confirmado, no entanto, a paternidade de todas as crianças. O ex-caminhoneiro abusou sexualmente de Jasmin e Natacha desde que elas tinham 12 anos. A filha biológica era atacada uma vez por semana. O tribunal também o acusou de ter prostituído as duas em uma casa situada na pequena localidade de Fluterschen, de 700 habitantes, perto de Koblenz. Como o réu fez uma confissão completa na véspera da condenação, a promotoria foi levada a reduzir a condenação em seis meses da pena máxima de 15 anos. Spies geralmente atacava as vítimas com um cinto e com um chicote, segundo o promotor Thorsten Kahl. "Quando são somados todos os crimes, chegamos a uma condenação de 500 anos e 10 meses de prisão, mas a legislação alemã não aceita este número", destacou o juiz, que impôs uma condenação de 14 anos e seis meses.

A sentença foi recebida com gritos de comemoração, enquanto o condenado se mostrou impassível. O processo evidenciou as falhas dos serviços sociais e a passividade das pessoas próximas à família, que tem 15 membros. O enteado, Bjorn, afirmou aos jornalistas diante do tribunal que havia alertado os serviços sociais e criticou o fato de não terem descoberto o sofrimento das crianças. O processo revelou que a polícia abriu uma investigação em 2002, mas arquivou a mesma depois que a filha de Spies negou as acusações, enquanto a enteada permaneceu em silêncio. Spies foi arrestado em 10 de agosto de 2010 depois de ser denunciado pela enteada. A mulher do condenado foi testemunha no processo, sem ter sido acusada de cumplicidade.

1 olharCOMENTO

Há mesmo justiça em uma pessoa pagar por 14 anos e meio crimes que cometeu ininterruptamente durante 23? Reduzir uma condenação de 500 anos para 14? Qual a mágica matemática? É como se ele estivesse sendo punido pela metade. Acho a decisão da justiça alemã injusta. Isto além do fato de que a justiça não atendeu as crianças quando houve oportunidade.

REINO DE DEUS, REINO DOS HOMENS…

A Assembléia de Deus firmou acordo com Eduardo Paes tendo em vista as eleições cariocas para o ano de 2012. O intermediário da negociação foi o Silas, Malafala, que tem um irmão filiado ao PR [do também religioso Edir Macedo]. Parte da Assembléia vai apoiar o PMDB na disputa no Rio de Janeiro.

E…

_001Afirmo sempre que pregação é algo completamente dissociado de política. As críticas históricas dos alemães do sul da Alemanha a Lutero se dão por questões políticas [a guerra dos servos]… As críticas históricas a Calvino por parte até de protestantes se dá por causa do julgamento do médico Miguel de Servetto… Até mesmo entre os católicos há problemas, como, por exemplo, a não canonização de José de Anchieta se dá por causa da sua notória participação na morte de um huguenote no Brasil.

Lugar de político é no palanque. Lugar de pastor é no púlpito. Estas duas coisas não devem se misturar. Parece que muitos pastores [que, obviamente, tem o direito de ter suas opiniões e fazer suas escolhas porque são cidadãos] tiraram de sua bíblia as palavas de Jesus que afirma que seu reino não é deste mundo [Jo 18.36]. A constituição da IPB afirma que os pastores que quiserem se envolver na política devem se afastar do púlpito. Não se deve misturar o que é santo com o que é comum.

segunda-feira, 21 de março de 2011

SUA SAÚDE: DURMA MAIS

No ig:

Se as horas de descanso estão insuficientes, o corpo dá sinais que vão além do bocejo e dos olhos cansados. Dormir pouco ou dormir mal pode trazer prejuízos à saúde e ao seu dia a dia. Falta de concentração e de coordenação motora, fome em demasia, e suscetibilidade às doenças são apenas alguns dos alertas de que é preciso dormir. “É uma situação em que muita gente está passando e não percebe as conseqüências. Os sintomas se confundem um pouco com o estresse”, afirma Pedro Genta, do Centro de Medicina do Sono, do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo. “Existem estudos mostrando que quem dorme pouco tem mais risco de morte e também de apresentar alterações cardiovasculares, por exemplo”, completa. Uma criança terá prejuízo no crecimento e na escola, um adolescente fica mais propenso à doença mental e um adulto tem mais risco cardiovascular, relata Rosa Hasan, da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). O sono é o momento de restabelecimento do organismo como um todo, o corpo repousa, os músculos descansam, as funções hormonais se regulam. “O cérebro processa tudo o que precisamos guardar e no dia seguinte estamos aptos a absorver novas informações”, relata Renato Anghinah, neurologista do Hospital Samaritano. Quando não há o descanso de forma eficaz, todas as atividades ficam comprometidas.

Falta de concentração
Você lê, relê e lê mais uma vez aquele parágrafo, mas ele parece não fazer sentido. A sensação é de que o cérebro não está funcionando direito... e não está mesmo. “A pessoa que não dormiu a noite inteira tem a impressão de estar de ressaca. Entre as queixas mais comuns estão a dificuldade de memorização, concentração, fadiga, irritabilidade, entre outros”, descreve Rosa Hasan. A capacidade do cérebro de ficar alerta é prejudicada e, por isso, ter foco vira missão quase impossível.

Dificuldade para tomar decisões

Segundo estudos realizados pelo pesquisador Sean Drummond, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, quando estamos cansados temos dificuldade para determinar o que é mais importante e até pequenas decisões ganham gravidade exagerada. Além disso, o pesquisador especializado em privação do sono descobriu que o cansaço leva as pessoas a correrem mais riscos. Outro estudo, realizado pela Universidade de Duke, e publicado no Journal of Neuroscience no dia 8 de março, avaliou 29 voluntários. Eles tiveram que tomar decisões de cunho econômico depois de uma noite de sono normal e depois de uma péssima noite. Os pesquisadores utilizaram um aparelho de ressonância magnética para avaliar as funções do cérebro nessas duas ocasiões e descobriram que há uma redução de atividade na região responsável pelo processamento das consequências negativas quando há privação do sono.

Sensibilidade ou irritabilidade

Sabe aquela semana em que você está mais impaciente? A culpa também pode ser falta de sono! Quando o corpo não descansa adequadamente, os distúrbios do humor aparecem e podem ser expressados de diferentes formas: como um limiar menor para o estresse, uma sensibilidade maior ou ainda uma maior ansiedade.

Imunidade baixa

Noites maldormidas podem deixar o organismo mais vulnerável a infecções. Cansado e sem tempo suficiente para se recuperar, as defesas do corpo ficam baixas. É nessa hora que vírus e bactérias aproveitam a baixa de guarda e atacam.
Fome de leão

Cientistas já identificaram que dormir pouco prejudica a queima de gordura. Mas a privação de sono também pode desregular os níveis de açúcar no sangue e levar o corpo a produzir menos lepitina, um hormônio que desacelera o apetite, e mais grelina, que aumenta a fome. Resultado: mesmo depois de um café da manhã reforçado e um almoço bem servido, você passa a tarde beliscando e faz um belo jantar. Na tentativa de se reequilibrar, o organismo sente necessidade de alimentos que contenham açúcares e outros carboidratos simples, fontes rápidas de energia.

Falta de coordenação motora

Tropeços, objetos que caem das mãos... a privação do sono faz com que os reflexos fiquem mais lentos. Aliado à falta de concentração, o problema ganha contornos perigosos quando a tarefa a ser executada é dirigir. Por isso, a recomendação de uma boa noite de sono antes de pegar a estrada é tão importante.

Recuperação

Minimizar ou tirar de cena os resultados da privação do sono é simples. “Para cada noite maldormida, a pessoa vai precisar de duas ou três moites de descanso para se recuperar adequadamente, levando em conta sua idade e a quantidade de horas perdidas”, aconselha Renato Anghinah. É fácil saber qual o déficit de descanso. Basta observar quantas horas você dorme naqueles dias que não tem hora para acordar, como nas férias ou feriados. Os especialistas alertam que perder mais de duas horas de sono por noite durante períodos prolongados o problema é considerado crônico.

HOMEM QUE ATROPELOU 17 INDICIADO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Deu no portal ig:

O servidor do Banco Central, Ricardo José Neis, preso preventivamente por atropelar ciclistas do grupo Massa Crítica em Porto Alegre, foi denunciado por 17 tentativas de homicídio triplamente qualificadas. O Ministério Público do Rio Grande do Sul apresentou a denúncia nesta segunda à Justiça estadual. Ricardo Neis está no Presídio Central desde 11 de março, para onde foi transferido depois da internação em um hospital psiquiátrico. Ele é o autor do atropelamento de ciclistas que participavam da manifestação do grupo Massa Crítica no dia 25 de fevereiro. Após ter fugido sem prestar socorro às vítimas, que tiveram diversos tipos de ferimentos, Neis se apresentou à polícia alegando ter tentado proteger o filho de 15 anos, que estava no carro, após discussão com os ciclistas. O julgamento dele ainda não tem data marcada. A Polícia Civil havia indiciado o motorista por tentativa de homicídio duplamente qualificada – por motivo fútil e sem chances de defesa às vítimas. A promotora de Justiça, Lúcia Helena Callegari, acrescentou o que o atropelamento resultou em perigo comum, uma vez que o crime foi praticado em via pública.

SÍNDROME DE CHIUAUA

Não quero parecer ofensivo aos pequenos caninos, mas o Itamaraty deu mais uma mostra de seu acanhamento disfarçado de valentia. Enquanto Obama estava no Brasil, e seu serviço de segurança chegou a impedir a presença de autoridades brasileiras [e de brasileiros de um modo geral] em lugares públicos, fazendo o famoso “baculejo” em ministros de estado brasileiros e, ainda, de território brasileiro, ordenando o início dos bombardeios na Líbia, eles aplaudiam e diziam que tudo “vai ser maravilhoso”. Parecia que era Jesus… aliás, se houvesse sido Jesus, certamente não seria tão bem recebido pelos petistas, porque lhes reprovaria as obras das trevas.

Porque digo isso? Mal o air force one levantou vôo e o Itamaraty apresadamente condenou os ataques das forças aliadas contra Kadafi. Será que Kadafi voltou a ser “o grande líder”, o “irmão”. É bom ressaltar que o Brasil não foi contra a resolução, não teve pulso para isso, apenas se absteve, como se dissesse: façam o que acharem. E eles fizeram. O Brasil preferiu a abstenção, achando que muro é palanque.

É o que eu chamo de síndrome de chiuaua: enquanto estão longe, latem e arreganham os dentes. Se podem, mordem os calcanhares dos incautos pelas costas. Mas, se percebem que estão ao alcance da bota, fogem rapidamente – mas sempre aparentando terem vencido a parada. Fico imaginando como seria se Obama decidisse voltar e ter uma reunião com Dilma para tratar do assunto do momento: Líbia. “au, au, au, au”… bem fininho.

Se eu sou a favor ou contra os ataques dos aliados? Como todo mundo, prefiro uma solução pacífica. Mas será possível? Não creio. Por princípio sou avesso a ditaduras. Vivi o fim do período da ditadura no Brasil, e tenho algumas memórias daquele período. Vi o que ditadores como Saddam Husseim fizeram com seus povos. Vejo o que eles continuam fazendo, como em Cuba, Venezuela, China e outros mais. E não creio que ninguém se sinta confortável sem poder exercer direitos simples e fundamentais, como o de poder ir para onde desejar e, ainda, expressar sua opinião.

Kadafi sabe que o que lhe espera, e sair do poder pode significar a morte – ou algo parecido. O que eu preciso entender melhor é como uma resolução que diz ter como objetivo defender os civis funciona, na prática, como autorização para defender os insurgentes e atacar Kadafi, que é o que tem acontecido.

OBAMA. O MAIS BRASILEIRO DOS BRASILEIROS

Ligue aí o “desconfiômetro”. Vai aí um pouco de ironia.

Nestes dois dias Barack Husseim Obama e sua comitiva foram os mais brasileiros dos brasileiros. Foram mais brasileiros que os brasileiros. A eles foram dados direitos que nenhum outro brasileiro teve ou tem. Nem mesmo os presidentes brasileiros tiveram tanta atenção. Ou, diz aí, qual brasileiro:

* Tem espaço aéreo exclusivo; * Tem ruas de trânsito exclusivo e sem buracos; * Tem dezenas de seguranças armados; * Tem 20 carros blindados; * Tem 04 aviões; * Tem 06 helicópteros; * Tem Cristo Redentor exclusivo para sua família durante 24h; *Tem direito a dar entrevista no Brasil exclusivamente para repórteres estadunidenses; * Preside “o mundo” à partir de território estrangeiro?

Barack Obama, o mais brasileiro dos brasileiros? E isso na terra onde o PT e seu anti-americanismo governam… Pfuá… Obama veio aqui defender os empregos… duzamericânu.

PT NÃO ABAIXA A CABEÇA PARA IANQUES – SÓ AS CALÇAS: MINISTROS BRASILEIROS FORAM REVISTADOS POR SEGURANÇAS AMERICANOS: NO BRASIL.

No Estadão OnLine:

Indignados com a forte revista feita pela segurança da comitiva de Barack Obama, os ministros Guido Mantega (Fazenda), Edison Lobão (Minas e Energia), Aloizio Mercadante (Ciências e Tecnologia) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) não pensaram duas vezes: abandonaram o encontro da Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos sem assistir ao aguardado discurso do presidente dos EUA. Segundo fontes ouvidas pelo Estado, havia sido firmado um acordo com a Casa Branca para que os ministros não fossem revistados quando chegassem ao local da realização do encontro. Após o almoço oferecido no Itamaraty, os ministros seguiram para o centro de convenções onde era realizado o encontro empresarial. O acordo com a Casa Branca, entretanto, foi ignorado pelos seguranças americanos que estavam no local. O ministro Aloizio Mercadante reclamou muito, mas acabou passando pela revista junto com seus colegas de ministério. Mantega chegou a comentar que nem em viagens internacionais tinha passado por tal constrangimento.

Quando chegaram ao auditório e viram que o presidente da seção americana do Conselho Empresarial Brasil-EUA, John Faraci, simplesmente subiu ao palco e começou a falar em inglês, o clima que já não estava bom entre os ministros piorou. Sem terem recebido aparelho de tradução simultânea, Mantega, Mercadante, Lobão e Pimentel simplesmente se levantaram e foram embora. O ministro Lobão prometeu que iria ligar para seu colega do Itamaraty, Antonio Patriota, para reclamar da quebra do acordo firmado com a Casa Branca. A assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento afirmou que Fernando Pimentel não assistiu ao discurso de Obama porque teria sido chamado às pressas pela presidente Dilma Rousseff. Mantega encontrou Obama mais tarde, na recepção de despedida, no Palácio da Alvorada. Mas o ministro foi um dos últimos a chegar e o primeiro a sair, antes mesmo de Obama e família deixarem o palácio.

COMENTO
Dizer o quê? Depois que o governador de um estado brasileiro é proibido de ir a um ponto turístico no seu próprio estado… Depois que o chefe de segurança apontado como exemplar [UPA…] é proibido de chegar perto do presidente americano… Depois que aeronaves da Força Aérea Brasileira foram proibidas de voar por áreas do território brasileiro… Depois que mudaram de hotel porque as forças policiais não ocuparam duas favelas…

Depois de tudo isto ainda resta saber que ministros do primeiro escalão do governo brasileiro precisaram fazer acordo com os americanos para não serem revistados em território brasileiro. E mais, os americanos solenemente ignoraram o acordo e fizeram check all nos ministros. Vão reclamar pra quem? Pra presidanta? Ela aceitou estas ignomínias. Vão chorar no colo da lula…

sábado, 19 de março de 2011

OBAMA, REI DO BRASIL

140Pelo menos é o que pensam os americanos. Sei que estou batendo bastante nesta tecla, e que ninguém pode me acusar de anti-americanismo [aliás, dos americanos só não gosto da coca-cola]. Prefiro a política americana à francesa, ou inglesa, ou líbia, ou brasileira… Mas que a vinda do ‘king’ Obama gera muitos estranhamentos, isto gera, especialmente no que se refere à autonomia americana e subserviência brasileira. Vejamos um resumo do que o Estadão noticiou, em reportagem de Wilson Tosta, Alfredo Junqueira, Pedro Dantas e Bruno Boghossian:

Obama vai discursar? Vai. Mas não será mais na Cinelândia, e sim no Theatro Municipal tomado por seguranças e agentes secretos americanos, a portas fechadas [as forças de segurança nacionais serão apenas pessoal de apoio – os contra-regra do show]. O centro estará parcialmente bloqueado. O discurso na Cinelândia foi cancelado porque os agentes americanos consideraram o local inseguro – mas os americanos insistiam mesmo depois de advertência dos brasileiros sobre a fragilidade do local [chegou-se a iniciar a armação do palco]. Os americanos queriam revistar as autoridades brasileiras que ficassem perto do presidente, mas a Polícia Federal não aceitou, e o secretário de segurança do Rio de Janeiro, José Maria Beltrame, ameaçou faltar aos eventos [uma das desculpas para Obama vir ao Rio é justamente a política de UPAs, dirigida por Beltrame] porque queriam restringir a sua circulação e mantê-lo a distância de Obama.

Obama vai ao Cristo Redentor? Vai. Mas a visita ao Cristo Redentor fará dele uma atração privada, pois o monumento não poderá ser visitado por ninguém entre a meia noite e as 11h da manhã do dia seguinte.

Obama vai à Cidade de Deus? Vai, mas não circulará por suas ruas. Ele desembarcará dentro do pátio da Fundação da Infância e ADolescência e de lá sairá num veículo blindado… Ele vai para um lugar “pacificado” mas não terá coragem de andar em suas ruas? Hummm… que paz é essa? Obama quer importar o modelo das UPPs? Para os Estados Unidos ou para o Afeganistão ou Iraque?

Até o local da hospedagem de Obama sofreu mudanças. Inicialmente ele pretendia ficar hospedado no Sheraton São Conrado, mas para isso os agentes do serviço secreto americano exigiram a ocupação [já mencionei aqui que as ocupações de favelas cariocas iniciaram após a confirmação da visita de Obama, em meados de outubro do ano passado]. Como a ocupação da favela do Vidigal não foi atendida, ele vai ficr hospedado no JW Marriott, em Copacabana. Coitadinho de Obama, vai ficar hospedado em Copacabana…

Tudo o que os americanos quiseram, fizeram. Como o Brasil foi altaneiro, independente nestas questões de segurança… Dá-lhe Brasil, e ainda quer ser polícia do mundo? Cômico. Bando de lambe-chinelas…

LULA: COMO ROUBAR A CENA FAZENDO BEICINHO

141O ex-presidente Lula recusou convite para almoço com Dilma e Obama. Ao evento comparecerão os ex-presidentes Fernando Collor, José Sarney, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso. Ele será o único ex-presidente do período democrático a faltar. A assesoria de Lula disse que ele não iria para não “ofuscar a presidanta”. Mas o que ele fez foi exatamente o contrário, num gesto bem calculado…

Vejamos: Obama continuaria a chamá-lo de “the guy” agora que ele não preside mais coisa nenhuma? É altamente improvável. Segundo, como interpretar o fato de que Obama não veio ao Brasil em seu governo apesar de insistentes convites? Terceiro: Lula seria o único presente a não falar a língua do americano [lembrem-se que certa vez Obama lhe dispensou 5 minutos numa entrevista junto com outros dois chefes de estado – o que lhe daria meros 100 segundos de tempo, que teriam que ser divididos por 04, pois seriam necessárias duas  traduções, uma da fala de Lula para o inglês e outra de Obama para o português. Seria, na prática, 25 segundos de conversa].

Mas agora ele posa de altruísta [não quero roubar os holofotes da Dilma], como se já não tivessem aparecido juntos em eventos e boa parte da atenção não tivesse sido dirigida mais a ela do que a ele. A tática é: eu não vou, e falarão de mim. Se eu for, não falarão de mim. Minha ausência chamará mais a atenção do que a presença.

Não fará falta nenhuma!

OBAMA NO BRASIL: DE LOBO MAU A VENDEDORA DE MAÇÃ

142O relacionamento do Brasil com os Estados Unidos parece sofrer de um complexo de conto de fadas. Mais na frente eu explico.

Primeiro, tenho que destacar que é uma obsessão da diplomacia brasileira conseguir um lugar permanente no conselho de segurança da ONU, com direito a veto. Em tempos idos isto significaria que o Brasil vetaria qualquer resolução contra Irã, Coréia do Norte, Sudão, Líbia e semelhantes. Mesmo agora se absteve de votar pela criação de uma zona de exclusão aérea na Líbia. E isto por não ter direito a veto. Se tivesse, talvez a atitude fosse outra.

Mas o que isto tem a ver com complexo de conto de fadas? Bem, navegando na popularidade do ex-presidente a diplomacia brasileira adotou a postura do lobo contra os três porquinhos: eu vou assopar, assoprar e derribar. Acontece que o conselho de segurança da ONU não é de palha ou de madeira podre. E o Brasil assoprou, falou alto e grosso [embora com a língua presa] pediu ajuda de seus amigos, tentou mostrar-se como uma potência e líder de um grupo de países alijados do conselho e nada conseguiu além de desconfiança internacional, como foi no caso do Irã [conseguiu um acordo que nada valia, como todos sabem, especialmente porque Ahmadinejad não estava nem aí para o Brasil ou quem quer que seja: ele tem sua próproa obsessão, a bomba atômica].

Agora, sem o mega-super-hiper popularíssimo assentado na cadeira presidencial, o Brasil muda radicalmente sua atitude. Continua o mesmo, muda apenas a atitude. Agora se apresenta como a velhinha, vendedora de maçã. Mostra isso na sua atitude subserviente ao complexo Obama de superstar… Cinelândia? Cristo Redentor? Camisa de clube nacional [Flamengo ou Vasco? – acho que não vai vestir nenhuma – ele nem sabe o que é futebol, soccer pra eles]? Show de carnaval particular? Discurso para multidões? Porque? Para quê tudo isso? Uma senhora carioca foi entrevistada sobre a presença de Obama e disse que: “Vai ser maravilhoso, eu vou adorar”… Adorar o quê? Maravilhoso porque? Será que ela sabe pra que Obama vem ao Brasil?

Os EUA estão quebrados, e precisam do mercado brasileiro. É só isso… Veja o que ele mesmo escreveu em artigo no jornal USA Today, deixando bem clara sua missão ao vir para o Brasil e América Latina: aumentar as exportações e arrumar mais empregos na indústria dos EUA para os norte-americanos. “Precisamos continuar brigando por cada novo emprego, cada nova indústria, cada novo mercado no século 21. Essa é uma das razões para a minha viagem à América Latina nesta semana - reforçar nossa relação econômica com vizinhos que terão um papel crescente no nosso futuro econômico”. Vai ser maravilhoso… para tirar os EUA da recessão e do desemprego…

Até a segurança do evento será feita pelus americanu, como diria o ex-presidente… Aviões nacionais estão proibidos de voar nas proximidades dos locais onde o presidoente americano estará… O governo brasileiro aceitou tudo, na esperança de que eles aceitem, em troca, sua maçã – que todo mundo sabe envenenada. E o que o governo brasileiro quer mesmo? A mesma coisa: um lugar no Conselho Permanente de Segurança da ONU.

Mudou o personagem, mas o objetivo continua o mesmo. A obsessão é a mesma. Vai conseguir? Tenho sérias dúvidas, até porque foi este mesmo EUA quem vetou a pretensão brasileira menos de 3 anos atrás. A política mundial não muda tão rápido quanto a troca de uma fantasia ou de ocupante de uma cadeira.

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL