quarta-feira, 27 de julho de 2011

DESPEDIDA DA SECRETARIA DO SÍNODO CARAJÁS

Não foi fácil tomar a decisão de não continuar à frente da Secretaria Sinodal de Trabalho Feminino… Foram anos abençoados com as irmãs, a certeza de que o trabalho vinha sendo feito da melhor maneira possível, e que o nome do Senhor estava sendo glorificado… Mas não houve temor de que o trabalho fosse interrompido – sabia que colegas capacitados pelo Senhor tomariam o bastão e, junto com as irmãs, hão de levar o trabalho adiante. Mas, como disse um dia o poeta romano, Catulo, "é difícil renunciar a um grande amor". Mas estou me especializando nisso. Aqui o conteúdo da carta entregue ao Sínodo Carajás na ocasião.

terça-feira, 19 de julho de 2011

CRIME EM NOVA IPIXUNA NÃO PASSA DE BRIGA DE VIZINHOS

Na Folha OnLine

O inquérito da Polícia Civil do Pará sobre o assassinato do casal de extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, mortos em 24 de maio, aponta como mandante do crime José Rodrigues Moreira, dono de terras no assentamento onde eles viviam. A Folha apurou que ele é suspeito de ter encomendado a morte a dois homens, cujos retratos falados já haviam sido divulgados no mês passado. O resultado das investigações, protocolado na segunda-feira (18) na Justiça, deve ser divulgado oficialmente na quarta-feira (20). O crime ocorreu em Nova Ipixuna, no sudeste do Estado, e os três devem ser indiciados sob suspeita de duplo homicídio triplamente qualificado. José Rodrigues, como é conhecido na região, chegou no ano passado ao assentamento Praialta Piranheira, vindo de Novo Repartimento (sudoeste do Pará). Ele comprou duas áreas (uma em nome da sogra), de 13 e 16 alqueires –equivalente no total a cerca de 79 hectares, ou 790 mil metros quadrados.

Em dezembro de 2010, José Claudio havia declarado à CPT (Comissão Pastoral da Terra) que Rodrigues comprou as terras da dona de um cartório em Marabá. No documento, o extrativista diz que ela tomara as áreas irregularmente. Ele ainda acusou Rodrigues de ter incendiado casas de dois agricultores em novembro, com o pretexto de que ele era dono das terras. Em maio, os mesmos agricultores foram retirados do local com a família por homens da Força Nacional de Segurança. Eles estão temporariamente sob os cuidados do programa de direitos humanos vinculado à Defensoria Pública do Pará, mesmo não tendo se encaixado nos critérios para receber proteção. O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) diz que investiga se há irregularidades em propriedades do assentamento. Rodrigues é considerado foragido. Pessoas ligadas ao casal disseram que ele tem cerca de 55 anos e deixou o assentamento uma semana após o assassinato. A Folha não conseguiu localizá-lo. A polícia chegou a pedir duas vezes a prisão preventiva dos suspeitos, mas não foi atendida pela Justiça.

Emboscada
No dia 24 de maio, o casal caiu numa emboscada ao passar de moto por uma ponte precária do assentamento. Eles andavam com pelo menos R$ 700, que foram levados pelos assassinos. A polícia descartou, contudo, que o crime tenha sido motivado por um assalto. No local onde os dois foram mortos, um monumento hoje relembra fala de José Claudio durante uma palestra em Manaus (AM). Ele havia dito que vivia ameaçado de morte e poderia ter o mesmo destino do seringueiro Chico Mendes e da missionária Dorothy Stang, outros líderes assassinados na Amazônia. A Polícia Federal, que também investiga o duplo homicídio, prevê encerrar o inquérito no fim do mês. Outros três assassinatos no campo foram registrados no Pará após a morte dos extrativistas. Ninguém foi preso. A polícia diz que não encerrou os inquéritos, mas nega relação com conflitos agrários.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

GIDEÃO, O LIBERTADOR QUE ERA APENAS HUMANO

A vida cristã vitoriosa deve ser vista como um processo. Sendo um processo, a continuidade é uma exigência fundamental. A vida cristã não pode ser estática, estagnada. Ninguém jamais atingirá um nível espiritual suficientemente elevado para dizer que "não precisa melhorar" [Rm 3.23]. A história de Israel ilustra isso de maneira muito clara. Israel conseguia vitórias retumbantes sobre os inimigos – e logo depois era fragorosamente derrotado e impiedosamente oprimido. Sua força era proporcional à sua disposição de andar com Deus. Após a vitória obtida com Débora e Baraque sobre o exército de Sísera, Israel andou com Deus por 40 anos – e gozou de paz neste período. Percebemos que a tranquilidade tornava Israel menos firme, menos vigilante – e logo abandona Deus para voltar-se para os ídolos dos midianitas [Jz 6.1]. E é justamente sob estes midianitas que eles experimentam nova onda de opressão [vv. 2-7].

Após 7 anos eles clamaram a Deus, questionando o porque de sua fraqueza. E Deus lhes lembrou que seu sofrimento era decorrência da sua própria infidelidade [vv. 8-10]. Deus não havia tirado os olhos de sobre seu povo [Sl 113.5-6], julgando-o segundo a sua própria fidelidade [Jr 17.10]. Deus combina palavra com ação. Após mostrar as falhas de Israel, Deus prova que sua mão não está encolhida [v. 1] e que pode salvar apesar de Israel. Israel não somente não merecia a salvação como merecia a punição. Mas Deus demonstra a sua graça e o anjo do Senhor vai até Gideão, da tribo de Manassés. Seria ele o próximo escolhido para libertar e julgar Israel [v. 11].

Apesar de o Anjo chamar Gideão de "homem valente" [v. 12] o trabalho que fazia indicava muito mais temor do que coragem: ele preparava o trigo para escondê-lo dos invasores constantes [v. 11]. Além disso, demonstra não saber ou não reconhecer a causa do sofrimento de seu povo. Sua afirmação é: "O Senhor nos desamparou" [v. 13]. Suas dúvidas a respeito da fidelidade de Deus levam-no a exigir provas, mesmo depois de o Anjo ter-lhe dito para livrar Israel [v. 14].  Gideão apresentou desculpas absolutamente frágeis [v. 15: 1. não tenho nada – com que?; 2. minha família não tem nada – a mais pobre; 3. Eu não sou nada – sou o menor] e ele precisou de três sinais para finalmente pôr-se a caminho: a aceitação de uma oferta [vv. 17-21] que, diferentemente do que ele esperava, foi milagrosamente consumida pelo fogo e não pelo Anjo.

Ao perceber que não se tratava de um embuste, Gideão se enche de temor [v. 22] à semelhança de Isaías [Is 6.5] mas o Anjo lhe diz que Deus não é só juiz [e Gideão sabia de sua indignidade] mas também graça e, principalmente, paz [v. 24]. Mas, para estar em paz com Deus, há um preço que muitos não estão dispostos a pagar: romper com o mundo. E é exatamente isto o que Deus manda-o fazer [vv. 25-26]. Quando os israelitas reagiram, são confrontados com a realidade: estariam mesmos dispostos a matar um irmão para defender a Baal [vv. 28-30]? Não é assim também no meio do povo de Deus? Persegue-se o irmão, vilipendiam o nome de Cristo, arrostam à lama o nome da igreja do Senhor por causa de interesses contrariados? Os israelitas preferiam esperar a resposta de Baal, e como esta não veio, os midianitas resolveram agir [v. 33], e Deus moveu o coração de Gideão, que chamou os israelitas para a batalha após 7 anos de covardia... e os israelitas começaram a se aprontar para a batalha [vv. 34-35]. Antes, porém, do enfrentamento, Gideão pediu e recebeu dois outros sinais de Deus antes que finalmente fosse fazer a tarefa para a qual Deus o havia chamado [vv. 37-40].

Depois disso, Gideão é chamado de Jerubaal e agrupou trinta e dois mil homens para a batalha, mas Deus disse: "isso é muito, o povo se orgulhará de sua própria vitória" [Jz 7.2]. Então, Gideão disse que os medrosos poderiam retornar para casa. Surpreso, viu vinte e dois mil abandonarem o acampamento, ficando apenas dez mil [v. 3]. Sem que soubessem estes dez mil foram submetidos a outra prova [vigilância – vv. 4-6]. Com apenas 300 homens Gideão enfrentaria o exército de adoradores de Baal [vv. 6-8]. Com tão poucos homens, seria imaginável que Israel conseguisse algum armamento ou tática especial para vencer os numerosos midianitas. Mas a bíblia ensina que nossa luta não é contra carne ou sangue [Ef 6.12]... e aquela luta era de Deus. Ele já tinha mostrado isso quando ordenou o retorno de 31.700 homens. Deus não é servido por mãos humanas [At 17.25] mas age em favor dos seus [Is 64.6]. Suas armas não seriam espadas e lanças, escudos e flechas, mas tochas, jarros e trombetas. As tochas foram colocadas dentro dos jarros. Naquela noite, rodearam o acampamento midianita e quebraram os jarros, deixando as tochas brilharem. Sopraram suas trombetas e gritaram, amedrontando os midianitas que, desorientados, atacaram-se uns aos outros. Os israelitas não precisaram usar da espada – não era sua a honra da vitória [como no caso de Baraque] que foi alcançada por Deus. Mas, mesmo assim, logo eles se voltaram aos mesmos pecados. E quando olhamos para homens cometemos os mesmos erros que os israelitas cometeram.

Deixaram o baalismo, viram o livramento do Senhor, mas logo se voltaram para os mesmos erros. Apesar de Gideão negar-se a ser o juiz de Israel, ele acabou criando uma pedra de tropeço para seu povo.

Sejamos atentos ao perigo de engrandecer homens. Não importa qual seja nosso intento, isso geralmente se transforma em idolatria e tanto o ídolo quanto o idólatra são punidos por isso, como foram Gideão e Israel [Jz 8.27].

segunda-feira, 11 de julho de 2011

PREGADOR DETIDO ACUSADO DE HOMOFOBIA

Do blog resistenciaprotestante:

No dia 28/06/11 por volta das 15:00h um pastor que pregava sobre práticas homossexuais, citando versículos bíblicos etc., foi detido e levado para prestar depoimento na delegacia. Segundo testemunhas um "ouvinte" que passava por ali se sentiu ofendido com as palavras que o pastor dizia, e logo chamou a polícia que tentou amenizar a situação, mas devido ao tumulto um policial usou spray de pimenta para afastar curiosos e ouvintes. Na Praça da SÉ existem alguns pastores que pregam todos os dias, e cada dia é um pastor diferente. Não faço nenhum juízo de valor sobre a forma e o modelo de pregação feita naquele local, mas o absurdo é que o pastor que ali estava tem o seu direito constitucional e liberdade de expressar a sua fé e valores, mas mesmo assim foi impedido de continuar a sua fala... Enquanto isso a marcha pela liberdade e maconha, marcha pró-gays e sodomia, marchas das vadias, são livres e recebem apoio estatal e liberdade do judiciário. Olha que o PLC 122/06 sobre a criminalização da homofobia ainda não foi aprovado no Brasil... Se estivesse em vigor o que seria daquele homem... O perigo é assistirmos a este fato e continuarmos calado como se não fosse importante ou não termos nada a ver com isso.

E ENTÃO

Prestem atenção: Não há lei proibindo que se fale contra o homossexualismo. É uma exorbitância e um abuso. A lei que existe é contra discriminação e incentivo à violência. Não sei que palavras foram ditas pelo pregador, mas uma coisa é certa: ele não estava mandando bater, prender ou matar homossexuais.

Mas este é o espírito dos tempos, deste mundo que jaz no maligno. Levanta-se contra tudo o que pode ser identificado com o cristianismo.

Quando será que alguém vai promover uma lei anti-heterofobia? Anti-evangelofobia?

GATUNAGEM PARCELADA

O Brasil a cada dia apresenta novidades no mundo da gatunagem petista. Eles tem tanta segurança na hora de roubar que estão até parcelando as propinas. A gatunagem no Dnit – Partido Republicano era facilitada. Isso mesmo, em 4 parcelas: 25% do total quando saía o resultado da licitação, 25% na assinatura do contrato, 25% no início e obra e o restante na conclusão. O percentual sobre o preço total da obra era de 4%. Conseguiram fazer com que 1km de asfalto custasse R$ 16.000.000, [dezesseis milhões de reais]. Só de propina eram R$ 640.000 [seiscentos e quarenta mil reais por km]. Este é o modelo bem "republicano" de governar. Ah, e este partido pertence a uma igreja [IURD]. Imagina se pertencesse a uma quadrilha? Ops… tinha esquecido que o ministério público de Minas Gerais já os considerou "a maior quadrilha de estelionatários em atividade no Brasil".

CURTAS I

O presidente da Anvisa avisa que vai negociar um prazo para que as famílias que vivem da produção do fumo que recebe os aditivos que dão sabor doce, mentolado ou de especiarias consigam outras atividades para sobreviver. Enquanto isto milhares de crianças e jovens começam a usar o tubinho que vai lhes causar, entre outras doenças, câncer. E a mesma Anvisa proíbe propagandas de salgadinhos e biscoitos recheados…

CURTAS II

A Câmara dos Deputados realiza sessão solene em homenagem ao Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, entidade religiosa conhecida pelo uso entre seus adeptos do chá ayahuasca. É isso mesmo. Marcha da Maconha, Santo Daime [chá ayahuasca]… que mais falta?

sábado, 9 de julho de 2011

MAIS UM ADEUS

Na noite de 08 de julho de 2011 mais uma importante decisão foi tomada: em reunião ordinária do Sínodo Carajás entreguei a Secretaria Executiva o cargo, para o qual tinha sido eleito até julho de 2013. Há razões do coração, administrativas e conciliares para tal decisão. O Senhor sonda o coração, sabe o que é melhor para nós, e, como afirmei, decidi ser teimoso: ir onde Deus me mandar, fazer o que Deus ordenar e falar o que ele me disser…

quarta-feira, 6 de julho de 2011

QUEREM CASSAR O SILAS

Silas Malafaia terá mais um embate pesado com homossexuais. Há duas semanas, representantes de movimentos gays acionaram o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro pedindo a cassação do registro profissional de Malafaia por práticas homofóbicas. No ano passado, o conselho já abrira um procedimento semelhante para avaliar a conduta de Malafaia. Acabou não dando em nada na época.

Isso não vai dar em nada. Não há lei para isso… ele não ofendeu nenhuma lei em vigor, apenas a lei do barulho do gayzismo… posso não concordar com o que o Silas fala, mas ainda defendo o direito dele e de qualquer outro de falarem. Se, ao falar, cometer algum crime, é outra coisa. Mas por enquanto ele não cometeu, neste assunto, qualquer crime nem contra Deus [que não muda] nem contra as leis brasileiras, que podem mudar.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

ESTÁ SEM CAMPO? SE CANDIDATA?

Por Jasiel Botelho:

Um pastor envia um currículo para uma igreja.Pedia R$ 10 mil reais de salário, mais um carro, um apartamento de dois quartos, telefone e internet 3G e as segundas de folga.

Uma semana depois foi chamado pela liderança da igreja. O presbítero lhe disse:

- Estudamos sua proposta e vamos lhe oferecer R$ 15 mil reais de salário, um apartamento de cobertura com 4 quartos, um carro 0 km e, uma semana de folga por mês.
Abismado, o pastor falou:
- Vocês estão brincando!
- Sim, estamos. Mas foi você quem começou primeiro...

sábado, 2 de julho de 2011

NOVA DIRETORIA DA CONFEDERAÇÃO SINODAL CARAJÁS

No II Congresso da Confederação Sinodal Carajás de Sociedades Auxiliadoras Femininas foi eleita a nova diretoria para um mandato de dois anos. São elas as abençoadas:

PRESIDENTE:

Márcia Heringer, Presbitério Leste da Transamazônica, Marabá, Pará [marcia_francal@hotmail.com].

VICE-PRESIDENTE:

Ana Maria Menezes, Presbitério Leste da Transamazônica, Marabá, Pará [menezes63@bol.com.br].

SECRETÁRIA EXECUTIVA:

Cássia de Paula Moraes, Presbitério Leste da Transamazônica, Marabá, Pará [cassiadepaula@hotmail.com].

PRIMEIRA SECRETÁRIA:

Meire Rejane Castro, Presbitério do Carajás, Xinguara, Pará, [meire_rejane@hotmail.com].

SEGUNDA SECRETÁRIA:

Jane Vilma Soares de Brito, Presbitério do Centenário do Presbiterianismo do Pará, São Félix do Xingu, Pará.

TESOUREIRA:

Edinalva Martins Lima, Presbitério do Centenário do Presbiterianismo do Pará, São Félix do Xingu, Pará [edmartins27@hotmail.com].

UM PRESIDENTE QUE TENTOU O IMPOSSÍVEL… E CONSEGUIU

Por: Míriam Leitão

Itamar Franco assumiu a presidência da República sem qualquer condição de fazer a diferença. Tinha menos de dois anos de mandato, o país estava no meio da hiperinflação e nem ele mesmo sabia por onde começar. Nomeou quatro ministros da Fazenda nos sete primeiros meses de um meio mandato. Era tentativa e erro. E nada parecia dar certo. A escolha de Fernando Henrique abriu o caminho para o Plano Real que ontem completou 17 anos de sucesso. Durante a preparação do Plano várias vezes Itamar deu sugestões que não se encaixavam na arquitetura do plano, mas se deixou convencer por bons argumentos a anunciar um plano consistente que manteve a moeda estável. Sempre houve muita discussão sobre quem é o pai da moeda. A história registra: foi arquitetado por Fernando Henrique mas o governo Itamar Franco é que permitiu que tudo fosse feito. Era impossível estabilizar naquele momento, mas ele quis tentar. Poderia ter empurrado o governo para o fim fazendo o mínimo, mas quis fazer o impossível naquelas circunstâncias - tentar de novo depois de cinco fracassos - e foi bem sucedido. Os jovens não tem condição de lembrar de Itamar antes disso, mas eu me lembro bem de quando ele como senador presidiu uma CPI histórica. Em plena ditadura a CPI questionava o Acordo Nuclear com a Alemanha, o programa nuclear brasileiro. Presidiu com firmeza aquela CPI que nos mostrou os equívocos de uma política que era considerada a menina dos olhos dos militares. Foi o que implodiu um plano megalômano e arriscado. Quando ele assumiu o governo após a queda de Fernando Collor ele tentou fazer um governo de união nacional. Isso não foi possível, mas ele conseguiu reunir as forças políticas que garantiram a governabilidade num dos momentos de maior perigo que a nossa democracia viveu. Quem o viu no começo dessa legislatura em alguns debates ficou com a sensação que ele aos 81 anos faria um grande trabalho no Senado. Por isso fica uma sensação de que ele poderia ter ficado um pouco mais por aqui, apesar da longa vida política que teve.

PAULO RENATO… ITAMAR… FICAM LULA, SARNEY, HADDAD… TRISTE BRASIL

Itamar Augusto Cautieiro Franco nasceu a bordo de um navio que fazia a rota Salvador-Rio de Janeiro, tendo sido registrado na capital baiana no dia 28 de junho de 1930, segundo dados do Arquivo Nacional. O senador e ex-presidente Itamar Franco morreu neste sábado (2), aos 81 anos. Itamar estava internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, desde o dia 21 de maio para tratar de uma leucemia. De acordo com os médicos, o ex-presidente reagiu bem ao tratamento da leucemia, mas desenvolveu uma pneumonia grave. Por conta disso, acabou sendo transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e respirava com ajuda de aparelhos. Ele passou o aniversário de 81 anos, completados em 28 de junho, na UTI do hospital. Com poucos meses de vida, Itamar mudou-se com a mãe, Itália Cautieiro Franco, para Juiz de Fora (MG). Na cidade mineira, Itamar se formou no ano de 1954 em engenharia civil e eletrotécnica pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atuou no movimento estudantil. Filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), se candidatou a vereador, em 1958, mas não foi eleito.

Início na política
Em 1967, assumiu o primeiro cargo eletivo como prefeito de Juiz de Fora pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) - partido para o qual migrou depois do início do Regime Militar. Um ano depois casou-se com Ana Elisa Surerus e teve duas filhas. Em 1972, acabou reeleito na prefeitura. Dois anos depois, renunciou ao mandato para concorrer ao Senado. Eleito senador, atuou como vice-líder do partido entre 1976 e 1977. No ano de 1979 foi designado presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o acordo nuclear entre o Brasil e a Alemanha Ocidental. Se opôs à construção das usinas nucleares no Rio de Janeiro. Em 1982, foi reeleito para mais um mandato de senador, agora já pelo PMDB. Em 1985, Itamar pretendia candidatar-se ao governo de Minas Gerais pelo PMDB, partido que ajudou a fundar em 1980. No entanto, o PMDB preferiu indicar o nome de Newton Cardoso, o que fez Itamar se desligar do partido ne a fundar o Partido Liberal (PL).

Vice-presidente
Na eleição direta para Presidência de 1989, a primeira após a ditadura militar, Itamar foi eleito vice-presidente da República pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN), com Fernando Collor de Mello como presidente. Depois de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de corrupção contra Collor, ministros do governo e o tesoureiro de sua campanha, Paulo César Farias, o então presidente sofreu impeachment em 2 de outubro de 1992. Itamar então assumiu como chefe interino de governo de outubro até dezembro de 1992. Em 29 de dezembro de 1992 tomou posse definitivamente como presidente da República. Ao receber a faixa presidencial do primeiro-secretário do Senado à época, Dirceu Carneiro, prometeu combater a corrupção. "A nação pode estar certa de que não haverá corruptos nesse governo", declarou. No governo, implantou o Plano Real e indicou o tucano Fernando Henrique Cardoso para o Ministério da Fazenda. FHC, que havia sido, primeiro, ministro das Relações Exteriores, acabou como sucessor de Itamar na Presidência.

Embaixador
O político mineiro foi então indicado por FHC ao cargo de embaixador do Brasil em Portugal e depois assumiu a função de embaixador brasileiro na Organização dos Estados Americanos (OEA). Eleito governador de Minas Gerais, em 1998, se tornou oposição ao governo de FHC. Contrário à privatização de Furnas, que era responsável pela geração de 40% da energia elétrica no país, ordenou exercícios de guerra da Polícia Militar em Capitólio, município do interior mineiro. "Vamos tentar reverter a privatização na Justiça, mas, se preciso for, a PM tem minha autorização para reagir", disse na ocasião. Já em 2003 foi encaminhado pelo ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cargo de embaixador brasileiro em Roma. Em julho de 2009, filiou-se ao PPS, atuando como defensor de uma candidatura do então governador mineiro Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República. Em 2010, foi eleito novamente senador por Minas Gerais, mas atuou pouco tempo no Senado, pois se licenciou meses após assumir para tratar de uma leucemia.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

ADEUS AO CPO - TUCURUÍ

guruppApós 6 anos colaborando com o Centro de Preparação de Obreiros em Tucuruí e muitas alegrias, muitas lutas junto com os alunos nas madrugadas – eles sabem, foram parceiros e testemunhas, chegou um momento que já não era mais possível continuar.

Tomei a iniciativa de informar ao Rev. Bruno Santana Sousa minha decisão. Não foi fácil tomá-la, mas muitas vezes é mais prudente dar novos passos quando isso ainda é possível sem maiores traumas.

Aqui smile da carta enviada ao coordenador acadêmico. Muito obrigado a todos. Minha gratidão aos diretores e coordenadores que se sucederam nestes anos, desde os Revs. Israel Serique e Wellington Dias até os atuais, Revs. Ruy Araújo e Bruno Santana.

Deus abençoe os que ficam – professores e alunos.

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL