sexta-feira, 30 de março de 2012

DEM”OSTENES”

O presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN), cobrou nesta sexta-feira (30) que o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) dê respostas até o início da próxima semana às denúncias de irregularidades no envolvimento com Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal sob a acusação de comandar um esquema de jogo ilegal. Segundo Agripino, o partido está “inquieto” com o silêncio do senador e aguarda o discurso em plenário prometido por Demóstenes para depois se posicionar sobre uma eventual expulsão. A expulsão de Demóstenes Torres [ou a saída] é algo que certamente  vai acontecer. E porque é assim? Porque o DEM tem expulsado seus corruptos – compare com o que acontece no PT, PDT ou no PMDB.

Demóstenes era um dos mais combativos senadores da república, mas agora sabe-se que não passava de uma máscara farisaica. Assim como na política, também na religião há os Demóstenes da vida. Jesus os repreendeu chamando-os de sepulcros caiados. No caso de Demóstenes, nem uma cachoeira inteira lavou o cal.

DA SÉRIE: O QUE ESTÃO FAZENDO COM SEU DINHEIRO

…OU “O QUE SIGNIFICA REALMENTE O TAL PAC: PETRALHA AJUDA COMPANHEIROS”.

Há alguns anos um amigo petista [sem negócios, bem entendido] me disse que o PAC significava Programa de Ajuda aos Companheiros, numa alusão à campanha política que estava em curso e vitaminada por anúncio de obras que, muitas delas, não saíram nem sairão do papel. Eis um exemplo. Falei ontem sobre as lanchas-patrulha compradas pelo ministério da Pesca que não tem poder de patrulhar coisa nenhuma. A empresa contratada foi a Intech Boating, num edital direcionado. Esta empresa é de Santa Catarina e foi contratada sem licitação. A Intech pertence a um petista, José Antônio Galízio Neto. O petista doou R$ 150.000,00 [cento e cinquenta mil reais] para a campanha de Ideli Salvatti, candidata a governadora de Santa Catarina. Como Ideli perdeu, assumiu o ministério da Pesca. E continuou injetando dinheiro na empresa de Galízio. Galízio afirmou que fez a doação porque:

O partido era o partido do governo. A solicitação de doação veio pelo Ministério da Pesca, é óbvio. E eu não achei nada demais. Eu estava faturando R$ 23 milhões, 24 milhões, não havia nenhum tipo de irregularidade. E acho até hoje que, se precisasse fazer novamente, eu faria”, disse o ex-publicitário paulista.

Além de petralha, sem vergonha. E para mim este é o pior legado do petismo ao Brasil. Não é a corrupção, que por aqui já existe há muito tempo, mesmo antes de o PT existir. Mas a desfaçatez com que corrompem e são corrompidos, assumindo como natural o que deveria ser, ao menos, escondido. Um detalhe impressionante: das 28 lanchas contratadas, 22 ainda estão guardadas [todas pagas, já desde 2011] na Intech, porque o ministério da Pesca não tem onde recebê-las. Uma sugestão: entregue-as na esplanada dos ministérios, lá tem vários chafarizes e quem sabe estas lanchas patrulha não possam ser usadas para prender traficantes de crack, maconha e cocaína que enchem aqueles lugares durante o dia e à noite. Uma sugestão séria sobre o que fazer com as lanchas: entregue-es à Polícia Federal, para vigiar as fronteiras brasileiras com o Paraguay e a Bolívia, por onde entram estas mesmas drogas em profusão, sempre acompanhadas de armas.

Ah! Antes que passe em brancas nuvens: não seria bom alguém investigar onde estão as outras 6?

quinta-feira, 29 de março de 2012

IPB REAFIRMA NÃO ACEITAÇÃO DO MOVIMENTO IGREJA EM CÉLULAS

Sobre o movimento igreja em células:
Quanto ao documento 038.
Oriundo do(a): Sínodo Piratininga.
Ementa: Consultas sobre Igrejas em células.
Considerando:
1. Que o movimento das "igrejas em células" tem características próximas ao movimento G12, já rejeitado pela IPB conforme resoluções da CE-SC/IPB-2000 - Doc XCIX; CE-SC/IPB-2001 - Doc. XLI e SC-IPB-2002 Doc. CXXII;
2. Que a terminologia empregada pelo movimento de "igrejas em células" é semelhante ao do movimento G12, a saber, "ano de transição" e "celularização da igreja",
3. Que a prática do movimento difere da eclesiologia da IPB, por exemplo, nos seguintes pontos:
a) administração dos sacramentos ministrados nas células e não na igreja;
b) ênfase nos relacionamentos e não no ensino;
c) relaxamento da disciplina eclesiástica;
d) incentivo ao não funcionamento das Escolas Dominicais.
A CE-SC/IPB - 2012 RESOLVE:
1. Tomar conhecimento;
2. Informar que a igreja em células não é o mesmo que pequenos grupos, que permanecem jurisdicionados ao conselho da Igreja local, os quais tem importância na vida da igreja contribuindo para comunhão e instrução;
3. Reafirmar que as funções privativas do Conselho estão expostas no art. 83 da CI-IPB;
4. Responder ao Presbitério que o movimento diverge de nossa teologia bíblico-reformada e orientar as igrejas a não aderirem a este movimento em células ou a qualquer outro divergente de nosso sistema presbiteriano.

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO?

Para dar fruto abundante você precisa saber o que Deus quer que você faça.

quemevoce

Estudos bíblicos com ponto de partida no livro de Lida E. Knight, "Quem é você no corpo de Cristo”, disponível para compra em http://www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=8251.

ATÉ NO DICIONÁRIO ELES SÃO: PETRALHA

A melhor definição da prática petista que eu já encontrei. Parabéns ao jornalista Reinaldo Azevedo que criou o termo e ao professor Luiz Antônio Sacconi e seu Grande Dicionário Sacconi da Língua Portuguesa”(Editora Nova Geração). Perfeito!

sacconi-petralha

ESCOLHIDOS SEM MERECER PELO DEUS GRACIOSO I

DSC_0000274_thumb[12]26 Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; 27 pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; 28 e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; 29 a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.

I Co 1.26-29

O apostolo Paulo começa esta seção irmanando-se aos coríntios. Chama-os de irmãos. Coloca-se no mesmo patamar em que eles se encontram, como se dissesse: o que vou lhes falar a partir de agora não é um fato apenas entre vocês, nem apenas entre os gentios, mas é comum a todos os santos. Paulo está dizendo-lhes: eu também passei por esta experiência. E é justamente para a experiência de salvação dos coríntios que Paulo chama a atenção. Enquanto eles estavam enfatizando o conhecimento [gnose] que nenhum fruto produziu em Atenas, Paulo lembra-lhes do que eles viveram e como eles se converteram, por isso a expressão enfática: reparai, isto é, coloquem todos as suas capacidades intelectuais para analisar como foi que foram chamados. Mas, segundo Paulo, quem foram estes chamados de maneira tão eficaz e irresistível? Certamente não foram chamados para o que os homens do seu tempo amavam. Aliás, os homens naturais, judeus ou gregos, ou todos os homens indistintamente, rejeitavam a mensagem da cruz, aquele que é chamado, e só o que é chamado, a acolhe, seja judeu ou gentio. Paulo afirma que o que é importante não é o que eles eram, mas o fato de que foram chamados por Deus. Tudo o mais é irrelevante, sem importância. Eles sabem que na fraqueza de Cristo reside o poder para vencer o que nenhum homem jamais conseguiu: o poder para dominar e vencer o poder do pecado. Eles experimentam este poder, pois Cristo é o poder de Deus neles e para eles.

ELES NÃO ERAM CONTADOS ENTRE OS SÁBIOS

Entre os coríntios crentes certamente havia pessoas instruídas, entretanto, eles não eram considerados como os homens sábios de seu tempo. Se olhassem todo o cristianismo nascente, certamente poucos rivalizariam com o próprio Paulo em conhecimento. Entretanto, o que nós vemos é Paulo lembrar-lhes que não havia muitos filósofos entre eles. Não era nestes que o Senhor estava interessado. Não fazia parte do plano de Deus criar uma nova escola filosófica, nem homens confiantes na sua própria cultura [Rm 3.27: Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé]. A percepção de Paulo era de que os homens haviam rejeitado a sabedoria de Deus, e, autodeclarando-se sábios, tornaram-se loucos. Em lugar do criador resolveram adorar a criaturas ou, ainda, a si mesmos e seus ídolos ideológicos [Rm 1.22: Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos]. Era isso o que os coríntios estavam valorizando. E o que isso havia feito por eles antes do ingresso de Paulo entre eles? A resposta é nada. Então, o conhecimento que eles estavam valorizando agora também nada poderia fazer a favor deles, e, pior, estava agindo contra eles pois os levava a contendas sem fim. O evangelho foi aceito pelos simples não porque era ineficiente com os sábios, pelo contrário, porque foi oculto aos sábios e revelado aos pequeninos [Lc 10.21: Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado]. A palavra diz que assim foi porque foi do agrado de Deus, foi assim que Deus quis fazer porque ele não necessita em nada da sabedoria humana, tola e ineficaz. Deus usou para sua glória os que não tinham nada a oferecer, o que só enfatiza ainda mais a sua graça e poder.

ELES NÃO ERAM PODEROSOS

Embora houvesse convertidos na “casa de César” é certo que não havia muitos homens cristãos ocupando altos cargos neste tempo, especialmente porque os oficiais e governantes deveriam prestar o tão combatido culto ao imperador [I Jo 4:2: Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus]. Lembremos que mesmo um governador romano era inferior à autoridade de Jesus. Comparemos a autoridade de Jesus [Mt 28.18: Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra] com a autoridade derivada que Pôncio Pilatos possuía [Jo 19.10-11: Então, Pilatos o advertiu: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar e autoridade para te crucificar? Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem]. Qualquer cristão convertido deveria abandonar seus postos de poder, passando a ser considerados como se fossem a escória do mundo, peregrinos e forasteiros na terra. A valorização dos poderosos, e a divisão da Igreja em partidos, especialmente os “fortes”, pode indicar que alguns deles achavam que não haveria mal algum em curvar-se ante o culto imperial, permanecer no poder e ter condições de ajudar os cristãos - como se eles já não tivessem o auxilio necessário por intermédio do Espírito Santo. O poder que importava e que ainda importa para os cristãos é o poder que vem de Deus, o poder do Espírito. E é por isso que Paulo lembra aos coríntios que, quando entre eles [I Co 2.4-5: A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus]. Nenhum poderoso em Corinto podia chamar para si a autenticação de suas palavras e atos como possuindo autoridade vinda do próprio Deus. Paulo o fazia. E não podia ser questionado, nem por aqueles que estavam assumindo pertencerem a outros grupos.

ELES NÃO ERAM DE NOBRE NASCIMENTO

O cristianismo floresceu entre os homens comuns do séc. I. Libertos, senhores e escravos compunham um numeroso grupo social que não dispunha de privilégios - que, aliás, Paulo possuía [At 22:27-28: Quando o estavam amarrando com correias, disse Paulo ao centurião presente: Ser-vos-á, porventura, lícito açoitar um cidadão romano, sem estar condenado? Ouvindo isto, o centurião procurou o comandante e lhe disse: Que estás para fazer? Porque este homem é cidadão romano. Vindo o comandante, perguntou a Paulo: Dize-me: és tu romano? Ele disse: Sou. Respondeu-lhe o comandante: A mim me custou grande soma de dinheiro este título de cidadão. Disse Paulo: Pois eu o tenho por direito de nascimento] mas ao qual não dava qualquer valor [Fp 3.8: Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo]. Mas de que servia ter o título de cidadão romano e não ter o nome escrito no livro da vida. De que adiantava aos coríntios valorizarem os nobres romanos, que os prendiam e perseguiam, e ter a nobreza de serem declarados filhos de Deus? Na verdade a nobreza de nascimento se apresentava como um empecilho à fé, uma vez que os nobres, tanto gregos quanto romanos, se julgavam descendentes de deuses ou semideuses, ou de fundadores das cidades a quem chamavam “heróis”, e os adoravam como os modernos romanos adoram seus santos. Tinham seu próprio culto familiar, ao seu heroico antepassado. Deixar de cultuar o herói e o antepassado significa a abandonar a família, perder o direito familiar, deixar de ser cidadão e passar a ser considerado um estranho em sua própria casa. Como esperar que alguém assim abandonasse tudo por Cristo, um obscuro galileu morto na Palestina? Houve alguns, é verdade, mas foram poucos, e eram menos ainda nos dias do apóstolo Paulo.

ESCOLHIDOS SEM MERECER PELO DEUS GRACIOSO II

DSC_000027426 Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; 27 pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; 28 e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; 29 a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.

I Co 1.26-29

Após lembrar quem os coríntios não eram, isto é, nem sábios, nem poderosos nem nobres, e, mais especificamente, a quem Deus tinha preferido preterir, Paulo passa a mostrar-lhes quem eles realmente são. E o quadro não é nada animador se olharmos das perspectivas do mundo circundante porque o apóstolo lhes diz que, eles, os chamados, são loucos, fracos e insignificantes.

OS CRISTÃOS SÃO “AS COISAS LOUCAS DO MUNDO”

Os cristãos são colocados como uma coisa, um objeto de escárnio. Ninguém valoriza, ninguém dá atenção a um louco a menos que isto lhe seja uma ameaça. Mas, mais que isto, ninguém segue a quem considera não possuir nenhum tipo de saber. E é este tipo de loucura que o apostolo Paulo atribui aos cristãos. A expressão paulina refere-se à qualidade da loucura atribuída a eles, na aos próprios cristaos como pessoas. Eles não eram insensatos ou malucos. É o mesmo Paulo que afirmou expor sabedoria entre os experimentados [I Co 2.6: Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada] que envergonha os sábios da época. Os sábios consideravam loucura a mensagem do evangelho, mas a verdade que lhes envergonhava é que eles não tinham nada melhor a oferecer. Suas diferentes teorias eram apenas teorias, especulações vazias que não satisfaziam nem mesmo aos seus autores. Enquanto se digladiavam tentando oferecer ensinamentos vazios a preço de ouro, o cristianismo oferecia mensagem de salvação a preço de sangue - mas de graça aos que a recebessem. Isso lhes parecia loucura. Seu nada era caro, o tudo de Deus aos homens era sem custo algum para quem não merecia. Como aceitar? Como aceitar que escravos fossem maiores que seus senhores? Como aceitar que pecadores precederiam religiosos dedicados no reino porvir [Mt 21.31: Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus]? Para um escravo ser tratado como “coisa” não havia novidade, mas para os arrogantes coríntios era extremamente humilhante, e é justamente neste momento que Paulo mostra a imensidão da graça de Deus. Nenhum de nós escolheria alguém igual a si mesmo para salvar - mas Deus o fez. A maravilha está justamente em Deus dizer que nada somos - e nos escolher para si.

OS CRISTÃOS SÃO “OS FRACOS DO MUNDO”

Parece um paradoxo pensar que os cristãos, filhos do rei, herdeiros de todas as coisas, não possuíam poder algum. Não tinham direitos legais nas cidades, eram constantemente perseguidos e não tinham defensores. Seus bens eram espoliados - seus filhos escravizados, eles próprios lançados às masmorras e anfiteatros para jogos cruéis e servirem de pasto a leões e outros animais ferozes. Um cristão genuíno não tinha direito legal para buscar reparação nos tribunais, e, tampouco, deveriam fazê-lo porque, espiritualmente, isto significa prestar oferendas aos deuses greco-romanos. Os heróis gregos, como Hércules, Perseu, Teseu, Ulisses e outros eram idolatrados. Notemos que os cristãos eram realmente fracos no sentido. E foram escolhidos assim para serem transformados em vencedores, em heróis como mostrado na galeria da fé. Mas nenhum deles enfrentava dezenas de leões sem armas, e, ainda, cantando louvores. Nenhuma das mulheres dos poderosos podiam suportar sentar-se em uma chapa de ferro em brasa e ainda continuar anunciando Cristo como Senhor. Nenhum de seus senadores era capaz de caminhar para o cadafalso e, tendo a oportunidade de escapar, preferir a morte como uma maneira de anunciar a vitória sobre esta mesma morte. Um simples cristão era capaz de demonstrar maior força e coragem que todo senado romano. Deus os escolheu - eles tinham certeza da vitória, a morte não era temida porque já fora vencida, seu aguilhão não representava mais motivo algum de receio ou temor. Os fortes, tão admirados pelos coríntios, admiravam os mais fracos entre os cristãos porque, estes, na sua fraqueza, demonstravam força inigualável [II Co 12.10: Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte].

OS CRISTÃOS ERAM AS “COISAS” HUMILDES E DESPREZADAS, SEM VALOR

Homens sem sabedoria filosófica, sem poder político-econômico, e, agora, sem nobreza de nascimento. Eram, aos olhos dos romanos, piores que os libertos ou os livres que enchiam suas cidades. Eram piores que os imigrantes porque estes aceitavam de bom grado os costumes de sua época. Eram piores que os escravos, pois afirmavam terem apenas Cristo como seu Senhor. Para tornar as cosias ainda mais claras aos olhos dos pretensiosos e jactanciosos coríntios, Paulo lhes lembra que eles, em sua maioria, eram imigrantes - tidos como cidadãos de segunda categoria aos olhos dos dominadores romanos. Podiam trabalhar, ajuntar dinheiro e comprar propriedades. Com muito custo podiam comprar a cidadania romana [At 22.8-29: Respondeu-lhe o comandante: A mim me custou grande soma de dinheiro este título de cidadão. Disse Paulo: Pois eu o tenho por direito de nascimento. Imediatamente, se afastaram os que estavam para o inquirir com açoites. O próprio comandante sentiu-se receoso quando soube que Paulo era romano, porque o mandara amarrar]. A ideia de não serem de nobre nascimento estava associada a uma certa indignidade moral, uma inferioridade que não poderia ser retirada de maneira alguma. Sua cidadania seria sempre comprada, nunca natural. E eles eram, efetivamente, tratados como coisa sem valor. Um liberto que morre logo tem seu lugar tomado por outro. Um escravo já significava prejuízo. Por isso Paulo os adverte que eram tidos por desprezíveis, e, ainda, um termo ainda mais forte, sem valor algum. A jactância coríntia era reduzida a nada. E é justamente este o poder da mensagem da cruz: o que era nada, sem valor algum, desprezada e inútil, que é usado por Deus em uma atividade recriadora. Deus não precisava, necessariamente, usar nada do material existente nos chamados. Ele pôde recriá-los. E é com estas “coisas”, essas não pessoas, que nada eram que Deus torna sem valor algum, inútil e envergonhado, aquilo que tanto era valorizado pelos homens - e podemos afirmar que isto não mudou absolutamente nada. Era assim nos tempos de Paulo, continua assim nos nossos tempos. Os homens ainda correm atrás dos “sábios”, dos poderosos, das nobres castas de seu tempo. E para que? Para nada. Como sempre foi.

DEUS GLORIFICA O SEU NOME EM NÓS

Diferente do que se via entre os coríntios, e, que, certamente, não é nada diferente do que vemos ao nosso redor, não eram homens que deveriam ser glorificados. A existência da Igreja em Corinto, embora fruto do trabalho de Paulo como cooperador com o Senhor, devia-se exclusivamente à graça de Deus em Cristo Jesus [I Co 9.23: Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele]. Paulo é enfático ao escrever aos efésios [Ef 2.8: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus]. Não havia muita diferença na mentalidade reinante em Éfeso da que reinava em Corinto. Paulo conclui seu raciocínio nesta seção afirmando enfaticamente que, pelo fato de Deus ter, por sua livre vontade, escolhido os fracos, os humildes, os sem nobreza de nascimento, os desprezados e, virtualmente, os que nada eram, eles não teriam qualquer direito a vangloriar-se, pelo contrário, deveriam andar humildemente diante do Senhor seu Deus [Mq 6.8: Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus] e considerando o seu próximo como digno de igual ou maior honra. Ninguém pode jactar-se, nem diante dos irmãos [lembremos que a primeira palavra desta seção é, justamente, irmãos, quando Paulo os chama ao mesmo patamar de si mesmo e os convida a olharem quem são e como e porque foram chamados] e, principalmente, na presença de Deus, diante de quem a glória dos homens nada é.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Se atentarmos para o que somos, se olharmos ao nosso redor certamente vamos encontrar alguém que seja, em alguma coisa, mais habilitado, mais capacitado, mais dotado do que nós. Qualquer grandeza que tenhamos está alicerçada sobre algo e alguém que veio antes de nós. Qualquer riqueza amealhada está alicerçada sobre os ombros, mãos e suor de outros tantos. Mas, acima de tudo, a grandeza e honra entre os homens é insignificante diante de Deus [Sl 2.1: Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs?] e mesmo as mais poderosas nações [Is 40.17: Todas as nações são perante ele como coisa que não é nada; ele as considera menos do que nada, como um vácuo] e aos que não são diz afirma enfaticamente: sois menos do que nada [Is 41.24: Eis que sois menos do que nada, e menos do que nada é o que fazeis; abominação é quem vos escolhe]. Assim, aos olhos do Senhor era abominação escolher o nome de Paulo, de Pedro, de Apolo ou mesmo usar o nome de Cristo como pretexto para sua vangloria. É abominação aos olhos do Senhor achar que, porque conquistou algo, pode jactar-se de alguma coisa. Tolice é acreditar em frases estupidas e sem sentido como as que dizem que “Deus precisa de você”. Isto é bobagem. Nem mesmo a Igreja precisa de você. É você quem precisa de Cristo. É você quem precisa de Deus. É você quem precisa da Igreja como comunidade de fé, onde você possa crescer espiritualmente e exercitar seus talentos e dons. Irmãos, observai a vossa vocação. Lembrem-se do que eram quando foram chamados. Não retornem à jactância mundana, arrogante, pretensiosa e inútil. Humilhai-vos perante a poderosa mão de Deus e ele, em tempo oportuno, vos exaltará [I Pe 5.6: Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte].

PARA CONSTAR II: O QUE ELES ESTÃO IRRIGANDO COM SEU DINHEIRO

O mesmo Tribunal de Contas da União (TCU) que denunciou irregularidade na compra de lanchas pelo ministério da pesca também encontrou indícios de superfaturamento na obra da transposição do Rio São Francisco. Os valores acima do que deveria ser chegam ao absurdo montante de D$ 29.000.000,00 [vinte e nove milhões de dilmeses – se lembrarmos dos valores das lanchas do ministério que não pesca já temos D$ 60.000.000,00 saindo dos cofres públicos para todos sabemos onde]. Esta denúncia do TCU refere-se a apenas um lote, o de número 5, com 426km de extensão e que prevê a construção de 7 reservatórios em Jati, no Ceará. O TCU determinou que os preços sejam revistos – mas dificilmente isto vai acontecer, pois mesmo com estes preços vários trechos estão abandonados e se deteriorando. O TCU também criticou a demora na execução das obras, porque isto ocasiona prejuízos devido à deterioração do material, aumenta o custo da mão de obra – sem falar nos projetos que tem sido criticados por falhas graves – o que demanda novos estudos e, por sua vez, novos gastos.

PARA CONSTAR: O QUE ELES ESTÃO PESCANDO COM SEU DINHEIRO

O ministério da pesca [sempre petista, sempre catarinense – nada contra o estado, tudo contra o PT] comprou 28 lanchas patrulhas a um custo de D$ 31.100.000, [trinta e um milhões e cem mil dilmêses – ainda não é nova moeda do Brasil, mas é a moeda oficial dos corruptos]. Quem mandou comprar foi Altemir Gregolin, quem mandou pagar foi Ideli Salvatti, atual responsavel pela coordenação política do governo da vez. A compra deveria fazer parte de um certo programa de apoio e implantação de infraestrutura aquícola e pesqueira [nome bonito, mas que se refere a algo fantasioso e que não saiu do papel – mas o dinheiro vai saindo da conta]. O ministro do TCU Aroldo Cedraz afirma que o negócio foi feito sob direcionamento para que uma empresa catarinense [Intech Boating] ganhasse, pois o edital reproduz exatamente o mesmo conteúdo de panfletos da empresa. Outro indício de fraude está no fato de que o edital foi publicado apenas em jornal que só circula no Distrito Federal. Qual o estaleiro mais próximo? Talvez o gabinete catarinense com ligações com uma empresa catarinense – a única que se habilitou [porque já habilitada sob direcionamento]. Conta a ser paga: D$ 31.100.000,00. Quem paga?

segunda-feira, 26 de março de 2012

CAIO E HEZROM BEM ACOMPANHADO

DSC_0000373

Parece que os caminhos do coração da Maressa estão se decidindo. O palco foi a casa do pb. Wagner, D. Aldair, Nayra e Wanderson Cruzeiro.

Ao ver o Hezrom vestido com o manto sagrado [olhe o olhar de alegria da Duce ao fundo] ela, na primeira oportunidade, pegou o manto e trouxe para ser, também, coberta [porque manto não se veste, se cobre].

O Caio está bem acompanhado. Nasce mais uma flamenguista. Seja bem vinda à nação, Maressa.

DSC_0000377

FEITOS DA PRINCESA

DSC_0000290 No início deste mês precisamos ir a Goiânia, levar um membro da igreja que estava enfermo para ser internado [pb. Wagner] e levamos também a princesa para fazer alguns exames, e os resultados foram, a um tempo, animadores e preocupantes.

Animadores porque alguns exames feitos em Gurupi deram alterações que poderiam exigir intervenção médica imediata, mas tal não se confirmou.

Entretanto, os “sopros” que ela tem no coração desde o nascimento não fecharam, e só um tratamento mais intenso [feito no Brasil apenas no Dante Pazanese] ou uma cirurgia podem resolver o problema agora.

O detalhe é que ela não apresenta qualquer sintoma de fadiga, tendo tido excelente desempenho no teste ergométrico.

Aproveitamos a oportunidade para dar um passeio “pai-filha”, com momentos de descontração.

Para informe, o pb. Wagner já está em casa novamente, e gozando de boa saúde.

Assim que chegamos, ela dirigiu um culto de oração na II IP em Gurupi, para alegria do pai coruja.

DSC_0000315

Concluindo os feitos da princesa, iniciou suas atividades de natação no SESI – Gurupi [de touca preta]. Nadando com desenvoltura, fazendo exercícios necessários para aumento de sua capacidade cardiorrespiratória.

DSC_0000327

PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS

Este é Fernando Pimentel. Ele é ministro do governo petista. Amigo pessoal de Dilma Roussef. Está no governo na chamada quota pessoal da presidanta [vou tratá-la por presidente quando ela parar de destratar a língua portuguesa].

E porque escrevo sobre ele agora? Porque a Comissão de Ética Pública da Presidência da República [deveria chamar-se Comissão de Ética Pública da República para não subordinar-se diretamente ao presidente da vez] deu-lhe dez dias para explicar porque recebeu a módica quantia de R$ 2.000.000,00 [dois milhões de reais] para dar palestras na FIEMG, que na época era comandada pelo seu correligionário Robson Andrade, hoje alçado ao posto de presidente da Confederação Nacional da Indústria.

Antes que algum apressadinho questione: “Se pagaram a ele dois pau, então ele deve ser muito bom no que faz”. O problema é que Pimentel nunca deu palestra alguma – mas embolsou a bolada assim mesmo. Até aí tudo normal no mundo da política-economia, não fosse um detalhe: Pimentel é ministro do governo da sua amiga que sequer cogita tirá-lo da pasta.

A presidanta não se importa com o fato de seu amigo pessoal está enrolado, pois, segundo ela, o episódio aconteceu antes de Pimentel ser nomeado ministro. Na sua lógica bem esquerdista [a lei não precisa ser seguida para atingir os inimigos, a lei não deve ser seguida para proteger meus amigos], se não era ministro dela, o que ele fez é ou deixou de fazer, no caso, deixou de fazer, não é, também, problema dela. Com a palavra, a Comissão de Ética, porque o congresso não passa de um bando de alugados, em sua maioria. E os que não são alugados estão se mostrando, a cada dia, mais fracos e covardes, ou omissos.

sábado, 17 de março de 2012

IGREJA UNIVERSAL: FRANQUIA DO INFERNO

Até recentemente havia uma regra não escrita na Igreja Universal: o bispo Edir Macedo só deixava que um novo templo fosse aberto se tivesse certeza de que poderia arrecadar ali um mínimo de 150 000 reais por mês. Menos do que isso, não valia a pena. A concorrência nos calcanhares, sobretudo da Igreja Mundial do Poder de Deus, de Valdemiro Santiago, obrigou a Universal adotar uma nova estratégia de franquia. Agora, basta o candidato provar que o templo faturará 50 000 reais por mês, no mínimo, e tem a autorização para que abra as portas.

REFRIGERANTE DIET PODE CAUSAR ATAQUES CARDÍACOS

Quem bebe refrigerante diet diariamente é 43% mais propenso a ter ataques cardíacos, doença vascular ou acidentes vasculares cerebrais do que aqueles que não bebem. É o que afirmam os pesquisadores da Escola de Medicina Miller, da Universidade de Miami, e do Centro Médico da Universidade de Columbia, ambas dos Estados Unidos. Os refrigerantes diets são vendidos como uma opção mais saudável com relação às versões normais, sendo uma alternativa com menos calorias. Mas uma pesquisa realizada com 2,5 mil estudantes durante 10 anos revelou que o consumo diário da bebida apresenta um possível risco à saúde do coração. De acordo com a versão online do jornal britânico Daily Mail, as análises feitas pelos pesquisadores revelam também que o refrigerante tem uma quantidade substancial de adoçantes artificiais, que podem causar doença de fígado semelhante à causada pelo alcoolismo crônico. Apesar dessas informações, não ficou claro quais são os mecanismos pelos quais os refrigerantes podem afetar o coração. Outros estudos já apontam o refrigerante diet como vilão por conter Aspartame, associado a outros problemas de saúde, como o câncer.

REFRIGERANTES DIET AJUDAM A ENGORDAR

Quando queremos emagrecer, uma das primeiras coisas que fazemos é substituir o refrigerante normal pelo light (zero, diet ou light). As fabricantes afirmam que esse tipo de bebida possui menos calorias, o que seria essencial para quem quer ingerir menos gordura ou açúcar. De fato, elas realmente apresentam essa queda nos nutrientes, mas segundo os cientistas da Universidade de Purdue (Indiana, Estados Unidos), isso está bem longe de fazer com que as pessoas emagreçam. Em testes realizados com ratos de laboratório, eles perceberam que os refrigerantes light podem ser um verdadeiro tiro pela culatra. Isso acontece porque nosso organismo é enganado pelas bebidas. Os refrigerantes de baixa caloria utilizam aromatizantes, adoçantes e outras substâncias para imitar o sabor do açúcar das bebidas comuns. Fazendo isso, nosso cérebro recebe instruções dizendo que estamos realmente ingerindo açúcar, quando na verdade não estamos. Logo, o organismo passa a sentir falta dos nutrientes e exige mais ingestão. Ou seja, sentimos fome e somos obrigados a nos alimentar mais do que o normal. Com isso, as calorias que não foram ingeridas com os refrigerantes acabam sendo consumidas por outros alimentos. Em resumo: bebidas light engordam.

SE ESTIVER ERRADO, ME CORRIJA: 5 MOTIVOS PARA DEIXAR O REFRIGERANTE NO SUPERMERCADO

O refrigerante pode ser tão viciante para algumas pessoas, que até mesmo o simples som da latinha sendo aberta já é o suficiente para que a boca se encha de água. Mas infelizmente o que a bebida faz no seu organismo não é nada parecido com o sabor apresentado. Confira agora quais são as principais razões para que você deva parar de tomar – ou pelo menos diminuir o consumo – de refrigerantes. Acredite: sua saúde agradece.

1. Quanto açúcar, quanta gordura

O que mais existe em um copo de refrigerante é açúcar. O maior problema disso é que esse tipo de substância faz com o que corpo entenda que está sendo nutrido (o que não acontece de verdade) e libere enzimas que podem catalisar a energia proveniente do “alimento”. Como não há nada de nutritivo, o açúcar é armazenado como gordura e o organismo ainda perde vitaminas e minerais.

2. Diet é uma mentira

Você pode até acreditar que os refrigerantes dietéticos foram feitos para quem quer emagrecer, mas a ciência diz que o que acontece é exatamente o oposto. Os refrigerantes “Zero” e Light possuem substâncias que imitam o açúcar, fazendo com que o organismo compreenda que a glicose está sendo absorvida. O problema é que, como isso não acontece realmente, o corpo humano faz com que o consumo de açúcar seja compensado em seguida, o que pode causar uma ingestão exagerada de açúcar, uma vez que a necessidade precisa ser suprida rapidamente.

3. A toxicidade das latinhas

Latinhas de refrigerante não são completamente isoladas do líquido. Por serem revestidas com uma resina chamada bisfenol (a mesma substância que contaminou boa parte do dinheiro brasileiro e está proibida em garrafas plásticas e mamadeiras), as peças metálicas podem aplicar um efeito diretamente em disfunções hormonais que influenciam desde a obesidade até a ocorrência de câncer.

4. Cafeína demais, pressão demais

Você sabe quais são os tipos de refrigerantes mais consumidos no Brasil? São os que possuem base em cola ou guaraná. Isso significa que o consumo de cafeína (algo em que ambos são muito ricos) é enorme por todos aqueles que bebem refrigerantes. Pela substância ser responsável por dilatações dos vasos sanguíneos, excitação e liberação de adrenalina, o aumento da pressão arterial está intrinsicamente ligado ao consumo de refrigerantes.

5. Muita química para o corpo humano

O que existe de natural nos refrigerantes é uma parte ínfima em comparação com as quantidades de xarope, aromatizantes, acidulantes, açúcares, corantes e adoçantes existentes nos líquidos. Em suma, eles são compostos por muita química – que pode ser utilizada até mesmo para dissolver um rato e ossos –, o que pode causar vários danos à saúde.

sexta-feira, 16 de março de 2012

É PROIBIDO SER ANTI-ISLÂMICO, MAS É UM BARATO SER ANTI-CRISTÃO DE QUALQUER NATUREZA

O cristianismo É A RELIGIÃO MAIS PERSEGUIDA De MUNDO, atualmente, e o islamismo A MAIS PROTEGIDA, mesmo em países cristãos. Eis uma prova. Dê uma olhada aqui. No Brasil não é diferente. Mudam os métodos, o grau de violência mas a verdade é a mesma.

CRISTÃOS PERSEGUIDOS

Por Reinaldo Azevedo, na Veja On Line:

A imprensa ocidental corre o risco de morrer de inanição moral — já que não morrerá de vergonha. A prisão do ator George Clooney (já está solto), que fazia um protesto em frente à embaixada do Sudão, em Washington, chama a atenção para a dramática situação daquele país, sim, e isso não deixa de ser positivo. Mas só uma parte da história está sendo contada sobre o país — e o principal está sendo omitido. Quem pratica os assassinatos em massa no país são milícias islâmicas a serviço do ditador Omar al-Bashir. E os mortos, atenção!, são cristãos! Na edição de 13 de fevereiro, a Newsweek trouxe uma reportagem da somali Ayann Hirsl Ali, que teve de fugir do seu país, intitulada “O crescimento da cristofobia”. O texto (íntegra aqui) evidencia as perseguições que sofrem os cristãos no mundo inteiro. Há um trecho dedicado ao Sudão: “O governo autoritário, sunita, do Norte do país há décadas persegue cristãos e minorias animistas do Sul. O que é habitualmente descrito como uma guerra civil é, na prática, perseguição promovida pelo governo sudanês às minorais religiosas. Essa perseguição culminou com o infame genocídio de Darfur, que começou em 2003. Ainda que o presidente Omar al-Bahsir tenha sido indiciado pelo Tribunal Penal Internacional de Haia, que tem contra ele três acusações de genocídio — e apesar da euforia com a semi-independência que ele garantiu em julho do ano passado ao Sudão do Sul —, a violência continua. No [estado] de Kordofan do Sul, cristãos ainda são alvos de bombardeios aéreos, assassinatos seletivos, sequestros de crianças e outras atrocidades. Relatórios da ONU indicam que entre 53 mil e 75 mil civis inocentes foram expulsos de seus lares; casas e edifícios foram incendiados”. Ainda voltarei a esse tema. Cristãos morrem como moscas hoje em dia em vários cantos do planeta.  Os mortos de Darfur passam de 400 mil — eu escrevi 400 mil!!! Estima-se que possam morrer outras 250 mil. Atenção! É por perseguição religiosa! Não é só ali, não! O glorificado Egito da “revolução democrática” assiste a massacres frequentes de cristãos. É justa toda a indignação que há no mundo com a situação na Síria. Mas cabe uma pergunta: por que tão poucos se importam com os cristãos do Sudão? A tese de Ayann Hirsl Ali faz sentido: o nome disso é “cristofobia”! O massacre de cristãos no Sudão passa pelos filtros do lobby islâmico no Ocidente — que sequestra a má consciência de intelectuais de esquerda, da academia e da imprensa. Chamar a coisa pelo nome que ela tem pode ser classificado de “islamofobia”. O resultado, então, é uma inversão moral fabulosa: os cristãos, hoje perseguidos mundo afora por milícias islâmicas, desaparecem do noticiário porque, afinal, o islamismo tem de aparecer na imprensa sempre como vítima da discriminação do Ocidente. A cobertura dispensada à prisão de George Clooney mundo afora oscilou entre a fofoca de celebridades e a mais vergonhosa omissão. Obra da cristofobia.

segunda-feira, 12 de março de 2012

ANIVERSÁRIO DA II IGREJA PRESBITERIANA DE GURUPI–18 ANOS

A II Igreja Presbiteriana em Gurupi comemora 18 anos de sua organização eclesiástica, ocorrida dia 06 de março de 1994. Louvamos a Deus por todos estes anos de vitória e convidamos você para se fazer presente nesta festa. Para aumentar nossa alegria contaremos com as presenças do Rev. Carlos Henrique Queiroz Ulhoa, caríssimo colega de ministério e de seminário JMC, atualmente pastoreando a Igreja Presbiteriana Canaã, na cidade satélite de Samambaia, Distrito Federal. O Rev. Carlos falará para casais na sexta-feira, às 19.30h, ministrará no sábado à noite, domingo pela manhã e à noite. Também estará conosco o seminarista Manoel Pereira de Andrade, minha ovelha e presbítero em Pacajá, missionário em Jacundá e tutelado no Seminário Presbiteriano de Brasília, que falará para jovens e adolescentes sobre evangelismo na sexta à noite, nas dependências da I IP de Gurupi.

conviteipg2

Venha adorar a Deus conosco nestes dias de gratidão a Deus. Se vier de outra cidade, nos informe com antecedência para que seja providenciado alojamento nas dependências da igreja. Entre em contato pelos telefones 63 8483 8182; 9994 5665 ou 8109 5665. Você pode também usar o e-mail, marthon@gmail.com. Sê bem vindo, e que Deus te abençoe.

quarta-feira, 7 de março de 2012

MENSAGEM COMPLETA: SALVOS PELA LOUCURA DA PREGAÇÃO – PODER E SABEDORIA SÓ O DE DEUS

Marthon (4)_thumb_thumb_thumb25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

I Co 1.25

 

Os coríntios tinham enorme apreço pelos filósofos - e, para humilhar as pretensões dos grupos coríntios Paulo faz uso de dois contrastes, num típico estilo judeu de ensinar chamado paralelismo para mostrar a maneira de Deus agir e a de todos os homens, em todos os tempos. A ênfase de Paulo, todo o tempo, é que a mensagem da cruz de Cristo deve ser pregada, anunciada insistentemente por todos os cristãos, cabendo-lhes aguardar o resultado da mensagem, que é de Deus - e é ele quem faz produzir os resultados para os quais ela foi designada [Is 55.11: ...assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei], mediante a colaboração dos homens [II Co 6.1: E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus] mas eficácia do poder do Espírito [Zc 4.6: Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos]. Paulo contrasta Deus e os homens. O conhecimento de Deus e o que os homens conseguem adquirir. E, principalmente, o resultado da sabedoria de cada um.


A MENSAGEM DA CRUZ E VISTA COMO LOUCURA PELOS HOMENS

Literalmente, o que Paulo está afirmando é que a mensagem da cruz é o que não é reconhecido como sábio, o que não é inteligente ou coerente. E, de fato, anunciar um salvador que é incapaz de salvar a si mesmo não parece algo coerente [Lc 23.39: Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também]. Como acreditar num Senhor dos exércitos que contava com apenas 12 seguidores - e, ainda assim, traído por um deles? Como acreditar num rei dos reis e Senhor dos senhores se o único trono que experimentou em sua vida foi uma cruz, e a coroa que usou foi apenas de espinhos? Tudo isto era visto como loucura. Mas Deus não pretendeu salvar pecadores através de ensinamentos morais [coisas que os homens conseguem produzir], nem leis [que também podem ser produto da mente humana] ou acúmulo de conhecimentos de qualquer espécie - lembremos a frustração do sábio com os livros [Ec 12.12: Demais, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne]. Deus intentou salvar os homens por um método que nenhum homem seria capaz de imaginar, de uma maneira que nem a mais fértil das mentes humanas conseguiria criar: a cruz. Dolorida, maldita, sofrida. A cruz, instrumento de tortura, vergonha e morte. A cruz, com sua inscrição profética anunciando o rei dos judeus. A cruz, trono de morte para o Senhor da vida. Como os homens, sábios, estudiosos, inquiridores, escribas preocupados com as letras, estudo e conhecimento, poderiam imaginar algo tão estúpido quanto um salvador numa cruz? Um vencedor na morte? Um rei sem trono? Um mestre que não tinha interesse algum em cativar seus ouvintes [Jo 6.60: Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?] nem fama alguma [Mc 9.9: Ao descerem do monte, ordenou-lhes Jesus que não divulgassem as coisas que tinham visto, até o dia em que o Filho do Homem ressuscitasse dentre os mortos]. Para os homens o método de Deus era loucura - mas, meus irmãos, era a loucura daquele cujos pensamentos são maiores que os pensamentos dos homens [Is 55.8-9: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos]. É melhor andar nos caminhos de Deus, eles são melhores. Podemos não conhecer os planos de Deus, mas ele conhece os nosso caminhos, e sabe para onde está nos conduzindo. Mesmo que para isso nos convide através de uma mensagem que consideremos loucura.

A SABEDORIA DOS HOMENS É INFERIOR À LOUCURA DE DEUS

Esta frase deveria ser reescrita para “A sabedoria dos homens é inútil e inferior ao que eles consideram ser uma loucura de Deus”. Se a mensagem da cruz é loucura, então, porque anuncia-la? Porque deve ser esta, e não outra, a mensagem a ser proclamada e crida? Se os homens, em sua sabedoria, foram incapazes de encontrar um método de salvarem-se [Rm 1.22-23: Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis], então eles devem ser humilhados em sua real loucura. Se fossem sábios se salvariam. Mas não o fazem, pelo contrário, se tornam ainda mais perdidos e, seguindo as sujidades de seus próprios corações, afundam-se cada vez mais em sua própria imundícia. E, ainda, se porventura conseguissem salvar-se, isso os levaria a um outro pecado, a jactância que podia ser encontrada entre os coríntios [I Co 5.6: Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?] e não tinha qualquer valor diante de Deus [Rm 3.27: Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé] pois como poderia um morto jactar-se sobre quem lhe dá vida [Cl 2.13: E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos], ou um perdido diante de quem o achou [Lc 19.10: Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido], o doente diante do médico que o cura [Lc 5.31: Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes]? Mas é do jeito de Deus que os ímpios são transformados em santos, que os filhos são tornados em filhos do seu amor. Isso humilha o homem que se vê obrigado a olhar para si mesmo e dizer: eu não sou nada. Eu sou incapaz e inútil. E ao mesmo tempo ficar extasiado com a sabedoria de Deus [Rm 11.33: Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!]. Isso glorifica a Deus - e este é o alvo da criação: glorificar ao Senhor, seu Deus, seu salvador, o Deus forte [Is 10.21: Os restantes se converterão ao Deus forte, sim, os restantes de Jacó].

A MENSAGEM DA CRUZ É VISTA COMO FRAQUEZA PELOS HOMENS

Em seu argumento paralelista Paulo volta a focar o modo como os homens estavam vendo a maneira de Deus salvar os pecadores: a morte de Cristo na cruz, mensagem que deveria ser pregada em todo o tempo a todos os homens [Cl 1.28: ...o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo]. Esta mensagem é rejeitada pelos homens, estava sendo menosprezada pelos coríntios e vista como fraqueza de Deus. O mundo greco-romano estava acostumado a admirar os grandes heróis mitológicos: Hércules, Perseu, Ulisses, Rômulo e Remo [míticos fundadores de Roma] com suas guerras e vitórias sobre todo tipo de inimigos. Admiravam os generais que faziam questão de alimentar esta androlatria com as marchas militares quando conseguiam grandes vitórias e traziam escravos, despojos e riquezas das cidades conquistadas. Admiravam os imperadores, que exigiam serem chamados de augustus, mais tarde incorporados aos nomes de alguns deles, que exigiam adoração e cultos públicos. Mas os cristãos adoravam, serviam e amavam, aos olhos dos gentios, um vencido, um derrotado, um fraco que nem sequer reagiu quando foi preso, não se defendeu quando acusado injustamente [Is 53.7: Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca]. Jesus diz a Herodes que poderia chamar em seu auxílio milhares de anjos [Mt 26.53: Acaso, pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?], mas não o faz. Porque o caminho da vitória estava na cruz, pois só de lá, do alto da cruz, ele poderia olhar para o penoso fruto do seu trabalho [Is 53.11: Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si] e, então, a Igreja do Senhor pode cantar a vitória sobre a morte, livre dos seus aguilhões [I Co 15.55: Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?]. A vitória que os homens são incapazes de alcançar com seus todos os seus poderosos exércitos é alcançada, sem arma alguma, por um Cristo traído na mais absoluta humildade na sua primeira vinda.

A FORÇA DOS HOMENS É MENOR QUE O PODER DE DEUS

Paulo estabeleceu um parâmetro para os cristãos coríntios pensarem: o que os poderosos deste século consideram loucura é a verdadeira sabedoria, e o que eles consideram sabedoria é, na verdade, uma tolice, algo totalmente inútil. A seguir, ele estabeleceu um novo desafio para eles refletirem. Entre os romanos, especialmente, havia a filosofia de que, se a diplomacia não funcionava, usava-se a força. Se não era pelo conhecimento [gnose], então, que fosse pelo esforço. Isto dá origem a todo tipo de distorção religiosa, como ativismo, legalismo, regras e valorização de feitos, chamados por Paulo em outras ocasiões de “boas obras”. Mas não são elas que conduzem à salvação, segundo Paulo. Não é o esforço que salva. O salvo se esforça [Ef 2.10: Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas] para agradar seu salvador. Não havia e continua não havendo no mundo força para levar o homem até Deus. Somente o poder de Deus pode fazer isso, e é exatamente este o ápice do pensamento de Paulo, mencionado nos versos anteriores: I Co 1.23-24: mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus]. Um dia um gnóstico moderno disse-me que a sua grande esperança e ser um com o divino. Perguntei-lhe o que isto significava e, após muitas explicações, a conclusão é que ele desejava ser o não ser, inexistir, numa variação do budismo e do fim lógico do espiritismo. Mas a mensagem da cruz era e é poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. Os reis conquistam cidades, reinos e impérios. Depois de algum tempo só sobram escombros cujos resquícios fazem a alegria caçadores de tesouros, arqueólogos e salteadores. Mas o verdadeiro tesouro é Cristo [Cl 1.27: ...aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória]. É ele o poder, a fonte, aquele que dá o poder para a Igreja testemunhar [At 1.8: ...mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra]. A ânsia dos homens por serem poderosos - e as divisões existentes em Corinto eram tentativas de exercer poder sobre os demais, como entre os gentios. Mas o que importa é o poder de Cristo. O poder dos homens logo se esvai - mas o poder de Cristo é de eficácia eterna - produz salvação, transformação interior [I Co 6.11: Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus] e exterior [Ef 4.28: Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado] que se expressa de maneira prática e imediata [At 19.19: Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinquenta mil denários].

E A IGREJA DO SÉCULO XXI, O QUE TEM COM ISSO?

Sabedoria, conhecimento, poder, títulos ainda continuam sendo alvo dos cristãos. O coração dos homens não sofreu alteração nestes milênios. Desde que o homem desejou ser como Deus, numa ânsia de poder, e até os dias de hoje, o coração do homem continua o mesmo. E é exatamente por isso que temos que ser lembrados que não é por sabedoria segundo o homem, loucura do coração do homem que o homem obterá o que mais necessita, ainda que não saiba nem busque: a salvação de sua alma. Não é por força do homem, por seus esforços [Lc 16.16: A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele], que homem algum conseguiu entrar no reino dos céus - mas pela justiça que há na fé [Hb 11.7: Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé]. É pelo poder e sabedoria de Deus, pela sua ação em nós que recebemos a dádiva da salvação, a bênção da comunhão e do conhecimento de Deus. Isto nos humilha, mas ao mesmo tempo é nossa fonte de alegria [Rm 7.25-8.1: Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado. Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus]

SALVOS PELA LOUCURA DA SALVAÇÃO - A MENSAGEM DA CRUZ E VISTA COMO LOUCURA PELOS HOMENS

Marthon (4)_thumb_thumb

25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

I Co 1.25

INTRODUÇÃO

Os coríntios tinham enorme apreço pelos filósofos - e, para humilhar as pretensões dos grupos coríntios Paulo faz uso de dois contrastes, num típico estilo judeu de ensinar chamado paralelismo para mostrar a maneira de Deus agir e a de todos os homens, em todos os tempos. A ênfase de Paulo, todo o tempo, é que a mensagem da cruz de Cristo deve ser pregada, anunciada insistentemente por todos os cristãos, cabendo-lhes aguardar o resultado da mensagem, que é de Deus - e é ele quem faz produzir os resultados para os quais ela foi designada [Is 55.11: ...assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei], mediante a colaboração dos homens [II Co 6.1: E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus] mas eficácia do poder do Espírito [Zc 4.6: Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos]. Paulo contrasta Deus e os homens. O conhecimento de Deus e o que os homens conseguem adquirir. E, principalmente, o resultado da sabedoria de cada um.


A MENSAGEM DA CRUZ E VISTA COMO LOUCURA PELOS HOMENS

Literalmente, o que Paulo está afirmando é que a mensagem da cruz é o que não é reconhecido como sábio, o que não é inteligente ou coerente. E, de fato, anunciar um salvador que é incapaz de salvar a si mesmo não parece algo coerente [Lc 23.39: Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também]. Como acreditar num Senhor dos exércitos que contava com apenas 12 seguidores - e, ainda assim, traído por um deles? Como acreditar num rei dos reis e Senhor dos senhores se o único trono que experimentou em sua vida foi uma cruz, e a coroa que usou foi apenas de espinhos? Tudo isto era visto como loucura. Mas Deus não pretendeu salvar pecadores através de ensinamentos morais [coisas que os homens conseguem produzir], nem leis [que também podem ser produto da mente humana] ou acúmulo de conhecimentos de qualquer espécie - lembremos a frustração do sábio com os livros [Ec 12.12: Demais, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne].

Deus intentou salvar os homens por um método que nenhum homem seria capaz de imaginar, de uma maneira que nem a mais fértil das mentes humanas conseguiria criar: a cruz. Dolorida, maldita, sofrida. A cruz, instrumento de tortura, vergonha e morte. A cruz, com sua inscrição profética anunciando o rei dos judeus. A cruz, trono de morte para o Senhor da vida. Como os homens, sábios, estudiosos, inquiridores, escribas preocupados com as letras, estudo e conhecimento, poderiam imaginar algo tão estúpido quanto um salvador numa cruz? Um vencedor na morte? Um rei sem trono? Um mestre que não tinha interesse algum em cativar seus ouvintes [Jo 6.60: Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?] nem fama alguma [Mc 9.9: Ao descerem do monte, ordenou-lhes Jesus que não divulgassem as coisas que tinham visto, até o dia em que o Filho do Homem ressuscitasse dentre os mortos].

Para os homens o método de Deus era loucura - mas, meus irmãos, era a loucura daquele cujos pensamentos são maiores que os pensamentos dos homens [Is 55.8-9: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos]. É melhor andar nos caminhos de Deus, eles são melhores. Podemos não conhecer os planos de Deus, mas ele conhece os nosso caminhos, e sabe para onde está nos conduzindo. Mesmo que para isso nos convide através de uma mensagem que consideremos loucura.

SALVOS PELA LOUCURA DA PREGAÇÃO - A SABEDORIA DOS HOMENS É INFERIOR À LOUCURA DE DEUS

Marthon (4)_thumb Esta frase deveria ser reescrita para “A sabedoria dos homens é inútil e inferior ao que eles consideram ser uma loucura de Deus”. Se a mensagem da cruz é loucura, então, porque anuncia-la? Porque deve ser esta, e não outra, a mensagem a ser proclamada e crida? Se os homens, em sua sabedoria, foram incapazes de encontrar um método de salvarem-se [Rm 1.22-23: Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis], então eles devem ser humilhados em sua real loucura. Se fossem sábios se salvariam. Mas não o fazem, pelo contrário, se tornam ainda mais perdidos e, seguindo as sujidades de seus próprios corações, afundam-se cada vez mais em sua própria imundícia.

E, ainda, se porventura conseguissem salvar-se, isso os levaria a um outro pecado, a jactância que podia ser encontrada entre os coríntios [I Co 5.6: Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?] e não tinha qualquer valor diante de Deus [Rm 3.27: Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé] pois como poderia um morto jactar-se sobre quem lhe dá vida [Cl 2.13: E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos], ou um perdido diante de quem o achou [Lc 19.10: Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido], o doente diante do médico que o cura [Lc 5.31: Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes]?

Mas é do jeito de Deus que os ímpios são transformados em santos, que os filhos são tornados em filhos do seu amor. Isso humilha o homem que se vê obrigado a olhar para si mesmo e dizer: eu não sou nada. Eu sou incapaz e inútil. E ao mesmo tempo ficar extasiado com a sabedoria de Deus [Rm 11.33: Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!]. Isso glorifica a Deus - e este é o alvo da criação: glorificar ao Senhor, seu Deus, seu salvador, o Deus forte [Is 10.21: Os restantes se converterão ao Deus forte, sim, os restantes de Jacó].

SALVOS PELA LOUCURA DA PREGAÇÃO - A MENSAGEM DA CRUZ É VISTA COMO FRAQUEZA PELOS HOMENS

Marthon (4)Em seu argumento paralelista Paulo volta a focar o modo como os homens estavam vendo a maneira de Deus salvar os pecadores: a morte de Cristo na cruz, mensagem que deveria ser pregada em todo o tempo a todos os homens [Cl 1.28: ...o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo]. Esta mensagem é rejeitada pelos homens, estava sendo menosprezada pelos coríntios e vista como fraqueza de Deus.

O mundo greco-romano estava acostumado a admirar os grandes heróis mitológicos: Hércules, Perseu, Ulisses, Rômulo e Remo [míticos fundadores de Roma] com suas guerras e vitórias sobre todo tipo de inimigos. Admiravam os generais que faziam questão de alimentar esta androlatria com as marchas militares quando conseguiam grandes vitórias e traziam escravos, despojos e riquezas das cidades conquistadas. Admiravam os imperadores, que exigiam serem chamados de augustus, mais tarde incorporados aos nomes de alguns deles, que exigiam adoração e cultos públicos.

Mas os cristãos adoravam, serviam e amavam, aos olhos dos gentios, um vencido, um derrotado, um fraco que nem sequer reagiu quando foi preso, não se defendeu quando acusado injustamente [Is 53.7: Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca]. Jesus diz a Herodes que poderia chamar em seu auxílio milhares de anjos [Mt 26.53: Acaso, pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?], mas não o faz. Porque o caminho da vitória estava na cruz, pois só de lá, do alto da cruz, ele poderia olhar para o penoso fruto do seu trabalho [Is 53.11: Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si] e, então, a Igreja do Senhor pode cantar a vitória sobre a morte, livre dos seus aguilhões [I Co 15.55: Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?]. A vitória que os homens são incapazes de alcançar com seus todos os seus poderosos exércitos é alcançada, sem arma alguma, por um Cristo traído na mais absoluta humildade na sua primeira vinda.

SALVOS PELA LOUCURA DA PREGAÇÃO - A FORÇA DOS HOMENS É MENOR QUE O PODER DE DEUS

Marthon (4)Paulo estabeleceu um parâmetro para os cristãos coríntios pensarem: o que os poderosos deste século consideram loucura é a verdadeira sabedoria, e o que eles consideram sabedoria é, na verdade, uma tolice, algo totalmente inútil. A seguir, ele estabeleceu um novo desafio para eles refletirem. Entre os romanos, especialmente, havia a filosofia de que, se a diplomacia não funcionava, usava-se a força. Se não era pelo conhecimento [gnose], então, que fosse pelo esforço. Isto dá origem a todo tipo de distorção religiosa, como ativismo, legalismo, regras e valorização de feitos, chamados por Paulo em outras ocasiões de “boas obras”. Mas não são elas que conduzem à salvação, segundo Paulo. Não é o esforço que salva. O salvo se esforça [Ef 2.10: Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas] para agradar seu salvador. Não havia e continua não havendo no mundo força para levar o homem até Deus.

Somente o poder de Deus pode fazer isso, e é exatamente este o ápice do pensamento de Paulo, mencionado nos versos anteriores: I Co 1.23-24: mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus]. Um dia um gnóstico moderno disse-me que a sua grande esperança e ser um com o divino. Perguntei-lhe o que isto significava e, após muitas explicações, a conclusão é que ele desejava ser o não ser, inexistir, numa variação do budismo e do fim lógico do espiritismo. Mas a mensagem da cruz era e é poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. Os reis conquistam cidades, reinos e impérios. Depois de algum tempo só sobram escombros cujos resquícios fazem a alegria caçadores de tesouros, arqueólogos e salteadores. Mas o verdadeiro tesouro é Cristo [Cl 1.27: ...aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória].

É ele o poder, a fonte, aquele que dá o poder para a Igreja testemunhar [At 1.8: ...mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra]. A ânsia dos homens por serem poderosos - e as divisões existentes em Corinto eram tentativas de exercer poder sobre os demais, como entre os gentios. Mas o que importa é o poder de Cristo. O poder dos homens logo se esvai - mas o poder de Cristo é de eficácia eterna - produz salvação, transformação interior [I Co 6.11: Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus] e exterior [Ef 4.28: Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado] que se expressa de maneira prática e imediata [At 19.19: Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinquenta mil denários].

SALVOS PELA LOUCURA DA PREGAÇÃO – CONCLUSÃO

Marthon (4)

25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

I Co 1.25

E A IGREJA DO SÉCULO XXI, O QUE TEM COM ISSO?

Sabedoria, conhecimento, poder, títulos ainda continuam sendo alvo dos cristãos. O coração dos homens não sofreu alteração nestes milênios. Desde que o homem desejou ser como Deus, numa ânsia de poder, e até os dias de hoje, o coração do homem continua o mesmo. E é exatamente por isso que temos que ser lembrados que não é por sabedoria segundo o homem, loucura do coração do homem que o homem obterá o que mais necessita, ainda que não saiba nem busque: a salvação de sua alma.

Não é por força do homem, por seus esforços [Lc 16.16: A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele], que homem algum conseguiu entrar no reino dos céus - mas pela justiça que há na fé [Hb 11.7: Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé].

É pelo poder e sabedoria de Deus, pela sua ação em nós que recebemos a dádiva da salvação, a bênção da comunhão e do conhecimento de Deus. Isto nos humilha, mas ao mesmo tempo é nossa fonte de alegria [Rm 7.25-8.1: Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado. Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus]

segunda-feira, 5 de março de 2012

MAIS UMA VIAGEM DO CORAÇÃO

Agora em São Paulo para fazer o curso de especialização em Revitalização, Multiplicação e Implantação de Igrejas.

aline - CREV (4)Na viagem até aqui tive oportunidade de deixar [junto com o Pb. Vagner e a Sra. Aldair] a Aline no Centro de Reabilitação Encontro com a Vida.

A Aline é uma jovem que precisa de oração e ajuda.

Jovem de cerca de 25 anos, drogadicta, sem recursos financeiros, com vários filhos, o último com apenas 27 dias.

Decidida a se livrar das drogas, resolveu se internar.

Se você puder ajudá-la, entre em contato comigo pelo meu e-mail [marthon@gmail.com].

Precisa contribuir com R$ 150,00 mensais, por 6 meses, para mantê-la internada e a família não tem recurso algum.

lugarDepois de deixá-la em Anápolis, prossegui viagem, rumo a Samambaia Sul.

Lá chegando visitei amigos queridos e preguei na Igreja Presbiteriana Canaã, dos queridos amigos Carlos e Cláudia Ulhoa.

Lugar de agradáveis recordações, de novos e velhos amigos, como o Pb. Wanderson Pantera.

Aqui no momento em que saía do metrô, na estação terminal Samambaia Sul.

À noite mais uma mensagem com base em I Co 1.10, lembrando a igreja que ela precisa ser uma só igreja para ser uma igreja abençoada.

A igreja estava quase cheia, só faltou você.

Que Deus abençoe ricamente os irmãos da Igreja Presbiteriana Canaã.

Depois disso, rumo ao aeroporto, onde, por causa do livro Introdução à Teologia Reformada, do Rev. Paulo Anglada, tive uma breve palavra com a sra. Marina Silva sobre cristianismo, estudo e progresso dos cristãos.

marina

Concordamos na necessidade de o cristão estudar, e, principalmente, na necessidade de aprender a Palavra para agir corretamente diante de Deus.

Mas continuo sem entender suas idéias políticas e alianças ideológicas.

Ainda não faz sentido para mim um cristão praticante fazer aliança com um partido pró-aborto, pró-homossexualismo e francamente anti-cristianismo, como tem sido demonstrado pelo Partido das Tramóias.

Mas cada um é o que é, com suas idiossincracias, escolhas certas e erradas.

NOVO AMIGO

Dêem uma olhada no blog do Rev. Edgar Casolli: http://ecasolli.wordpress.com/ da Igreja Presbiteriana de Vila Alpes, São Carlos, SP.

RMI 2012

Atenção pessoal do RMI 2012: já está no site o arquivo do Rev. Wadislau:

http://www.4shared.com/office/u2uA2G37/selfassessment.html

http://www.4shared.com/office/G92tt6ft/selfassessment.html
Criei uma conta, revitalizacao2012 no www.4shared.com.

Por enquanto mandem os arquivos para marthon@gmail.com que eu retorno com a senha da nossa pasta virtual.

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL