sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A IGREJA AMEAÇADA: FALSAS DOUTRINAS, UM PERIGO QUE A IGREJA NÃO QUER ENXERGAR


...E CONHECEREIS A VERDADE.

SE NÃO ESTÁ NA BÍBLIA É DO DIABO

Existe uma única verdade. E existem muitas mentiras buscando contraditar ou esconder esta verdade. A verdade é simples e por isso, muitas vezes, indesejável. A mentira busca se apresentar de inúmeras maneiras (Hb 12.1-2 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus), e cada uma destas maneiras tem um atrativo especial, buscando encontrar pontos de contato, assediando até encontrar uma tendência, uma inclinação do coração enganoso do homem (Jr 17.9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?) e assim levá-lo a abandonar a verdade.
É curioso observar que a mentira só se apresenta em decorrência da verdade. Se não houvesse uma verdade a ser combatida, ninguém perderia tempo com invenções de mentiras. Observemos que toda religião falsa é uma invenção humana e maligna em oposição à verdade (Rm 1.25 ...pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!). As mentiras diabólicas surgem em oposição à verdade de Deus.

I Jo 4.1-6
1 Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.
2 Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3 e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo.
4 Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.
5 Eles procedem do mundo; por essa razão, falam da parte do mundo, e o mundo os ouve.
6 Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.
Um grande perigo, se não o maior, das falsas doutrinas está no fato de que elas nunca são apresentadas sem máscaras, pelo contrário, seus propagadores o fazem anunciando-as como verdades originárias das Escrituras. Mas como é possível que a Palavra de Deus sirva de “pretexto” para mentiras de origem satânicas (II Co 11.12-15 Mas o que faço e farei é para cortar ocasião àqueles que a buscam com o intuito de serem considerados iguais a nós, naquilo em que se gloriam. Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras)?
A primeira pergunta que precisamos responder é: como conseguem? Fundamentam suas afirmações ousadas (I Tm 1:7 ...pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações) baseando-se em textos isolados, descontextualizando-os, forçando interpretações e torcendo-lhes o único e verdadeiro sentido.
Uma segunda pergunta: porque fazem isto? Várias respostas podem ser possíveis, mas todas abrangem apenas uma motivação recorrente: impiedade do coração. Esta impiedade se revela em orgulho intelectual, desobediência aos ensinos da Palavra de Deus, ênfase em doutrinas de homens ou em preferências pessoais em detrimento do ensino total e coerente das Escrituras, desejo de primazia, desamor para com o próximo, falta de humildade e submissão diante de Deus e das autoridades.
Que tipos de doutrinas estranhas às Escrituras a Igreja pode ter que enfrentar? Vejamos algumas:
· Humanas: Mc 7.11 Vós, porém, dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta para o Senhor, então, o dispensais de fazer qualquer coisa em favor de seu pai ou de sua mãe, invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes.
· Legalismo: Mt 16.12 Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus.
· Absenteísmo: Cl 2.20-22 Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
· Tradicionalismo: I Tm 1.3-4 Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina, nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé.
· Demoníacas: I Tm 4.1 Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios;
·  Libertinagem: Jd 1:4 Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.
Lamentavelmente a Igreja está vulnerável a este perigo, tanto porque não tem sido suficientemente municiada contra os erros quanto porque não tem interesse em usar as armas disponíveis (II Co 10.4-6 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão). É lamentável observar que a Igreja é semianalfabeta teologicamente. E, pior, está satisfeita, como na década de 70 e 80 quando bastava saber assinar o nome para ser considerado alfabetizado.

_________ I. O PERIGO DOS MESTRES DA MENTIRA
O apóstolo João foi um dos que viveram por mais tempo após a ascensão do Senhor Jesus. Ele viu a igreja crescer, aumentar e espalhar-se por todo o mediterrâneo e além dele. Viu a Igreja encontrar oposição e, principalmente, enfrentar o sincretismo comum no paganismo de seu tempo, que acreditava na impossibilidade de haver um Deus único recebendo naturalmente qualquer forma de fé - curiosamente, rechaçando apenas o cristianismo porque este não possuía totens, ídolos ou templos.
Mas João, o impetuoso filho do trovão (Mc 3.17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer: filhos do trovão) também teve que enfrentar os anticristãos (I Jo 2.18 Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora) brandindo ousadamente a palavra da verdade e ficando, inclusive, feliz, quando os obreiros da iniquidade deixavam a Igreja (I Jo 2.19 Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos).
Talvez a característica mais comum de um falso mestre seja a tentativa de ganhar o favor dos homens. Todo falso mestre é um bajulador (Gl 1.10 Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo), à semelhança dos falsos profetas do tempo de Micaías (I Rs 22.13-14 O mensageiro que fora chamar a Micaías falou-lhe, dizendo: Eis que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um deles e fala o que é bom. Respondeu Micaías: Tão certo como vive o SENHOR, o que o SENHOR me disser, isso falarei).
A Igreja deve ser extremamente cuidadosa com mestres que nunca confrontam o erro, nunca afirmam a verdade mesmo que ela não seja desejável. Esconder a verdade já é uma forma de mentir, e a mentira, mesmo que ocultando apenas um ponto da verdade, já é um confronto com o Senhor da verdade (Jo 8.44 Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira).
Como lidar com os mestres da mentira? João nos fornece algumas orientações que, se seguidas, podem evitar muito sofrimento à verdadeira Igreja de Cristo, mas que, nunca, vai evitar que os falsos crentes sigam os falsos mestres. As ovelhas de Cristo ouvirão a voz de Cristo (Jo 10:27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem), os cabritos sairão alegremente correndo atrás e até à frente dos falsos mestres que lhes abra as portas para sua debandada.

i. CAUTELA
1 Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.
Não é surpresa para nenhum cristão que o inimigo busca plantar no coração do homem o descrédito para com a palavra de Deus. Foi assim quando induziu Eva (Gn 3.4-5 Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal). Seu intento é fazer com que o erro se misture com a verdade, causando transtornos no reino de Deus (Mt 13.24-25 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se).
João diz às Igrejas da Ásia Menor que não devem dar crédito a qualquer espírito. O que isto quer dizer? A que espírito João está se referindo. O contexto nos mostra que ele não está falando de seres espirituais, mas de princípios, propósitos, motivações. Ele está falando do que há no coração dos falsos profetas, dos falsos mestres, ou, como prefiro chamar, dos mestres da mentira.
Prová-los significa examinar criteriosamente ações aparentemente desinteressadas para descobrir suas intenções, descortinando o que se esconde sob suas palavras afáveis.
Prová-los para saber se eles procedem de Deus significa examinar cuidadosamente o que é ensinado e quais os propósitos, porque é possível que palavras verdadeiras sejam usadas para conduzir os incautos ao erro. Os judeus bereanos foram considerados mais nobres (At 17:11 Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim) que os demais porque eram criteriosos no julgamento do ensino de Paulo (e Paulo, servo do Senhor, não se julgou ofendido em ser julgado à luz da Palavra).
Eles perceberam, acertadamente, à luz da Palavra de Deus, que Paulo queria conduzi-los para mais perto de Deus, e não o contrário (Dt 13.1-3 Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma).
Este cuidado é necessário porque há muitos falsos mestres ensinando mundo afora, e eles não surgem com carteiras identificando que são obreiros da iniquidade, pelo contrário, fazem o que podem para parecerem ministros de justiça (II 2.15 Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras). Tal prática dividiu a Igreja de Corinto, pois falsos mestres, no intuito de arrastar pessoas como seus seguidores afirmavam enfatizar os ensinos de Paulo, de Pedro ou de Apolo, usando inclusive o nome do Senhor em seus intentos.
Na Galácia o problema foram os judaizantes, hebreus ou hebreus/cristãos que queriam que os gentios praticassem ritos restritos ao Antigo Testamento.
E, finalmente, em toda a Ásia Menor e Europa o sincretismo pagão ao lado da filosofia daria origem ao gnosticismo, a mais grave ameaça enfrentada pela Igreja no primeiro século.
E é especialmente quanto a este perigo que João adverte os cristãos, como é possível ver em seu evangelho, suas cartas e no apocalipse, quando afirma que Jesus é o Deus em carne (Jo 1:14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai) e a negação desta verdade, comum entre os gnósticos, implicava em identificação com os anticristos (I Jo 4:3 ...e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo), bem como a lembrança da morte e ressurreição de Jesus Cristo (Ap 1:18 ...e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno) como doutrina fundamental para a salvação (Jo 20:31 Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome).

ii. JUÍZO
João oferece um critério pelo qual os “espíritos” dos mestres devem ser examinados e julgados. Não há contradição entre as palavras de Jesus para não julgarmos (Mt 7:1 Não julgueis, para que não sejais julgados) e as palavras do próprio Jesus para que julguemos de maneira correta (Jo 7:24 Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça).
O erro está em julgar com um critério injusto (Mt 7:2 Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também). Os bereanos julgaram, segundo a Palavra, e observaram as obras de Paulo, chegando a conclusão de que ele era realmente um servo do Senhor (Mt 7.16-18 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons).
O falso mestre conduz seus ouvintes para outros deuses, para um deus que, embora possa ser confundido com o Deus das escrituras não é nada (Ne 9:18 ...ainda mesmo quando fizeram para si um bezerro de fundição e disseram: Este é o teu Deus, que te tirou do Egito; e cometeram grandes blasfêmias), conduz para si mesmo, mas nunca para o verdadeiro Deus.
O falso mestre diminui o Pai, descaracteriza o Filho em seus atributos, divinos ou humanos, rouba lhe a honra e o poder, desumaniza-o, torna o Espírito Santo uma mera força ou um simples serviçal confuso.
Entretanto, os erros mais comuns dos falsos mestres estão na sua percepção de Jesus Cristo, que, nas Escrituras, é chamado de a perfeita revelação do Pai (II Co 4:4 ...nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus), tornando o Deus invisível visível (Cl 1.15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação).
Entre os falsos mestres havia aqueles que não acreditavam que Jesus houvesse vindo em carne, sendo uma criatura inferior (arianos), um anjo (gnósticos) ou um simples homem (judaizantes). Negavam sua vida, sua morte ou sua ressurreição, negavam seu poder de vivificar os que andavam mortos em seus delitos e pecados, apesar de saberem que ele havia feito mortos se levantarem com vida.
Quase toda heresia nega alguma das doutrinas bíblicas a respeito da pessoa de Cristo. Se descaracterizam o Pai, ou o Espírito, acabam descaracterizando o Filho como salvador - e João é suficientemente firme para afirmar que qualquer que negue a Cristo, sob qualquer condição, mesmo que o confesse com os lábios mas sua doutrina não esteja de acordo com as Escrituras não procede de Deus, e o inverso também deve ser lembrado, pois firmeza doutrinária não exclui a caminhada obediente nas obras que ele preparou para seu povo (Ef 2:10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas) como uma forma de testemunhar sua fé (Tg 2.18-19 Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem) semelhante fé não torna ninguém em nada melhor que o diabo.
Qualquer doutrina que negue o que Jesus disse e mostrou ser chama-o de mentiroso, tira-lhe os atributos de criador, de Senhor, de salvador. Negar o caráter de Jesus revelado nas Escrituras é chama-lo de mentiroso ou de limitado em seu conhecimento (como fazem os adventistas ao insistirem na doutrina do juízo investigativo). Diminuir Cristo é preparar a mente e o coração dos homens para que se sintam a tal ponto desesperados por não terem um salvador (At 4:12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos) que acabam se esquecendo da Palavra e ficando preparados para adorarem o homem da iniquidade (II Ts 2.3-4 Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus).
Em resumo, os mestres da mentira, os falsos mestres, tem uma única função: preparar o mundo para o advento da grande apostasia sob a liderança do anticristo, por isso João os chama de “anticristos”, porque este é o seu espírito. Russel, White, Moon, Santiago, Macedo, Malafaia, Kardec, Hernandes e Cia são apenas arautos de um mal muito maior, são apenas ministros a serviço de satanás, que se disfarça de anjo de luz na tentativa de enganar os incautos, e, se possível, até alguns dos eleitos (Mt 24:24 ...porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos). O cristão deve julgar, perceber a diferença e rejeitar toda obra do maligno, ainda que disfarçado de anjo de luz.

III. JUSTIÇA
Finalmente podemos nos ater aos resultados. O que é nascido de Deus não vive na prática da injustiça (I Jo 3:9 Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus), pelo contrário, seu intento é viver para agradar ao seu Senhor, praticando obras que evidenciem sua conversão (At 26:20 mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento) e que, efetivamente, se arrependeu das obras do velho homem (Ef 4.22 ...no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade).
João afirma que seus leitores, crentes, membros da Igreja cristã, verdadeiramente crentes no Senhor Jesus são efetivamente de Deus, estando, pela graça do Senhor, imunes aos apelos sedutores dos falsos profetas (Jo 10:27-28 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão).
Porque os verdadeiros crentes não cairão nos engodos dos falsos profetas? Porque seu Deus é fiel (II Tm 2:13 ...se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo), apesar da conhecida inclinação para o pecado do coração enganoso do homem (Jr 17:9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?) e, além disso, detém em suas mãos todo o poder, sendo, portanto, maior do que qualquer coisa que haja no mundo, isto é, sua vontade é mais forte e plenamente eficiente do que qualquer coisa do presente sistema mundano (I Jo 4:4 Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo).
Certamente nada pode nos separar do amor de Deus por nós (Rm 8.38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor).
É verdade que tudo o que está no mundo representa uma forte ameaça para a Igreja, mas o cristão, lutando com as armas que o Senhor lhe concedeu (Ef 6.13-17 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus) pode enfrentar destemidamente aqueles que procedem do mundo (I Jo 4:5 Eles procedem do mundo; por essa razão, falam da parte do mundo, e o mundo os ouve) sobre os quais o Senhor já lhes concedeu vitória (Jo 16:33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo) através da fé (I Jo 5:4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé) no filho de Deus segundo as Escrituras (I Jo 5:5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?).
O justo não ouve a voz do mundo - e deve opor-se à toda forma de impiedade e mentira que o inimigo proponha para o lugar da adoração simples ao Senhor e salvador Jesus Cristo. Nem rejeições, nem acréscimos, nem adaptações, apenas a verdade deve ter lugar no coração do crente. Que o mundo ouça seus iguais não deve nos surpreender - surpreendente é vermos os membros da Igreja agindo e pensando como o mundo, evidenciando que possuem uma mente mundana, carnal e, portanto, não espiritual, como se ainda não houvessem nascido de novo.
Aquele que conhece a Deus ouve a palavra de Deus, compreende sua revelação, busca estudá-la e aplicá-la, rejeitando a voz do mundo. Por outro lado, aquele que não é de Deus não pode ouvir a Palavra de Deus, anda de acordo com seus próprios pensamentos (Ef 4.17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos).

_________ II. CUIDADOS DIANTE DA AMEAÇA DOS ANTICRISTOS
O que fazer com os anticristos? Como agir ou como reagir quando eles surgirem?
Talvez uma pergunta, ainda anterior a esta, deva ser feita: a Igreja está preparada para identificá-los, rejeitá-los e combatê-los? O cristão deve ser absolutamente cauteloso, evitando perder tempo em conversas amistosas com hereges, antes deve estar pronto a dar a todos a razão da sua fé (I Pe 3:15 ...antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós).
O cristão deve ser extremamente cuidadoso porque estará diante de alguém especialmente treinado e enviado para enganar - da mesma maneira que o cristão deveria saber que foi capacitado e enviado para evangelizar (Mt 28.19-20 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século), mas nem é necessário dizer que a grande maioria dos cristãos está absolutamente inepto para a prática da evangelização, do anúncio e do ensino da Palavra de Deus aos incrédulos e heréticos.
Por não saberem resistir, muitos cristãos sinceros são tomados de dúvidas, gerando escândalos nas Igrejas e transtornos em muitas almas, e acabamos vendo, nas Igrejas, muitos acabam se desviando da verdade do evangelho, tendo um destino final horrível (II Pe 2.21-22 Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado. Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal), caindo no ridículo (I Tm 1.6-7 Desviando-se algumas pessoas destas coisas, perderam-se em loquacidade frívola, pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações), violentando a própria consciência e tornando-se companheiros de satanás (I Tm 1.19-20 ...mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé. E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem).

_________ III. PROFILAXIA
O que os membros da Igreja devem fazer diante das constantes ciladas do diabo (Ef 6:11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo) que ataca tenazmente a Igreja do Senhor (Hb 12:1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta)?
· Manter vigilância constante, especialmente de si mesmo (I Jo 3:3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro) através da oração (Mc 14:38 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca);
· Conhecimento da Palavra que fornece convicções inabaláveis (Cl 3.16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração);
· Convicção inabalável fruto de profunda comunhão com o Senhor (I Co 15:58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão);
· Submissão à liderança (Hb 13:17 Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros);
· Correção constante para evitar que eventuais contaminações se alastrem (Gl 6.1-3 Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana).
Acima de tudo, porém, está o amor a Cristo e à sua Igreja (Cl 3.13-15 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos), pois a perfeição do cristão não é encontrada no que ele pode fazer, mas em sua total dependência do seu Senhor (Jo 15:5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer).

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL