sexta-feira, 28 de agosto de 2015

PROMESSAS QUEBRADAS

Acredito que não há uma única pessoa que venha a ler este texto que possa dizer jamais ter deixado de cumprir uma promessa, especialmente uma promessa sincera, feita com a firme e solene intenção de cumpri-la. 
Não importa a quem ou diante de quem as promessas sejam feitas, ninguém consegue cumprir todas as promessas. Somente Deus é capaz de cumprir tudo o que diz. O homem não. E é assim por causa de algumas razões.
A primeira delas é que o homem é mentiroso, isto é, o ser humano é capaz de fazer promessas que sabe ser incapaz de cumprir - ou que não tem a menor vontade de cumprir. Não adianta o namorado dizer que dará a lua e as estrelas para a amada, porque isto é uma mentira, poética e romântica, mas uma mentira que, aliás, ele nem tentará cumprir. 
A segunda razão é que o homem é absolutamente limitado, não dispõe de todo o conhecimento nem de controle sobre os eventos para dizer que fará determinada coisa. Mesmo bem intencionado, nem sempre cumprimos o que prometemos, como, por exemplo, chegar no horário em um compromisso. Um pneu furado, um acidente na estrada ou qualquer outro evento inesperado podem frustrar nossos planos.
A terceira razão é a maldade deliberada, o engodo, a mentira em busca de benefícios sociais, emocionais ou materiais - espirituais não, porque o engodo nunca traz benefícios espirituais.
É impossível saber em que categoria se encaixam os pecadores que, de maneira solene diante de Deus e dos homens, prometem cumprir uma série de compromissos com a Igreja do Senhor e, também solenemente, deixam de cumpri-los por todo tipo de razão, desde impedimentos que podem ser removidos facilmente até a simples e pura preguiça. 
O problema é que talvez esteja esquecido que este compromisso foi feito solenemente diante do Senhor . Antes de quebrar suas promessas diante de Deus leia Ec 5.5.

QUANDO CONGREGAR NÃO É SUFICIENTE

Você é membro de Igreja? Você congrega? Você contribuiu? E que mais?
Pode parecer estranho, pois o que normalmente esperamos das pessoas é que estas se tornem membros de nossas Igrejas, que congreguem e que contribuam. Feito isto, cumpridos estes deveres eclesiásticos, tudo deveria estar bem.
Mas me atrevo a perguntar novamente: e que mais? Como assim que mais”? bom, vamos, então, ao ponto. Estas três atitudes mencionadas a principio: ser membro (há membros que, estranhamente, não congregam), congregante (há membros que congregam e não contribuem, ou que não congregam e contribuem) e contribuinte não são aquilo que a Escritura traça como o perfil do cristão.
Há algo mais, além da fé (não mais importante que ela e que não a complementa, mas que a demonstra, que a evidencia), obviamente, que muitas vezes passa despercebido. Deixe-me colocar isto em forma de pergunta: você agrega? O que você está fazendo mesmo na Igreja? Qual o seu papel? Em que você está contribuindo para a expansão do reino, para que a sua Igreja seja conhecida como uma embaixada do reino de Deus na terra?
Quantas pessoas você, discípulo de Cristo, conduziu a Cristo e discipulou, ensinando a guardar tudo aquilo que o Senhor te ensinou e ordenou ensinar?
Talvez sua consciência esteja tranquila com o fato de você ter professado a sua fé, ter sido recebido como membro e ir na Igreja de vez em quando – uma vez por semana, ou uma vez por mês, quando é informado da data da santa ceia. Talvez ela se aquiete quando você entrega o seu dizimo e contribui para alguma das causas que são informadas após os cultos. Mas talvez isso não seja suficiente.

Estar contente com isto significa apenas que a mornidão já tomou conta de seu coração, que algo já está terrivelmente errado com sua espiritualidade – e que uma mudança se faz necessária, urgentemente. Estar contente com esta situação indica vida aparente, mas, na verdade, estar profundamente amortecido. Fariseus eram religiosos criteriosos, cumpridores estritos de seus deveres – mas isto não era suficiente. Diz-nos o Senhor que se a vossa justiça não exceder a deles, jamais entrareis no reino dos céus (Mt 5.20). 

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A TOLICE DE DIZER QUE O MELHOR DE DEUS AINDA ESTÁ POR VIR

Recebi uma ligação hoje de um amigo que me perguntava o que achava desta frase. Bom, a seu pedido, gravei a resposta e mandei pra ele pelo whattsap. Mas resolvi publicá-la também.

Há tempos eu ouço esta frase, leio esta frase, cantam esta frase, bradam esta frase e o que ela quer dizer mesmo? Se tentarmos corrigi-la biblicamente, poderíamos dizer que o melhor de Deus é a consumação da redenção dos salvos, a glória que há de ser revelada nos filhos de Deus conforme anunciada por Paulo ao escrever sua carta aos romanos (Rm 8:18). Assim, o melhor de Deus é a vida eterna, não apenas o livramento do pecado, mas, principalmente, da presença do pecado e da morte (1Co 15:54). Mas sei que seria pedir elucubrações teológicas elaboradas demais para quem compôs a música, e para quem vive repetindo bordões como se tivesse conhecimento das Escrituras.
O que esta frase significa, realmente?
Ela é fruto de três erros fundamentais que tem penetrado no cristianismo e deixado estragos. 
O primeiro é o hedonismo, explorado astutamente por pregadores do outro evangelho que o apóstolo condena. O que é o hedonismo? É o desejo de estar bem, de se sentir bem. Na primeira prova, na primeira dificuldade da caminhada cristã, ao invés de regozijar-se nos sofrimentos por causa do nome de Cristo colocam a culpa em todo o mundo, no diabo que elevam a uma categoria de deus negativo e afirmam que, embora salvos Deus tem muita coisa boa ainda para dar, como se os tesouros deste mundo fossem mais valiosos do que Cristo, que foi dado para a salvação dos eleitos. O pior é que nem salvos se consideram realmente, porque pensam que estão salvos pelo menos naquele momento, porque em sua maioria são arminianos inconsistentes ou nem arminianos conseguem ser.
O segundo erro é o mundanismo, o amor às coisas deste mundo, denunciado veementemente por diversas vezes, tanto por Jesus quanto pelos apóstolos (1Jo 2:15). Por deixar sua mente se ocupar das coisas do mundo Pedro chegou a ser chamado de “adversário”, satanás. Mas aqueles que se autodenominam igreja de Jesus amam as coisas do mundo, desejam as coisas do mundo, anseiam pelas coisas do mundo e afirmam que, se alguém não tem tudo que deseja, ou é porque tem demônio, ou é porque tem pouca fé. Não aprenderam ainda o que quer dizer no mundo ter aflições (Jo 16:33), não sabem que, para o crente, a graça de Deus é suficiente (2Co 12:9).
O terceiro erro é ignorância bíblica mesmo. Jesus afirmou que muitos erravam por não conhecerem as Escrituras (Mc 12:24). E muito daquilo que tem sido chamado de cristianismo atual não passa de ignorância das Escrituras, e mera repetição de frases de efeito maquinalmente aprendidas, ampliadas pelos efeitos do facebook e whatsapp da vida. E neste contexto frases como “Eu não sou membro de religião”, “A minha vitória tem sabor de mel” e “O melhor de Deus ainda está por vir” se tornam mantras pseudoevangélicos.
Mas, para não abrir demais a polêmica, vou me deter em mostrar a falácia somente desta última. Em primeiro lugar, o que é o melhor de Deus? Por acaso há algo mais valioso do que Cristo? Sim, Deus nos deu Cristo, e, com ele, também nos tem dado graciosamente todas as demais coisas. Retirar Rm 8.32 (Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?) de seu contexto para dizer que Deus vai dar as demais coisas é esquecer que Paulo está falando da segurança da salvação, do fato de o crente em Jesus ser justificado e guardado por Deus, que o faz perseverar, e nem mesmo o diabo consegue tirá-lo das mãos do Senhor. No argumento de Paulo o que há de melhor da parte de Deus para nós é seu próprio filho, colocado no texto de maneira enfática.
E alguém pode dizer: e a salvação eterna? Para um bom estudioso das Escrituras isto não é problema porque a salvação é uma dádiva de Deus em Cristo. E a justificação? Também uma dádiva de Deus em Cristo. E morar no novo céu e nova terra? Também uma dádiva de Deus em Cristo. Não há qualquer menção a uma vida sem problemas por ser cristão, pelo contrário, Pedro exorta os verdadeiros crentes a se regozijarem nos sofrimentos por amor de Cristo, porque isso é bem aventurança e uma graça que Deus concede somente aos crentes (Fp 1:29). Para quem vive buscando tesouros na terra, lembre-se que estes são absolutamente passageiros, e todos os tesouros que realmente importam estão em Cristo (Cl 2.3).
Não, isto é conversa de tolo. Afirmar que o melhor de Deus ainda está por vir referindo-se a carro, a emprego, a namoro ou família, à solução de problemas pessoais, profissionais ou emocionais é conversa de espertalhão para tolo. É o individuo que se acha esperto fazendo-se de peixe colocando a boca no anzol do vigarista. Não sejamos tolos, o melhor de Deus já veio – e ele é Cristo. O que pode ter acontecido é que o incrédulo o rejeita, não o recebe, mas ele já veio para buscar e salvar o perdido (Lc 19.10). Para nada servem todos os bens do mundo sem Cristo, porque, para os mortos, só resta a condenação. Não importa quanto de bens possuam aqui, causaram dano eterno à sua alma. É Cristo que nos tira da morte para a vida, que nos faz filhos amados de Deus. 

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

EXORBITOU! PELA DEMISSÃO DO MINISTRO DA DEFESA


Perdoem-me se as palavras saem ásperas, mas este sr. as merece.
Num país sério o sr. Jacques Vagner [PT-BA], ministro da defesa, seria imediatamente demitido pelo mandatário por postar que quem não está com eles é inimigo do país e da democracia. Ele não fala como cidadão, mas como ministro de estado, como alguém que representa uma política de estado. Ele é a voz do Estado, hierarquicamente superior das forças armadas [embora saibamos que não manda nelas e em ninguém além de seus apaniguados, cupinchas e alugados com dinheiro público].
Sim, o sr. Jacques Vagner, envolvido em numerosas denúncias de corrupção, usa das suas prerrogativas de ministro de Estado para ameaçar aqueles que ousam discordar de seus métodos e objetivos - uma clara demonstração de totalitarismo, logo nestes ignorantes de história que volta e meia olham para o período militar, de onde eles foram buscar o lema "Brasil, ame-o ou deixe-o", quando, nos corredores, falam entre si: "Brasil, roube-o e deixe-o".
Ser contra o PT, ser contra o assalto aos cofres estatais, às empresas estatais para este energúmeno significa ser contra a democracia. Não entende ele que é justamente por estarmos em uma democracia que podemos SER CONTRA as forças dominantes da ora.
Ele não vai cair, pelo menos não por enquanto - mas vão cair todos, podres, direto para Papuda, Lemos de Brito - pena que não tem mais Carandiru.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

QUE EVANGELHO É ESSE - At 10 34 43

34 Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; 35 pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável. 36 Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos.
36 Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos.
37 Vós conheceis a palavra que se divulgou por toda a Judéia, tendo começado desde a Galiléia, depois do batismo que João pregou, 38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele; 39 e nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém; ao qual também tiraram a vida, pendurando-o no madeiro.
40 A este ressuscitou Deus no terceiro dia e concedeu que fosse manifesto, 41 não a todo o povo, mas às testemunhas que foram anteriormente escolhidas por Deus, isto é, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressurgiu dentre os mortos; 42 e nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e de mortos.
43 Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados.
At 10 34 43

QUE EVANGELHO É ESSE?

Em Cesaréia Pedro ouve de Cornélio que ele, seus familiares e amigos íntimos com um propósito: ouvir tudo o que Deus havia mandado que ele dissesse. Não se tratava de uma reunião social – eles mesmos admitiam que estavam ali para um “culto evangelístico”, talvez o primeiro culto evangelístico promovido não pelos evangelizadores, mas pelos evangelizados. É óbvio que estamos na presença de Deus em qualquer lugar que a gente vá – todavia, para eles, aquela era uma forma de presença especial, porque tratava-se de deixar de ser “sem Deus no mundo” (Ef 2:12). É curioso que mesmo após Deus se identificar como o Deus que não faz acepção de pessoas (que, entretanto, era entendido pelos judeus como “acepção de pessoas entre os judeus” se esquecendo do complemento do próprio texto – Dt 10.17-19) e tendo o exemplo de Jesus que anunciou as boas novas do reino a não judeus e, ainda, após ordens específicas para que fossem suas testemunhas em meio aos judeus, samaritanos e gentios, ainda assim houvesse hesitação por parte dos apóstolos. Os versos anteriores mostram que, como Abel (Gn 4:4), Cornélio achou graça diante do Senhor. Descrito como homem piedoso e que, na medida do possível, guardava os mandamentos do Senhor, sendo temente a Deus, isto é, alguém que, apesar de profundamente interessado nas coisas de Deus, não podia tornar-se judeu, praticando a circuncisão e adotando todos os rituais cerimoniais, apartando-se, inclusive, de familiares e sendo obrigado a deixar a sua função. Não o acusemos de falta de fé, pois mesmo um centurião romano em Cafarnaum demonstrou possuir maior fé no poder de Jesus do que os filhos de Israel (Mt 8.10-11). Isto quer dizer que não havia grande diferença entre ser um gentio não crente e um judeu não crente – todos foram, igualmente, encerrados na desobediência. E é deste ponto de vista que Pedro inicia a sua palavra aos gentios reunidos na presença de Deus para ouvirem o evangelho. Havia mais reverência ali do que nas reuniões do sinédrio e até mesmo nos sacrifícios que inutilmente continuavam sendo oferecidos no templo de Jerusalém.

ORIGEM: O EVANGELHO TEM ORIGEM EM DEUS

34 Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; 35 pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável. 36 Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos.
Depois de muitas lutas consigo mesmo e seus escrúpulos religiosos, que já haviam transparecido quando os discípulos instam com Jesus para despedir a mulher cananéia (Mt 15:23) e estranharam o fato de ele falar com uma mulher samaritana (Jo 4:27) Pedro diz que finalmente aprendeu qual era a missão que Jesus lhes tinha dado: ir por todo o mundo e anunciar o evangelho a toda criatura – e não apenas a judeus ou para tornar as pessoas em prosélitos, novos judeus, como os fariseus faziam. Pedro afirma ter finalmente reconhecido o que a bíblia já dizia: Deus não faz acepção de pessoas. Deus não só não faz acepção de pessoas, julgando de maneira injusta e discriminatória, como, muito pelo contrário, faz o que lhe apraz e desnuda os corações dos homens. Religiosos judeus foram denunciados por serem hipócritas e sepulcros caiados, assassinos e filhos do diabo – um gentio havia recebido a visita do anjo do Senhor que lhe disse que ele fora aceito por Deus, que atentara para sua vida piedosa. Mas observe que, mesmo tendo uma vida piedosa, ainda faltava a Cornélio algo – o mesmo que os judeus haviam rejeitado (Jo 1:11) e continuavam rejeitando (Mt 15:27) e continuariam rejeitando (At 18:6). É Deus quem determina quem deve receber o evangelho, é Deus quem dispõe os meios, é Deus quem cria as oportunidades e é Deus quem estabelece os seus instrumentos (seus discípulos, enviados) e a mensagem, o claro e simples evangelho de Jesus Cristo (Mt 24:14), sem adulterações de quaisquer espécie (Gl 1:8). Tudo no evangelho é de Deus. Cristo é de Deus. A eleição é de Deus. A salvação é de Deus. Você e eu somos criaturas de Deus. E ele chama, por lhe pertencerem, homens e mulheres de todas as etnias, de todas as nações, para que lhe temam, para que ajam com justiça, para que sejam retos e íntegros na sua presença, para que se tornem aceitáveis diante do Senhor dos senhores, do Deus santo e amoroso. E como ser aceitável diante do Senhor? Somente recebendo o filho (Sl 2:12), pois só ele livra o pecador da ira de Deus (Jo 3:36).

DESTINO: O EVANGELHO É PARA OS CAÍDOS

36 Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos.
O reconhecimento de Pedro da universalidade da oferta da salvação em Cristo Jesus, da inexistência de barreiras culturais ou religiosas, de que a salvação não é dada por meio de uma nação mas pela fé em Cristo Jesus leva-o a entender, finalmente, o que Jesus quis dizer quando ordenou a ele e aos discípulos que fossem por todo o mundo e anunciassem o evangelho a toda criatura (Mc 16:15). O evangelho equipara os homens, independente de onde vivam, de sua cultura, de sua família porque todos, sem exceção, são absolutamente desobedientes a Deus (Rm 11:32). Como estas criaturas podem ser salvas? Como judeus e gentios, igualmente encerrados na desobediência, podem ser salvos? A resposta de Paulo é: pela misericórdia de Deus. E Deus prova esta misericórdia, provou o seu grande amor quando deu seu filho para morrer em lugar destes rebeldes pecadores (Rm 5:8), que optaram por serem inimigos declarados de sua majestade (Rm 1:25) não lhe dando a glória que lhe era devida. Como estes pecadores conhecem a misericórdia de Deus? Pela pregação da Palavra, ainda que muitos considerem esta pregação uma loucura (I Co 1:21) ainda assim este é o método que Deus estabeleceu. Para os judeus era loucura acreditar num Deus que podia ser visto e, mais ainda, que podia ser pregado num madeiro, lugar considerado de maldição. Mas o evangelho era para os israelitas. Era escandaloso aos olhos deles? Era! Mas era pra eles, e era o único meio de alcançarem a salvação. Esta palavra foi enviada a eles. Jesus, o verbo encarnado, andou entre eles, anunciando a paz com Deus por meio deles. Sim, o Senhor, o ofendido pelos pecados, proclamava as boas novas de paz. Ele iniciou seu ministério entre os mais rejeitados, pregou por toda a Judéia após ter sido batizado por João, evento que marca o reconhecimento, não da parte de homens, nem mesmo dos religiosos, mas da parte de Deus de que ele, Jesus, era o seu filho amado, que tinha a sua aprovação (Mt 3:17) e mesmo assim foi rejeitado e intentaram matá-lo por declarar uma verdade que fora dita pelo próprio Deus (Jo 19:7), fato que os espíritos imundos reconheciam (Lc 4:41) embora não gostassem disso. Este evangelho era também para os gentios que não conseguiam entender como um Deus se deixava trair e matar (embora as próprias lendas que eles criam contassem historias cheias destas coisas) e ainda assim ser o salvador do mundo. Mas era esta loucura que eles teriam que aceitar para serem salvos. Era esta loucura que Deus havia dado, e havia mandado Cornélio ir buscar Pedro para ouvir. Era esta loucura que Pedro fora comissionado pregador, que Paulo levava mundo a fora, e que nós devemos, também, proclamar. A loucura do evangelho para um mundo de pecadores perdidos.

CONTEÚDO: O EVANGELHO É CENTRADO EM CRISTO

37 Vós conheceis a palavra que se divulgou por toda a Judéia, tendo começado desde a Galiléia, depois do batismo que João pregou, 38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;

O EVANGELHO APRESENTA JESUS COMO O MESSIAS

A Escritura afirma que não há salvação em nenhum outro além de Jesus (At 4:12). Somente ele é o caminho para Deus (Jo 14:6). É só por meio dele que vem a fé (At 3:16). Foi Jesus, e nenhum outro, que foi ungido por Deus com o seu Espírito Santo e com poder, somente dele foi dito que tinha a aprovação plena de Deus (II Pe 1:17). Foi Jesus, e nenhum outro, quem, em troca da alegria que lhe estava proposta suportou a cruz (Hb 12:2). O evangelho de Cristo, o evangelho da cruz, o evangelho das Escrituras não glorifica homem algum. Pedro não aceita ser adorado sob hipótese alguma por Cornélio. Paulo também não aceita ser adorado entre os gentios. O que há de diferente entre estes apóstolos, verdadeiros apóstolos, que sabiam que eram servos de Jesus, discípulos de Jesus, e os moderno pseudoapóstolos? Aqueles entendiam que somente a Cristo deve-se dar honra e glória (Jd 1:25), estes, que não são apóstolos do Senhor, que nunca foram enviados pelo Senhor, que se enviaram a si mesmos, que tem como Senhor seu ventre querem a glória deste mundo, à semelhança de Demas (II Tm 4:10). Foi Jesus o benfeitor maior da humanidade – e o conceito de benfeitor era muito comum entre os gregos e romanos, que admiravam e até adoravam homens que edificaram cidades (e Cesaréia era um destes casos) – mas Cristo fez mais, edificou não uma cidade, mas estabelece a certeza de um novo mundo, de uma nova vida, aos caídos, aos enfermos, aos oprimidos do diabo. E porque Cristo fez isso? Porque tinha a aprovação de Deus, porque Deus era com ele, porque ele é, afinal, o Deus conosco.

O EVANGELHO APRESENTA JESUS COMO REDENTOR

39 e nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém; ao qual também tiraram a vida, pendurando-o no madeiro.
Jesus é aquele que faz o bem, e não apenas o que faz coisas boas, porque ele é o redentor. Ele é quem livra o homem de seus pecados, e isso só pôde ser feito porque ele, tendo amado, amou-nos até o fim. Para demonstrar seu amor pelos seus ele deu a vida por eles (Jo 15:13), morrendo por nós quando éramos, ainda, inimigos e pecadores (Rm 5:7). Na cruz Cristo vence a morte, mas sua vitória não é simplesmente a de um mártir que se sacrifica por outros, como nos livros de história. Ele é mais que isto. Ele deu a sua vida e retomou-a (Jo 10:17) quando cumpriu a sua missão (Mc 10:45).  O messias apresentado no evangelho é diferente dos muitos messias que se apresentaram antes (At 5.36-37) porque este tinha a aprovação de Deus. Os outros falsos messias foram mortos, e seus nomes só não foram esquecidos na história porque foram colocados em contraste com o verdadeiro. Mas não este messias, não o verdadeiro messias – a este Deus fez viver de novo ao terceiro dia. A este Deus tornou manifesto a muitas testemunhas, vivo, ressurreto, poderoso e glorioso, dotado de plena autoridade sobre todas as coisas, tanto as do céu quanto as da terra (Mt 28:18). Este Jesus, o Jesus dos evangelhos, apareceu e comissionou seus discípulos, aos quais escolheu e designou apóstolos (Lc 6:13) e lhes enviou com a mesma autoridade divina com que fora enviado (Jo 20:21), deu-lhes uma missão: anunciar o que viram, o que ouviram, o que experimentaram, proclamar a verdade da ressurreição a uma multidão de incrédulos.

O EVANGELHO APRESENTA JESUS COMO SENHOR

40 A este ressuscitou Deus no terceiro dia e concedeu que fosse manifesto, 41 não a todo o povo, mas às testemunhas que foram anteriormente escolhidas por Deus, isto é, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressurgiu dentre os mortos; 42 e nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e de mortos.
O evangelho apresenta o Jesus das Escrituras – e te diz para esquecer o Jesus pregado em uma cruz. Esqueça ao Jesus semidespido e com olhar de desamparo. Esqueça o Jesus ameaçado por um déspota como Herodes. O Jesus das Escrituras possui toda a autoridade – tanto para salvar (Mt 25.31-) quanto para condenar (Mt 25:41). O Jesus das Escrituras não é um Jesus de tolos que acham que ele fica de braços cruzados esperando a boa vontade de pecadores mortos em delitos e pecados (Ef 2.1-2) mas tem autoridade para escolher e chamar aos que ele quiser (Mc 3:13), e não fica esperando que o pecador o escolha (Jo 15:16) como cantam alguns que nada conhecem das Escrituras. O evangelho nada fala de um Jesus submisso, esperando que o morto lhe diga o que quer e como quer. O evangelho das Escrituras é Senhor de tudo e de todos, de vivos e de mortos, e morto não pode determinada nada ao que é Senhor da vida. Morto não pode escolher nada. Morto não pode exigir nada. É por isso que o evangelho afirma insistentemente que os discípulos do Senhor Jesus devem obedecer-lhe, porque ele não dá sugestões nem faz pedidos – ele ordena, ele dá mandamentos (Jo 14:21) e a seus discípulos cumpre obedecê-los.

PROPÓSITO: O EVANGELHO É SATISFAÇÃO EM CRISTO

43 Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados.

Este evangelho apresentado nas Escrituras ao qual devemos transmitir com fidelidade é a resposta para todas as inquirições da alma humana. Sim, ele responde às inquirições essenciais, não às tolas inquirições meramente filosóficas e especulativas. O ser humano sabe onde está e sabe que vai para algum lugar. Que lugar é este? Que destino é este? Que anseio por respostas é este? Que perguntas, realmente, precisam de respostas? Os profetas do Antigo Testamento tinham a mais essencial de todas as perguntas: quem, quando e onde surgirá o salvador, o messias, aquele que restaurará a humanidade a um estado de favor e graça diante de Deus? A resposta para as perguntas filosóficas estão nas Escrituras, basta aceitá-las. Quem sou? Uma criatura de Deus, rebelde, sim, mas ainda assim tendo que dar-lhe glória! (Sl 95:6). De onde vim? Das mãos de Deus, de suas vontade soberana, que me fez exatamente como sou! (Sl 139:14). Para onde vou? Para o destino que ele traçou para mim, e isto implica em atitudes que são exigidas de mim aqui e agora (Dt 30:19). E os crentes não tinham dúvidas quanto a elas. Mas havia uma que era constantemente repetida: quando o anseio essencial do homem seria satisfeito? Como ser restaurado à comunhão com Deus? E Jesus é esta resposta. Ele veio e anunciou a paz entre o Senhor e a criatura rebelde. Esta era a grande expectativa dos profetas – termo aqui usado tecnicamente para se referir a todos os escritos bíblicos: quando o messias viria e restauraria todas as coisas? Quando o salvador viria e daria cabo ao pecado, à escravidão ao diabo, às doenças e à morte? Quando a inimizade entre os homens e contra Deus finalmente daria lugar a harmonia e paz? Cristo responde a estas respostas. Somente através do nome de Cristo o pecador consegue libertar-se da escravidão do pecado, somente crendo no nome de Cristo o pecador obtém o perdão de seus pecados. Pedro diz que todos os pecadores que crerem em Jesus serão salvos. Pedro diz que todos os que tiverem fé em Cristo serão perdoados. Mas Pedro também diz que este todo refere-se a cada um individualmente. Estar na casa de Cornélio não garantia salvação a todos os que ali residiam. Mas todos os que ali residiam, todos os amigos de Cornélio que cressem em o nome do Senhor Jesus seriam salvos e glorificariam ao Deus salvador (II Ts 1:10). Mas não se deixe enganar – assim como há falsas respostas, sempre tem sido oferecidos falsos cristos. E, Cristo, de fato, messias de fato, salvador de fato só há um – o Jesus das Escrituras, aquele que diz para você deixar tudo e segui-lo (Lc 14:27) e não para segui-lo e ganhar tudo (I Jo 2:15).

terça-feira, 18 de agosto de 2015

A ESSENCIALIDADE DA PREGAÇÃO DA PALAVRA NO ESTABELECIMENTO E MANUTENÇÃO DA IGREJA

INTRODUÇÃO

Dentre as estratégias propostas na “Conferência das Cinzas para uma Chama” chamou-me a atenção a estratégia que estabelece a primazia da palavra de Deus. E não poderia ser diferente, pois é pela Palavra que a Igreja se estabelece, é firmada e permanece – sem ela, a queda é inevitável. A Igreja afirma de maneira oficial que tudo o que ela crê tem como base o registro da vontade de Deus em sua Palavra, a bíblia, rejeitando tanto o que é contra a bíblia como, também, o que é fora da bíblia. Afirmamos que a Igreja deve considerar a sua bíblia como fonte absoluta e não obsoleta de autoridade para o seu crer. Mas, também na Igreja (não é de estranhar que o mundo a rejeite) vemos a Palavra ser rebatida, rejeitada com argumentos pseudo científicos, filosóficos, existencialistas, que afirmam que o que está escrito não tem nada a ver com as necessidades e com a realidade presente quando suas assertivas não são convenientes ao homem pretensamente mais evoluído do sec. XXI, que relega a bíblia a uma estranha e passada era, cujos textos só são aceitos se concordarem com as aspirações da atualidade do momento vivido pela Igreja segundo sua perspectiva – e, desta forma desconsiderando sua vivacidade e eficácia intrínseca. Outra maneira de dizer isso é que a Igreja que está moribunda decide o que na bíblia é aceitável, ao invés de recebe-la como orientação para corrigir-se, e finalmente, ser vivificada e tornar-se aceitável diante de seu autor, Deus. Quando a bíblia diz “isto não pode” a Igreja deve entender que é Deus quem está dizendo que não pode, mas ela tem preferido ler “isso não podia”, mas hoje todo mundo aceita. Lamentavelmente, esta opinião tem se disseminado, em prejuízo da autoridade das Escrituras e, principalmente, trazendo enorme prejuízo para a Igreja que perde seu referencial e sua fonte de vida. Por mais óbvio que possa ser, é a pregação da Palavra que institui a presença da Igreja de Cristo em algum lugar, uma vez que o próprio afirmou que a função dos discípulos era, primordialmente, anunciar a sua Palavra, serem suas testemunhas, fazerem discípulos em todos os cantos – e estes discípulos seriam integrados à sua Igreja como novas testemunhas até que viesse, finalmente, a consumação dos séculos. Porque a pregação da Palavra é essencial? Porque a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17) – e assim, se em algum lugar houver um grupo que se denomine cristão mas que não honre e pregue o evangelho de Cristo, não merece ser Igreja porque não crê no Cristo "segundo as Escrituras". Sem o evangelho não pode haver verdadeiros cristãos; sem verdadeiros cristãos não pode haver nenhuma Igreja – ao menos não uma que possa ser qualificada como a verdadeira Igreja de Cristo. Por outro lado, se a pregação da Palavra é o meio para se instituir a Igreja, também é o grande meio para a manutenção da mesma, habilitando-a a ser a mãe dos fiéis (ver Jo 8.31-32, 47; I Jo 4.1-3; II Jo 9). Não estamos aqui a exigir uniformidade teológica, mas a postular a essencialidade da pregação da Palavra, com fidelidade, conforme escreve Sproul:
"Embora as igrejas difiram em detalhes teológicos, e em níveis de pureza doutrinária, toda verdadeira Igreja deve afirmar aquilo que é essencial à fé cristã. Assim, uma Igreja é falsa ou apóstata quando nega uma doutrina essencial da fé cristã, como a divindade de Cristo, a triunidade de Deus, a justificação pela fé, a expiação vicária de Jesus Cristo, ou outras doutrinas essenciais à salvação" (SPROUL, Op.Cit.).
Somente com fidelidade e centrada na Palavra, elemento essencial para a sua manutenção e até mesmo recuperação de seu vigor, que a Igreja anuncia a salvação graciosa mediante arrependimento e fé em Jesus Cristo e pode conduzir pecadores ao arrependimento e a Cristo. Calvino, falando sobre a Igreja e o ministério da Palavra, diz que:
"...em primeiro lugar, onde quer que subsista ele íntegro e ilibado, de nenhumas falhas ou fraquezas morais é ela impedida de suster o nome de Igreja; em segundo lugar, esse mesmo ministério viciado não é de erros os mais triviais assim que legítimo se não estime" (...)"Na verdade, tão logo na cidadela da religião irrompeu a falsidade, transtornada foi a suma da doutrina necessária, derruiu-se o uso dos sacramentos, segue-se, incontestavelmente, a morte da Igreja". (CALVINO, Op.Cit., p. 30).

A REJEIÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

Vivemos tempos em que a centralidade da Palavra tem sido rejeitada pela Igreja – aliás, muitas Igrejas rejeitam até mesmo os termos comumente usados pelas Escrituras para denominá-las, como Igreja ou congregação, adotando termos como comunidade, associação, sociedade, grupos, centros, células ou clubes bíblicos. A rejeição do termo é apenas um sintoma da rejeição da Palavra. Isto não é um fenômeno novo. Já aconteceu na Igreja medieval (salvo exceções que se destacam confirmando esta verdade), foi assim também no período em que o humanismo, modernismo, liberalismo e a neo-ortodoxia pretenderam ter respostas alienadas e alienantes da Palavra. As pessoas não têm sido mais chamadas a ouvirem a voz do bom pastor (Jo 10.27), mas a se adequarem a um estilo de vida que parece cristianismo, porem sem aquilo que afirmam ser as “amarras da letra” e, então, são instados a fazerem, dentro de suas possibilidades, um caminho de imitação daquilo que julgam ser as atitudes do "homem de Nazaré" – mesmo que em franca desobediência às palavras do Cristo das Escrituras.

A NECESSIDADE DA CENTRALIDADE DA PREGAÇÃO

Apesar de tamanha desconsideração pela pregação, nenhum verdadeiro cristão ousaria descartar a necessidade da pregação da Palavra – ainda que haja entusiastas bem intencionados (e mal instruídos) que a coloquem como um mero acessório em suas estratégias de marketing às quais chamam de evangelismo. A despeito deste erro, devemos considerar o pregador como um arauto do Deus das escrituras, e este deve buscar anunciar o que o Senhor tem dito, apenas isso, como fez ao afirmar: "...o que o Senhor me disser, isso falarei" (I Rs 22.14). Qualquer coisa menos que isso não se pode considerar pregação – e muito menos pregação cristã (ROBINSON, 1990, p. 14). Um compromisso menor do que o de proclamar o conselho de Deus, e todo o conselho de Deus desqualifica o pregador e a mensagem que ouse anunciar. Uma Igreja que queira algo menos que a Palavra de Deus não está se comportando como Igreja de Deus. D.M. Lloyd-Jones diz que a decadência da Igreja se dá pelo abandono da centralidade da Palavra:
"Não é de surpreender que a Igreja esteja na condição em que está atualmente. E não é de surpreender que o mundo esteja na situação em que está, quando a nossa mensagem central (o sangue de Cristo) está escondida" (LLOYD-JONES, 1993, p. 53).
Uma das principais ênfases de Calvino contra o romanismo era o fato de que, ali, a bíblia não tinha lugar, soterrada sob uma avalancha de tradições, opiniões humanas e conciliábulos políticos:
"Em vez do ministério da Palavra aí reina um regime degenerado e cheio de falsidades, que em parte extingue a pura luz da verdade, em parte o sufoca; no lugar da Ceia do Senhor introduziu-se o mais hediondo sacrilégio; o culto de Deus foi deformado por variada e intolerável número de superstições; a doutrina, à parte da qual não subsiste cristianismo, foi inteira sepultada e rejeitada; as reuniões públicas reduzidas a escolas de idolatria e impiedade. (...) De igual modo, hoje nos importunam os romanistas e aos ignaros testificam com o nome da Igreja, quando sejam capitais adversários de Cristo" (CALVINO, Livro IV).

A PREGAÇÃO COMO FERRAMENTA DE REVITALIZAÇÃO

Não há dúvida que muitas áreas da Igreja precisam ser repensadas e revitalizadas. Seu método de ensino, sua comunhão, sua administração – mas nada disso fará dela uma Igreja verdadeiramente vivificada se não for pelo Espírito do Senhor através da sua Palavra.

A PREGAÇÃO

Os ministros precisam priorizar a pregação fiel da Palavra de Deus no poder do Espírito Santo e não a leitura ou exposição de belas (e muitas vezes vazias de significado e poder) homilias, recheadas de técnicas, floreios, marketing e psicologia.

O QUE DEVE SER PREGADO

A Igreja precisa clamar para que a Palavra de Deus seja pregada com fidelidade e que o ensino ministrado seja aplicável de maneira contextualizada – não confundir com contextualização da mensagem da Igreja, numa espécie de abominável sincretismo, em detrimento da fidelidade à Palavra. Não há duvida que isto é difícil em dias de politicamente correto, ainda mais que não ser politicamente correto pode implicar em altos custos, inclusive eclesiásticos. A Igreja não precisa ser politicamente correta. O que precisa ser correta é a pregação da Palavra, que não esconde a verdade, antes coloca-a claramente aos ouvintes (mesmo que estes não queiram ser confrontados em seus pecados).

O PREGADOR DEVE PREGAR A VERDADE COM FIDELIDADE

Assim, o ministro deve ser submisso à vontade de Deus, falando a Palavra de Deus. Pregar somente o que Deus quer significa confiar que Deus opera, pela Palavra, através do Espírito Santo, mesmo no mais impenitente pecador. O próprio apóstolo Paulo registra, em sua experiência, que mesmo o "maior dos pecadores" pode ser alcançado pela Palavra de Deus – para servir, inclusive, de modelo aos demais crentes (I Tm 1.15-16). Entretanto, não cabe ao ministro forçar a eficiência da pregação através de gestos teatrais, melodramáticos ou cômicos. A tradição reformada nos lembra, acertadamente, que o único intérprete fiel da Palavra de Deus é o Espírito Santo – e é ele quem aplica a graciosa Palavra de Deus ao coração dos cristãos, levando-os a praticá-la e não só ouvi-la (Tg 1.22). Esta observação se faz necessária por causa das diversas pressões que são colocadas sobre os ombros dos ministros – especialmente a pressão pela apresentação de números vistosos de aumento do número de membros. Obviamente não defendemos que deve-se priorizar a estagnação e não o crescimento. Pelo contrário, uma Igreja sadia, uma Igreja que é alimentada por uma palavra sadia tende a crescer (Ef 4.16). Em Esdras, como em Micaías, temos um modelo do que deve ser o pregador: alguém que tem o seu coração disposto a compreender, cumprir e ensinar a palavra do Senhor ao povo do Senhor (Ed 7.10). Muito do sofrimento de Israel se deu porque os responsáveis pelo ensino da Palavra se esquivaram de fazê-lo, com trágicas consequências para todo o povo (Os 4.6).

A RECEPÇÃO

Todavia, lembremos que a Igreja não é somente o pregador, a Igreja é o todo dos fiéis, e estes também tem sua responsabilidade, acolhendo de maneira mansa e obediente esta palavra fiel pregada na linha apostólica e com sinceridade porque o assunto de que trata é nada menos que a salvação de almas (Tg 1.21). Assim, coma pregação da Palavra temos também que tratar do acolhimento da Palavra de Deus. Se a comunidade não acolhe a pregação da Palavra de Deus, é porque esta já está suficientemente afastada do Senhor para poder ouvir-lhe a voz. Devemos insistir que a pregação da Palavra de Deus envolve o falar e o ouvir, não somente quanto à comunicação, pois ouvir a voz de Deus significa praticar o que ele está dizendo. A comunicação de Deus aos homens é, sempre, de caráter prático e proposicional. Neste sentido, diz-nos A.W. Blackwood (ELWELL, p. 171, grifo meu): "A pregação é a verdade divina pronunciada por uma personalidade escolhida, a fim de satisfazer a necessidade humana". E, ainda,
"...a pregação significa interpretar a vida hoje, à luz das Escrituras, de modo que as necessidades do ouvinte sejam satisfeitas agora, e o ouvinte seja orientado na realização da vontade de Deus amanhã".

COMO A IGREJA DEVE RECEBER A PALAVRA

A Igreja, se realmente é a Igreja de Cristo, deve (e desejará) ser submissa à Palavra do seu Senhor. Cristo diz-nos que as suas ovelhas ouvem a sua voz (Jo 10.27), obedecem (Jo 15.14) e ensinam (Mt 28.19-20). Certamente que a verdadeira Igreja de Cristo ouve, isto é, atende, quando a Palavra de Cristo é pregada, e o oposto é duplamente verdadeiro: ela denuncia abertamente quando falsos conceitos, embora belos, sejam proclamados de seus púlpitos. Quando um grupo de pessoas, mesmo chamando-se de Igreja, recebe alegre e constantemente qualquer palavra que não seja a palavra de Cristo está, incontestavelmente, admitindo que não é a Igreja de Cristo, pois qualquer coisa, qualquer mentira, qualquer engodo, qualquer enganação é alegremente ouvida por aqueles que não são de Cristo. A conclusão a que chegamos, neste ponto, embora triste, é a de que é uma verdade inescapável que a Igreja contemporânea (com notáveis e gratas exceções) não tem interesse pelo ensino da Palavra de Deus, facilmente cedendo às pressões internas por uma adesão aos princípios, métodos e mandamentos do mundo, em detrimento da obediência à Palavra de Deus. É preciso ser realmente temente a Deus para resistir. É motivo de muita gratidão a Deus o fato de que há ainda muitos ministros fiéis a proclamar e, necessário dizer, crentes fiéis, que lutam para que a pregação da Palavra não seja obliterada pelas exigências do mundo contemporâneo, pós moderno, que prega e exige um relativismo, tanto moral quanto espiritual, mas que ao mesmo tempo tenta impor um abandono dos pressupostos bíblicos. Assim como a pregação da Palavra é um dever central dos ministros, acolhê-la obedientemente é uma obrigação da igreja – uma Igreja que não acolhe a pregação da Palavra de Deus é uma Igreja doente ou, pior, uma sinagoga de satanás, suficientemente afastada do Senhor e tornada incapaz de ouvir-lhe a voz. A pregação da Palavra lembra-nos que deve haver alegre submissão de ambos os lados. De nada adianta o ministro cobrar de seus ouvintes submissão à vontade de Deus – ou ao que ele ensina de púlpito – se esta não é a verdade de Deus. Deus não vai agir no coração dos crentes, capacitando-os à obedecer a uma mentira, mesmo que uma mentira eficiente e repetidamente exposta.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Assim, somos obrigados a concluir que todas as congregações que, embora reivindiquem para si o título de cristãs, mas que tenham abandonado a centralidade das Escrituras ou merecem ser justamente chamadas de falsas igrejas, e, por isso, abandonadas ou, então, precisam desesperadamente de um trabalho de despertamento e revitalização para retornarem às Escrituras, recebendo pela graça de Deus uma nova injunção de vida. Como revitalizar uma Igreja assim? Sem duvida, a única forma de trazer vida a uma Igreja morta é a Palavra de Deus. Isto significa que, de imediato, há uma barreira a demolir – numa Igreja morta já se instaurou uma cultura de não aceitação da Palavra de Deus, de rejeição do único meio de cura. Mas, mesmo assim, o pregador não deve buscar substitutos, não deve desistir, lembrando que a Palavra de Deus afirma que ela é viva e eficaz (Hb 4.12), produz resultados (Is 55.11) e é aplicada ao coração dos pecadores pelo poder do Espírito: “Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos” (Zc 4:6) e não por força, estratégias, imposições eclesiásticas ou quaisquer outras formas sob o controle do homem.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Alexander A. Hodge, A Confissão de Fé: Comentário, São Paulo, Editora Os Puritanos, 1999.
D.A. Carson & Moo, J. Douglas, & Leon, Morris, Introdução ao Novo Testamento, Vida Nova, São Paulo, 1997.
D.A. Carson, Igreja Emergente, São Paulo, Vida Nova, 2010.
D.M. Lloyd-Jones, Pregação e Pregadores, São Paulo, Fiel, 1984.
D.M. Lloyd-Jones, Avivamento, p. 244, PES, São Paulo, 1992.
Gerhard Kittel, A Igreja do Novo Testamento, p. 17, Aste, São Paulo, 1965.
J.R.W. Stott, Cristianismo Básico, Ed. Vida Nova, São Paulo, 1991.
João Calvino, Comentário à Sagrada Escritura: Exposição de Efésios, São Paulo, Ed. Paracletos, 1998.
João Calvino, Comentário à Sagrada Escritura: Exposição de 1 Coríntios. São Paulo, Ed. Paracletos, 1996.
João Calvino, As Institutas. Campinas, SP, Luz Para o Caminho, 1989.
John H. Leith, A Tradição Reformada, p. 36, Pendão Real, São Paulo, 1997.
Louis BERKHOF, Teologia Sistemática, Campinas, Luz Para o Caminho.
Roland Allen, La Expansión Espontánea de la Iglesia, La Aurora, Buenos Aires, 1970.
R C. Sproul, Essential Truths of the Christian Faith, (Wheaton, Illinois; Tyndale House Publishers, Inc.). 1992, in Logos Library System, CD-ROOM.
R.B. Kuyper, El Cuerpo Glorioso de Cristo, Grand Rapids, Eerdman Publishing Co., 1985.

Walter A. Ewell, Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã, São Paulo, Edições Vida Nova, 1998.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

PRINCÍPIOS PARA OS DISCÍPULOS QUE DESEJAM CUMPRIR A GRANDE COMISSÃO At 10 1 33

At 10.1-33

INTRODUÇÃO

Pouco antes de subir para os céus, à vista dos seus discípulos, o Senhor Jesus deu-lhes uma importante ordem: serem suas testemunhas em todos os lugares, tanto onde antes ele lhes havia dito para que não se ausentassem (At 1:4) como em todas as demais regiões da terra, sem deixar nenhuma delas sem ouvir a mensagem (At 1:8).
Jesus fez esta determinação em forma de progressão geográfica porque sabia da propensão dos judeus para evitarem os samaritanos e sua dificuldade em anunciar aos não judeus, apesar das profecias de que gente de todos os povos adorariam ao Senhor (Is 56:7) e o próprio Senhor Jesus ter dado o exemplo lidando tanto com gentios (Mc 7.26-29) quanto com samaritanos (Jo 4:39).
Nós temos uma certeza: nosso Deus não muda. Seu propósito é o mesmo: que, na sua casa, homens e mulheres de todas as nações se apresentem para cultuá-lo em espirito e em verdade. O mesmo Deus que escolheu Israel no passado, o fez para que eles fossem uma nação de testemunhas mostrando o seu poder em libertá-los da escravidão no Egito e mantê-los no deserto, apesar dos exércitos de faraó e da falta de água e alimento (Is 43:12) também escolheu o novo Israel, a Igreja, com este mesmo propósito – para que proclamem as virtudes daqueles que os libertou das trevas para a sua maravilhosa luz (I Pe 2:9).
A mesma responsabilidade que estava sobre Israel encontra-se nos ombros dos cristãos – testemunharem as grandezas de Deus, anunciarem os seus poderosos feitos, renderem-lhe graças e louvor pelo que ele é, fez e anunciou que, no momento que ele mesmo determinou, ainda fará. É nesta perspectiva, de cumprimento de um mandato, que analisaremos At 10 em três mensagens, sendo que a primeira estabelece princípios para os discípulos que desejam ser obedientes e cumprirem a grande comissão.

PRINCÍPIO Nº I: O INTERESSE DE DEUS POR HOMENS NÃO É LIMITADO POR NENHUM TIPO DE BARREIRA

1 Morava em Cesaréia um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana, 2 piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus. 3 Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse: 4 Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus. 5 Agora, envia mensageiros a Jope e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro. 6 Ele está hospedado com Simão, curtidor, cuja residência está situada à beira-mar.
Embora Deus tenha escolhido, na antiguidade, uma nação para lhe ser povo particular, ele já demonstrava que se importava com o destino das outras nações e Jesus retira do Antigo Testamento dois momentos do ministério de Elias para demonstrar que Deus não restringia seu cuidado a Israel: a cura de Naamã, o leproso comandante d o exército sírio e o sustento da viúva em Sarepta de Sidom (Lc 4.25-27).
Jesus deu, mais de uma vez, o exemplo do cuidado e especial interesse de Deus sobre os não judeus: curou um servo de um centurião, a filha de uma cananéia, o coração de uma samaritana, a lepra de um samaritano, a alma de um gadareno. E ele também deu, mais de uma vez, ordem aos seus discípulos para que alcançassem os perdidos de outros apriscos (Jo 10:16). Na cidade dedicada a César havia um chefe de uma guarnição romana chamado Cornélio. Cesaréia, centro comercial e militar gentílico, com muitos templos e banhos, não era um ambiente especialmente atrativo para judeus ou para a religião judaica. Mas é no lodaçal da Cesaréia que encontra-se Cornélio, qualificado como piedoso, isto é, um dedicado seguidor dos preceitos mosaicos, e também temente a Deus, alguém que, embora muito próximo do judaísmo, adepto da prática de orações, esmolas e contribuições para o templo, por uma razão (no caso, era oficial romano, não podia deixar de participar de cerimônias cívico-religiosas romanas) não havia se tornado um prosélito, um gentio que se deixava circuncidar e se tornava judeu.
Cornélio e sua casa (família e agregados) eram pessoas piedosas ou ao menos ensinadas nas práticas piedosas. Em uma de suas orações (exatamente à mesma hora em que Jesus havia entregue o seu espírito, hora nona, isto é, três horas da tarde - Mt 27:46) teve a visão de um anjo de Deus que lhe comunicou que suas orações tinham sido ouvidas, que a sua vida e testemunho eram agradáveis aos olhos do Senhor mas que ainda lhe faltava algo que precisava ser suprido: ele precisava conhecer o evangelho do salvador – suas orações, apesar de serem agradáveis aos olhos do Senhor, não eram suficientes, como nenhuma obra é suficiente (Ef 2:8): ele precisava conhecer a Cristo, o Senhor e salvador. A barreira da nacionalidade não impediu Deus de atentar para Cornélio, e não impediria sua salvação.

PRINCÍPIO Nº II: QUALQUER UM QUE SEJA EFETIVAMENTE CHAMADO PELO SENHOR TOMA UMA ATITUDE

7 Logo que se retirou o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus domésticos e um soldado piedoso dos que estavam a seu serviço 8 e, havendo-lhes contado tudo, enviou-os a Jope.
Depois de entendermos que o Senhor não estava interessado somente em judeus, assim como seu cuidado e seu amor salvador (Jo 3:16) não é exclusivo apenas para os que já estão na Igreja (Lc 19:10) devemos nos perguntar: e então? E daí que sabemos que Jesus veio para buscar e salvar o perdido?
Antes de tratar do papel dos discípulos, quero que lancemos um olhar para os perdidos. Cornélio é um exemplo de alguém que, embora com algum tipo de temor e conhecimento, ainda estava alheio à nova aliança com Deus (Ef 4:18) porque esta só poderia ser concretizada à partir do momento que ele conhecesse Cristo, o salvador (Jo 17:3).
As Escrituras dizem que nem mesmo o coração de um descrente é capaz de opor-se à vontade de Deus (Pv 21:1). Como alguém temente a Deus, Cornélio não tinha sequer interesse em opor-se à vontade de Deus. Nenhuma notícia lhe seria tão agradável quanto a que o anjo lhe deu: ele receberia o favor do Senhor. Como você reagiria à notícia de que ganhou uma casa (de verdade, não estas mensagens via celular que enchem a nossa caixa postal)? Como reagiria à notícia de que vai poder entrar naquela sonhada faculdade e ainda com bolsa integral? Ou que recebeu uma promoção tão almejada? O que você faria se a única exigência fosse ir até o doador, ou à faculdade ou ao RH da empresa em que trabalha para saber como receber esta bênção?
A maioria é absolutamente ágil quando se trata de receber este tipo de bênção, mas como você reage quando ouve falar que seu destino, sem Deus, é o inferno por ser filho da ira, morto em seus próprios delitos e pecados, condenado por sua própria culpa (Ef 2:1-3) mas que, mesmo merecendo esta dura condenação ele lhe deu vida, sem que você merecesse, mas somente por causa do seu grande amor e para mostrar a sua muita misericórdia (Ef 2.4-6)? A maioria simplesmente não reage, permanece estática, como mortos, e, de fato, mortos espiritualmente, que não vão a Cristo para serem vivificados (I Co 15:22). Mas não foi assim com Cornélio. Ele não pensou duas vezes, não titubeou. Se tinha que chamar Pedro, então ele chamaria Pedro imediatamente.

PRINCÍPIO Nº III: QUANDO O SENHOR CHAMA, ELE DISPÕE OS MEIOS PARA EFETIVAR SEU PROPÓSITO

Já olhamos para Cornélio, o homem a quem Deus determinou abençoar. Gentio, piedoso e temente a Deus. Agora, devemos mudar o nosso olhar para Pedro, que, de certa maneira, representa os crentes, assim como Cornélio representa os eleitos que ainda não tiveram a oportunidade de ouvir o evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. Pedro é, de certa maneira, você. O que você é e de que maneira você se encaixa nas características que passo a mencionar?

I.                 INSTRUMENTOS HUMANOS

9 No dia seguinte, indo eles de caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado, por volta da hora sexta, a fim de orar.
A primeira característica que logo percebemos é que Deus faz uso de homens que ele mesmo escolheu (Lc 6:13) e designou para que dessem frutos permanentes (Jo 15:16).
Jesus foi absolutamente enfático com seus discípulos – eles foram designados para frutificarem, para trabalharem na obra do Senhor sabendo que seu trabalho não seria nem vão (I Co 15:58) nem solitário (Mt 28:20).
É tolice afirmar que o anúncio evangélico é um privilégio concedido aos homens que os anjos desejariam executar – é, na verdade, uma tarefa confiada aos servos cuja consecução lhes será cobrada e que anjos não conseguem, em sua existência, experimentar e compreender, pois aos preservados não haverá queda e aos caídos não haverá redenção (Jd 1:6).
Para pregar para Cornélio Deus designou Pedro. E você, será o Pedro na vida de quem? Quem será que está pronto para ouvir a mensagem e seus lábios estão cerrados? Será que vai ser preciso que alguém bata no seu portão lhe exigindo que saia do seu comodismo silencioso, desobediente e preguiçoso? Se uma missão foi dada, e não é executada, então, só resta ter que ouvir as palavras do Senhor Jesus chamando de servo mau e negligente (Mt 25.26-30). É isso o que deseja ouvir do Senhor?

II.             DISPONIBILIDADE

10 Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase; 11 então, viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas, 12 contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. 13 E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come. 14 Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. 15 Segunda vez, a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum. 16 Sucedeu isto por três vezes, e, logo, aquele objeto foi recolhido ao céu.
Quando enviou o anjo para falar com Cornélio Deus não precisou procurar na agenda alguém disponível – o escolhido já havia sido comissionado. A missão dada a Pedro (e aos demais discípulos bem como aos discípulos dos discípulos, e assim sucessivamente, todos discípulos do Senhor - I Co 11:1): eles deveriam anunciar o evangelho a todo o mundo – e isto incluía, por mais óbvio que isso pareça para nós, os desprezados samaritanos e os odiados gentios.
Pedro estava em seu momento devocional, era meio dia, ao invés de ficar beliscando na cozinha procurou um lugar onde pudesse ficar a sós com Deus. Isso é bom, muito bom. Mas se você acha que ter um momento de devoção com Deus é suficientemente bom e a isso se resume a sua espiritualidade, algo de muito errado está acontecendo com você. Provavelmente você ainda não entendeu o que significa ser discípulo de Cristo. Cristo é aquele que desceu de sua glória para resgatar indignos pecadores – é aquele que subiu à cruz para ocupar o lugar de injustos pecadores (I Pe 3:18).
Se sua devoção não conduz você a conhecer mais a Deus, e se este conhecimento de Deus não leva você a uma mudança em suas atitudes, de uma atitude de autossuficiência para a de obediência, então, mesmo que você esteja sozinho em algum canto com alguma prática religiosa isto pode ser chamado de qualquer coisa, menos de devoção a Deus. Se sua devoção a Deus não muda sua visão de mundo e tira você da letargia, então, ainda está faltando um encontro transformador com o Senhor.
Pedro estava disponível – precisava ser instruído sobre o que precisava fazer. Antes que ele considerasse os gentios de serem chamados à nova aliança com o Senhor Jesus, ele precisava ser ensinado, e de lei em punho, por três vezes nega-se a entender que o evangelho é o cumprimento da lei e é ir além da lei – é transformar a intransigência em misericórdia, é vencer as barreiras e os preconceitos. Mas ele logo entenderia – quem falava com ele era o seu Senhor – não foi um êxtase induzido, foi um chamado do Senhor para que ele compreendesse ainda melhor o plano de Deus, do qual ele era um instrumento e, agora, estava inteiramente disponível. O que era cerimonialmente impuro (gentios e samaritanos) havia sido purificado por Deus.

III.         ORDEM

17 Enquanto Pedro estava perplexo sobre qual seria o significado da visão, eis que os homens enviados da parte de Cornélio, tendo perguntado pela casa de Simão, pararam junto à porta; 18 e, chamando, indagavam se estava ali hospedado Simão, por sobrenome Pedro. 19 Enquanto meditava Pedro acerca da visão, disse-lhe o Espírito: Estão aí dois homens que te procuram; 20 levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu os enviei.
Enquanto meditava sobre o que tinha acabado de lhe acontecer, de que maneira isto iria influenciar sua vida e sua maneira de servir ao Senhor, os enviados de Cornélio batem à porta de Simão. Era a hora de colocar em prática o que tinha acabado de aprender. E eis aqui outro grande paralelo entre Pedro, o crente, e nós, os crentes. Pedro estava aprendendo e o Senhor exigia que seu aprendizado fosse colocado em prática. Havia um bem a ser feito, e seria pecado não fazê-lo (Tg 4:17).
Algum tempo antes o Senhor Jesus havia dito que eles seriam guiados pelo consolador – e que ele os faria lembrar de tudo quanto lhes havia sido ensinado (Jo 14:26). Sem dúvida que evangelizar os gentios estava entre as coisas que Jesus havia feito – e discípulos são aqueles que imitam o seu discipulador.
É sob a direção do Espírito que Pedro recebe a explicação de sua visão: os homens que bateram à porta de Simão eram, antes de mais nada, enviados pelo próprio Senhor – e Pedro deveria ir com eles. É provável que Cornélio, sabendo dos escrúpulos dos judeus, tenha enviado servos ou associados judeus para procurarem Pedro. Isso já evitava, de pronto, a primeira barreira. Mas o mesmo Espírito lhe diz para ir com os estranhos, sem medo, pois ninguém sai com estranhos assim, especialmente sabendo que havia forte oposição à mensagem que ele pregava. Pedro já havia estado preso (At 4.1-3) e também chicoteado sendo exortado a calar-se a respeito de Jesus (At 5:40), o que se negaram a atender (At 4:19).
Mas o argumento determinante para que Pedro obedeça vá com eles é o Espírito Santo dizer: eu os enviei. Você se negaria a ir pregar o evangelho desta maneira? Você se recusaria a ir até a casa de Cornélio se o Senhor lhe dissesse para ir? Pois é, ele já disse – já disse para você ir. Já deu até o endereço. Onde? Simplesmente entre Jerusalém e os confins da terra – e, geograficamente, nossa terra é o que o Senhor Jesus queria dizer com “confins da terra” àqueles judeus. Vai obedecer ou não (I Sm 15:23)?

IV.          OBEDIÊNCIA

21 E, descendo Pedro para junto dos homens, disse: Aqui me tendes; sou eu a quem buscais? A que viestes? 22 Então, disseram: O centurião Cornélio, homem reto e temente a Deus e tendo bom testemunho de toda a nação judaica, foi instruído por um santo anjo para chamar-te a sua casa e ouvir as tuas palavras. 23 Pedro, pois, convidando-os a entrar, hospedou-os. No dia seguinte, levantou-se e partiu com eles; também alguns irmãos dos que habitavam em Jope foram em sua companhia.
Porque não temos tanta disposição para a evangelização? Se você acha bom que a Igreja faça conferências de evangelização, congressos para despertamento para evangelização e coisas semelhantes, acredito que isto é simplesmente uma resposta a um terrível sintoma que podemos encontrar – a apatia, a falta de vontade, a indisposição, em suma, a desobediência por parte dos crentes. Não é preciso uma visão para saber que há uma tarefa a ser desempenhada pela Igreja. Jesus já a deu. Fazer uma conferência sobre missões é admitir o fracasso da Igreja, porque a Igreja, em sua essência, deveria ser uma missão permanente.
E o evangelismo não é a missão permanente da Igreja não por falta de oportunidade ou recursos – aliás, recursos e oportunidades são mais do que abundantes. A causa é simplesmente a trágica inclinação para a rebeldia, para a desobediência. Todavia, não foi o caso de Pedro. O Senhor lhe disse: levanta. E ele se levantou. Disse-lhe desce. E ele desceu. O Senhor lhe disse para ir com eles, e ele, após tê-los hospedado (o que é uma indicação, porém, não determinante, de que  eles eram judeus associados, de alguma forma, a Cornélio), foi com eles no dia seguinte porque viajar a noite não era seguro.
Aqueles homens fazem questão de destacar três características de Cornélio que só interessavam aos judeus: piedoso (aqui chamado de reto), temente a Deus (uma classificação para os simpatizantes do judaísmo mas que não se tornaram judeus) e que tinha bom testemunho de toda a nação judaica, o que significava, no mínimo, que não era dado a perseguir os judeus, o que já era grande coisa. Mas ele ia mais além – era homem de oração e de coração bondoso, que contribuía para o bem de outros através de esmolas.
Mas nossos olhos, neste momento, estão voltados para Pedro, o crente. Pedro, o apóstolo. Pedro, o enviado. Pedro, o disposto a obedecer à ordem de ir além da sua zona de conforto para anunciar o evangelho a todos os que tinham interesse – e se havia algo que Cornélio tinha era interesse no evangelho. Voltemos nossos olhos para os crentes – há muitos que receberão prazerosamente o evangelho, mas, onde estão os pregadores (Rm 10:14). Só não podemos continuar com a pergunta de Paulo porque sabemos que fomos enviados (Rm 10:15).

V.              AUDIÊNCIA

24 No dia imediato, entrou em Cesaréia. Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos.
No mesmo dia eles chegam a Cesaréia e vão imediatamente à casa de Cornélio. Tudo estava pronto. A casa de Cornélio estava preparada para receber a mensagem que o Senhor lhe falaria através de Pedro. Deixe-me relembrar: a piedade de Cornélio era conhecida por todos os convidados – eram seus parentes, seus amigos íntimos. Alguém pode ser conhecido socialmente como piedoso mas não ser reconhecido assim por seus parentes e amigos íntimos.
Cornélio poderia ter ido até Pedro – ou chamado à sede da guarda para conversarem. Mas Cornélio vivia sua piedade diante de todos, havia entendido que a mesma mensagem que servira para que ele se tornasse o que havia se tornado perante todos os seus familiares, perante seus amigos íntimos, perante a guarda também serviria para mudar sua vida, consciente do interesse de Deus por sua vida, e ele queira compartilhar com todos os seus aquela novidade. Eles já sabiam de sua piedade. Já sabiam que ele tinha tido uma visão – talvez alguns duvidassem mesmo da existência deste tal de Simão hospedado na casa de Simão. E muitos certamente duvidavam que um judeu religioso entrasse na casa de um soldado romano. Talvez muitos esperassem pela volta dos emissários apenas para confirmar suas desconfianças.
Cornélio não se importava com isso – mesmo sem saber se Pedro viria, reuniu sua família. Reuniu seus amigos. A mensagem que o salvaria também seria compartilhada com todos os seus queridos, com as pessoas que gozavam de sua intimidade. Cornélio provavelmente tinha uma esposa. E filhos. E talvez outros familiares próximos vivendo com ele. Cornélio também deveria ter soldados em confiava, companheiros de batalhas onde uma amizade sólida foi formada.
Assim como Cornélio não queria sua família longe, nem seus amigos perdidos em um campo de batalha qualquer, ele também não queria separar-se deles na eternidade. E os traz a todos para ouvirem Pedro falar das grandezas de Deus que deveriam chegar a todos os cantos da terra (Rm 10:18).

VI.          PERSPECTIVA CORRETA

25 Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou. 26 Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem.
Apesar de sua piedade, e de ser um homem temente a Deus, e de suas orações e esmolas terem sido aceitas pelo Senhor, Cornélio ainda não era um cristão. Cornélio nem mesmo era um judeu. Cornélio ainda era um romano, com uma mente de romano e, portanto, com atitudes comuns aos romanos. Cornélio foi encontrar-se com Pedro no portal – talvez com medo de que, afinal, Pedro se recusasse a entrar porque ele era judeu e aquela era a casa de um romano, e, mais que isso, de um oficial romano, os quais não eram tidos como os homens mais amados do mundo pelos judeus, só perdendo para os samaritanos e publicanos.
O segundo erro cometido por Cornélio que mostram a sua mentalidade ainda não convertida é o fato de se prostrar aos pés de Pedro e adorá-lo, como os habitantes de Listra (At 14.11-13).
Cornélio precisava mesmo da visita de Pedro – precisava entender que somente ao Senhor deveria adorar, somente ao Senhor deveria prestar culto (Êx 20:3-5).
Pedro, Paulo e qualquer outro pregador eram apenas instrumentos por meio do qual os pecadores viriam a conhecer a Jesus (I Co 3:5). Eles eram apenas ministros, buscando anunciar a reconciliação que Deus promoveu, em Cristo, com pecadores antes perdidos (II Co 5:20).
Não era Pedro nem Paulo a quem Cornélio deveria adorar – era a Cristo, o Senhor. Somente ele tinha o nome pelo qual os pecadores poderiam ser salvos (At 4:12).

PRINCÍPIO Nº IV: O SENHOR CHAMA UNICAMENTE ATRAVÉS DE SUA PALAVRA

27 Falando com ele, entrou, encontrando muitos reunidos ali, 28 a quem se dirigiu, dizendo: Vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo; 29 por isso, uma vez chamado, vim sem vacilar. Pergunto, pois: por que razão me mandastes chamar?
Após corrigir a perspectiva equivocada de Cornélio, comum aos gentios, de tratarem homens como se fossem mais do que homens, ou, às vezes, considera-los divinos, Pedro continua a colocar as coisas na perspectiva correta. Diferente do que faria em outra ocasião e se tornaria repreensível        quando, por medo dos judeus, afastara-se dos gentios (Gl_2:11), ele entra na casa de um gentio, diante de gentios, e coloca as coisas na perspectiva correta.
Segundo as tradições dos judeus, que eram conhecidas dos romanos, ele não deveria estar ali. Não apenas não deveria, não poderia. Pela tradição ele estava proibido de estar ali. Mas Pedro era discípulo de Jesus. Ele conhecia o ensino de Jesus, que a tradição não deve ser considerada superior aos deveres de misericórdia – e que ato maior de misericórdia do que proporcionar a pecadores gentios a oportunidade de terem Deus no mundo (Ef 2.12) e obterem a salvação graciosamente dada em Jesus Cristo (I Pe 1:21).
Mas Pedro faz uma ressalva. Ele usa a adversativa leve, mas, como a demonstrar que a proibição não era algo essencial – e, de fato, não era, era muito mais um costume fruto de uma interpretação legalista do que o ensino claro das Escrituras. Mas, diz Pedro, mais que às tradições ele tinha que obedecer a Deus que lhe disse para não considerar indigno o que o próprio Deus havia sido considerado aceitável. Pedro usa uma linguagem cerimonial à qual os romanos estavam acostumados (comum ou imundo) e não considerariam ofensiva.
O que importava é que, em obediência a Deus, que respondera às orações e práticas piedosas de Cornélio, Pedro estava ali – cerimonialismo e tradicionalismo deram lugar à obediência a uma ordem direta de Deus. Devemos lamentar que estas limitações, mesmo comprovadamente abolidas e contrárias à vontade de Deus, ainda estão presentes na mentalidade da Igreja. Tradições culturais, tradições sociais, tradições pseudoteológicas que são empecilhos ao anúncio do evangelho a pecadores. Vencida a barreira do tradicionalismo religioso e do nacionalismo, era o momento de tratar da razão daquela reunião.

O PROBLEMA A SER RESOLVIDO

30 Respondeu-lhe Cornélio: Faz, hoje, quatro dias que, por volta desta hora, estava eu observando em minha casa a hora nona de oração, e eis que se apresentou diante de mim um varão de vestes resplandecentes 31 e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas, lembradas na presença de Deus. 32 Manda, pois, alguém a Jope a chamar Simão, por sobrenome Pedro; acha-se este hospedado em casa de Simão, curtidor, à beira-mar. 33 Portanto, sem demora, mandei chamar-te, e fizeste bem em vir. Agora, pois, estamos todos aqui, na presença de Deus, prontos para ouvir tudo o que te foi ordenado da parte do Senhor.
Cornélio expõe a Pedro a causa daquela reunião tão inusitada de gentios e judeus e um só propósito: obedecerem às ordens de Deus. Ali é exposto a vida devocional de Cornélio, sua visão, o comunicado que lhe trouxe grande alegria e a missão de procurar Pedro em local claramente indicado: a casa de Simão, o curtidor, à beira-mar na cidade de Jope.
A obediência de Cornélio, enviando seus emissários à procura de Pedro é mencionada, e a alegria em receber o emissário do Senhor também (Is 52:7). O problema posto é: havia pessoas que não tinham Deus no mundo. E pelo menos uma delas tinha seu coração inclinado para Deus (Pv 21:1).
Ele queria ser salvo, desejava a salvação, queria servir a Deus mas, para invocá-lo salvadoramente precisava conhece-lo (Rm 10:14). E para que ele pudesse invocar ao salvador, precisava saber quem era o salvador, precisava ouvir falar sobre Jesus (Jo 17:3). E quem melhor que um discípulo de Jesus para apresentar Jesus?
Como Apolo, Cornélio era religioso, conhecia sobre Moisés e sobre o messias – mas ainda não conhecia sobre Jesus. E foi precisamente para este fim que os ministros da reconciliação (II Co 5:18) por intermédio de Cristo Jesus foram deixados, para tirar os homens da ignorância, mesmo a ignorância instruída (At 17:22), como dos gregos, para a luz de Cristo (I Pe 2:9). Cumpriu-se em Cornélio o que diz a palavra: Deus se deixou achar porque ele o buscou de todo o seu coração (Jr 29:13).

O QUE PROPORCIONARIA A SOLUÇÃO

33 Portanto, sem demora, mandei chamar-te, e fizeste bem em vir. Agora, pois, estamos todos aqui, na presença de Deus, prontos para ouvir tudo o que te foi ordenado da parte do Senhor.
Pecadores tem uma necessidade. Judeus tinham uma necessidade. Samaritanos tinham esta mesma necessidade. E os gentios, como Cornélio, também tinham uma necessidade: todos precisavam de um salvador, todos precisavam do messias, todos tinham, assim como todos os homens do presente e todos só que ainda hão de vir, necessidade de Jesus, o salvador. De novo, fica a indagação: como eles poderão encontrar o salvador se não ouvirem sobre ele? Como invocarão aquele de quem nada ouvirem? É bom lembrar que a salvação é tão somente pela fé – Cornélio ainda não sabe o que é ser um salvo até este momento. Ele precisa crer, e crer em Cristo, e a fé só pode vir por um meio – pela palavra de Cristo (Rm 10:17).
Pedro não anuncia o nacionalismo embutido na religiosidade judaica – só poderia ser membro da comunidade dos eleitos quem se tornasse judeu (e Cornélio permanecia apenas um temente, não se tornara judeu). A primeira fala de Pedro descarta, de imediato, o nacionalismo religioso dos judeus. Em outro lugar das Escrituras é Paulo quem nos diz que a filosofia e as sutilezas dos filósofos também são inúteis para a salvação e crescimento espiritual dos homens (Cl 2:8). Nem todo o conhecimento que o homem pode obter é suficiente para que eles, por si mesmos, conhecessem a Deus, embora Deus não esteja longe (At 17:27).
Em relação a Deus e à sua vontade há três tipos de ignorância: a primeira, semelhante à de Cornélio, desejável e necessária, que, ignorando o que Deus dele queria, procura imediatamente a quem lhe possa ensinar. É o que podemos chamar de ignorância humilde, desejosa de conhecimento verdadeiro do verdadeiro Deus e que se assenta aos pés do Senhor para aprender.
Um segundo tipo de ignorância é a arrogante, pretensiosa – como encontramos nos escribas e fariseus que hipocritamente rejeitavam a tudo o que Jesus fazia e falava porque achavam ter o controle da verdade (Lc 12:56), sem, no entanto, conhecerem a verdade libertadora (Jo 8:32).
Um terceiro tipo de ignorância é a ignorância bruta, como descrito nos salmos (Sl 78.56-57) ou os efésios (At 19:34), e um em especial, o latoeiro Alexandre (II Tm 4:14).
Todos nós somos, de alguma forma, ignorantes em relação a muitas coisas e, precisamos, humildemente, fazer como Jó. De uma pretensão arrogante em julgar a sua santidade e a justiça de Deus, após instruído pelo Senhor cala-se pondo a mão à boca, admite a sua pretérita ignorância (Jó 42:3) mas louva a Deus pelo novo conhecimento (Jó 42:5).
Para resolver a ignorância de Cornélio só havia uma solução: ouvir o que Deus tinha mandado Pedro dizer: não era a palavra de Pedro, não era o nacionalismo nem a filosofia nem nada que os homens pudessem produzir, inclusive a tão adorada ciência do século XXI (Sl 146:3) – era, tão somente, o que Deus ordenou que Pedro lhe dissesse da parte do Senhor – e o que Pedro tinha a dizer era que “não há salvação fora de Jesus” (At 4:12).

UMA EXORTAÇÃO FINAL AO SEU CORAÇÃO

Cornélio reuniu sua família para ouvir a palavra de Deus. Cornélio não queria filosofia, se quisesse, havia numerosos gregos habilidosos nisso. Cornélio não queria legalismo – para isso havia escribas e fariseus aos montes à sua disposição. Mas ele queria ouvir a Palavra de Deus. E para ele ouvir a Palavra de Deus precisava de um crente disposto a pregar a Palavra de Deus. Para o pecador ouvir a Palavra de Deus precisa que você, crente, discípulo de Cristo, pregue a Palavra de Deus. Esta é a responsabilidade do crente.
E para você, que ouve a palavra, deixe-me dizer-lhe qual a sua responsabilidade: crer no Senhor Jesus, como seu salvador, e senhor, e se converter, e ser salvo, vencendo a dureza do coração causada pela incredulidade (Is 6:10).
Daqui precisam sair dois tipos de pessoas: crentes dispostos a obedecerem ao ide do Senhor Jesus e pregarem o evangelho (Mc 16:15) e novos crentes na palavra que lhe foi pregada, de que há um só salvador, e este é Jesus, e, crendo nele, agora são portadores da dadiva da vida eterna (Jo 10:28).
A única outra opção é a da rebeldia, da rejeição da palavra e da desobediência ao Senhor Jesus. E certamente você não quer experimentar o resultado desta rebeldia (Hb 10:31).

Minha exortação final: seja um discípulo obediente, ouça o que Deus lhe diz e obedeça. Inimigo ou amigo de Jesus? A resposta está na obediência (Jo 15:14). Lembre-se que o interesse de Deus por pecadores não é limitado por barreiras geográficas ou sociais. Lembre-se que os pecadores chamados por Deus devem tomar uma atitude e sair do seu estado de letargia. Lembre-se que não faltam meios para a salvação dos incrédulos – Deus já dispôs todas as ferramentas e circunstâncias. Lembre-se que Deus só chama para a salvação por meio de sua palavra efetiva e verdadeiramente pregada. Então, agora que você ouviu a palavra que anuncia a salvação em Deus, crê no Senhor Jesus para que seja salvo.

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL