terça-feira, 31 de março de 2009

PICARETAGEM AQUI E LÁ (AO MENOS TENTAM)...

...ou SEM TEOLOGIA MAS COM PICARETAGEM.
Que tenho escrito reiteradas vezes a respeito do MST - Movimento [de pretensos trabalhadores] Sem Terra, não é sigiloso. Já tinha visto muitos assentamentos [São Paulo, Bahia, Paraná, Goiás, Tocantins, Pará]. Mas ainda não havia visitado nenhuma "invasão" em curso. Bem, finalmente aconteceu. Município: Rondom do Pará. Nome da invasão: "Rio Surubiju". Número de invasores - no momento, 20, com a ameaça de se tornarem muitos, muitos mais. Mas o que ainda não escrevi é sobre outro MST presente no local - Movimento dos Sem Teologia. A mais nova praga se chama Igreja Mundial do Poder de Deus. Que eles têm oferecido o céu na terra - algo que não podem entregar pois o reino de Jesus NÃO é deste mundo - é mais que sabido. Mas agora partiram para oferecer terra na terra. E os dois MST deram os braços (ou seriam as patas? - sem querer ofender as aves, obviamente). Vejam a foto abaixo.
Creio que, lá como cá [na invasão e nos locais de engano litúrgico], existem pessoas bem intencionadas - e muito equivocadas, sem exceção. Vale ressaltar que a invasão [como, aliás, toda invasão - é ilegal]. Há um processo na justiça com a clara determinação de proibição da presença destas pessoas naquele local. Mas, como tantas outras determinações judiciais, no Pará nada se cumpre do que é ordenado pelos juízes. É bom deixar claro que os chamados "movimentos sociais", guarda-chuva bastante amplo sob o qual se abriga toda sorte de argumentação para depredar, invadir, roubar e até matar, estão ligados aos partidos políticos governistas, como PT, ou "independentes", como PSTU, PSOL e outros mais, mas que recebem [através de ONGs criadas por políticos através de laranjas basicamente para conseguir recursos para tais práticas ilegais - algumas destas ONGs ilegais também] volumosos recursos federais [leia-se dinheiro dos impostos, fruto do seu suor, do seu trabalho, que muitas vezes financia a invasão de sua casa ou propriedade].
Mas, quero expressar minha opinião a respeito da maioria dos que lá estão. Creio que existem muitos enganadores, que classifico nos seguintes níveis:
i. Picaretas profissionais, que possuem metas políticas e principalmente econômicas, e que almejam tão somente o poder para, nele, se perpetuarem e encherem seus bolsos do dinheiro do contribuinte em negociatas cada vez mais desavergonhadas;
ii. Picaretas amadores, que se deixam conduzir pelos da estirpe profissional, que recolhem as migalhas do processo - no caso de uma invasão de terra na região madeireira ficam com a madeira e às vezes um cargo de líder de comunidade, vereança, etc...
iii. Picaretas quase inocentes, que se passam por "trabalhadores rurais sem terra" para invadir a terra, ganhar a "posse", ainda que provisória da terra, explorar toda a madeira existente e depois partir para a próxima invasão.
E, como disse, há os tolos... só cai no conto do vigário quem se acha mais esperto que o vigarista.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL