terça-feira, 6 de junho de 2017

OS EFEITOS TRANSFORMADORES DO EVANGELHO DA GRAÇA DE DEUS - I Ts 1.6-10

O QUE O EVANGELHO PODE FAZER POR VOCÊ
6 Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, 7 de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia. 8 Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma; 9 pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro  10 e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura.
Com a chegada de Paulo entre os tessalonicenses eles creram em Jesus Cristo. Eles se converteram porque receberam a Cristo (Cl 2:6 - Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele) e foram feitos filhos de Deus (Jo 1:12 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome).
COMO OS TESSALONICENSES RECEBERAM O EVANGELHO
Os tessalonicenses receberam o evangelho, receberam a Palavra de Deus, foram transformados pelo poder do Espírito Santo e viviam o evangelho com tal convicção que não havia como não dar frutos. E estes frutos eram uma fé operosa, viva, um amor abnegado que não buscava o próprio bem, e o único bem que desejava era ser achado em Cristo e ser por ele considerado um servo fiel, quando, pela fé, numa esperança que não podia ser abalada por nenhuma circunstância ou criatura porque ela estava alicerçada na rocha que é Cristo. Embora a Igreja dos tessalonicenses não fosse uma Igreja perfeita ela é certamente uma Igreja que muitos pastores gostariam de ter como rebanho e uma Igreja da qual muitos que certamente teriam muito prazer em serem membros. Sabemos bastante desta Igreja, por isso podemos fazer algumas afirmações a respeito de sua fé, do modo como receberam o evangelho. O livro de atos registra a chegada de Paulo à região, sua pregação nas sinagogas, a conversão de alguns judeus, de mulheres piedosas e de muitos outros gentios. Logo Paulo, Silvano e Timóteo tem que enfrentar oposição, perseguição e tentativa de prisão, mas os adversários só conseguem prender a alguns crentes, dentre estes aquele que mais tarde se destacaria como seu líder, Jasom, que logo é libertado mediante o pagamento de uma fiança. Apesar de ficarem pouco tempo em Tessalônica, a estada deles foi tempo suficiente para que eles aprendessem como poderiam viver a nova vida em Cristo. Paulo e companheiros passaram entre eles tempo suficiente para dar-lhes um testemunho eficiente e impactante de tal modo marcante que eles foram capazes de atender à orientação e exortação de Paulo para que fossem seus imitadores da mesma maneira e nas mesmas coisas em que ele, Paulo, conseguia imitar a Cristo. Além disso, eles foram capazes de continuar imitando a Paulo, vivendo evangelho como crentes verdadeiros, mesmo em sofrimento, perseguição e tribulação. O que é impressionante é o fato que, assim como Paulo aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação eles viviam a sua tribulação com alegria, considerando uma bênção o fato de que, além de crerem, também padecerem por causa de Cristo.
QUEM É O SEU MODELO? RECEBER O EVANGELHO É PASSAR A TER O PRÓPRIO CRISTO COMO MODELO
Quando Paulo foi encontrado por Jesus no caminho de Damasco ele foi mudado, certamente viu o modus vivendi da Igreja, depois recebeu o evangelho do próprio Cristo e viu que não lhe restava outra coisa a não ser atender ao seu chamado, anunciar a salvação em Jesus, orientar os convertidos a se arrependerem de seus pecados, se converterem a Deus e, este é o ponto crucial aqui, ele lhes dizia para viverem por modo digno do evangelho de Cristo. O problema é que ele, Paulo, era um judeu dizendo a gentios como viver uma nova fé que não era em nada parecida, nem com judaísmo nem com as muitas formas de paganismo. O jeito mais simples era Paulo lhes dizer para observarem-no e imitarem-no. Era mais que uma lista de “não pode” ou “três passos que deve adotar”. Era todo um estilo de vida, uma nova vida, um jeito de viver em obediência a Cristo que, mesmo considerado estranho pelos gentios que podiam acusá-los de muitas coisas, eram obrigados a reconhecerem o seu procedimento exemplar. E foi isso que os tessalonicenses fizeram. Eram discípulos de Paulo, tinham Paulo e seus companheiros por modelo e, agindo como ele acabaram se tornando, também eles, discipuladores, modelo de crentes para toda a região, para todos que esteavam em contato com eles.
QUAL É O SEU OBJETIVO? RECEBER O EVANGELHO É BUSCAR LEVAR PECADORES AO ARREPENDIMENTO
Por causa do testemunho dos tessalonicenses pecadores se converteram. A vida dos crentes, tanto em sua fé, obras, amor, abnegação, firmeza diante das perseguições e esperança em Cristo para avida eterna logo se tornou conhecida por toda a província e na região. Seu testemunho era de tal forma coerente e eficiente que o apóstolo julgou desnecessário fazer qualquer nova orientação ou observação. A fé dos crentes é uma realidade palpável, observável. Não dá para acreditar que alguém é convertido, que crê em Jesus Cristo como seu salvador e o tem como seu Senhor se não apresentar frutos que demonstram esse arrependimento, esta transformação. A conversão afeta os aspectos mais relevantes e importantes da vida do convertido, aliás, afeta e transforma todas as áreas da vida de alguém que conhece a Cristo. No mundo antigo o culto público era mais do que uma simples questão religiosa. Envolvia civismo, direitos de cidadania, privilégios e até cumprimento de leis civis. O culto era parte de um estilo de vida e os crentes mudavam seu estilo de vida, mudavam sua visão de mundo e passavam a ver como sem valor o que antes era essencial agora se tornava abominável e inútil. O Deus que era visto como tolice agora é o que não apenas dá sentido à vida como é o próprio doador da vida, é, a final a própria vida do crente. O pecado, antes desejável, agora é motivo de arrependimento e vergonha. O que antes era indesejável e até motivo para perseguição agora é a razão última da existência. E isto não tem como passar desapercebido pelos pecadores que acabam ou crendo no Senhor Jesus e sendo salvos ou se tornando injustificáveis e se vendo obrigados a glorificar a Deus mesmo quando estiverem sofrendo as punições do juízo de Deus.
QUAL É A SUA ESPERANÇA? RECEBER O EVANGELHO É LEVAR A MORTOS A ESPERANÇA DE VIDA ETERNA
O evangelho anunciado e vivido por Paulo, crido pelos tessalonicenses e conhecido por todos nós produz um maravilhoso efeito colateral. A fé na ressureição de Jesus produz a esperança da ressureição dos mortos. A fé na ressureição dos mortos produz a fé na própria ressureição para a vida e não para o julgamento e condenação, com justiça por parte de Deus. Cristo é o primeiro, e só existe primeiro porque existe um segundo, senão seria único. Jesus é o primogênito por existirem outros gerados pelo Espírito, senão não teríamos primogênito e sim unigênito. A fé no Cristo ressurreto é que foi o motivo de alegria na perseguição e firmeza diante da morte. Do contrário, se não aguardassem a vida porvir os cristãos seriam apenas um bando de tolos fanáticos com uma crença estranha e inútil, e, por isso, os mais indignos e infelizes de todos os homens.  Mas o crente aguarda o seu Cristo, seu Senhor, que voltará dos céus repleto de glória, para reinar com os seus, de modo que os sofrimentos atualmente enfrentados são muito pequenos e insignificantes se comparados com a recompensa que o Senhor tem reservada para os seus fiéis. Mas isso só era e só é possível para quem crê na promessa de Jesus de dar a vida eterna para todo aquele que nele crê.
O QUE O EVANGELHO PRODUZ EM SUA VIDA: O EVANGELHO É A BOA SEMENTE QUE SEMPRE PRODUZ FRUTO
Quando escreveu sua carta aos gálatas Paulo fala da existência de um evangelho falsificado, adulterado, misturado com as coisas antigas já tornadas obsoletas e por isso mesmo ineficiente, incapaz de produzir a liberdade que só é fruto do verdadeiro evangelho. Com um mínimo de atenção encontramos as mesmas perversões da antiguidade em nosso tempo. Encontramos o legalismo, a descrença de quem quer escolher o que é digno ou indigno de ser obedecido. A modernidade uniu o uso ignorante da Bíblia com muitas noções pagãs de religião e inovações de marqueteiros espertos e ávidos por ganhar o máximo de seguidores (e de dinheiro também). Este evangelho é exatamente igual em seus efeitos à religião anterior dos tessalonicenses e seus ídolos mudos. Mas não é assim com o evangelho de Cristo. Ele é o poder de Deus para salvação de todo aquele que nele crê. Ele produz conversão, produz salvação, produz uma fé operosa, produz um amor abnegado e produz a certeza da vida eterna, porque comia nas promessas de Jesus Cristo que garantia e garante que todo aquele que nele cresse teria a vida eterna, a realização do propósito da sua eleição. O evangelho que anunciamos para você é o mesmo evangelho anunciado por Paulo, por Silvano, por Timóteo e pelos demais apóstolos. É o mesmo e imutável evangelho de Jesus Cristo, que fala do pecado do homem e seus terríveis resultados, que lembra que todos são pecadores e por isso não são capazes de fazer nada para agradar a Deus porque estão mortos espiritualmente. É o mesmo evangelho que diz que Deus viu que nenhum de nós conseguiria agradá-lo e assim fugir da ira vindoura e por isso enviou seu próprio filho como pagamento, como propiciação, como sacrifício para resgatar você da escravidão do império das trevas. É o mesmo evangelho que diz que Jesus morreu na cruz em Jerusalém para que você não passasse a eternidade na morte eterna no inferno. E este evangelho que diz que Ele ressuscitou e está do lado do Pai para garantir a sua ressureição. É este evangelho que diz “crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”. É este evangelho que lhe diz para buscar ao Senhor agora, neste exato momento, enquanto se pode achar. É com base neste evangelho que eu posso te dizer que hoje pode ser o dia de sua salvação, sem as exigências da lei, apenas confiando, pela fé, na graça redentora de Cristo Jesus. Mais uma vez, vem, vem para Cristo, e seja salvo de seus pecados, seja salvo desta geração perversa. Vem! Vem para Jesus. 

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL