terça-feira, 9 de junho de 2015

SIM, ELES ESTÃO CERTOS

Por favor, antes de se escandalizar com o título acima, peço-te que tenhas um pouco de paciência e leia um pouco mais.
Tenho acompanhado a gritaria generalizada causada pela caminhada homossexual – masculina, feminina, ativa, passiva e até mesmo daqueles que aprovam tais áticas, e sei que muito do que houve é uma questão de marketing – os inimigos da cruz sabem que seu movimento, sem a generosa (mas ainda com alguma) ajuda estatal de outrora tende a minguar, conseguindo levar apenas 20.000 pessoas para a Avenida Paulista (ainda ganha do PT, mas, hoje em dia, ganhar do PT é bater em bêbado caído).
Tem muito “cristão” aproveitando o escárnio promovido pelos desesperados marqueteiros homossexuais para aparecer, alguns chegando ao ponto de mandar para o inferno seus promotores e participantes. E acredito que mais evangélicos postaram fotos como a que vai abaixo do que os próprios homossexuais. Confesso que relutei muito em escrever a respeito, mas o coração do pastor não pode se esquivar a pastorear. O que dizer para o povo de Deus?
Os que tinham que amaldiçoar, já o fizeram. Os que culpam a própria Igreja pela ação dos homossexuais também já foram politicamente corretos. Houve quem lembrasse que algumas Igrejas, até mesmo algumas históricas, já admitem homossexuais em suas fileiras. Sim, eles podem fazer parte da Igreja visível, mas, jamais, da Igreja invisível. Podem ganhar cargos na Igreja terrena, mas não herdarão o reino do céu os que tais coisas praticam.
Talvez o título escolhido tenha te causado alguma forma de suspeita ou escândalo, e, peço-te, seja um pouco mais paciente comigo, especialmente se você já me conhece, já conhece meus textos e sabe do meu posicionamento de jamais torcer ou negociar qualquer princípio oriundo da Palavra de Deus.
Quem são estas pessoas que tomaram a decisão de colocar alguém em um carro alegórico, como uma cruel alegoria, que, sem saber, remete à condenação divina, à maldição, sobre o que eles pretendem promover? Talvez não saibam, ou, muito provavelmente, muitos devem saber, que eles e suas praticas não são estranhos às Escrituras. O apóstolo Paulo, já há mais de 1900 anos, os descrevia com uma riqueza de detalhes impressionante ao escrever para os romanos, tão lascivos quanto os brasileiros do sec. XXI:
Rm 1.28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, 29 cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, 30 caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, 31 insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. 32 Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.
Observe que, em primeiro lugar, Paulo diz quem eles são. Seus nomes? Desnecessário referir. Pode ser João ou Joana, Michael ou Michele, o que é fato é que Deus os descreve como “desprezadores do conhecimento de Deus e entregues a uma disposição mental reprovável” e por isso são capazes de praticarem “coisas inconvenientes”. Eles consideram o conhecimento de Deus, sua revelação, sua Palavra, sua vontade como coisa de pouco ou nenhum valor. Se voltaram contra o criador, se tornaram seus inimigos e a punição de Deus é simplesmente entregá-los a si próprios, às suas cisternas rotas e caindo de abismo em abismo (Sl 42:7 - Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim). Eles não estão fazendo nada para o qual não tenham sido designados por sua própria rebeldia e pela soberania divina. Estão agindo de acordo com a sua própria disposição mental – são reprováveis, estão reprovados e receberão a paga por suas ações ímpias (Sl 1:4 - Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa).
Observe, ainda, em segundo lugar, que Paulo descreve o que eles fazem: suas ações são motivadas pela injustiça, malícia, avareza, maldade; são invejosos e homicidas, contenciosos, cheios de intenções más e dolosas, carregadas de malignidade, difamadores, caluniadores, destituídos de amor de Deus e de amor a Deus, pelo contrário, são insolentes e soberbos, presunções e inventores de males, desonram aos pais em sua insensatez e perfídia, sua afeição homossexual não é natural e não sabem o que é ter misericórdia. É uma dura descrição, mas é uma descrição verdadeira porque inspirada por Deus, e corresponde à realidade porque o Deus verdadeiro não mente nem se engana.
Por fim, sua atitude de afronta à fé, de colocar-se contra Deus evidencia o que Paulo coloca em sequência e como conclusão de seu pensamento: os homossexuais (GLTB) conhecem a sentença de Deus, sabem que são passiveis de morte e se levantam insolentemente contra o Senhor e seu ungido (Sl 2.1 - Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? 2 Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido, dizendo: 3 Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas. 4 Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles). Não, eu não esqueci do “S”. Também os simpatizantes, não importa que grau de parentesco tenham com os homossexuais, também estão sob a sentença de Deus. Quando aprovam o que tais insolentes e presunçosos fazem, tornam-se tão merecedores da recompensa quanto eles.
Por fim, talvez você esteja perguntando: e o título, pastor? Porque o Senhor disse que eles estão certos? Mais uma vez, peço um pouco de sua paciência para seguir meu raciocínio. A cruz é lugar de maldição. A cruz é lugar de suplício para aqueles que estão sob a maldição de Deus (Dt 21:23 - ...o seu cadáver não permanecerá no madeiro durante a noite, mas, certamente, o enterrarás no mesmo dia; porquanto o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus; assim, não contaminarás a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança). O homossexualismo é abominação aos olhos do Senhor e, como tal, seus praticantes e apoiadores receberão a justa retribuição e serão lançados em condenação eternas (I Co 6.9 - Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas). Sim, eles estão certos porque a cruz é o seu lugar. Sem perceber eles estão, em sua insensatez, dizendo ao mundo inteiro que aquele é o lugar que merecem estar. Sim, a cruz é lugar para homossexuais masculinos. A cruz é lugar para homossexuais femininos. A cruz é lugar para efeminados. A cruz é o lugar para quem, embora mudando sua estrutura física, não pode mudar sua essência. Sim, a cruz é o seu lugar de direito. Eles, realmente, merecem aquele lugar.
Porque me incomodaria com o fato de eles assumirem o lugar que lhes é de direito? A cruz não é meu lugar – era, eu merecia, eu mereço, mas Cristo já encravou na cruz o meu débito (Cl 2:14 - ...tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz), ele foi pregado nela para que eu não precisasse estar lá. Sim, eu merecia estar lá, mas ele, o justo, aquele sobre quem continuam tentando cuspir no rosto com suas blasfêmias, tomou o meu lugar (I Pe 3:18 - Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito).
Sim, eles estão certos, aquele é mesmo o seu lugar de direito. Não é o lugar de crentes no Senhor Jesus, não é o lugar daqueles que o receberam como Senhor e salvador. E, também, não é nem mesmo o lugar do meu Senhor Jesus. O meu Jesus, o Jesus das Escrituras não está mais lá – como, também, não está mais no túmulo. Ele está assentado num alto e sublime trono, e em breve, virá trazer a recompensa – mesmo que algumas pseudo Igrejas, que um dia ouvirão do Senhor Jesus a dura frase “nunca vos conheci” (Mt 7:23 - Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade) tentem tirar de sobre eles a condenação. Não cabe a nós reivindicar justiça, abrir processos nos tribunais seculares nem mesmo amaldiçoar ninguém com as penas do inferno (Mt 5:39 - Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra). Assim como não conseguimos tirar ninguém de lá, também não conseguimos mandar. Como cristãos, ao invés de reivindicar vingança esperemos a ação de Deus (Dt 32:35 - A mim me pertence a vingança, a retribuição, a seu tempo, quando resvalar o seu pé; porque o dia da sua calamidade está próximo, e o seu destino se apressa em chegar) e clamemos pela volta do Senhor Jesus, não mais em humilhação, mas em poder e glória. E, enquanto isto, anunciemos o perdão daquele a quem rejeitam blasfemamente: Jesus – perdão possível, inclusive, para GLTBS (Mt 12:31 - Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada).

segunda-feira, 8 de junho de 2015

ANDA! QUE O REINO DE DEUS É CHEGADO - O IMPACTO DA PRESENÇA DE JESUS EM Mc 2.1-12


1 Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa. 2 Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra.
3 Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens. 4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente. 5 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.
6 Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração: 7 Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus? 8 E Jesus, percebendo logo por seu espírito que eles assim arrazoavam, disse-lhes: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração? 9 Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda?
10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados - disse ao paralítico: 11 Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.
12 Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!
Mc 2.1-12

PORQUE A MULTIDÃO BUSCAVA A JESUS

Jesus era conhecido por duas razões – a primeira, e provavelmente a que mais havia se espalhado pela região, era como alguém capaz de fazer coisas extraordinárias por causa dos numerosos milagres que havia feito, tantos que Marcos prefere não mencioná-los, falando detalhadamente de alguns e citando muitos enfermos e endemoninhados (At 8:7). Provavelmente por isso a multidão o seguia mesmo nos lugares ermos, chegando mesmo a impedi-lo de entrar nas cidades, não que ele não quisesse, porque pregava sempre que podia nas sinagogas deles, mas porque tal era o alvoroço que caminhar pelas estreitas ruas das pequenas vilas palestinas se tornava quase impossível (Lc 8:45).
A segunda razão para algumas pessoas procurarem-no era que ele ensinava como quem tem autoridade (Mc 1:22). Assim foi com Nicodemos (Jo 3:4), por exemplo, e até mesmo com o jovem rico, mas que tinha seu coração voltado para as riquezas (Lc 18:18).
Vamos analisar o texto escolhido para nossa meditação nesta ocasião e estabelecer alguns fatos referentes ao evangelho e referentes ao relacionamento entre o homem e o Senhor Jesus – fatos que são, ao mesmo tempo, inquestionáveis e contemporâneos. 

FATO N. I: A MULTIDÃO BUSCA A JESUS (v. 1-2)

1 Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa. 2 Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra.
Após alguns dias Jesus dirigiu-se, novamente, a Cafarnaum. Ele estava estabelecendo um perímetro inicial para o cumprimento de sua missão – fazer a luz do mundo (Jo 8:12) brilhar na região da escuridão, onde reinava a obscuridade (Is 9:1), onde o povo era de pouca instrução e os instrutores não se davam ao trabalho de ensinar-lhes porque eles se relacionavam com outros povos e eram, por isso, considerados indignos e impuros.
Embora dispusesse de uma casa onde hospedar-se (a de Pedro) parece que Jesus se estabelece em uma residência (Jo 1:38).
A chegada de Jesus a Cafarnaum não poderia passar despercebida. Não depois de ter curado a sogra de Pedro, vários outros doentes e libertado outros tantos possessos por espíritos imundos. É provável, também, que já soubessem que ele havia estabelecido uma base por ali, afinal, alguém já famoso como Jesus alugar uma casa numa vila como aquela deveria ser, sem sombra de dúvidas, um acontecimento.
Um fato inconteste é que a multidão logo se reuniu às portas da casa onde ele se encontrava. Marcos diz que eles foram “a uma”, como se tivessem sido convocados por alguém muito importante, e, na verdade, mesmo sem saber, estavam se colocando diante do seu rei, para ouvir sua voz, saberem qual a sua vontade, conhecerem sua lei e seus deveres. Lembremos as ruas estreitas, casas humildes, e muita gente tentando chegar o mais perto possível da porta de onde Jesus lhes falava – se muitos procuravam-no por causa de eventos miraculosos, ele lhes proclamava a palavra. Os milagres não eram um fim em si mesmo, os milagres demonstram sua autoridade de origem divina, mas era a sua vida e o seu ensino que transformaria vidas, e, por conseguinte, encheria o mundo.
Marcos faz questão de ressaltar este ponto – para a multidão que ele procurava ele não os saciava com um show de milagres, aliás, a expectativa por milagres é própria de uma geração corrupta (Mt 12:39), ao contrário do que caracteriza os verdadeiros crentes, que creem, mesmo sem precisar de tais demonstrações (II Co 5:7).
O que levava aquela multidão a Jesus? Curiosidade? Para muitos sim, mas o que é inquestionável é, fosse qual fosse o motivo, a multidão o procurava movidos por uma força que os convocava a apresentarem-se diante de Jesus, o rei que não reconheciam e nem reconheceriam.

FATO N. II: A MULTIDÃO TINHA INTERESSES AO PROCURÁ-LO (v. 3-4)

3 Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens. 4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente.
Não pretendemos apontar se os interesses das pessoas de Cafarnaum e região ao procurarem a Jesus eram legítimos ou não, mas o fato é que todos tinham algum tipo de interesse, desde a mera satisfação de uma curiosidade sobre o que ele era capaz de fazer (ele faz milagres mesmo? Ele ensina bem mesmo?), a resposta para uma dúvida existencial (que fazer para herdar a vida) e a solução para um problema imediato. E é sobre esta necessidade imediata que Marcos vai se deter.
Quatro homens saíram ao encontro de Jesus carregando um homem paralítico, prostrado em seu catre, uma espécie de maca feita de madeira, couro e tecido grosso de algodão. Uma multidão de interesses conflitantes tornou impossível que eles se achegassem a Jesus. Se, para as pessoas normais, já era difícil, imagine a dificuldade multiplicada. Não era um, mas quatros homens carregando uma maca com um enfermo, ocupando o espaço de, pelo menos, 12 pessoas. É óbvio que, se todos queriam se aproximar de Jesus por seus próprios interesses, não abririam mão de tanto espaço para os interesses de uma pessoa só. Até mesmo os próprios discípulos já foram, de alguma forma, motivos para impedimento de que as pessoas se aproximassem de Jesus, como a mulher cananéia (Mt 15:23) e as crianças (Lc 18:16).
Devemos nos lembrar que cada discípulo de Jesus é colocado para ser um facilitador para que as pessoas cheguem a Jesus e não causa de impedimento ou vergonha (Sl 69:6).
Aqueles quatro homens tinham diante de si uma impossibilidade – não a impossibilidade de não ter tempo, ou de morar longe da Igreja (temos tempo para lazer e para o trabalho, independente da distância e do horário). Eles queriam, mas não tinham poder para vencer a resistência da multidão e buscaram uma alternativa, subindo no teto da casa onde estava Jesus e fizeram um buraco grande o suficiente para fazerem descer por ali o paralítico. Não é dito que eles tiraram telhas – eles fizeram um buraco, certamente fazendo cair barro dentro da casa. Era muito comum que as casas da região tivessem o teto feito de barro e galhos finos trançados que tornava a casa mais fresca durante o dia.
Eles não fizeram o que todo mundo podia fazer, eles fizeram o que era necessário fazer para se aproximarem de Jesus. Não sabemos de onde aquele paralitico veio, o que podemos afirmar é que ele não foi levado a Jesus quando da sua primeira passagem por Cafarnaum, quando curou a sogra de Pedro e muitas outras pessoas.

FATO N. III: AS PESSOAS TEM UMA PERCEPÇÃO DIFERENTE DA DE JESUS (v. 5-8)

5 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados. 6 Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração: 7 Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus? 8 E Jesus, percebendo logo por seu espírito que eles assim arrazoavam, disse-lhes: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração?
Embora a multidão não tenha percebido a extrema necessidade daquele paralítico, o texto nos mostra três formas de perceber uma situação. As duas primeiras estão relacionadas a como Jesus considera as nossas motivações – a terceira, que está entre elas no relato, é como os homens podem perceber as ações do Senhor.
Em primeiro lugar, vemos que Jesus é capaz de se aperceber, de compreender, de ver o que ninguém mais é capaz de ver – a fé. Porque nós não conseguimos? Porque não somos Deus. Porque ele é capaz de perceber? Porque ele é o doador e consumador da fé (Hb 12:2). É por meio dele que a fé vem (At 3:16) e se consuma.
Jesus percebe o grau de envolvimento daqueles homens com o seu desejo de que o paralitico seja curado – eles não fariam tanto se não acreditassem que, efetivamente, Jesus poderia curá-lo. Eles depredam o patrimônio alheio, invadem lhe a privacidade, sujam sua casa, interrompem seu ensino – mas o fazem porque tem fé, porque acreditam que Jesus era capaz de satisfazer o intento do seu coração. Eles não queriam nada para si mesmos – nem ouro, nem conforto. E Jesus consegue, sendo quem é, perceber que em seu coração havia fé. E atende-lhes a sua fé ao afirmar ao paralítico que ele obtivera o perdão dos seus pecados – observe que ele ainda não fora curado, mas já tivera os seus pecados perdoados.
Em segundo lugar vemos a reação de alguns observadores – os mesmos escribas que ensinavam sem comprometimento com as Escrituras, sem autoridade, sem interesse pelo bem daquele povo e que foram comparados como ineptos diante do ensino de Jesus ficam indignados. Eles estavam ali já há algum tempo. Tinham um lugar privilegiado, estavam assentados, literalmente desocupados depois que a multidão se voltou para ouvir o que Jesus lhes anunciava, com autoridade, sobre o reino de Deus. Estavam ali ociosos, sem nada fazer e sem nada buscar, seus corações apresentavam pensamentos divergentes, contraditórios e francamente hostis ao que Jesus fazia.
E acusavam Jesus de falar uma blasfêmia, isto é, dizer algo contra Deus ou atribuir a Deus o que Deus nunca pretendeu dizer. Talvez eles devessem fazer uma rápida passagem pelas igrejas do sec. XXI para fazerem um curso intensivo de detecção de blasfêmias – quanta asnice é dita como se Deus tivesse dito, sem que jamais fez parte do santo conselho de Deus. Quantos colocam Deus como alguém que tem sonhos – quando Deus tem um plano; colocam Deus como um pedinte de amor, quando ele é o doador do amor e Senhor de todos. Mas eles, na sua ignorância e oposição, colocando-se contra Jesus na verdade acabam proporcionando a ocasião perfeita para que Jesus nos esclareça o porque dos milagres. É verdade que eles abençoavam as pessoas, mas não era este o motivo principal. É verdade que eles apontavam para Jesus como o messias, e este era um motivo importante, mas o principal motivo era para autenticar a divindade de Jesus. Eles afirmam, acertadamente, que somente Deus tem poder para perdoar pecados.
Utilizando uma metáfora bem comum aos brasileiros, a bola estava na marca do pênalti. O goleiro já estava caído num canto... só faltava o gol.
E aqui temos a terceira percepção, de Jesus, a respeito dos homens. Se dos primeiros ele percebeu a fé, destes ele percebe, rapidamente, a incredulidade, perguntando-lhes porque alimentavam dúvidas no coração? Eles não haviam dito nada, mas Jesus conhece o coração dos homens (Lc 5:22) e sabia o que pensavam e sentiam, sabiam que não se alegrariam com a cura de um paralítico como não se alegraram com nenhum dos outros milagres. Nenhum milagre é suficiente para satisfazer uma geração adúltera, má, incrédula – nenhum milagre é necessário para levar alguém aos pés de Jesus, com fé. Os amigos do paralítico creram antes do milagre – os escribas se tornaram opositores ainda mais ferrenhos vendo o milagre.
Assim como a fé é facilmente perceptível pelo Senhor, assim também a incredulidade. Incrédulos podem enganar os homens – uma pessoa pode se tornar membro de uma Igreja e, ainda assim, permanecer incrédula. Alguém pode nascer, ser batizado na infância, tornar-se adolescente e jovem na Igreja, e até mesmo permanecer depois de adulto, como foi o caso destes escribas, e ainda assim, permanecer na incredulidade. Pode até ser um eficiente guardador de normas eclesiásticas, e ainda assim ser um incrédulo (Mc 10:20). Pode até tornar-se um alto dirigente da Igreja, e ainda assim permanecer na incredulidade, precisando, desesperadamente, nascer de novo (Jo 3:3).

FATO N. IV: JESUS PROVA INQUESTIONAVELMENTE SUA DIVINDADE (v. 9-11)

9 Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda? 10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados - disse ao paralítico: 11 Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.
Porque Jesus realizava milagres? Para o bem estar passageiro dos homens? Evidente que não era apenas isso. Para atestar sua messianidade? Sim, mas não apenas para isso. Quando os amigos do paralitico creram antes do milagre, quando os escribas, estudiosos da lei, que deveriam ter reconhecido mais facilmente o messias do que os demais que julgavam rudes e ignaros (Jo 7:49) não creram nem mesmo durante o milagre, e questionam se Jesus tinha, realmente, autoridade para perdoar pecados (algo que qualquer um poderia falar) eles aprenderão que, de fato, somente Deus é capaz de perdoar pecados de uma maneira inquestionável.
Muitos poderiam se apresentar como o messias – mas quantos poderiam fazer o que Jesus fazia? A afirmação de que somente Deus pode perdoar pecados forneceu a ocasião perfeita para Jesus provar sua divindade, seu poder sobre todas as coisas, inclusive perdoar pecados. Quem pode perdoar pecados – Deus? O que Jesus fez? Perdoou pecados. Eles duvidavam? Então cabia uma demonstração visível de algo que eles não podiam ver.
Eles não criam em Jesus como o que podia perdoar pecados, mas poderiam crer no Jesus que mandava a um paralítico, descido com cordas da cobertura furada da casa pelo esforço de quatro amigos, que se levantasse, tomasse o seu catre e fosse embora. Mas não era a cura em sim, mas o propósito – o milagre era para que eles soubessem que Jesus era, a um só tempo, o filho do homem, o messias, o redentor, e, também, possuía autoridade exclusiva de Deus, perdoar pecados, que Jesus então ordena que o homem se levante, ande, e vá pra casa carregando o que antes era usado para carrega-lo.
Eles não creriam mesmo assim. Rejeitaram a Jesus como o servo sofredor, rejeitaram-no enquanto andava por toda a parte anunciando o reino, fazendo o bem a todos, curando os enfermos, libertando os oprimidos do diabo. Eles o rejeitariam de todas as formas porque não eram das ovelhas de Cristo, jamais poderiam ouvir a sua voz (Jo 10:26).
 A mensagem que Jesus proclamava era: o reino de Deus é chegado. No reino de Deus o coxo anda. No reino de Deus o cego vê. No reino de Deus os mortos ressuscitam – e tudo isto aconteceu durante o ministério de Jesus. No reino de Deus os crentes seriam separados dos incrédulos, e isto também aconteceu durante o ministério de Jesus. Jesus já provou que é o filho de Deus, o Deus em carne – o problema não é a falta de provas – o problema está em seu coração que pode ser como o dos escribas.

FATO N. V: CONHECER A JESUS SEMPRE TEM REPERCUSSÕES IMEDIATAS (v. 12)

12 Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!
O Senhor afirma que sua Palavra não volta vazia, mas produz os resultados designados (Is 55:11). Jesus é, também, a um só tempo, a pedra sobre a qual a casa é edificada (Mt 7:24) e a pedra que esmaga os incrédulos (Lc 20:18). O mesmo Jesus que é crido como por uns como o Filho de Deus é rejeitado por muitos mais como o Filho de Deus.
Ao ter seus pecados perdoados e tendo ouvido a ordem do Senhor para tomar o seu leito aquele homem realiza algumas ações. A primeira é que ele abandona a sua antiga posição de prostração. Ele se levanta, ele toma uma atitude. E ele se levanta para obedecer, não para questionar, não para a desobediência ou para ficar observando letargicamente. Ele se levanta e faz exatamente o que Jesus manda – toma o seu leito e vai embora. Os que antes impediam-no de entrar agora abriam espaço para ele sair.
A ação de Jesus também fez com que, apesar da incredulidade dos despeitados escribas, as pessoas ficassem fora de si, admiradas, extasiadas com o que acontecera diante de seus olhos. Não houve um show previamente combinado como tem acontecido em nossos dias, com curas anunciadas de antemão e participação de atores. Aquele homem era conhecido – a cura era um fato inconteste, Jesus, de fato, tinha poder para curar enfermos, mas tinha, também, autoridade para perdoar pecados, e o faz mais de uma vez (Jo 8.10).
A ação de Jesus levou aqueles que testemunharam a fazerem a única coisa que lhes era digna de fazer – glorificar a Deus, aquele que proporcionou a realização de tão extraordinários feitos em seu meio. Ao invés de glorificarem homens, como acontece com os falsos profetas que querem seus nomes nas fachadas de seus templos, que querem ser vistos por todos e recebem a recompensa pelo que fazem aqui mesmo (Mt 6:2), ao invés de chamarem algum homem de grande poder e poder de Deus, mas que, sem Cristo, está no caminho da perdição (At 8.10-11) eles glorificam a Deus.

CONCLUSÃO

Deixe-me relembrar os fatos que ocorreram naqueles dias, naquela vila de Cafarnaum, na distante e esquecida Galiléia dos gentios:
i.                   Havia ali uma multidão que buscava a Jesus – como hoje, as multidões ainda tem a mesma necessidade;
ii.                Havia ali uma multidão que buscava a Jesus com os mais diversos interesses – e independente de quais sejam estas intenções, elas existem;
iii.             Havia ali diferentes percepções à respeito da situação – Jesus percebia algumas coisas que ninguém mais percebia, e havia quem não percebesse o que lhes era mostrado com clareza;
iv.              Havia ali pessoas que viram Jesus provar, inquestionavelmente, a sua messianidade e a sua divindade – e mesmo assim muitos continuavam firmes em sua incredulidade;
v.                 Havia ali uma multidão que sofreu influência imediata da ação de Jesus na vida daquele paralítico – e só lhes restava glorificar a Deus.
Você tem alguma dúvida quanto a algum destes fatos? Com o que você não concorda? Este é o relato que Marcos recebeu de uma testemunha ocular – o apóstolo Pedro, seu tio. Pedro e Marcos poderiam ser desmentidos se faltassem a verdade, já que escreveram menos de 30 anos depois dos fatos – ainda havia pessoas vivas que haviam presenciado estes acontecimentos, como atesta Paulo ao escrever aos Coríntios mais ou menos na mesma época (I Co 15:6).
Mas ninguém os desmentiu. Nem mesmo os inimigos do cristianismo conseguiram se levantar contra os relatos apostólicos – se levantaram contra a fé, contra a mensagem, mas não contra a veracidade dos relatos. Então, você e eu temos que admitir que o que foi dito esta noite é verdade – é a verdade de Deus sobre seu Filho, Jesus Cristo, sobre seu enviado, Jesus Cristo, sobre seu amor e suas obras, e, principalmente, sobre o fato de ele ser o único meio de salvação para os pecadores (At 4:12).

Eu poderia, insistentemente, apresentar mais dados, falar de mais ensinos e de mais milagres do Senhor Jesus – mas acredito que o que foi dito basta para eu poder te perguntar: o que você vai fazer? Um ex-paralítico saiu dando glórias a Deus pelo perdão de seus pecados e pela cura recebida. Um religioso ficou questionando Jesus com seu coração endurecido. Não há terceira via. Qual será o seu agir?

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL