terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

VOCÊ APROVA DEUS?

DEUS DIZ! EU CREIO! ESTÁ DECIDIDO.
Talvez você já tenha visto esta frase, ou algo parecido com ela, e tido até mesmo uma leve tentação de concordar, pensando: eu preciso exercitar mais minha fé. Eu preciso crer mais, eu preciso confiar mais.
É óbvio que eu e você precisamos crer, e precisamos confiar mais e mais no Senhor. É óbvio que a vida cristã é uma vida de confiança total e irrestrita em Deus.
Foi por confiar em Deus, por exemplo, que Noé investiu o tempo de uma vida inteira (nossa) para construir uma arca sem vislumbre enchente alguma. Foi por confiar em Deus que Abrão deixou sua terra e o meio de sua parentela. Foi por confiar completamente em Deus que os três judeus foram lançados na fornalha e dela saíram ilesos. Foi por confiar em Deus que Mateus deixou seu emprego estável e rentável para seguir imediatamente a Jesus. Poderia elencar muitos outros exemplos de confiança em Deus, e todos os que confiaram em Deus tiveram sua fé provada e, através da perseverança, tiveram-na aprovada por Deus, o galardoador dos que nele creem e confiam.
Então, o que há com esta frase que precisa de uma reflexão? Vamos lê-la com calma: “Deus diz! Eu creio! Está decidido!”. Concordo com o Rev. R.C. Sproul quando escreve que, quando Deus diz, está decidido. É irrelevante a minha opinião a respeito porque a soberania de Deus não depende de minha vontade mutável e impotente.
Quando Deus diz, está dito. Tudo o que Deus decretou se cumprirá inapelavelmente, não há circunstâncias aleatórias envolvidas, não há fatores contingenciais, assim nos ensina a Confissão de Fé – Ele decidiu, está feito! Nada do que Deus intenta fazer depende da vontade de qualquer de suas criaturas, pelo contrário, é o decreto de Deus que inclina o coração do homem segundo o querer de Deus.
Eu crer ou não tem a ver com o meu relacionamento com Deus, como eu recebo, interpreto e reajo diante das suas realizações. Um mesmo ato gracioso de Deus pode ser visto como motivo de alegria ou de ira, como, por exemplo, quando Jesus curou o homem da mão ressequida. Uns ficaram alegres, outros se indignaram porque o bem fora feito no dia do Senhor, que, por sinal, fizera o bem.
Um mesmo ato judicial de Deus também pode ser visto com fé e confiança ou com lamentações. Habacuque, vendo que não havia nem gado nos pastos, nem ovelhas nos apriscos, nem azeitonas nos olivais, nem vinhas nos parreirais, nem mantimento nos campos, exclama com fé que se não deixaria de se alegrar e exultar no Senhor, Deus de sua salvação.
Crer ou não é irrelevante para o cumprimento do decreto de Deus. Crer ou não é essencial para você se alegrar no Senhor e nos seus poderosos feitos, ou não enxergar os feitos de Deus tanto em livramentos quanto em julgamentos.
Deus não precisa consultar o homem para decidir o que fazer. Ele fala e tudo é feito. Tudo é por causa de seu propósito, tudo é por causa de sua glória, tudo é para que ele seja glorificado em suas criaturas e para que suas criaturas se regozijem nele. Deus não fica maior quando reconhecemos sua bondade ou sua justiça. Deus não fica menor quando desconsideramos sua vontade e agimos em louca rebeldia.
A frase correta, para os verdadeiros cristãos que conhecem as Escrituras é: Deus diz. Está decidido. Eu creio! O resto é arrogância do homem que diz eu creio... mas em mim.


Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL