quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

QUANDO AS FÉRIAS ACABAM


Não há nenhuma novidade nisso. Todo ano é a mesma coisa, e para alguns chega a ser duas vezes por ano. Durante alguns dias ou semanas a rotina muda e todos os horários cuidadosamente cultivados durante o ano inteiro são abandonados: dormir, acordar, alimentar-se. A vida vira uma bagunça que só é suportável em nome das tais férias.
Não há nenhum problema em você mudar seu horário de acordar ou o horário de suas refeições, exceto pelo fato de que você terá que se readequar rapidamente (e haja criança dormindo na aula nos primeiros dias de aulas). Mas há algo que nunca deve ser motivo de férias: o seu relacionamento com Deus, em todos os níveis e formas. Como assim? Existem níveis e formas diferentes de relacionar-se com Deus?
Em primeiro lugar, você não deve sequer cogitar perder de vista a necessidade de um relacionamento pessoal, íntimo, somente você e Deus. Jesus ensinou isso de maneira muito clara e objetiva quando disse que você deve ir orar em secreto e aguardar que o aquele que vê em secreto te ouça e atenda (Mt 6.6). Este relacionamento é a base de tudo o mais da vida cristã. Sem relacionamento com Deus, nada do que você faça pode ser considerado como uma ação cristã (Ef 2.10). Nunca tire férias de Deus.
Em segundo lugar, em decorrência de um relacionamento pessoal com Deus outros níveis serão possíveis, como relacionar-se com Deus através de sua criação. Isso não é um absurdo ou uma inovação, pois o Senhor Jesus diz para amarmos ao tanto a Deus, e isto em primeiro lugar, quanto ao nosso próximo (Mc 12.30-31). Nunca tire férias do caminho das boas obras que Deus estabeleceu para os seus.
Em terceiro lugar, mas não menos importante, nosso relacionamento com Deus se dá através dos nossos irmãos em Cristo Jesus, dos quais devemos cuidar com denodo (Gl 6.10), com os quais temos mais que afinidade de interesses ou gostos, mas recebemos e nos esforçamos por manter a unidade do Espírito no vínculo da paz (Ef 4.3). Como qualquer família sofremos quando este vínculo é quebrado, quando irmãos se levantam contra irmãos por diferenças de opiniões (Rm 14.1). É por isso que o Senhor diz para nos exortarmos mutuamente quando houver qualquer pretensão de tirar férias da comunhão dos santos (Hb 10.25).
Posso ir mais um pouco e dizer: nunca tire férias da casa de Deus. Pode parecer pouco importante, mas o seu relacionamento com Deus está diretamente ligado à maneira como você se relaciona com a casa de Deus. O salmista dizia anelar pela casa de Deus (Sl 84.10) e pelas ações cúlticas que realizava porque isto trazia grande alegria ao seu coração (Sl 42.4). Repito: não tire férias da casa de Deus.
Não mude a sua agenda para atender seus interesses em detrimento da sua comunhão com Deus ou do cuidado que você deve ter com aqueles que foram criados à imagem de Deus, especialmente aqueles que Deus chamou à comunhão da fé e deu-lhe como uma nova, grande e abençoadora família.


Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL