quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

O ANO NOVO VAI SER BEM MELHOR! VAI?


Tenho conversado com muitas pessoas nos últimos dias e tem sido recorrente a afirmação de que o ano que está se encerrando foi, na melhor das hipóteses, um ano muito difícil, obviamente com algumas conquistas, mudanças importantes, das quais a que considero mais importante, a nível nacional, o fim da hegemonia política da esquerda iniciada ainda nos tempos de Fernando Henrique Cardoso e que chegou ao fundo do poço com os governos Lula (preso, como eu já dizia que iria acontecer há mais de 10 anos e ninguém concordava comigo) e Dilma e suas tolices gigantescas (a que ponto  chegamos). Alguns chegam a afirmar mesmo que foi um ano perdido, com retrocesso, com o que não consigo concordar. A nível local conseguimos retomar o trabalho da Igreja Presbiteriana em Paragominas depois de uma tempestade pseudopuritana que, com sua poeira secular, cegou a muitos. Mas até isto foi tornado irrelevante, como uma pequena anotação à margem da página da história.
Se olharmos para os indicadores econômicos somos forçados a concordar que não foi fácil, 12 milhões de desempregados procurando emprego, sem falar em outro tanto que está fora do mercado de trabalho. Do ponto de vista político acredito que houve um avanço - embora a desfaçatez e a falta de vergonha dos nossos políticos continue a mesma. Na saúde pública também não temos o que comemorar - mais uma vez o país de 207 milhões de habitantes à mercê de um inseto de menos de 1cm. Dengue, chicungunha, zica e sabe-se lá o que ainda vem por aí no verão 2019.
Outra expressão que ouço é “Ainda bem que está terminando, agora é virar a página. Ano novo, vida nova”. Esta expressão é comum - e pode ser encontrada tanto na fala de um incrédulo quanto de um crente. Mas será que é assim mesmo? Basta rasgar a última folha do calendário de 2018 e zera tudo? É claro que não. As consequências das ações, dos investimentos, dos desencontros do ano anterior estarão nos esperando quando, no dia primeiro, acordamos cansados da longa noite de festejos, comilança e fogos - estarão conosco no tão aguardado “ano novo”.
Quer saber mesmo como ter um 2019 melhor? Até porque, convenhamos, ter um 2018 melhor é impossível, a oportunidade já passou, o ano já terminou e, se você não aproveitou de nada adianta ficar se lamentando. O jeito é, mesmo, esperar que 2019 seja melhor. E o que você vai fazer para alcançar este desejo?
A melhor e mais simples orientação neste sentido encontrada na Palavra de Deus é: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”. Se você fizer planos, lembra-te da orientação de Tiago: “Diga: se o Senhor quiser...”
Quer experimentar maior comunhão com Deus? Ore mais, conheça-o mais através da sua Palavra, congregue mais. Acho impressionante crentes que querem ser abençoados, que vivem reclamando das dificuldades da vida mas cuja vida é autônoma, independente, descompromissada com Deus e com as coisas de Deus. Não adianta você dizer que quer mais intimidade com Deus se sua vida com Deus se resume a uma hora por semana de vez em quando. Sem comunhão com o povo de Deus não há comunhão com Deus – sem comunhão com Deus mediante estudo, meditação, oração e aplicação da Palavra em sua vida não há como ter intimidade nem com Deus nem com seu povo.
Como fazer para ter um lar abençoado? É tolice esperar que a bênção de Deus seja presente e abundante onde Deus não é temido, respeitado e amado. Isso só vai acontecer em um lar onde sua vontade é considerada prioritária e tem força de lei - doce, suave e agradável, mais que o mel e o destilar dos favos.
É errado desejar a si mesmo e aos outros um “feliz ano novo”? Claro que não. Podemos e devemos desejar o melhor. Mas não vai ser melhor, de forma alguma, se não for com Deus e na presença de Deus.
Feliz ano novo, são os votos do coração do pastor para você e sua família. Mas um feliz ano novo com Jesus, com compromisso com o Senhor e com sua obra, senão será só mais um ano que você vai desperdiçar.
Do coração do pastor

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL