Nossa igreja está iniciando uma nova etapa em sua caminhada de fé e é inevitável que mudanças aconteçam. Há alguns anos uma senhora, membro de uma igreja que eu tinha pastoreado no interior do Pará me disse que seu filho que na época tinha algo em torno de 3 anos, que eu sempre cumprimentava dizendo “mêngo” olhava para o púlpito e perguntava sobre “cadê o patô”?!!! Sua mãe apontava para o pastor que estava na igreja e dizia: "olha lá, ele é o nosso pastor". O pequeno resolutamente respondia que não, que “o patô era o mêngo”.
Aquela criança cresceu, hoje é um jovem, acredito que já tenha completado 18 anos. Demorou um pouco para ele se acostumar com o novo pastor, e isto é normal. Algumas coisas mudaram naquela época. Com o pastor que me substituiu mudou a maneira de pregar. Mudou a maneira de ensinar. Mudou a maneira de cumprimentar. Algumas coisas na agenda da igreja mudaram naquela época.
Mas uma coisa não mudou: a igreja continuou olhando para o autor e consumador da fé, Jesus Cristo. A igreja continuou andando por fé, e não por vistas. A igreja continuou sendo o povo de Deus que caminha rumo à Jerusalém celestial.
Um dia Israel também teve que passar por mudanças. Deus conduziu e sustentou seu povo sob a liderança de Moisés, mas chegou o dia no qual Moisés deixaria a liderança nas mãos de Josué. E Israel prosseguiu e avançou. E o povo continuou sendo conduzido e sustentado por Deus.
Nossa igreja também passa por mudanças. Mas uma coisa não mudará: a igreja ainda é a igreja do Senhor, e ainda olha firmemente para o autor e consumador da fé. Ainda anda por fé, e não por vistas. E continuará sendo conduzida pelo supremo pastor.
A mesma exortação feita a Josué é o nosso alento e motivação: “Sejamos fortes, e corajosos, e falemos do livro da lei do Senhor, e meditemos nele dia e noite, e o Senhor nos abençoará”. Viveremos uma nova etapa, o mesmo caminho, o caminho do Senhor, servindo ao mesmo Senhor Jesus Cristo, dirigidos pelo mesmo Espírito e abençoados pelo mesmo Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário