sábado, 28 de dezembro de 2024

IGREJA: SER OU TER?


.: A IGREJA QUE QUEREMOS SER 
OU A IGREJA QUE QUEREMOS TER :.

 INTRODUÇÃO 

O apóstolo Paulo e o pastor Timóteo nos apresentam uma descrição fiel da Igreja em Colossos. Existem razões que nos permitem afirmar que sua descrição é fiel.

Em primeiro lugar eu creio que a sua descrição é fiel porque ele a descreve para os próprios colossenses, e eles não se arriscariam a serem desmentidos pelos membros da igreja.

Em segundo lugar eu creio que a sua descrição é fiel porque não fazia parte da natureza de Paulo procurar o favor de homens com palavras lisonjeiras (Gl 1.10) embora fizesse tudo o que podia fazer em favor deles (1Tm 2.1).

Em terceiro lugar eu creio que a sua descrição é fiel porque ela é feita em uma carta inspirada, sob direção do Espírito Santo que é o Espírito da verdade (Jo 16.13), o Espírito daquele que não pode mentir porque é fiel e verdadeiro (Ap 19.11) e ele fez questão de manter a sua Palavra livre de falhas ou erros de qualquer tipo.

O PROBLEMA DA RELUTÂNCIA EM FAZER PARTE DA IGREJA

Muitos relutam em fazer parte de uma Igreja pelo fato de verem a Igreja com muitas falhas, e somos obrigados a admitir que, de fato, a igreja que as pessoas podem ver ainda não se mostra aos seus olhos como uma igreja pura, sem defeito. Além disso, esta percepção é piorada pelo fato de existirem muitas falsas igrejas que fazem da fé um mercado (2Pe 2.3) - e se eu quisesse poderia apresentar uma enorme lista delas, com justificativas para dizer: não entre, e se já estiver, saí do meio dela (Jr 51.45) para não vos tornardes participantes de seus flagelos no dia da ira do Senhor.

O que está exposto aos olhos dos incrédulos é a igreja militante, com crentes que ainda lutam contra o pecado e até mesmo com descrentes que, a serviço de satanás (Mt 13.24-25), perturbam a paz e a ordem da igreja (Jd 1.12).

Sim, quem só consegue ver as falhas da igreja não tem culpa de ver o que está exposto aos seus olhos - para o impuro, tudo o que ele consegue perceber é a impureza (Tt 1.15) assim como nossos olhos sempre são atraídos para um ponto de sujeira em uma parede inteiramente branca.

A IGREJA COMO DEUS JÁ A VÊ

Paulo fala de um igreja que ele conhecia na qual se podia perceber o caráter da verdadeira igreja de Deus, do verdadeiro corpo de Cristo - inspirado pelo Espírito Santo ele olhava para a igreja da perspectiva de Deus, como Ele a vê: gloriosa mesmo quando ainda é militante.

Ele nos fala de uma Igreja que está sendo formada, está sendo edificada, que está ainda no meio da sua jornada mas já é a igreja de Deus.

          UMA ESCOLHA PRECISA SER FEITA

Para o pecador só existe duas possibilidades - e você tem que tomar uma decisão agora (2Co 6.2), enquanto é tempo (Is 55.6) porque poderá chegar o momento em que será tarde demais (Pv 1.28). Você pode escolher ficar de fora da igreja enquanto está na jornada porque ela ainda é imperfeita e não fazer parte dela quando for glorificada ou começar a fazer parte dela, agora, na certeza de que Ele completará a obra que ele mesmo iniciou em sua igreja (Fp 1.6 e Ef. 4.13-16).

A Igreja aqui descrita por Paulo é imperfeita mas apresenta algumas características que servem de modelo para a nossa caminhada 20 séculos depois. 

.: CARACTERÍSTICAS DA IGREJA QUE VOCÊ DEVE QUERER SER:. 

A bíblia nunca fala da igreja como se ela fosse uma mera instituição social - a igreja é a comunhão dos que creram no Senhor Jesus. Quando a bíblia fala da igreja ela se refere a todos os crentes, de todas as épocas e lugares, mas também de pessoas reunidas em um determinado lugar para adoração e comunhão. Em ambas as acepções a igreja não tem CNPJ, ela só tem CPFs. 

A primeira e fundamental característica de uma igreja é ter fé no Senhor Jesus Cristo. Sem crentes não existe nenhuma possibilidade de existir uma igreja. Os homens podem organizar clubes, associações, células, grupos, partidos, fraternidades mas não igreja.

É possível fazer muitas coisas em grupos neste mundo, mas sem a fé que vem por meio de Cristo (At 3.16) é impossível ser igreja de verdade simplesmente porque é impossível ser parte do corpo de Cristo sem estar ligado a ele (Jo 15.5).

Guarde isto em sua mente e coração: só é possível estar ligado a Cristo pela fé (Jo 20.31).

Só somos igreja se formos crentes - e é inútil querer ter uma igreja animada, alegre, avivada, ativa, acolhedora, amorosa (só para ficar em adjetivos com a letra “a”) se você não for crente no Senhor Jesus, não fizer parte daqueles que ele comprou com seu sangue (At 20.28) e que, pela fé, ouviram sua voz e atenderam ao seu chamado e o seguiram (Jo 10.27). 

FRATERNIDADE

Jesus ensinou que não é possível ser seu discípulo se não existir relacionamento fraterno (Jo 13.35). Não há verdadeira igreja onde as pessoas vivem envolvidas em disputas (Gl 5.15) porque as divisões evidenciam carnalidade (1Co 3.3) e não espiritualidade (1Jo 3.18).

Enquanto não nos deixarmos ser conduzidos pelo Espírito e compreendermos que sem o amor fraterno não testemunhamos a ninguém que Cristo efetivamente mudou a nossa vida não seremos mais do que um mermo sinalizador à beira de uma estrada - talvez sejamos de alguma utilidade para as pessoas saberem o caminho, mas jamais iremos por ele.

A comunhão dos irmãos é muito mais do que um sentimento - é um elo que vem como resultado da obra de Cristo aplicada aos pecadores por meio do Espírito Santo (Rm 8.29) e que deve ser preservado pelos cristãos (Ef 4.3) que passam a considerar seu próximo como superior a si mesmo ou aos interesses particulares (Fp 2.3).

Qualquer outra forma de relacionamento fraterno ou amoroso não precisa de mandamento nem da ação do Espírito Santo - qualquer pessoa pode naturalmente fazer isso. Mas o amor de irmãos em Cristo, o amor que supera as diferenças pessoais e que não faz acepção de pessoas, o amor que rompe todas as barreiras que o homem é capaz de criar (Cl 3.10-12), o amor que cobre multidão de pecados e faz com que as pessoas levem as cargas uns dos outros (Gl 6.2) só é experimentado pelos que experimentaram abundantemente o amor de Deus em seus corações (Rm 5.5). O crente é capacitado a amar de fato e de verdade porque foi amado primeiro (1Jo 4.19). 

ESPERANÇA

As diferentes associações humanas são capazes de apresentar milhares de soluções diferentes para os problemas humanos e oferecer alguma forma de satisfação, geralmente momentânea, para os desejos humanos. Mas nenhuma resolve os verdadeiros problemas da alma humana, nenhuma realmente traz saciedade ao coração do homem.

Mas somente Jesus oferece, para sua igreja e na sua igreja, a esperança (Rm 5.1-2) de vida eterna (Jo 6.47). Sem Cristo as pessoas podem ter esperança de se curarem de uma enfermidade através de um tratamento médico, ou de conseguirem um emprego para suprirem suas necessidades financeiras, ou de se casarem ou terem filhos - isso e muitas outras coisas boas e desejáveis podem ser alcançadas com os esforços diários.

Mas acontece que a esperança do crente envolve algo que não pode ser conseguido naturalmente. Nossa esperança se refere ao dia de hoje, ao tempo presente no qual vivemos, mas também tem a certeza da eternidade (1Co 15.19) - e isto não pode ser encontrado em nenhum outro lugar ou em nenhuma outra pessoa, somente em Jesus Cristo (At 4.12). 

FRUTÍFERA

A Palavra de Deus afirma ser viva e eficaz (Hb 4.12), e que é sempre frutífera (Is 55.10-11), isto é, ela produz todos os efeitos que Deus deseja que ela produza. E um destes efeitos é a salvação, por meio do poder do evangelho, de todo aquele que crê (Rm 1.16).

Ao trazer vida ao pecador (1Pe 1.23) a Palavra o habilita a viver em novidade de vida (Rm 6.4) num caminho diferente do que andava antes. Se antes suas obras eram más (Jo 3.9) agora que foi tornado parte do povo de Deus ele, capacitado pela graça de Deus é abundante na prática das boas obras (2Co 9.8) que Deus preparou para seu povo (Ef 2.10).

Não é por qualquer bondade inerente ao homem que ele faz isso, mas pelo poder do Espírito o Senhor capacita a Igreja a viver segundo este evangelho que ressuscita mortos e concede nova vida e faz com que os crentes sejam superabundantes para glória de Deus (1Co 15.58). 

VIVA

A bíblia apresenta a igreja como um edifício, como um organismo vivo e não é sem propósito que ela é chamada de corpo - e neste corpo espiritual cada membro tem um papel específico que deve ser exercido para que o corpo tenha crescimento completo (Ef 4.16). Paulo diz aos efésios que a igreja deve crescer - e só parará de crescer quando atingir a plenitude proposta por Deus em Cristo Jesus, chamada de perfeita varonilidade (Ef 4.13).

Isto quer dizer que a igreja ainda não é perfeita, do mesmo modo que seus membros ainda não foram plenamente aperfeiçoados. A Igreja ainda está em processo de crescimento e purificação (Ef 5.27). 

Aos olhos do Senhor a Igreja é santa e em santificação, perfeita e em aperfeiçoamento (2Co 13.9) e por isso prossegue batalhando pela fé (Jd 1.3) e produzindo frutos para glória de Deus (1Co 15.58). 

FIEL

A Igreja de Cristo não escolhe por si mesmo o que é certo ou errado baseada na sua própria vontade ou outros padrões subjetivos como moda ou interesse público sobre como viver - estas coisas mudam constantemente. A fidelidade da igreja está relacionada à Palavra de Deus, que é imutável e permanente.

No entanto a igreja também sabe que vive em meio a uma geração corrupta e que só tem uma escolha: a de permanecer fiel mesmo que sua fidelidade lhe custe um preço muito alto, mesmo a morte, mas não deve temer (Mt 10.28) porque sabe que, afinal receberá do seu Senhor a coroa da vida eterna (Ap 2.10). 

Assim como a Igreja em Colossos foi ensinada por Epafras e mais tarde recebeu mais da palavra do Senhor por meio de Paulo a Igreja do Senhor tem sido ensinada pela palavra de Deus, que é viva e permanente (1Pe 1.23). 

A igreja é fiel porque está convencida de quem é Jesus e de que ele ressuscitou dos mortos e ressuscitará os que creem nele (2Tm 1.12). A verdadeira igreja de Cristo se mantem fiel na fé com a qual se comprometeu. E aprendeu a praticá-la porque o evangelho é para ser vivido, praticado, experimentado e testemunhado com a capacitação do Espírito Santo.

A igreja de Cristo é fiel porque sabe que o seu Deus é o Deus presente (Mt 28.20) que jamais a abandona (Hb 13.5). 

CONCLUSÃO 

A IGREJA QUE VOCÊ BUSCA

É muito provável que você procure uma igreja com estas características que Paulo diz existirem na igreja em Colossos. Vamos relembrar:

i. Uma igreja que tem fé: qualquer igreja que seja verdadeira igreja de Cristo é composta por pessoas que creem no Senhor Jesus Cristo pois sem fé não é possível ser parte do corpo de Cristo. A fé é o elo que une os crentes (e somente os crentes) a Cristo, tornando-o parte da multidão dos que foram comprados com seu precioso sangue e chamados para segui-lo. Sem fé nenhuma comunidade pode ser considerada verdadeira igreja independentemente de suas atividades ou aparência. A fé é essencial para a existência da igreja (Hb 11.6).

ii. Uma igreja que vive o amor fraterno: o amor mútuo é um distintivo da igreja verdadeira e caracteriza dos verdadeiros discípulos de Jesus, rompendo todas as barreiras, superando todas as diferenças e evidenciando a transformação operada no coração dos homens pelo Espírito Santo. O amor fraterno, cristão, não é natural. Ele é fruto da ação de Deus que capacita os crentes a amarem sem hipocrisia. Esta comunhão vai além de sentimentalismos e torna-se um elo espiritual que preserva a unidade, fortalece a comunidade e testemunha ao mundo a mudança causada por Cristo na vida dos crentes.

iii. Uma igreja que tem uma viva esperança: esta esperança transcende as limitações humanas e está arraigada em Jesus Cristo. Diferente das esperanças momentâneas oferecidas pelo mundo a esperança cristã traz vigor para a vida presente e conduz à eternidade. Esta esperança não pode ser produzida ou alcançada por nada que os homens possam fazer. Ela é fruto exclusivamente da obra redentora de Cristo e é dada por Cristo para todos os que nele confiam.

iv. Uma igreja que produz frutos: uma igreja frutífera reflete o poder transformador da Palavra de Deus, que é viva e eficaz, capacitando todos os crentes a viverem na prática das boas obras que são o resultado visível da nova vida recebida em Cristo Jesus. O fruto do Espírito não é produzido por mérito humano, mas obra do Espírito Santo que habilita a igreja a viver de forma abundante para a glória de Deus. A frutificação evidencia o evangelho em ação, revelando uma comunidade que vive em novidade de vida e testemunha o amor salvador de Deus ao mundo.

v. Uma igreja viva espiritualmente: a igreja é um organismo vivo, é o corpo de Cristo, e nele cada membro desempenha um papel essencial designado por Deus. É claro que a igreja que vemos ainda não está perfeita, mas se encontra em um processo de crescimento e santificação, conforme o propósito de Deus. Como um corpo espiritual a igreja busca a maturidade em Cristo enquanto luta pela fé. A vitalidade da igreja é evidenciada por sua perseverança e produção de frutos espirituais abundantes.

vi. Uma igreja fiel: a fidelidade da igreja está alicerçada na imutável Palavra de Deus e não deve ser influenciada por modismos ou interesses externos. A igreja deve permanecer firme diante de todo tipo de desafio, oposição e até perseguição. A igreja fiel vive na prática do evangelho e testemunha sua fé sustentada pelo poder capacitador do Espírito Santo. Com a certeza da presença constante de Deus a igreja persevera até o fim convicta de que receberá a coroa da vida eterna que lhe foi prometida por seu Senhor. 

ONDE ENCONTRAR ESTA IGREJA

Talvez você procure uma Igreja que lhe sirva, que atenda suas expectativas e padrões, mas é minha obrigação dizer-lhe que nem você nem eu, ou quaisquer outras pessoas não podem ser a medida de todas as coisas. Isto quer dizer que se a Igreja fosse de acordo com nossos padrões ela jamais seria perfeita porque somos imperfeitos.

Talvez haja pessoas buscando uma igreja perfeita e neste exato momento estejam olhando para você buscando encontrar as características citadas aqui.

No fundo, não se trata de qual igreja você quer ter em sua cidade ou bairro, de qual igreja você quer fazer parte neste mundo, mas o ponto crucial é: qual igreja você quer ser, porque o crente é a habitação do Espírito Santo (1Co 6.19) e frutificando no Espírito os que buscam uma igreja fiel olharão com simpatia e serão motivados pelo Espírito a agregarem-se à igreja visível (At 2.57).

Busque encontrar uma Igreja como esta, que te acolha, que te aceite e que reconheça que você é um pecador e que te convide a uma nova caminhada, andando no caminho que o próprio Senhor preparou para que sua Igreja andasse (Ef 2.10). 

SEJA ESTA IGREJA

Mas, acima de tudo, busque ser esta igreja, uma igreja que acolhe, que aceita, que ama, que é viva, produtiva, que é fiel. Agindo assim outros verão e virão e glorificarão o nome do nosso Senhor. Seja esta igreja, porque isto é mais importante do que estar em uma igreja.

 

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL