NÃO PENSE SER MAIS DO QUE REALMENTE É.
Já
escrevi anteriormente sobre dois problemas sérios com os quais a Igreja tem que
se defrontar: a heresia e a apostasia. A heresia é um movimento pendular, de
dentro para fora e retornando trazendo novidades que são extra e antibíblicas.
A heresia é o desejo de ir além, de saber, de conhecer ou praticar coisas que
não estão entre as exigências de Deus para seus santos, no que é apenas o joio
crescendo e causando transtornos na lavoura de trigo.
A apostasia é um movimento de dentro para fora,
isto é, o abandono da doutrina conhecida e anteriormente aceita. É uma negação
prática do que se afirmou aceitar e crer, mas que no fundo é apenas o movimento
de quem sempre esteve fora do corpo para fora da comunidade. É um não membro da
Igreja invisível se retirando da Igreja visível.
O que é hipocrisia? Hipocrisia é a afirmação
deliberada e habitual de bondade e elevada espiritualidade, é a aparência de
santidade que apenas esconde um coração cujo propósito é continuamente mau,
ainda que para alcançar seus objetivos faça coisas recomendáveis, aceitáveis e
até mesmo desejáveis. A origem da palavra remonta ao uso grego de máscaras no
teatro, isto é, um ator que representava um papel que, contudo, não era ele
realmente.
Mas o
sentido primário do uso bíblico do termo (facilmente verificável na septuaginta) é
para traduzir a palavra ímpio do Antigo Testamento - indicando que o hipócrita,
na verdade, é um ímpio que pretende passar-se por santo, um inconverso que
consegue aparentar vida piedosa (II Tm
3.5 ...tendo
forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes) mas que, no fundo, ainda não sabe o que é
conhecer e ser conhecido por Deus (Mt
7.21-22 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor!
entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está
nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não
temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em
teu nome não fizemos muitos milagres?).
Mas um dia as máscaras caem - talvez algumas só diante
do julgamento imparcial e perfeito do Senhor Jesus, mas cairão (Ml 3.18 Então,
vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a
Deus e o que não o serve).
Li recentemente num blog que “Todos nós usamos máscaras em algum momento da
vida. A vida em sociedade nos força a isso. Não podemos ser 100% sinceros o
tempo todo, já que ninguém aguentaria ouvir verdades o tempo todo”. Não deixa de ser irônico e cruel que uma
sociedade hipócrita nos obrigue a ser hipócrita - e mais cruel ainda é saber
que esta denúncia se aplica também à Igreja que sabe que a falsidade é filha do
diabo (Jo 8.44 Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis
satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se
firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala
do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira).
A Escritura considera a hipocrisia um auto engano - e
quem engana a si mesmo consegue convencer-se de que não precisa de conversão,
arrependimento e mudança de vida (At
26.20 ...mas
anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da
Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus,
praticando obras dignas de arrependimento).
Porque,
se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana.
Gl 6.3
I.
CONSIDERANDO A POSSÍVEL UTILIDADE DA HIPOCRISIA
É muito comum
considerar e defender a hipocrisia como se fosse uma máscara para disfarçar a
verdade em momentos “oportunos” ou complicados que exigem a necessidade de ser “politicamente correto”.
Seria bom ser
hipócrita de vez em quando? Seria possível ser hipócrita por uma “boa causa”? É
comum ouvir que “não é preciso tacar a verdade na cara das pessoas o tempo
todo; nem a pessoa mais cruel do mundo tem coragem de fazer isso”.
Seria isso
benéfico? Vale a pena mentir para manter a sociedade andando bem? Que sociedade deve ser preservada? “Este
mundo” deve ser preservado? Se este for o preço, então é melhor mentir que
falar a verdade, evitando “conflitos”? Que conflitos serão evitados? Já não há
conflitos sérios o suficiente para acrescentarmos ao caldeirão já efervescente
mais um pecado, o da mentira, ainda que bem intencionada, se é que há mentira
bem intencionada. Ou, crentes, há?
Há quem defenda
que a hipocrisia seletiva e cheia de boas intenções deva ser usada apenas em
caso de necessidade, quando se sabe que a verdade “vai magoar alguém sem
necessidade”. Mas, e aqueles que usam máscaras o tempo todo e que de tal forma se acostumam com isso que não conseguem
mais se livrar delas?
E como fica o
cristão nesta questão? Pode ele produzir fruto ruim (hipocrisia) se está ligado
à videira verdadeira, Jesus? Pode da boa
árvore, que é Jesus, frutificar hipocrisia? Como justificar que uma árvore boa
dê mau fruto? (Lc 6.43-44 Não há
árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porquanto
cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de
espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas).
Ou devemos
considerar que Jesus estava equivocado e que é aceitável que uma árvore boa
produza maus frutos - tendo, portanto, que admitir que uma árvore má também
poderá produzir um bom fruto.
II.
CARACTERÍSTICAS DA HIPOCRISIA RELIGIOSA
A hipocrisia
que contamina e caracteriza as sociedades humanas também se faz presente na
Igreja, que confunde amor com omissão (Ef
4.15-16 Mas, seguindo a verdade em amor,
cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem
ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação
de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em
amor) e deixa de corrigir o faltoso mesmo
sabendo que suas faltas podem vir a causar dano a todo o edifício, isto é, a
toda a comunidade (I Co 3.17 Se
alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de
Deus, que sois vós, é sagrado). É o
que chamo de hipocrisia politicamente correta mas espiritualmente destruidora.
A hipocrisia
religiosa tem a ver com a consideração equivocada a respeito do que é e do que
faz, diferente do que fizeram Isaías (Is 6.5 Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido!
Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios,
e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!) e
Pedro diante da presença e das realizações majestosas do Senhor (Lc 5.8 Vendo
isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de
mim, porque sou pecador).
1. Cegueira
para as próprias faltas
Hipócrita!
Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o
argueiro do olho de teu irmão.
Mt 7.5
O principal
problema do hipócrita é que ele não se enxerga, ou, definindo com maior
precisão, ele se enxerga através de um espelho deturpado, como daqueles de
parques e diversão onde a realidade é tornada fantasiosa - o problema do
hipócrita é que ele acredita em sua própria fantasia e enredam outros nela (Rm 16.18 ...porque
esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e,
com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos).
Isaías e
Pedro, anteriormente citados, ao contemplarem a santidade e os portentosos atos
de Deus conhecem a si mesmos como realmente são. E este conhecimento só é
possível porque conheceram ao Deus vivo e santo. Desta maneira, se um hipócrita
não se reconhece como realmente é, podemos inferir que isto é assim porque
nunca conheceram a Deus (II Ts 1.7-10 ...e a
vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se
manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando
vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao
evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna
destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, quando vier
para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram,
naquele dia - porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho) e deve aguardar o momento de, por não
conhecerem a Deus, serem devidamente esclarecidos, porém sem mais tempo para
arrependimento.
Conhecerão,
mas não experimentarão a graça de Deus. Conhecerão, mas não receberão a dádiva
do cordeiro, apenas a sua ira, pois serão convencidos da impiedade de seus
pecados e hipocrisia, da justiça de Deus em condená-los e do juízo que os lança
em danação (Mt 7.23 Então,
lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que
praticais a iniqüidade), onde não
terão como nem do que reclamar de seu destino porque finalmente terão seus
olhos abertos para as suas próprias faltas. Fica, pois, o breve alerta da
Palavra de Deus - não vos enganeis (Tg 1.16 Não vos
enganeis, meus amados irmãos).
2. Negação
em reconhecer a ação de Deus
Supondes que vim para dar paz à terra? Não, eu vo-lo
afirmo; antes, divisão.
Lc 12.51
Um evangelho politicamente correto não é o evangelho
de Cristo, é apenas palavrório de hipócritas. O hipócrita tem dois valores: o
que serve para si mesmo e o que serve para os outros. Penso que um político
brasileiro encarna como nenhum outro esta característica da hipocrisia
reinante. O que não lhe serve em determinado momento é demonizado - mas
esquece-se rapidamente do dito quando o antes rejeitado passa a lhe ser útil.
No âmbito da
fé a soberania de Deus é exaltada somente quando os resultados são aqueles que
o hipócrita deseja - quando é contrariado o discurso é que houve armação
humana, como se o homem conseguisse, de alguma maneira, impedir o agir do braço
do Senhor (Is 43.13 Ainda antes que houvesse dia, eu era; e
nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?).
Jesus adverte
os religiosos do seu tempo por não perceberem que o reino de Deus era chegado (Mt 12.28 Se,
porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino
de Deus sobre vós) e, apesar dos sinais de que isto estava
acontecendo (Mt 16:3 ...e,
pela manhã: Hoje, haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio.
Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais
dos tempos?) como
Jesus diz a João batista (Lc 7:22 Então,
Jesus lhes respondeu: Ide e anunciai a João o que vistes e ouvistes: os cegos
veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são
ressuscitados, e aos pobres, anuncia-se-lhes o evangelho) ainda
ousavam exigir sinais (Mt
12.38 Então, alguns escribas e fariseus
replicaram: Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal) e atribuíam as realizações de Jesus
exatamente àquele a quem serviam (Mt
12.24 Mas os fariseus, ouvindo isto,
murmuravam: Este não expele demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos
demônios).
Aliás, é bom
lembrar que era uma geração má e adúltera, uma geração hipócrita e incrédula (Jo 12.37 E,
embora tivesse feito tantos sinais na sua presença, não creram nele) que exigia provas da ação de Deus sendo
presas fáceis dos engodos de satanás (Mt
24:24 ...porque surgirão falsos cristos e
falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível,
os próprios eleitos).
Para não
aceitarem a ação de Deus, retiram de suas bíblias a doutrina da soberania de
Deus, edificam para si mesmo um deus menor e superestimam a ação dos homens ou
do diabo - para o hipócrita só é de Deus, isto é, do seu deus, o que lhes
satisfaz a coceira dos ouvidos (II Tm
4.3 Pois
haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão
de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos
ouvidos): e eles sabem se cercar de outros
hipócritas.
3. Falta de
um senso de valores equilibrado e bíblico
Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós
não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para
levá-lo a beber?
Lc 13.15
Podemos
definir senso de valor bíblico como a qualidade de tomar decisões de modo a
aplicar o ensino das Escrituras a situações do dia-a-dia equilibrando
misericórdia e justiça, necessidade e graça.
A hipocrisia,
por não ser expressão da verdade, apresenta-se de duas maneiras. Em uma dada
situação é farisaica, exigente, intransigente. É legalista e, por isso,
despreza o espírito da lei do Senhor, que é boa, perfeita e agradável para os
fiéis (Rm 12.2 E não
vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa
mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de
Deus).
Um exemplo
desta hipocrisia é combatida por Jesus no evangelho de Marcos (Mc 7.11-13 Vós, porém, dizeis: Se um homem disser a seu
pai ou a sua mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta
para o Senhor, então, o dispensais de fazer qualquer coisa em favor de seu pai
ou de sua mãe, invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que
vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes).
Recentemente
acompanhei um caso de discurso contra o sistema por parte de um hipócrita
enquanto servia-se do sistema, do cargo que ocupa, de uma certa influência
fruto do nome da família e de experiências pessoais para acomodar seus
interesses, ao menos nos métodos, eticamente reprováveis. Em resumo, o
desequilíbrio se apresenta, por este lado, sob o lema: dura lex, sed lex - porque a lei atende meus interesses.
Por outro
lado, a hipocrisia também pende para o lado oposto, o de desprezo velado pela
vontade revelada de Deus uma vez que, confrontado com a vontade de Deus, propõe
que a mesma seja “reinterpretada” de acordo com os novos tempos, com uma nova
moral vigente no mundo (Ef 2.2 ...nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do
espírito que agora atua nos filhos da desobediência) que obedece a outro principio de governo (Jo 12.31 Chegou
o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso).
Chamamos isto
de relativismo espiritual e moral - uma aplicação bem típica é afirmar que é
válido ocultar ou falsear a verdade para não magoar alguém. Ofereço dois
exemplos práticos:
1) Quando
alguém diz que está indo a uma a Igreja (de caráter e ensino apenas
aparentemente evangélicos) e afirma que todos os caminhos levam a Deus, ou que
Deus é o mesmo para todos. O que o crente deve fazer?
a) dizer que
não, somente o caminho da verdade - e esclarecer que o caminho no qual esta
pessoa está é errado e conduz ao inferno.
b) incentivar,
dizendo que é muito bom que este alguém tenha encontrado o caminho - e quem
sabe convidá-lo para conhecer a sua Igreja.
2) Quando
morre um notório descrente (especialmente se teve uma vida pautada por boa
conduta ética) e precisamos consolar um parente e o mesmo diz que “fulano agora
está com Deus, descansou, passou desta para uma melhor”. É hora de:
a) dizer que a
melhor eternidade é reservada apenas para aqueles que verdadeiramente creram em
Jesus Cristo, que perderam a sua vida por amor de Cristo;
b) dizer a
célebre frase: “É verdade, agora está descansando”, mesmo sabendo que a
recompensa para os incrédulos é o inferno (II Co
4.3-4 Mas, se o nosso evangelho ainda está
encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste
século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz
do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus).
Em ambos os
casos dizer a verdade e equilibrá-la com a piedade e o amor é possível, e
necessário, pois não há prova de amor quando se despreza a oportunidade de
avisar ao pecador do seu mau caminho (Ez 3.18 Quando
eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada
disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse
perverso morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei), o que é, afinal, uma responsabilidade de
cada cristão.
4.
Ignorância da vontade de Deus
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque
devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por
isso, sofrereis juízo muito mais severo! Ai de vós, escribas e fariseus,
hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez
feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!
Mt 23.14-15
O profeta Oséias testemunha um grave problema na
Igreja do seu tempo, isto é, em todo o Israel: um povo que estava sendo
destruído porque estava se afastando do seu Deus, deixando de conhece-lo,
rejeitando deliberadamente andar segundo seus caminhos (Os 46 O meu povo está sendo destruído, porque lhe
falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também
eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te
esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos).
Em seus
embates com os religiosos incrédulos do séc. I em apenas um momento Jesus
acusa-os de não ter conhecimento verdadeiro da Palavra por não aplicarem a
palavra revelada a suas vidas e assim experimentarem do poder de Deus (Mc 12.24 Respondeu-lhes
Jesus: Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de
Deus?).
A Nicodemos
Jesus chamou de douto (Jo 3.10 Tu és
mestre em Israel e não compreendes estas coisas?), mas disse claramente aos fariseus que eram
hipócritas pois, enquanto chamavam-no de mestre (Mc 12.13-15 E enviaram-lhe alguns dos fariseus e dos
herodianos, para que o apanhassem em alguma palavra. Chegando, disseram-lhe:
Mestre, sabemos que és verdadeiro e não te importas com quem quer que seja,
porque não olhas a aparência dos homens; antes, segundo a verdade, ensinas o
caminho de Deus; é lícito pagar tributo a César ou não? Devemos ou não devemos
pagar? Mas Jesus, percebendo-lhes a hipocrisia, respondeu: Por que me
experimentais? Trazei-me um denário para que eu o veja) tinham o desejo no coração de mata-lo (Jo 7.19 Não vos
deu Moisés a lei? Contudo, ninguém dentre vós a observa. Por que procurais
matar-me?), negando, entretanto, este intento
no primeiro confronto (Jo 7.20
Respondeu a multidão: Tens demônio.
Quem é que procura matar-te?), mas
depois deixaram de fazê-lo (Jo
8.40-41 Mas agora procurais matar-me, a mim que vos
tenho falado a verdade que ouvi de Deus; assim não procedeu Abraão. Vós fazeis
as obras de vosso pai. Disseram-lhe eles: Nós não somos bastardos; temos um
pai, que é Deus).
5.
Hipervalorização das ações e tradições humanas
Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito,
dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
Mt 15.7-9
É comum
afirmações de fé com base na história pessoal, familiar ou mesmo uma confiança
cega em “modos de fazer” ao invés de uma entrega verdadeira ao Senhor Jesus. O
problema é que o tradicionalismo não liberta, pelo contrário, oprime, como
lembra Jesus ao mostrar a hipocrisia dos fariseus (Mt 23.15 Ai de
vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer
um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do
que vós!).
O meio de
obter liberdade é pelo conhecimento e prática da verdade (Jo 8:32 ...e conhecereis a verdade, e a verdade vos
libertará) e não pela prática de meras tradições vãs (I Pe 1:18 ...sabendo que não foi mediante coisas
corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil
procedimento que vossos pais vos legaram).
O problema das
tradições é que elas se resumem ao que os homens podem fazer. E uma religião
que se resume ao que os homens podem fazer despreza a graça de Deus em Cristo.
Os judeus pensavam assim antes da crucificação de Jesus (Lc 10:25 E eis
que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à
prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?) mas esta intenção já demonstra um coração
não regenerado.
Eles continuam
acreditando que regras e coisas que podem fazer conseguiriam fazê-los
merecedores de algum favor especial de Deus (At 2:37 Ouvindo
eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos
demais apóstolos: Que faremos, irmãos?) mesmo
depois de terem ouvido a mensagem de salvação em Jesus, crucificado e
ressurreto.
Mas esta
tendência de acreditar que feitos podem ser mais importantes que a graça de
Deus não se limita aos hebreus, também pôde ser encontrada entre os
greco-romanos (At 16.30 Depois, trazendo-os para fora, disse:
Senhores, que devo fazer para que seja salvo?).
Foi preciso
que Paulo afirmasse enfaticamente a morte do homem sem Deus (Ef 2.5 ...e
estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela
graça sois salvos) e a
inutilidade das realizações e tradições humanas (Ef 2.8-9 Porque
pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
não de obras, para que ninguém se glorie).
Talvez um dos
momentos mais claros e marcantes da confiança cega que o tradicionalismo pode
trazer ao coração dos homens, afastando-os de Deus e da obediência à sua
Palavra (Jr 7.9-10 Que é isso? Furtais e matais, cometeis
adultério e jurais falsamente, queimais incenso a Baal e andais após outros
deuses que não conheceis, e depois vindes, e vos pondes diante de mim nesta
casa que se chama pelo meu nome, e dizeis: Estamos salvos; sim, só para
continuardes a praticar estas abominações!)
enquanto acreditam que o simples fato de ir à Igreja e fazer certas coisas lhes
garante o favor de Deus (Jr 7.4 Não confieis em palavras falsas, dizendo:
Templo do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este).
O problema é
que Israel e o templo foram destruídos - mas apenas o verdadeiro santuário
permanece de pé (I Co 3.16 Não
sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?). Esta é uma advertência para que não
confiemos em nada que o homem possa edificar, mas, tão somente, naquilo que o
Senhor deseja que fique de pé.
6. Amor
pela glória humana
E, quando
orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas
sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos
digo que eles já receberam a recompensa.
Mt 6.5
Às vezes nos
surpreendemos de tal maneira que não queremos admitir que uma pessoa seja
apenas uma hipócrita porque, em muitos casos, os hipócritas fazem mais que os
demais. E eles fazem assim porque querem ser vistos, como a figueira cheia de
folhas (Mt 21.19 ...e, vendo uma figueira à beira do caminho,
aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais
nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente). O problema é que o hipócrita deseja ser
glorificado entre os homens - e este é um mal que mesmo crentes podem praticar (Jo 14.42 Contudo,
muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus,
não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; porque amaram mais a
glória dos homens do que a glória de Deus) e
isto Deus não admite (Is 48.11 Por
amor de mim, por amor de mim, é que faço isto; porque como seria profanado o
meu nome? A minha glória, não a dou a outrem).
Mas cuidado,
pois não é suficiente apenas pensar que
é cristão, porque amar a glória do mundo é muito arriscado e pode
indicar que não ama verdadeiramente a Deus (I Jo 2.15 Não
ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do
Pai não está nele). Aquele que
ama o mundo, e não busca a Deus, em primeiro lugar (Mt 6:33 ...buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino
e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas) está
cometendo um terrível engano (Gl 6.3 Porque,
se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana).
A bíblia fala de pessoas que amaram o presente século (II Tm 4.10 Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia) fazendo exatamente o contrário da exortação bíblica de “não tomar a forma deste século”, isto é, não ter a mente e o coração dominados pelo sistema de valores e práticas imperantes em nosso tempo (Rm 12.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus).
III. A HIPOCRISIA SERÁ DESMASCARADA
Os hipócritas são motivo de escândalo mas são, ao mesmo tempo, melindrosos. Amam a mentira, a desfaçatez e se escandalizam com aquilo que deveriam amar, a verdade. Preferem fazer suas obras no silencio, nas trevas, porque não querem que elas sejam trazidas à luz (Jo 3.20-21 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus).
É muito fácil identificar um hipócrita: ele fala suavemente (II Co 11.13 Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo), acaricia o ego [e em alguns casos o ombro) daquele a quem deseja enganar (II Tm 4.3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos), sempre aparentando grande piedade (II Tm 3.5 ...tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes) e preocupação com as coisas e as pessoas, mas tudo o que desejam é enganá-los (I Jo 3.7 Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo).
O alerta bíblico é para que os eleitos não se deixem enganar (I Jo 2.26 Isto que vos acabo de escrever é acerca dos que vos procuram enganar) examinando não apenas as palavras, mas as atitudes, os frutos que estas árvores podres produzirão: frutos podres tais quais ela é (Mt 7.20 Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis). Um hipócrita nunca aceita o confronto, nunca aceita trazer os argumentos e os fatos à luz, porque sua máscara será claramente percebida. Logo ficará fácil perceber que seu amor e sua preocupação é apenas fachada para esconder um coração perverso (Jd 1.12 Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato, pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água impelidas pelos ventos; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas).
A exortação bíblica é que não amemos apenas de palavras - amor falso, declaratório mas não essencial (I Jo 3.18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade). Mas o fato é que toda hipocrisia mais cedo ou mais tarde é desmascarada, e o hipócrita tem seu caráter exposto. Geralmente um hipócrita argumenta, usando a bíblia de um modo peculiar e deturpado, que não se deve apontar o argueiro no olho do outro (Lc 6.42 Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão). A bíblia não diz para não tirar o argueiro, ensina que não se deve condenar o outro sendo que é tão condenável quanto, mas julgando-se sem erro. É obvio que deve-se tirar o argueiro do olho do irmão (Gl 6.2 Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo). É falta de amor e desobediência a Deus não avisar o perigo que o outro está correndo (Ez 3.18 Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei).
O que acontecerá com um hipócrita quando for confrontado com sua hipocrisia? Quando a palavra desnudar-lhe o coração e trazer suas obras más para a luz? Certamente eles se escandalizarão (Mt 15.12-14 Então, aproximando-se dele os discípulos, disseram: Sabes que os fariseus, ouvindo a tua palavra, se escandalizaram? Ele, porém, respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco). Devemos nos preocupar em que os hipócritas se escandalizem? Parece-nos que esta não é a preocupação de Jesus quando diz que “ai do homem que causa escândalo” (Mt 18.7 Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo!) porque sua preocupação é com os pequeninos, e não com os ímpios (Mt 18.6 Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar).
Quanto aos hipócritas, seu caráter é bem conhecido por Jesus (Mt 15.7-9 Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens), sabe que, por eles, o reino dos céus seria fechado aos homens (Mt 23.13 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!) enquanto se aproveitam dos que conseguem enganar (Mt 23.14 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo!) porque não conseguem vê-los como realmente são: rochas submersas, prontas a afundar navios incautos.
IV. A HIPOCRISIA SERÁ RECOMPENSADA
Para não pensarmos que a hipocrisia é um pecado menor e sem importância, precisamos observar o que Jesus pensa do assunto. Diz-nos que os servos maus e negligentes serão lancados no mesmo lugar em que os hipócritas (Mt 24.51 ...e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes). Sobre esta declaração de Jesus convém observar que:
I. A recompensa dos hipócritas não é o Reino de Deus
Os hipócritas não herdarão o reino dos céus porque ali não haverá mais lágrimas (Ap 21.4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram).
II. A recompensa dos hipócritas não será agradável
Jesus afirma que o lugar dos hipócritas será “fora” do lugar reservado a Abraão, Isaque, Jacó e os santos do Senhor (Lc 13.28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora), lugar descrito como de gozo e antítese ao lugar onde os descrentes e ímpios serão lançados (Lc 16.22-23 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio).
III. A recompensa dos hipócritas é o inferno
Jesus diz que os maus servos serão lançados com os hipócritas “onde haverá choro e ranger de dentes”. Este lugar é denominado de inferno, lugar onde os perversos receberão a justa recompensa por sua perversidade (Sl 9.17 Os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus).
Ali é lugar de juízo, isto é, de punição, e não de gozo (II Pe 2.4 Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo) e o único direito do ímpio no inferno é o jus sperneandis (Mt 8.12 Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes). Deve-se esclarecer que por filhos do reino Mateus chama os judeus - que se autoproclamavam filhos de Abraão (Lc 3.8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão) os mesmos que não receberam Jesus (Jo 1.11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam) e não foram tornados filhos de Deus (Jo 1.12-13 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus).
De nada adiantará parecer crente - o Senhor conhece o coração dos homens (At 1.24 E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido) e sabe que são insensatos (Rm 1.21 ...porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato) e vê o que cada um está fazendo (Sl 113.5-6 Quem há semelhante ao SENHOR, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra?), mesmo nas trevas (Sl 139:12 ...até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa), e dará a cada um a sua justa recompensa (Ap 22.12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras).
Assim, um último aviso aos hipócritas, mesmo aos mais religiosos deles:
Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.
Gl 6:7
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