domingo, 27 de outubro de 2013

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA QUE SUA IGREJA SEJA O QUE ELA DEVE SER

O QUE A IGREJA DE DEUS DEVE SER

1 Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos, 2 graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Paulo é o autor da carta, e estava acompanhado por Timóteo. Esta é uma das últimas cartas de Paulo, praticamente uma palavra de despedida, pois não sairia mais da prisão até a sua morte. Preso, mas não aprisionado. Sua mente e coração não estavam presas pelas cadeias, pelo contrário, suas algemas contribuíam para o avanço do evangelho.
Ressaltamos a apostolicidade da carta, sua autoridade, mas, ao mesmo tempo, a simplicidade e o interesse de Paulo pela Igreja que “ele gerou” em cadeias (At 16). Paulo fala a todos os santos, mencionando que entre eles, e não acima deles, há bispos e diáconos. Mas, ao mesmo tempo, lembra au passant que cabe aos bispos e aos diáconos a tarefa de incentivar e conduzir os demais unidos no serviço constante ao Senhor.
A eles Paulo deseja a experiência da graça perdoadora e salvadora, a paz de quem vive em harmonia com Deus e com seus irmãos. Tudo isto fruto da comunhão com o Pai Celeste e com o Senhor Jesus Cristo. Onde há a graça e a paz do Senhor, há harmonia e onde há harmonia entre os crentes e com o Senhor, a graça se manifesta, a paz é vivenciada e o corpo é abençoado (Ef 4.16).

UMA IGREJA COOPERADORA

3 Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, 4 fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, 5 pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora. 6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
Paulo diz lembrar-se de algumas características da Igreja em Filipos, e ele torna esta Igreja uma presença constante em suas orações porque ele a conhecia como uma Igreja cooperadora para a expansão do evangelho, das boas novas (euaggelion). De que maneira uma Igreja pode ser cooperadora?
I. Através da vida comunitária sadia, da comunhão, da assistência mútua, da correção e da santidade. Não há como ser Igreja cooperadora com o evangelho se não viver o evangelho (koinonya);
II. Através da pregação do evangelho aos incrédulos, anunciando-lhes a salvação unicamente em Jesus Cristo. A verdadeira Igreja de Cristo tem como missão principal adorar a Deus e esta adoração não está dissociada do anúncio da salvação aos pecadores (kerygma);
III. Através do discipulado, do testemunho, do viver e do explicar a razão da fé que carrega no coração, mostrando porque se vive de maneira diferente do sistema de pensamento que cerca o cristão (didaskalia).
Propositalmente deixei de colocar entre os tópicos da cooperação a contribuição financeira e a oração, porque entendo que estas duas “formas” de cooperação do evangelho são apenas reflexos da comunhão, do anuncio e do aprendizado da vida cristã.

UMA IGREJA AMOROSA

7 Aliás, é justo que eu assim pense de todos vós, porque vos trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos sois participantes da graça comigo. 8 Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus.
Paulo descreve a Igreja filipenses como uma Igreja que habitava em seu coração porque havia lutado lado a lado com ele, apesar de suas algemas, apesar do perigo de serem considerados inimigos do império a Igreja não o abandonou. A razão para isto é que a Igreja amava a Deus, amava a mensagem que Paulo anunciava e, sem dúvida, amava também a Paulo.
Não podiam agir diferente. Lembremos que o primeiro convertido em Filipos, um carcereiro, um homem que estava encarregado de não permitir a liberdade de ninguém, estava pronto a tirar a própria vida porque achava que havia falhado - e pela lei da época ele respondia com a própria vida por isso, independente da causa. E, salvo pela não fuga de Paulo e Silas, queria, também, experimentar a verdadeira liberdade que só há em Cristo Jesus.
O que uniu o judeu Paulo e os gentios filipenses? Nada menos que a graça de Deus em Jesus Cristo. Graça que é maior que a vida, maior que a morte, maior que coisas do passado ou do futuro (Rm 8.35-39).

UMA IGREJA EM DESENVOLVIMENTO

9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, 10 para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, 11 cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.
Não há nada mais triste que uma Igreja morta. Nada mais desanimador do que uma Igreja decadente. Aliás, chega a ser um contrassenso uma Igreja não estar viva, pois se é Igreja do Senhor, tem o Espírito vivificante do Senhor atuando nela.
Paulo ora para que o amor e o conhecimento existentes naquela Igreja continuem aumentando para que a Igreja não entre em estagnação, e, deixando de ser fonte de águas vivas. Quando uma Igreja deixa de ser fonte de águas passa a ser poço, poça, deixa de ser fonte de vida e alimenta agentes causadores de morte.
Paulo argumenta que, crescendo na graça e no conhecimento do Senhor, crescendo espiritualmente e intelectualmente, crescendo numericamente, aquela Igreja terá alguns privilégios:
· experiência das coisas excelentes de Deus [não diz quais, mas certamente a glória eterna está incluída, o gozo da presença do Senhor Jesus e da comunhão dos santos);
· apresentar-se perante o Senhor no grande dia do juízo sem medo porque não carregarão a culpa da omissão, da timidez, do relaxamento na obra do Senhor;
· estar na presença de Deus com frutos de justiça nas mãos, ao contrário daqueles para os quais o Senhor voltará as costas (Is 1.15).

CONCLUSÃO

Como fazer parte de uma Igreja assim? Onde está esta Igreja? Esta Igreja pode, antes de estar em algum lugar, ser alguém. Ser você. Ela só estará em algum lugar, em alguma cidade, em algum endereço se, primeiro, os cristãos forem o que devem ser. Sua Igreja (comunidade) só será como esta da qual Paulo se lembra se você for como os crentes dos quais Paulo se lembrava. A mudança começa em você. Antes de pensar em procurar uma Igreja prefeita, busque ser perfeito diante de Deus e dos homens.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL