A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta:
visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado
do mundo (Tg 1.27).
Talvez você tenha procurado ouvir com mais atenção os muitos influencers digitais por ter tido algum tipo de decepção com a religião ou com a vida religiosa, o que não é a mesma coisa.
Talvez tenha se decepcionado com a forma, ou com a liturgia, ou com o ensino que pode ser até correto, mas enfadonho, ou eloquente, mas sem conteúdo, vazio da verdade divina. Pode ter se decepcionado com um parente, com uma liderança ou com alguém da membresia de uma igreja.
Seja como for, você se sentiu curioso, insatisfeito ou simplesmente foi dando atenção às muitas, variadas e até bem apresentadas opções que o mundo tem para lhe oferecer no caminho largo e espaçoso, que pode até ser agradável, mas que conduz à perdição.
Se é este o teu caso, o que a bíblia tem a dizer sobre esse assunto? Ela diz que existem duas formas de religião.
Uma forma é chamada de religião pura e verdadeira. Não existe religião que agrade a Deus se não for pura e muitos menos falsa. Deus exige que sua religião seja integra (Js 24.14), que seja de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o entendimento (Mc 12.30).
A outra forma de religiosidade é impura, ruinosa, mentirosa, misturada com coisas disponíveis no mundo que jaz no maligno. Nesta religião vale qualquer coisa, qualquer caminho leva a Roma – mas se esquece que só Jesus leva ao Pai. Esta religião é um mapa falso que promete algo que não pode entregar, prometendo agradar a Deus do jeito do homem.
A verdadeira religião não se deixa contaminar por estas coisas e se mantém incontaminado, o verdadeiro cristão não anda em dois caminhos, não tenta agradar e Deus vivendo atendendo às inclinações da carne e as concupiscências do mundo. Você pode saber sobre um veneno e seus males sem experimentá-lo.
Você pode julgar com critérios sábios e eternos. Você é capaz de saber que cometer um crime é algo ruim, mesmo sem cometer crime algum. A Palavra diz que o mundo jaz no maligno, e você não precisa morrer junto com o mundo, e para isto você precisa guardar-se incontaminado, guardando o seu coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário