domingo, 22 de maio de 2022

IV. SUBMISSÃO ABENÇOADORA (2Co 10.5)


 ...e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo (2Co 10.5).

Que tipo de pessoa você costuma ser? Você é ensinável? Você consegue admitir que, às vezes, pode estar errado e carente de correção? E diante de quem você costuma fazer isso? 
Geralmente o homem é altivo e para piorar vivemos em uma era em que esta inclinação é incentivada. E talvez você nem saiba o que é isto, mas pode ser altivo em casa, com seus familiares, na escola, com colegas e professores, ou com amigos e trabalhadores. Talvez você seja altivo até na sua igreja. E o que é altivez? No Antigo Testamento esta atitude era chamada de dureza de cerviz, gente que errava e mesmo sendo instruído continuava na mesma direção errada. E a altivez só tem um destino: a destruição
Ou... sim, tem outra possibilidade, mas é dolorida. Menos que a destruição, mesmo assim dolorida e se chama quebrantamento, quando a mente reconhece que tem agido errado, quando o coração passa a detestar o erro e quando a vontade é inclinada para Cristo e fazer a sua vontade que é sempre abençoadora para quem é obediente. 
Paulo diz que no quebrantamento todo pensamento passa a ser orientado por Cristo e a vontade passa a ser obediente a Cristo. Não há meio termo. A altivez pode ser a ruína de um homem, mas a amorosa submissão a Cristo é abençoadora.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL