quarta-feira, 28 de outubro de 2015

QUEM É JESUS

É importante saber quem é Jesus, mas mais importante ainda do que responder quem é Jesus é ter a resposta adequada para esta outra: “Quem é Jesus para você?”
Uma pessoa pode ser conhecida de diferentes maneiras, por pessoas diferentes. Nos dias de seu ministério Jesus se tornou uma figura controversa e as multidões se perguntavam: quem é este (Mt 21:10 - E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, e perguntavam: Quem é este?). E parece que até mesmo seus discípulos tinham alguma dificuldade com o que ele dizia ser e das coisas que ele fazia (Mt 8:27  E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?).
Como os discípulos viam a Jesus? Para dar-lhes a oportunidade de refletirem sobre si mesmos (embora eles tenham achado que a pergunta era a respeito de Jesus) Jesus lhes dirige duas perguntas. A primeira é: o que o povo dizia a respeito de sua identidade (Mt 16:13 - Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem?).
O povo podia pensar qualquer coisa. Jesus não os censura por pensarem que ele era João Batista, ou Elias, ou algum dos profetas que havia ressurgido - mas os discípulos não podiam ser ignorantes (Mc 4:11 - Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas).
A segunda pergunta é dirigida aos discípulos: qual era a percepção deles a respeito de Jesus Cristo? Um homem, um profeta (Mt 16:15 - Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?)? E Pedro, adiantando-se aos demais, fornece a única resposta aceitável, reconhecendo Jesus como o Cristo, o filho de Deus (Mt 16:16 - Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo).
A estas duas perguntas, eu acrescento uma terceira que é de suma importância para você porque a resposta dada a ela é determinante para o destino eterno de sua alma:
Qual a importância disto? Jesus quer que nós tenhamos uma clara percepção de quem ele é, porque só reconhecendo-o pelo que ele efetivamente é nós estaremos dispostos a segui-lo. Os discípulos de Jesus após reconhecerem definitivamente sua divindade e sua vitória sobre a morte perceberam que não precisavam mais temê-la: ela era um inimigo vencido.
Os inimigos de Jesus questionavam quem ele era não para conhece-lo ou para recebe-lo, mas porque o odiavam e como já o haviam rejeitado em seus corações, queriam apenas saber a quem haviam rejeitado (Jo 10:24 - Rodearam-no, pois, os judeus e o interpelaram: Até quando nos deixarás a mente em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-o francamente).
O diabo também buscou lançar dúvidas a respeito da identidade de Jesus, tanto quanto a sua humanidade (Mt 4:3 - Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães) quanto à seu direito de ser adorado (Mt 4:6 - ...e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra).
Religiosos (Mt 27:40  Ó tu que destróis o santuário e em três dias o reedificas! Salva-te a ti mesmo, se és Filho de Deus, e desce da cruz!) e criminosos (Lc 23:39  Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também) duvidaram de sua identidade - mas os que não eram seus, como os soldados romanos, reconheceram-no como o que ele realmente era, o filho de Deus (Mt 27:54 - O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, ficaram possuídos de grande temor e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus).
Deixe-me perguntar mais uma vez:
Jesus queria que seus discípulos soubessem quem ele era. Ele fez questão de lhes mostrar sua glória como do unigênito do pai (Jo 1:14  E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai) e eles acabaram reconhecendo-o como verdadeiro messias e verdadeiro Deus (Jo 20:31 - Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome).
Somente conhecendo Jesus como ele verdadeiramente é, conhecendo-o pessoal e intimamente, você pode realmente responder esta pergunta que é de crucial importância. A bíblia nos fornece várias respostas para esta pergunta, mas, neste emaranhado de dúvidas, nós ficaremos com uma delas agora:
Jesus é mais do que o fundador de uma religião, mais do que uma lenda, mais do que um mestre filosófico. Se alguém conhece Jesus de alguma  destas maneiras, então ainda não conhece o verdadeiro Jesus. Jesus não é o que a academia diz, nem o que a ciência diz - ele é inigualável, ele é o próprio Deus pois nele habita a plenitude da divindade (Cl 2:9 - ...porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade).
Porque você precisa saber quem é Jesus? Porque só nele há salvação (At 4.12 - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos) e somente reconhecendo-o como seu salvador pessoal você pode ser salvo (Rm 10:9  Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL