sábado, 10 de novembro de 2018

NÃO PERCA SUA IDENTIDADE PARA NÃO SER REPROVADO




Há quase três décadas eu vi uma cena que me impressionou enormemente, embora não seja algo tão inusitado assim. Mas me fez pensar bastante sobre este assunto. Em uma viagem de representação comercial entre Cocos e SaMaVi, na Bahia, estava em minha poltrona no ônibus quando percebemos uns 300m à frente uma mulher correndo em direção à estrada, para tentar chegar a tempo e viajar conosco. Naqueles dias eram apenas 2 ônibus por dia, e aquele era o último. Por mais que ela se esforçasse não conseguiu. Junto com alguns passageiros ainda tentamos avisar o motorista, mas ele fez ‘ouvidos de mercador’ e passou adiante.
Fiquei pensando o que teria levado aquela mulher a perder o time para estar na estrada a tempo, embora não houvesse horário certo para o ônibus passar, podia atrasar até 2h e ninguém estranhava. Mas o que ela estaria fazendo? Talvez arrumando os últimos apetrechos de casa, alimentando as galinhas e porcos, dando as últimas instruções para os que ficavam, despedindo-se do esposo ou dos filhos. Talvez estivesse fazendo nada, apenas distraída e quando ouviu o barulho do ônibus a distância pôs-se a correr e... Já era tarde demais.
Nos últimos anos, todo ano é a mesma coisa. Gente correndo, apressada, perdendo a hora para o bendito ENEM. Gente que perdeu a prova por 1’ de atraso no trânsito, ou por ter ido comer um cachorro quente. Mas um dos muitos casos que me chamaram a atenção não foi nem o costumeiro “perder a hora”.
Foi o caso de uma jovem estudante, de 20 anos, mãe de uma criança de 20 dias, que, dividida entre preparar a filha, conseguir uma irmã para cuidar da criança, dirigir-se para o local da prova e fazer o exame cometeu uma única falha: ela perdeu o exame por falta de documento de identidade.
Aquilo me fez pensar um pouco sobre o que também pode estar acontecendo com os cristãos. Aquela estudante sabia quem ela era, sabia dizer o seu nome, sabia que tinha feito a inscrição, isto é, seu nome tinha que estar naquela lista. Mas mesmo assim ela não conseguiu fazer a prova. Não passou no primeiro teste, o de confirmar a sua identidade. Para sorte dela ela ainda pode fazer o teste ano que vem, e no ano seguinte outra vez.
Mas, e com os cristãos que estão perdendo a identidade, que não conseguem comprovar, apesar de discursarem como um antigo personagem da TV dizendo “Eu sou eu, eu mesmo, eu sou eu” com um sotaque bem caipira.
Quantos cristãos não sofreram uma tremenda decepção acreditando que podem provar que são cristãos no dia do juízo apenas com discursos, quando o Senhor poderá dizer: “Nunca vos conheci, apartai-vos de mim”. Aquela estudante sabia quem ela era. Seu esposo, ao lado dela no portão, também sabia quem ela era. Ela chegou até a entrar na escola, colocar seu celular dentro do ‘saquinho’, mas, lamentavelmente, ela não tinha identidade. Ela não era conhecida da fiscalização, ela não pode ficar e assim perdeu o exame. Os cristãos precisam ter cuidado para não apenas parecer, enganando-se a si mesmos, sem ser. Você acha que conhece Jesus? E Jesus, te conhece?

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL