sábado, 19 de outubro de 2019

IGREJA CONSAGRADA E IGREJA JUBILOSA (II)

CRENTES CONSAGRADOS SÃO ATENTOS GUARDIÕES DA VERDADE

A primeira característica destes cristãos é eu eles são atentos guardiães da verdade. É pela verdade que uma Igreja permanece ou cai. Mesmo quando nos referimos ao amor ele precisa ser verdadeiro (1Pe 1:22 - Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente). O apóstolo inicia o terceiro capitulo considerando suficiente o que já foi dito, deixando o assunto por encerrado e passando a tratar de uma nova necessidade da Igreja. Como ela poderia permanecer de pé? 
Paulo continua falando para as mesmas pessoas, pessoas que, com ele, possuem a mesma comunhão em Cristo. Eles são "meus irmãos" (adelfo\j mou=) e precisam de orientação para não deixarem de ser cristãos alegres (xairw=) que, para eles, é fruto do fato de estarem no (en) Senhor (kurioj), soberano governante de todas as coisas.
Para Paulo, como um pastor e pai amoroso, não é motivo de desgosto repetir um ensino que resulta em benção para a Igreja. Paulo não vê como um fardo, mas como uma parte do ministério, uma parte necessária para segurança e confirmação (asfalhj) da fé que ele sabia haver naquela comunidade de crentes que ele lhes escrevesse. 
O interesse de Paulo era o bem dos filipenses, e o recurso que Paulo tinha era escrever-lhes (grafw=) lembrando o que eles já conheciam muito bem. O que Paulo está dizendo não é para crentes neófitos, mas de alerta e confirmação para crentes amadurecidos, crentes que viram o ministério paulino em Filipos, crentes que ouviram seus ensinamentos (Fp 4:9 - O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco).
De que Paulo achava necessário eles serem lembrados? Cremos que estamos diante de membros de uma igreja que guardava o ensino apostólico, que eram irmãos consagrados ao Senhor, que procuravam viver zelosamente a ponto de Paulo não precisar tratar de problemas como os existentes na Igreja em Corinto, pelo contrário, apenas alertá-los para que problemas não viessem a existir.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL