Em
breve chegará o dia em que as máscaras serão abandonadas nas gavetas. Mas por
enquanto temos que conviver com três frases. A terceira é justamente #usemascara. A segunda é #fiqueemcasa. E a primeira, bem, esta é
política, e já aprendi que política não une santo, então, não preciso
mencioná-la.
Há
cidades em que o uso da máscara já virou obsessão. É proibido sair de casa sem
máscara. Em algumas o cidadão não pode deixar de usá-las nem mesmo se estiver
sozinho, dentro do seu próprio carro. Acho admissível a determinação de usá-la
em transportes públicos, ônibus, trens, taxis e afins.
Mas
exagero e tolice é uma marca característica das leis brasileiras, como foi
alguns anos atrás a proibição de uso de máscaras por causa dos protestos
violentos por parte dos chamados black
blocks e que acabou resultando no impeachment de uma presidente.
O
que eu tenho absoluta certeza é que vai chegar o tempo em que as máscaras não
serão mais usadas. Estou me referindo a um tempo porvir, e para refletirmos
sobre isso leio uma pequena porção da bíblia escrita pelo apóstolo Paulo aos
filipenses, logo no seu capítulo 1:
9
E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno
conhecimento e toda a percepção, 10
para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia
de Cristo, 11 cheios do
fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de
Deus. (Fp 1)
A
Escritura afirma que chegará um tempo em que as máscaras cairão
definitivamente. O apóstolo Paulo desejava que a Igreja em Filipos (e creio ser
este o desejo de Deus para todas as Igrejas) experimentasse um crescimento em
amor e conhecimento de Deus a ponto de serem moldados pelo caráter de Cristo
tornando-se sinceros e inculpáveis.
O
termo usado por Paulo para definir sinceridade é e)ilikrinh=j, que tem sua origem em e)=ile (o raio de sol, a clara luz solar) e krino/j (aprovado, objeto de
acurado exame judicial). Sabe o que isto quer dizer? Que o estilo de vida do
crente deve ser de tal maneira que não haja nada a ser escondido, que ele não
precise de máscaras como se representasse um papel.
Em
decorrência desta primeira característica Paulo aduz uma segunda, a de que os
crentes devem ser inculpáveis. a)proskopo/j indica alguém que não
apenas não é arrastado pessoalmente pelo pecado carregando uma consciência sem
culpa e sem perturbações, como, também, não provoca o tropeço em outrem, não
sendo, portanto, digno de condenação como havia advertido o Senhor Jesus (Mc 9:42 E quem fizer tropeçar a um
destes pequeninos crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma
grande pedra de moinho, e fosse lançado no mar).
Máscaras
de pano, TNT ou outros materiais logo serão abandonadas nas gavetas, mas
provavelmente as máscaras da alma continuarão sendo usadas ainda por um tempo,
até que chegue o dia que Paulo chama de dia de Cristo (e)ij h)meran xristou=). É notável que a palavra h)mera (dia) indica não apenas um
período de 24 horas, ou o período em que há luz, mas também um ciclo completo
de trabalho e descanso, ou, neste caso, um dia determinado de julgamento na
mais clara luz, de remoção total das máscaras.
As
máscaras da religiosidade, do tradicionalismo, do ativismo, do farisaísmo, da
respeitabilidade social, da cultura é até do poder econômico se desfarão como
as trevas desaparecem diante da luz. E cada um será conhecido como realmente é
diante do penetrante olhar do justo juiz, e, então, após os labores desta vida
o cristão poderá entrar no descanso do Senhor. Todavia, este dia é também de
assombro e terror para os filhos das trevas, para aqueles que preferem as
máscaras e as sombras porque elas escondem as culpas.
Não
deixe de usar as máscaras, faça tudo o que puder para não se contaminar neste
período de risco para sua saúde - mas cuidado para não se enganar quanto ao
destino eterno de sua alma numa sensação de justiça própria só porque usa uma
máscara bonitinha que alguém lhe disse que seria suficiente para salvar sua
alma da condenação. É preciso mais, é preciso confiança total e irrestrita no
Senhor Jesus, é preciso sincero arrependimento de pecados, é preciso conversão
para o Deus vivo e verdadeiro, é preciso vida sincera e inculpável, porque é
assim que é a Igreja do cordeiro: pura e sem mácula.
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