terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

UMA IGREJA QUE SERVE DE MODELO - Cl 1.1-8

Boletim da Igreja Presbiteriana na Expansão - QR 429 - Samambaia Norte

Paulo e Timóteo fazem uma descrição fiel da Igreja em Colossos. Porque podemos afirmar que era uma descrição fiel? Em primeiro lugar, porque eles descrevem a Igreja para os próprios colossenses, e não se arriscariam a serem tidos por mentirosos, mas, principalmente, pelo fato de se tratar de uma carta inspirada, e o Senhor Deus manteve as escrituras isentas de falhas ou erros, mesmo que sejam erros históricos.

Muitos relutam em fazer parte de uma Igreja pelo fato de verem a Igreja com muitas falhas, e não conseguirem enxergá-la como Deus a vê.

Vamos apresentar a Igreja da perspectiva de Deus, ou seja, como Deus já vê gloriosa a Igreja que ainda é militante. O apóstolo Paulo está falando para nós de uma Igreja que está sendo formada, está sendo edificada, está ainda no meio da sua jornada.

Cabe-nos duas possiblidades: ficar fora da Igreja enquanto está na jornada porque ela é imperfeita e não fazer parte dela quando for glorificada, ou, começar agora na certeza de que Ele completará a obra que ele mesmo iniciou (vd. Fp 1.6 e Ef. 4.13-16).

Embora imperfeita, a Igreja descrita por Paulo apresenta algumas características que servem de modelo para a nossa caminhada 20 séculos depois.

CRENTE

A primeira e fundamental característica de uma igreja é ter fé no Senhor Jesus Cristo. É possível ser clube, associação, célula, grupo, fraternidade, loja, ou qualquer outra coisa neste mundo sem Deus, mas é impossível ser Igreja de verdade sem ser crente em Jesus Cristo (Cl 1.13).

FRATERNA

Não é possível ser parte do corpo de Cristo, sua Igreja, sem exercitar a principal característica que Cristo exigiu de seus discípulos, o amor fraterno (Jo 13.35). Amar biblicamente é mais do que um sentimento. Qualquer outra forma de amor não precisa de mandamento nem da ação do Espírito Santo para ser experimentado, mas o amor de irmãos em Cristo, que supera as diferenças pessoas e não faz acepção de pessoas e cobre multidão de pecados só é experimentado pelos crentes.

ESPERANÇOSA

Qualquer associação humana pode apresentar milhares de soluções diferentes para os problemas humanos e oferecer alguma forma de satisfação, mas somente Jesus oferece para sua Igreja e na sua Igreja a esperança de vida eterna (Jo 6.47). A esperança do crente envolve o hoje e também a certeza da eternidade (1Co 15.19).

FRUTÍFERA

A Palavra de Deus afirma ser viva e eficaz, e que é sempre frutífera (Is 55.11). O evangelho é poder de Deus para salvação de todo o que crê (Rm 1.16) e capacita a Igreja a viver segundo este evangelho que ressuscita mortos e concede nova vida (I Co 15:22).

VÍVIDA

A Igreja é um edifício vivo, um corpo onde cada um deve exercer seu papel para crescimento completo. Assim como os membros ainda não foram plenamente aperfeiçoados, a Igreja ainda está em processo de crescimento e purificação (Ef 5.27). Aos olhos do Senhor a Igreja é santa e em santificação, perfeita e em aperfeiçoamento (2Co 13.9) e por isso prossegue batalhando pela fé (Jd 1.3) e produzindo frutos para glória de Deus (1Co 15.58).

FIEL

A Igreja de Cristo não escolhe por si mesmo o que é certo ou errado baseada na sua própria vontade ou outros padrões subjetivos como moda ou interesse público sobre como viver, mas sabe que vive em meio a uma geração corrupta e que só tem uma escolha: a de permanecer fiel, ainda que isto lhe cobre um preço muito alto, mesmo a morte, porque sabe que, afinal receberá do seu Senhor a coroa da vida eterna (Ap 2.10). Assim como a Igreja em Colossos foi ensinada por Epafras e mais tarde recebeu mais da palavra do Senhor por meio de Paulo a Igreja do Senhor tem sido ensinada mediante sua Palavra. E aprendeu a praticá-la porque o evangelho é para ser vivido, praticado, experimentado e testemunhado com a capacitação do Espírito Santo.

ONDE ENCONTRAR ESTA IGREJA

Talvez você procure uma Igreja que lhe sirva, que atenda suas expectativas e padrões mas é minha obrigação dizer-lhe que nem você nem eu, ou quaisquer outras pessoas não podem ser a medida de todas as coisas. Isto quer dizer que se a Igreja fosse de acordo com nossos padrões ela jamais seria perfeita porque somos imperfeitos.

Busque encontrar uma Igreja como esta, que te acolha, que te aceite e que reconheça que você é um pecador e que te convide a uma nova caminhada, andando no caminho que o próprio Senhor preparou para que sua Igreja andasse (Jo 14.6).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL