quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

EU QUERO TE INFLUENCIAR A GUARDAR SEU CORAÇÃO EM JESUS CRISTO [V]

 


Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida (Pv 4.23).

Como se manter incontaminado, como se manter puro vivendo no mundo? Certamente Jesus sabia que os crentes teriam que enfrentar este difícil dilema. Como não se sujar em um mundo tão sujo e putrefato? 

Para começar, Jesus orou ao pai e suplicou em nosso favor, para que fossemos guardados, protegidos como seu particular tesouro, e ele mesmo diz que de sua mão ninguém poderá tirar aqueles que lhe pertencem. 

Mas isto não exclui, de forma alguma, a responsabilidade do homem de se manter longe da contaminação, longe de coisas e práticas que você sabe que não farão bem algum à sua vida espiritual. 

Muitos influenciadores fazem apologia à promiscuidade, incentivam o uso de drogas, a bebedice, zombam de Deus, desprezam a família e as autoridades – e é claro que você sabe que todas estas coisas são prejudiciais à sua vida espiritual, mas você vai sendo influenciado, vai relativizando, vai aceitando, começa a dizer que ‘não tem nada a ver’, afirma que ‘todo mundo faz’ e que por isso a Igreja ‘não pode ser intolerante’ até que seu coração esteja totalmente ocupado por estas coisas ao ponto de a simples frase ‘assim diz o Senhor’ te soar ofensiva, repulsiva e impositiva. 

E quer saber? Ela é impositiva sim, pois é a vontade de Deus para sua vida. Mas, sabe o que aconteceu? Nesta hora você não vai perceber coisas importantes. 

Vai perceber que abandonou o primeiro amor; que abandonou o amor de Deus e trocou Deus pelo mundo (1Jo 2.15); que não guardou o seu coração, a coisa mais preciosa que você tem por que é nele que você guarda o seu tesouro, e é dele que procedem as fontes da vida, ou seja, é ele quem vai determinar quem você vai ser. 

Mas... se ele está cheio de mundanismo, se o que há nele é caminho de morte, então pode ter certeza de que não será vida que fluirá dele. 

Guarda o seu coração, peça para Deus purificá-lo (Sl 51.10). Guarda o seu coração, enquanto é tempo, para que você possa, de novo, experimentar a alegria da salvação que Deus dá graciosamente a todos os que o buscam. Guarda o seu coração, guarda-o em Deus.

NÃO SE DEIXE CONTAMINAR PELAS MÁS INFLUÊNCIAS [IV]

 


A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo (Tg 1.27).

Talvez você tenha procurado ouvir com mais atenção os muitos influencers digitais por ter tido algum tipo de decepção com a religião ou com a vida religiosa, o que não é a mesma coisa. 

Talvez tenha se decepcionado com a forma, ou com a liturgia, ou com o ensino que pode ser até correto, mas enfadonho, ou eloquente, mas sem conteúdo, vazio da verdade divina. Pode ter se decepcionado com um parente, com uma liderança ou com alguém da membresia de uma igreja. 

Seja como for, você se sentiu curioso, insatisfeito ou simplesmente foi dando atenção às muitas, variadas e até bem apresentadas opções que o mundo tem para lhe oferecer no caminho largo e espaçoso, que pode até ser agradável, mas que conduz à perdição. 

Se é este o teu caso, o que a bíblia tem a dizer sobre esse assunto? Ela diz que existem duas formas de religião. 

Uma forma é chamada de religião pura e verdadeira. Não existe religião que agrade a Deus se não for pura e muitos menos falsa. Deus exige que sua religião seja integra (Js 24.14), que seja de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o entendimento (Mc 12.30). 

A outra forma de religiosidade é impura, ruinosa, mentirosa, misturada com coisas disponíveis no mundo que jaz no maligno. Nesta religião vale qualquer coisa, qualquer caminho leva a Roma – mas se esquece que só Jesus leva ao Pai. Esta religião é um mapa falso que promete algo que não pode entregar, prometendo agradar a Deus do jeito do homem. 

A verdadeira religião não se deixa contaminar por estas coisas e se mantém incontaminado, o verdadeiro cristão não anda em dois caminhos, não tenta agradar e Deus vivendo atendendo às inclinações da carne e as concupiscências do mundo. Você pode saber sobre um veneno e seus males sem experimentá-lo. 

Você pode julgar com critérios sábios e eternos. Você é capaz de saber que cometer um crime é algo ruim, mesmo sem cometer crime algum. A Palavra diz que o mundo jaz no maligno, e você não precisa morrer junto com o mundo, e para isto você precisa guardar-se incontaminado, guardando o seu coração.

EU QUERO TE INFLUENCIAR PARA O BEM [III]

 


Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento (Fp 4.8).

Comunicativo! Original! Alegre! Espontâneo! Ativo! Engraçado! Estas e outras características, como charme, beleza e outros costumam formar um quadro dentro do qual os influencers costumam transitar. 

Mas será que isto basta? Um influencer pode, por exemplo, prescindir de ser uma pessoa moralmente saudável, pode ser desagradável no seu dia a dia, pode ser sem ética, incoerente e desonesta e ainda assim atrair muitas pessoas para si e para suas idéias. Podem ensinar rebelião, abandono dos valores caros à família e à sociedade. Podem se levantar contra a verdade, mesmo que não digam isto de forma explícita mudando o significado das palavras, como chamar de liberdade a imposição de ideias e o silêncio dos discordantes, chamar de tolerância a destruição de valores e imposição de outros. 

A mídia está cheia deles, com milhares e até milhões de seguidores. E, talvez, você, cristão, esteja inadvertidamente apoiando e financiando este tipo de comportamento. Mas eu quero te perguntar: você já pensou em que tipo de qualidades você pode e deve procurar antes de dar o seu like, a sua inscrição, seu comentário, sua divulgação e seu engajamento? 

Talvez você, muito jovem ou talvez não, diga: mas a bíblia não tem nada a ver com isto. É só o que eu curto e não atinge a minha fé. Mas, e se eu te afirmar que não é bem assim, e se eu te chamar para olhar só uma vez, como se eu só tivesse esta chance para mostrar a você uma porção da palavra de Deus, você vem comigo? 

Vamos ler juntos Fp 4.8: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. E então? O que achou? Isto não foi escrito ontem. 

Há 2 mil anos Deus já disse em que você deve ocupar seu tempo, sua mente, suas cogitações e pensamentos. Dê uma olhada em sua lista de inscrições, em seu histórico e veja se eles preenchem estes requisitos que não foram inventados por mim. São orientações de Deus para manter o seu coração incontaminado do lixo moral do mundo. Ouça quem realmente quer o seu bem. E siga-o!

EU QUERO INFLUENCIAR SUA VIDA [II]

 


O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco (Fp 4.9).

Provavelmente será impossível. Você não conseguirá evitar que alguém te influencie. 

E, na verdade, eu tenho que te dizer que eu também quero influenciar sua vida. A maioria nunca vai admitir isto, mas eu quero que isto aconteça. É o que eu quero. Como Felipe queria ao chamar Natanael para conhecer Jesus (Jo 1.45-46). Como Paulo ao dizer que queria que seus ouvintes e leitores o imitassem naquilo que ele imitava a Cristo (Fp 4.9). 

Mas, de maneira velada, o que os influencers querem é que você se torne um seguidor deles, fazendo o que eles fazem ou parecem fazer, ou ao menos desejando fazer, comprando o que e onde eles anunciam mesmo que você não precise. Consumismo, libertinagem, imoralidade irresponsabilidade, e muitos comportamentos danosos para você, para sua família e que podem comprometer áreas inteiras de sua vida e até o seu futuro. 

Que tipo de influencer eu penso que vale a pena ouvir? Aquele que não quer você como seu seguidor, mas que aponta para o único que tem o direito de dizer: “Segue-me!” Porque só ele é o caminho, só ele é a própria verdade e a vida. 

A maioria dos influencers está interessada em popularidade e em números. Jesus sempre esteve interessado em abençoar vidas. Ele nunca se preocupou em fazer com que as multidões o seguissem e muitas vezes as exortou com dureza para que só o seguissem pelas razões corretas. Jesus pode dizer: “Vinde a mim”. Mas ele não quer likes. Ele não quer que você faça um PIX. Ele não quer te vender nada, pelo contrário. Ele quer te dar o que você não pode conseguir em nenhum outro lugar. Ele quer te dar descanso, alívio, direção, vida! E você só encontrará estas coisas em Jesus. 

Ninguém, nem mesmo se apresentando como grande poder ou mesmo como seguidor de Jesus pode fazer isso, portanto ouça a Jesus, e siga-o, agora mesmo, e se torne um membro do seu corpo espiritual, a sua Igreja, e seja salvo!


VOCÊ ESTÁ SENDO INFLUENCIADO [I]


Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando (Jo 15:14).

Pessoas exercem influência na vida de pessoas. Pessoas são influenciadas por pessoas. E na atual cultura pop instantânea pessoas são influenciadas por perfis, máscaras virtuais, avatares, gente que nem existe na realidade e que se propõe a ser o padrão de vida e comportamento para pessoas reais. E pessoas aceitam esta influência sabendo que aquilo é só um papel, um teatro, um fake para usar a palavra da moda. 

Recentemente, por causa da monetização de canais nas mídias digitais surgiu a profissão de influencer, desbancando músicos, atores e atletas da quase exclusividade que tinham nesta posição. 

É bem provável que você tenha seu influencer preferido e com certeza suas atitudes já foram determinadas, ainda que inconscientemente, por um ou mais deles, seus interesses e gostos refletem o que eles gostam ou são pagos para parecer gostar, e você ache que gosta deles porque eles se parecem com você, mas, na verdade, o que aconteceu foi o inverso. 

Você foi influenciado, foi formatado – e nem se deu conta em um processo gradual, constante, mas graças a Deus não irreversível. Isto vai depender muito do que você pretende para a sua vida, de como você quer que ela seja edificada, de seus valores. 

Na prática existem apenas duas direções nas quais uma pessoa pode ser influenciada: pelo mundo e suas alegres, mas efêmeras realizações, e por Deus, de acordo com sua vontade perfeita e eterna. 

A bíblia mostra que Jesus, ao ser tentado por satanás no deserto, não atendeu a nenhuma de suas sugestões malignas pois todas elas tinham um único objetivo: fazê-lo fracassar. E satanás continua usando seus seguidores, como Simão, um mago em Samaria (At 8.9-10). Demétrio, um artesão em Éfeso (At 19.24-29), e até mesmo um membro da Igreja, Diótrefes (3Jo 1.9), e, é claro, muitos, muitos outros atualmente. 

Tudo parece direito e bonito, alegre e festivo, mas é caminho de morte. Mas eu quero que você conheca outra opção, um caminho sem engano: Jesus, o caminho da vida.

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL