domingo, 22 de maio de 2022

VII. OS MELHORES PENSAMENTOS (Jr 29.11)

 

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais (Jr 29.11)

Muitas pessoas já passaram pelo constrangimento de terem momentos relevantes de suas vidas sendo decididos por pessoas estranhas sem ter a mínima noção do que estas pessoas pensam a seu respeito. Pior ainda é quando se tem conhecimento de que os ‘julgadores’ já tem se manifestado como opositores. 

E se você tivesse que se apresentar diante de um juiz sabendo que ele tem razões justas para tomar uma decisão desfavorável a você, ainda mais que você já tomou atitudes ofensivas contra este mesmo juiz, se declarando seu inimigo? Acontece que esta é a situação de todo ser humano diante de Deus. 

Mas o que acontece com alguém cujo coração e mente estão guardados em Cristo Jesus em um momento assim? Aquele que tem a mente e coração entesourados em Cristo Jesus sabe que os pensamentos de Deus a seu respeito são pensamentos de paz e não de inimizade, são pensamentos bondosos e abençoadores. 

Para que esta seja a sua realidade basta que seu coração e sua mente estejam nas mãos de Jesus. Você já os entregou? Você já entregou sua vida a ele? Se ainda não o fez, faça isto agora mesmo e experimente a paz de Cristo que excede a todo entendimento.

VI. ANDANDO COM A MENTE NAS ALTURAS (Is 55.9)

 

...porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos (Is 55.9).

Em uma cultura oriental a saudação equivalente ao nosso tradicional bom dia, traduzida literalmente, é algo como “você já comeu arroz hoje”? A história desta nação oprimida explica em parte esta saudação. Quem tinha uma porção de arroz para comer estava tendo um bom dia. Mas a vida é mais que isto, e há pessoas que se preocupam apenas com o que comer, beber e vestir, alguns acumulando compulsivamente com medo de que venha a faltar em algum momento futuro. A maioria passa a vida se preocupando com coisas materiais e emocionais e se esquece das espirituais, não se preocupando com o destino eterno de sua alma. Mas mesmo para estes pode haver ainda uma esperança porque Deus cuida dos seus, e mesmo muitos que agora podem estar perdidos podem ser achados porque os pensamentos de Deus, isto é, o seu plano e o seu propósito, são muito mais elevados, mas sábios do que os de qualquer homem. E nestes pensamentos cheios de sabedoria Deus diz a você, que talvez nem estivesse pensando nisto agora: “buscai o Senhor” busque o Senhor agora! Busque o Senhor enquanto é tempo! Busque o Senhor quanto ele está disposto a atender e se deixar encontrar. Busque o Senhor e experimente a paz de sua abençoadora companhia.

V. GUARDADOS EM CRISTO JESUS (Fp 4.7)

 

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus (Fp 4.7).

Não está fácil pensar em paz nestes dias. Há muita belicosidade nos corações humanos que só precisam de uma razão para se expressar, por menos razoáveis que elas sejam. As pessoas brigam por propriedades, opiniões políticas, esportivas, filosóficas e até religiosas. Qualquer coisa pode servir de gatilho. Qual a origem de tanta animosidade entre os seres humanos? 

A resposta é: pecado, rebelião do coração que se volta contra Deus e, como não pode atingir o criador, busca ferir a criatura feita à Sua imagem e semelhança. Falta paz com Deus por isso falta paz com a criação e até consigo mesmo. 

A solução para isto está em levar o seu coração e pensamentos e entregá-los a Cristo, e então experimentar paz com Deus. Guardar no coração a Palavra de Deus, meditar e ter prazer na Palavra de Deus vai resultar em escolhas mais sábias, mas acima de tudo vai trazer a firme convicção de que sua vida está entesourada nas mãos do todo poderoso.

E isto vai resultar em ações e reações abençoadas porque vai gozar da experiência de uma paz que é maior que todas as razões humanas para a inimizade e capacitar a lutar vitoriosamente a maior de todas as guerras: a terrível batalha contra o pecado em seu próprio coração, onde você é ao mesmo tempo agressor e vítima.

IV. SUBMISSÃO ABENÇOADORA (2Co 10.5)


 ...e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo (2Co 10.5).

Que tipo de pessoa você costuma ser? Você é ensinável? Você consegue admitir que, às vezes, pode estar errado e carente de correção? E diante de quem você costuma fazer isso? 
Geralmente o homem é altivo e para piorar vivemos em uma era em que esta inclinação é incentivada. E talvez você nem saiba o que é isto, mas pode ser altivo em casa, com seus familiares, na escola, com colegas e professores, ou com amigos e trabalhadores. Talvez você seja altivo até na sua igreja. E o que é altivez? No Antigo Testamento esta atitude era chamada de dureza de cerviz, gente que errava e mesmo sendo instruído continuava na mesma direção errada. E a altivez só tem um destino: a destruição
Ou... sim, tem outra possibilidade, mas é dolorida. Menos que a destruição, mesmo assim dolorida e se chama quebrantamento, quando a mente reconhece que tem agido errado, quando o coração passa a detestar o erro e quando a vontade é inclinada para Cristo e fazer a sua vontade que é sempre abençoadora para quem é obediente. 
Paulo diz que no quebrantamento todo pensamento passa a ser orientado por Cristo e a vontade passa a ser obediente a Cristo. Não há meio termo. A altivez pode ser a ruína de um homem, mas a amorosa submissão a Cristo é abençoadora.

III. UM TESOURO GUARDADO NO CORAÇÃO (Sl 119.97)


Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia! (Sl 119.97)

Todos nós temos preferências que nos são próprias, como a cor de roupas, clube de futebol, comida e bebidas preferidas. Isto é normal e faz parte da nossa individualidade porque foi assim que Deus quis que fôssemos. Se ele quisesse poderia ter feito todos nós exatamente iguais, mas não foi isto o que ele fez. 

Você pode gostar da comida que quiser sem com isto desagradá-lo. Mas há algo que é dever de todo homem, em todas as épocas e em todos os lugares. Nisto ele quer obediência de todos, e não renuncia a isto. O salmista declara um profundo amor pela lei de Deus, mas isto não é um dever exclusivo dele, é dever de todos os homens. O livro dos salmos começa afirmando que o crente em Deus tem todo o seu prazer na lei do Senhor, e nós sabemos que quando amamos algo ou alguém nós queremos proximidade o máximo de tempo possível. 

O salmista nos fala de uma busca por intimidade com Deus através de sua Palavra de uma forma extremamente tocante: ele diz que medita, que pensa, que reflete, que sente os efeitos da Palavra de Deus em sua vida o dia inteiro, dia e noite. Se você ainda não se sente tão próximo assim de Deus você tem que começar já, lendo, meditando na Palavra de Deus até que você não consiga fazer mais nada sem meditar na Palavra de Deus.

II. UM TESOURO GUARDADO NO CORAÇÃO (Sl 119.11)

 

Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti (Sl 119.11).

Quantos convites para programações e programas você recebeu durante a semana? Quantas oportunidades de ‘sextar’ você aceitou? É fim de semana, e tudo o que você quer é se divertir. Amigos e amigas e até gente que nem é tão amiga assim só querendo se divertir e a tentação de aceitar é grande, a vontade de cair na folia é quase irresistível, afinal, a vida é tão curta e não se leva nada dela mesmo, não é? É? É isso mesmo? 

Um homem há quase 3000 anos resolveu pensar e agir deste jeito e acabou percebendo que no ‘tudo do mundo não reside nada da verdadeira felicidade’, por isso as pessoas querem sempre mais, e mais, e cada vez mais, até que, caindo em si, viu que só em Deus há alegria permanente, e que a busca pelas alegrias do mundo só acaba em frustração e prestação de contas diante de Deus. Como evitar cometer este tipo de erro insano? 

A resposta simples e direta do salmista é: entesoure em seu coração a Palavra de Deus e assim o pecado não te aprisionará em suas atraentes e insistentes armadilhas. 

A vida aqui pode ser bem breve, mas sua alma ainda terá toda a eternidade. Se guardar a Palavra de Deus, a eternidade será com alegria. Se preferir viver de sexta em sexta, será em ira no inferno. Faça como o salmista, guarde em seu coração a Palavra de Deus como um tesouro precioso, como o seu tesouro mais precioso.

I. A MELHOR FONTE DE PRAZER DO MUNDO (Sl 1.1-2)

Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite (Sl 1.2).

No momento em que estava refletindo para fazer este vídeo ouvi no rádio a expressão ‘sextou’, que para os brasileiros assumiu o sentido de chegou o fim de semana, de que acabou o tempo do trabalho e das obrigações e agora é só alegria. É chegada a hora de som alto, cantoria, bebedice, gritos e brigas madrugada adentro, porque ‘sextou’. 

É tempo de farra, de festa, de alegria. É assim para você? Isto está certo? O salmo 1 descreve este tipo de ação no verso 1: festa, farra, impiedade, escárnio e pecados sendo abertamente praticados com uma irreverência poucas vezes vistas na história. ‘Sextou’ para você? 

Vamos ver o que a sempre sábia Palavra de Deus tem a dizer a este respeito. Veja que ela diz que feliz não é quem faz estas coisas, mas quem rejeita este tipo de conduta. O verdadeiro prazer não está no pecado, mas na Palavra de Deus, em meditar nela de dia e de noite, e para isto pouco importa que tenha ‘sextado’. 

A alegria em Deus e em sua Palavra independe do fim de semana. Ela é um estilo de vida que você deve experimentar urgentemente e manter constantemente, e assim você vai ter o real prazer que nenhuma bebida ou outra substância qualquer é capaz de proporcionar, e cujos efeitos não duram apenas um fim de semana e não produzem ressaca e arrependimento. Sem sexta, sua alegria será eterna.

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL