sábado, 29 de janeiro de 2011

A MAIS DESEJÁVEL DE TODAS AS HERANÇAS

I Pe 1.3-4

Há quem deseje receber uma herança. Confesso que é algo que não me atrai, pois receber uma herança significa perder aquele a quem os bens pertencia. Sabemos que há casos de filhos que esperam ansiosamente a herança de seus pais - mesmo sem perceber que, na verdade, estão desejando sua morte. Todavia, há uma herança que podemos desejar, por mais de um motivo. Primeiro, porque ela é resultado de uma morte não apenas necessária mas que era o alvo da vida daquele que morreu. Segundo, porque aquele que nos dá a herança não apenas não pode ser vencido pela morte mas a própria vitória sobre a morte nos é dada como herança. Terceiro, porque ele está vivo, é senhor de todas as coisas e nos dá todas elas. Vejamos algumas características desta herança bendita.

a. É imperecível. Certa vez ouvi um ditado: “Pai trabalhador, filho rico, neto pobre”. É apenas um ditado, nem sempre verdadeiro, mas ilustra um fato muito comum: a dissipação da herança recebida pelos herdeiros. Recebem uma quantia, pequena ou grande, e por situações as mais diversas logo percebem que não tem mais nada. Qualquer herança dada entre os homens é passageira, pode ser perdida, roubada, gasta, estragada... Mas não a herança que o Senhor nos dá. Esta é permanente, está revestida de uma qualidade que nada na criação é capaz de possuir: é eterna.

b. É imaculada. Além de eterna, esta herança que nos é dada também é pura. Ela é pura porque sua origem é pura. É elevada, separada dos pecadores e seus pecados, permanecendo incontaminada. Ela é pura porque chega a nós através do Santo. Ela é pura porque não é alcançada pela força dos nossos braços, nem pelo toque das nossas mãos cheias de pecado. Ela é pura porque é uma nova vida que nos é concedida pelo lavar regenerador do Espírito Santo de Deus, que nos aplica a obra redentora e purificadora do sangue de Cristo Jesus, o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. Nada que o homem faça consegue macular a pureza da herança que lhe está reservada.

c. É imarcescível. Nada que existe pode diminuir o brilho ou o poder desta herança. Ela é eterna, é permanente, é completa, não pode ser mudada, nem destruída, nem corrompida. O sentido da palavra é de que nossa herança será eternamente nova, cheia de vigor e frescor, não perderá nunca o agradável sabor de novidade. É facilmente constatável que quando alguém conquista ou ganha algo, logo quer saber como funciona, e por um tempo só tem olhos e interesse por aquela nova conquista. Depois de um tempo, porém, seja criança ou adulto, aquilo passa a ser apenas “algo a mais” junto com outras conquistas anteriores [referência à coroa de louros dos lutadores olímpicos]. Mas esta herança que nos é garantida pelo Senhor será sempre renovada em alegria e gozo completos [Rm 6.4; Jo 15.11].

d. É imperdível. Ela é segura, está reservada para todos aqueles que foram dados pelo Pai ao Filho [Jo 6.37]. A segurança que o cristão possui é fruto da fidelidade de Deus em cumprir todas as suas promessas [II Tm 2.13]. Apesar dos homens mudarem em seus interesses e propósitos Deus possui apenas um propósito e jamais muda [Tg 1.17], e devemos dar graças a Deus por isso, pois é a sua graça e misericórdia, renovadas todas as manhãs sobre quem não merece, que garante nossa existência agora e nossa herança eterna [Lm 3.22; Ml 3.6].

A mais desejável de todas as heranças é aquela que Deus nos dá. Ela é imperecível, pura, permanente e imperdível. Não há nada comparável com isto em toda a criação. Ao invés de ouro ou prata, a melhor herança que um pai pode dar para seus filhos é a instrução na palavra de Deus.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL