sábado, 10 de maio de 2014

ORDUS SALUTIS: CONVERSÃO, II

TIPOS DE CONVERSÃO DESCRITOS NA BÍBLIA
A bíblia relata diferentes tipos de conversões, e cada uma delas certamente tinha um propósito no propósito educador da graça de Deus.
Antes de falarmos de "tipos de conversões" precisamos afirmar que a conversão, a verdadeira conversão, é uma mudança única, irrepetível, que muda o estado do homem, iniciando nele um processo que podemos chamar de santificação.
I. CONVERSÕES COMUNITÁRIAS OU NACIONAIS
A Escritura fala algumas vezes de conversões comunitárias, especialmente a descrita em Jn 3.10 – reformas de natureza moral e social motivada por uma recepção do ensino das Escrituras. A questão é: eram conversões religiosas? É uma exemplificação de nacham e, geralmente, influenciavam uma geração, como nos dias dos juízes: ocorriam sob a liderança de um governante piedoso e só duravam enquanto houvesse governantes piedosos no trono – quando um ímpio alcançava o trono o povo todo se desviava em segui-lo.
II. CONVERSÕES TEMPORÁRIAS OU CIRCUNSTANCIAIS
São conversões sem evidências de mudanças essenciais no coração, embora apresente alguma característica externa e circunstancial de relacionamento com o Senhor e sua Igreja. Ao contar a parábola do semeador (Mt 13.18-23) o Senhor Jesus fala de pessoas que ouvem a Palavra, recebem-na com alegria mas não produzem frutos, não perseveram diante das tribulações, provas e perseguições, se ofendem facilmente e abandonam a "fé" (vs. 20-21). A parábola se personaliza em Himeneu, Alexandre e Demas que "naufragaram na fé" amando o presente século (I Tm 1.19-20; II Tm 2.17-18; II Tm 4.10). Estes e outros personagens são "dissecados" em Hb 6.4-6: foram iluminados pela Palavra, experimentaram em algum nível a comunhão dos santos e os poderes do Espírito mas não haviam, efetivamente, nascido novamente. João explica as razões para que isto acontecesse: eles não eram convertidos no sentido mais pleno da Palavra, embora possuíssem a aparência de convertidos (I Jo 2.19). Atentemos para o fato que uma conversão circunstancial, baseada em algum fato a respeito de Jesus, pode ser verdadeira, mas não é salvífica.
III. CONVERSÃO VERDADEIRA
A verdadeira conversão pode acontecer em um momento específico (como no caso da mulher samaritana) ou no decorrer de um processo mais demorado (como no caso de Nicodemos), resultando em uma vida de devoção a Deus (II Co 7.10). A conversão tem suas raízes na regeneração e é o primeiro sinal da nova vida do qual o pecador se torna consciente da presença do Espírito de Deus. Seus pensamentos mudam, seus desejos mudam, sua vontade muda – o pecador convertido olha para o passado e percebe a insensatez do curso de sua vida anterior.  A conversão é uma ação na qual o homem é tanto passivo quanto ativo: é passivo porque o regenerado recebe a ação de Deus, que muda-lhe o coração, e ativo porque, conscientemente, o pecador experimenta mudanças no curso de sua vida, voltando-se para Deus em arrependimento e fé, como nos exemplos de Naamã (II Rs 5.15), Manassés (II Cr 33.12-13), Zaqueu (Lc 19.8-9); do eunuco (At 8.30), de Cornélio (At 10.44), de Paulo (At 9.5), de Lídia (At 16.14) e de outros.
IV. CONVERSÃO SÚBITA OU IMEDIATA
A bíblia, entretanto, relata casos de conversão imediata, uma crise súbita e transformadora, à partir do instante em que se ouve a mensagem e reconhece-se Jesus como salvador, podendo tanto ser de uma multidão (At 2.37-41) outros casos, individuais, como os do carcereiro de Filipos que, impactado com a ação de Deus e a atitude de Paulo e Silas recebe a mensagem, testemunha e é recebido como membro da Igreja (At 16.30-33) ou de Lídia (At 16.14-15).
V. CONVERSÃO GRADATIVA
A conversão pode não ser uma crise, com dia e hora definidos, mas um processo no qual o pecador vai, paulatinamente, compreendendo não apenas quem ele é, mas, à luz do que vai conhecendo de Jesus passa a confiar nele de uma maneira inquestionável, dando, enfim, testemunho da sua nova fé. É o caso de Nicodemos. Em um primeiro momento Nicodemos vai a Jesus às escondidas, e o chama de Rabi (mestre), reconhecendo que ele, Jesus, possuía não apenas um tipo especial de conhecimento mas, também, reconhecendo-o como enviado da parte de Deus (Jo 3.2); a segunda aparição de Nicodemos é ainda relutante, mas indicando que ele desejava que não se praticasse injustiça contra Jesus (Jo 7.50-51), recuando quando exposto à possibilidade de ser exposto ao ridículo como discípulo de Jesus (Jo 7.52). Somente na terceira menção a seu nome é que Nicodemos aceita ser identificado como discípulo de Jesus (Jo 19.39).
VI. CONVERSÃO REPETIDA
Pode haver mais de uma conversão? Uma pessoa pode converter-se mais de uma vez? Note que "converter-se" não é uma impropriedade bíblica ou teológica (Is 31.6; Jr 3.14; Os 14.2; Is 55.7) resguardando as noções de ação de Deus e do homem como agentes. Quando falamos de conversões repetidas não queremos incorrer no erro arminiano do "cair da graça" ou da "perda da salvação", mas em um corrigir de caminhos após uma decisão pessoal de afastar-se de Deus sob qualquer que seja a circunstância. No sentido soteriológico, de salvação, a conversão nunca se repete. Um convertido pode cair nos laços do pecado, se atraído pelos seus encantos e luzes, andar longe do lar e na lama mas cairá em si e retornará para o lar do pai (filho pródigo). A primeira conversão é uma mudança na disposição regente do coração, enquanto que as conversões subsequentes podem ser definidas como um reavivar e evidenciar da primeira (Jo 13.10). Assim, a conversão repetida é, na verdade, um retorno à santidade e não uma segunda conversão.
ASPECTOS DIVINOS DA CONVERSÃO DO HOMEM
A conversão é fruto da ação de Deus no homem. Apresentamos alguns destes aspectos:
a.     O homem, naturalmente, não pode mudar a disposição regente de seu coração e, por si mesmo, abandonar o pecado (Jr 13.23);
b.     O homem, naturalmente, não pode fazer nada agradável a Deus (Rm 8.8), nada de bom pode sair da natureza carnal (Rm 7.18);
c.      O homem natural não aceita abrir mão de sua autonomia ou "independência" (Rm 8.7) e, por si m esmo, receber ao rejeitado (Is 53.3) como seu Senhor, pois o homem natural não pode "receber" as coisas espirituais (I Co 2.14);
d.     A conversão envolve a fé que opera pelo mesmo poder que levantou Jesus dentre os mortos (Ef 1.19-20), e esta é um dom de Deus (Ef 2.8);
e.     A conversão é a doação de uma nova vida – e é evidente que um morto não pode dar a si mesmo o que não possui (Ef 2.4-6);
f.       A conversão envolve o "ir a Cristo" como um ato de doação do pai (Jo 6.37) e não como uma ação intrínseca do homem (Jo 6.35).
Somente pelo poder vivificador de do os homens podem ser habilitados a virem a Cristo.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL