terça-feira, 20 de maio de 2014

PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA UM LAR CRISTÃO

Um dos temas recorrentes na agenda eclesiástica é que maio é o mês do lar. Sem tentar correr atrás do porque - embora a razão seja fácil de encontrar no ciclo das estações europeias (era o início da primavera e, portanto, das flores, época ideal para os casamentos) quero tratar de um assunto mais relevante: quais os princípios bíblicos para um lar cristão?
I. O primeiro princípio é: o homem é o cabeça da família por ser esta a vontade de Deus desde o Éden. Nem mesmo o pecado mudou este quadro, apenas o deturpou pois coloca a submissão feminina como uma imposição punitiva e, não mais, como um estado de graça como era no Éden. O homem, no Éden, era uma “imago dei”, governando sob o Senhor, e, no lar, o que deveria ser o “pequeno Éden”, o principio permanece - Cristo, o cabeça do homem, o homem, o cabeça da mulher (Ef 5.23; I Co 11.3).
II. O segundo principio é: a mulher como auxiliadora, companheira, submissa mas não subjugada. Lamentavelmente o pecado deturpou os papéis originais, e o erro do primeiro casal tem tornado o que deveria ser harmonia na famosa “guerra dos sexos”, levada ao extremo nos últimos 100 anos com a emancipação feminina, luta por igualdade e, em sua vertente mais nociva, feminismo.
III. O  terceiro princípio é: pais provedores e educadores, protetores e condutores. Mais uma vez, não é o que se vê. Cada vez mais temos pais omissos na educação, na proteção e na condução dos seus filhos. Leva-se a criança a qualquer lugar, mas não se ensina mais a criança no caminho em que ela deve andar. Não é de admirar que estejamos em meio a uma sociedade cada vez mais corrupta e sem noção alguma de certo e errado.
IV. O quarto princípio é: filhos obedientes e respeitosos, honrando seus pais por saber que esta é a vontade de Deus e uma condição de reciprocidade estabelecida por Deus para abençoá-los. Não é o que se vê - em qualquer idade a honra tem se tornado uma palavra cada vez menos expressiva em vocabulário e conduta. Filhos envergonham os pais - e se colocam sob a dura condição de alvos da ira do Senhor.
Este texto estaria incompleto, porém, sem o aspecto mais importante de todos. É impossível uma família ser cristã sem Cristo. É impossível saber os rumos para a família sem a palavra de Cristo, as Escrituras. Pouco importa saber porque maio é o mês da família. O que importa, realmente, é que em maio e em todos os demais meses sua família lute com todas as forças para colocar em prática estes princípios.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL