terça-feira, 13 de setembro de 2016

PORQUE A IGREJA É?

Estranha pergunta. Porque a Igreja é?
É o que? Bom, faça para você mesmo esta pergunta: porque a Igreja é o que ela é? Mas ainda está meio nebulosa a pergunta. Então, talvez seja necessário você fazer uma pergunta antecedente: o que a Igreja é? Talvez você rapidamente saque uma resposta bem teológica [e correta] como “a Igreja é o corpo de Cristo, a comunidade dos remidos, a comunhão dos santos, a união de todos aqueles que foram chamados para fora do mundo do pecado, do império das trevas e trazidos para o reino do filho do amor de Deus, Jesus Cristo”.
Eu acredito que sejam necessárias outras perguntas para ajudar a Igreja a pensar sobre a natureza da Igreja, e talvez isto ajude a Igreja a conhecer-se melhor e evitar inúmeros desastres que por vezes acontecem no meio do povo de Deus. Por exemplo, quantas vezes a Igreja reflete em busca de uma resposta para uma pergunta tão simples como: porque a Igreja é Igreja? O que faz de um amontoado de pessoas com historias, interesses e estilos de vida tão diferentes uma Igreja - isto quando, de fato, são uma Igreja?
Imagine uma pessoa que nada sabe sobre a natureza da Igreja [e este tipo de pessoa existe aos milhares ao nosso redor, provavelmente você conheça alguns deles] de repente se mostre realmente interessado em entender a natureza da Igreja e lhe faça esta pergunta: porque somos Igreja? Porque você é Igreja? A pergunta não é porque você é da Igreja, mas porque você é Igreja, uma vez que ser Igreja é ser mais do que membro de uma denominação. É possível ser membro de uma denominação que é verdadeiramente fiel ao Senhor da Igreja e ainda assim não ser verdadeira Igreja de Cristo.
Como você definiria a missão de sua Igreja no mundo? Para que ela está no mundo? Qual o seu papel no tempo presente, qual a sua relevância?
Como você definiria a sua missão na sua Igreja? Como você pode ser Igreja de Deus dentro da Igreja? Talvez seja uma pergunta intrigante, mas quantos cristãos realmente sabem qual o seu papel na Igreja? Não confunda isto com as coisas que você faz. Provavelmente o que você faz na Igreja muitos ímpios façam melhor fora da Igreja. Também não confunda com o que você não faz - sobre isso conversaremos em um texto futuro. Mas a questão não é o que você faz, mas o que você é: você é verdadeira Igreja? Qual a sua missão dentro de sua denominação como Igreja do Senhor? Qual a sua missão no mundo? Como você tem desempenhado esta missão? Lembre-se que, se você é realmente Igreja, você foi enviado por Cristo como ele próprio foi pelo pai.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL