domingo, 18 de setembro de 2016

RAZÕES ÍMPIAS PARA NÃO SER DIZIMISTA: VII: ISRAEL NÃO ACREDITAVA NA SUFICIÊNCIA DE DEUS - PARTE III

Uma pesquisa fez um levantamento em 168 países do mundo com o objetivo de descobrir quais seriam os países mais felizes e mais infelizes do mundo, baseando seus dados na percepção dos seus habitantes sobre uma série de índices, como emoção, sentimentos e expectativas futuras, mas sem deixar de considerar índices econômicos, educacionais e segurança, por exemplo. Como resultado as nações mais infelizes do mundo são: Togo (África); Burundi (África); Comores (África); Camboja (Ásia); Serra Leoa (África); Burkina Faso (África); Ruanda (África); Níger (África); Haiti (América Central); 10º. Benin (África).
Também figuram nesta lista Irã, Iraque, Síria, Afeganistão, Congo, Sudão do Sul, Palestina, Chade, Geórgia. Todos eles têm em comum um histórico de guerras [que sempre trazem miséria] e um fato surpreendente: nenhum deles pode ser considerada uma nação onde a Palavra de Deus seja ou jamais tenha sido, de fato, reconhecida como autoritativa [Sl 33.12 - Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para sua herança]. Só para constar: todos os cinco países na liderança deste ranking são ou foram nações onde a bíblia fez parte da sua construção histórica nos últimos 500 anos: Dinamarca (Europa); Finlândia (Europa); Noruega (Europa); Suécia (Europa) e Holanda (Europa).
Israel, historicamente, oscilava entre ser uma nação feliz e bem-sucedida, como Deus disse que seria, e uma nação na mais absoluta desgraça [Lm 2:1-4].
A diferença entre bem-aventurança e desgraça era uma só: a obediência a Deus traria como fruto a bênção e a prosperidade, a desobediência geraria frutos amargos enviados pelo próprio Senhor [Is 1:18-20].
Ninguém quer ser infeliz. No mais íntimo do nosso ser aspiramos à felicidade, à bem-aventurança – e vivemos correndo de um lado para o outro tentando alcançá-la. Carros cada vez mais potentes, casas mais “apaineladas”, “smarts” cada vez mais rápidos, mais avançados, mais poderosos, mais interativos... queremos a felicidade e tudo fazemos para parecer mais bonitos e mais felizes... investimos, corremos, e às vezes vamos deixando para trás o que realmente importa, esquecendo que todas as bênçãos de Deus para nós virão dele, serão derramadas sobre os seus e delas eles não poderão escapar [Dt 28.1-3].
E isto não é tudo. Para saber mais sobre as bênçãos que Deus promete fazer vir sobre seu povo continue lendo o capítulo 28, até o verso 14 do livro de Deuteronômio. Não se esqueça que este discurso de Moisés foi proclamado diante do povo pouco antes de Deus lhes dar a terra prometida. Moisés estava lhes dizendo como seria sua vida se eles fossem fiéis, se eles vivessem confiando que Deus era capaz de suprir suas necessidades e lhes dar a felicidade. A promessa de Deus é: eu lhes abençoarei, e vocês me serão fiéis – e eu lhes abençoarei mais ainda, e vocês continuarão sendo fiéis, e poderão exclamar com indizível alegria: grandes coisas o Senhor tem feito por nós [Sl 126:3].
Uma das mais belas expressões de felicidade que encontramos na bíblia está no salmo 89. O povo de Deus é descrito como um povo que conhece vivas de júbilo porque nada na luz da presença do Senhor [Sl 89.15].

O que você precisa é confiar no Senhor, ser-lhe fiel e experimentar a alegria de andar na luz da presença do Senhor – e as bênçãos do Senhor virão sobre ti, e te alcançarão.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL