segunda-feira, 6 de novembro de 2017

COMO AGUARDAR A VINDA DO SENHOR - I Ts 5.1-3

1 Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva;
2 pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite.
3 Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão.
1Ts 5.1-3
COMO AGUARDAR A VINDA DO SENHOR
Que o Senhor Jesus voltará é algo abundantemente afirmado nas sagradas Escrituras. Desde o Antigo Testamento o rei, o filho de Deus é chamado de Rei Eterno, vencedor até mesmo sobre a própria morte. Jesus também não deixou qualquer dúvida quanto a isto, afirmando tanto que iria morrer, ressuscitar (e até os ímpios acreditaram nesta sua afirmação - Mt 27:62-63) e também, voltar para buscar os seus para estarem com ele eternamente (Jo 6:39-40).
A maioria dos cristãos ortodoxos não tem dúvida quanto a este ensino, embora várias formas de interpretação quanto ao modo como isto acontecerá possam ser encontradas. Isto não tem importância agora, o que queremos e precisamos destacar aqui é: como este texto nos diz para aguardarmos a volta do Senhor Jesus (At 1:11). Quero compartilhar com você duas histórias a este respeito, uma bíblica, e outra bem pessoal.
NEEMIAS
A primeira história é a de Neemias. Quando ele inicia a reconstrução do muro logo encontra a oposição de Tobias, Sambalate e Gesem (Ne 2:10). Ao invés de desanimarem eles se empenham no trabalho, mas ao mesmo tempo se mantém vigilantes, de espada na cintura. Eles não pararam de trabalhar em seus interesses civis, na manutenção e proteção de suas famílias e ao mesmo tempo se mantiveram vigilantes.
UMA HISTÓRIA PESSOAL
A segunda historia é de quando eu e meus irmãos éramos crianças. Minha mãe saia para os plantões e nós ficávamos cuidando uns dos outros. Cozinhávamos, comíamos, brincávamos, estudávamos, brincávamos mais até que se aproximasse o momento do retorno de nossa mãe. E então era uma correria para dentro de casa, para arrumar a bagunça, lavar louça, etc... Para que tudo estivesse organizado quando a amada e cansada mamãe retornasse - obviamente que nem sempre conseguíamos.
Há uma diferença, entretanto, entre estas duas histórias. Você consegue perceber? O resultado foi o mesmo: a casa fica arrumada, a cidade foi reconstruída. Mas nós sabíamos exatamente a hora que nossa mãe retornaria e isto nos possibilitava fazer o que bem entendêssemos até a hora do retorno da mamãe - já os judeus não sabiam quando os inimigos atacariam, e acabaram não atacando porque souberam que os judeus estavam prontos para resistir. É por isto que muitos cristãos querem tanto saber a hora que Jesus vai voltar - para fazerem o que bem entenderem até que, na última hora, deem uma consertada nas coisas.
No caso dos judeus de Neemias, como eles não sabiam a hora que os inimigos viriam, eles ficavam atentos enquanto trabalhavam. Ficavam atentos todo o tempo. E é para ficarmos atentos todo o tempo que Jesus não revelou nem o dia nem a hora do seu retorno (At 1:7). Não era a data da volta de Jesus que a Igreja precisava saber, mas Deus providenciou o que ela precisava: o poder para testemunhar até que Jesus voltasse.
VOCÊ NÃO PRECISA SABER O DIA E HORA DA VOLTA DE JESUS
1 Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; 2 pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite.
1Ts 5.1-2
O fato de sabermos a hora exata em que minha mãe retornaria fazia com que nós concluíssemos que podíamos bagunçar durante todo o dia (cumprindo determinadas tarefas primeiro) e dar uma arrumada para ocultarmos as pequenas desobediências. Os tessalonicenses, e não apenas eles, tinham esta preocupação: quando será? João ainda estará vivo (Jo 21:23)? Será que Jesus não está demorando demais para voltar (II Pe 3:9)?
Todavia Jesus afirmou enfaticamente que não competia à Igreja saber os tempos e as épocas, isto é, ela não tinha a necessidade de saber. Todas as coisas necessárias à vida e à piedade já nos foram dadas (II Pe 1:3) e esta não foi uma coisa que Deus nos deu, certamente por não julgar necessário. Ninguém pode alegar que lhe falta algo para fortalecer a fé por não saber o dia da volta de Jesus até porque viver pela fé é ter certeza e confiança de que Deus cumprirá suas promessas - e não saber quando e onde Ele fará isso. Na verdade, Jesus não julgou insto necessário, aliás, o Pai decidiu que a Igreja não precisava e não deveria saber. A Igreja deve se contentar com o que lhe pertence e não cobiçar o que é exclusivo de Deus.
Os tessalonicenses sabiam disso, Paulo havia lhes dito isto e lembra aos irmãos que nem é necessário ele gastar tempo e espaço em suas cartas (material caríssimo na época) para tratar de algo a respeito do qual eles já estavam satisfatoriamente instruídos. Querer saber o dia e a hora, querer marcar o dia da volta de Jesus é não apenas ímpia curiosidade, dizer que sabe a data é uma mentira descarada e, no fundo, revela o desejo de viver como criança arteira que pretende deixar para se comportar bem somente nos últimos instantes, como se, diferente da mamãe, o Senhor não tivesse também pleno conhecimento de tudo que seus servos fazem enquanto é dia.
VOCÊ PRECISA ESPERAR A VOLTA DE JESUS PARA AGORA
3 Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão.
1Ts 5.3
A melhor ilustração para a maneira de esperar a volta de Jesus é contada pelo próprio Jesus na parábola do servo vigilante, aquele que administrava bem o que o seu Senhor lhe confiou, cuidou de seus conservos e quando o Senhor chegou o encontrou servindo diligentemente (Lc 12:42).
Em sua vida, por outro lado, Paulo ilustra o que significava ser um servo vigilante. Ele afirmou e jamais foi contraditado por seus adversários que vivia para Cristo (Gl 2:20). É este Paulo que exorta os crentes a fazerem tudo para a gloria de Deus, a comerem, beberem ou falarem para glorificar a Deus em suas vidas.
O que, nas Escrituras, aprendemos a respeito dos crentes é que eles vivem como se Cristo fosse voltar imediatamente a qualquer instante, a qualquer momento. Enquanto o incrédulo não crê ou ao menos não espera que seja verdade. O incrédulo não quer a volta de Jesus, torce para que ele não volte, o materialista existencialista espera que não haja ressurreição, que tudo acabe com a morte - e se eles estivessem certos nós seríamos ainda mais infelizes do que eles, porque teríamos deixado de aproveitar os prazeres deste mundo baseados numa mentira (I Co 15:19). Mas eles não estão. Mas não é assim para o crente, ele espera, torce, deseja, ora e crê na volta de Jesus a qualquer momento, o quanto antes, o mais cedo possível.
E por ter este desejo, por querer e crer que o seu Senhor retorne a qualquer momento ele já vive, já busca viver aqui e agora, como se o Senhor já estivesse às portas, e Pedro diz que efetivamente é assim. O crente quer ser encontrado pelo seu Senhor servindo com fidelidade. Ele não quer ser encontrado colando na prova. Ele não quer ser encontrado desobedecendo aos seus pais, sendo insubmisso às autoridades e pesado aos seus guias (Hb 13:17), falando mal do próximo, mentindo, desfalcando a empresa em que trabalha (Cl 3:22-24), negociando favores, sonegando impostos (Lc 20:25), faltando ao dever de congregar (Hb 10:25), roubando ao Senhor nos dízimos (Ml 3:8) e de coração endurecido nas ofertas e no amor ao próximo, defraudando o namorado ou namorada no relacionamento que não deveria ser íntimo (I Ts 4:3-7).
Não, o crente sabe que Jesus pode voltar a qualquer momento e quer ser encontrado vivendo para a glória de Deus, com uma fé operosa, amando abnegadamente e esperando a volta do seu Senhor com viva esperança.
VOCÊ NÃO PODE SER ACOMODADO COMO O INCRÉDULO
3 Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão.
1Ts 5.3
Para aqueles que não creem a tônica de sua fala na tentativa de aquietar o seu coração infeliz é a repetição de frases como “o inferno não existe”; “o inferno é aqui” ou “vai ficar tudo bem”, e ainda “o que o homem leva desta vida é o prazer que ele experimenta”, “não se preocupe, todo mundo faz assim”.
Tudo o que ele quer é encontrar paz, mas uma paz sem Deus, uma paz que rejeita a Deus, paz que se expressa em amor ao mundo e suas concupiscências (Gl 5:24) e nada mais é que inimizade contra Deus, mesmo Deus tendo enviado Jesus para anunciar-lhes a sua paz, paz que excede o entendimento, paz que os crentes gozavam mesmo quando enfrentavam muitas lutas ao serem perseguidas por seus próprios conterrâneos. Paz! Paz! E não há paz, diziam os profetas Isaías (Is 48:22), Jeremias (Jr 12:12) e Ezequiel (Ez 13:16). Como nos dias de Noé e de acordo com a advertência de Pedro não há paz, pelo contrário, uma expectativa de repentina destruição (II Pe 2:1) no último dia.
Os homens do nosso tempo dizem que Deus não existe, que Deus está morto, assim como os do passado diziam que Deus nada vê. E sua filosofia não lhes oferecerá nenhuma paz quando o Senhor vier. Os homens do nosso tempo dizem que Jesus não voltará.
E sua ilusão de nada servirá quando o Senhor retornar para julgar vivos e mortos (Ap 6:15-17).
Como poderão pensar em escapar se negligenciaram a grande salvação que lhes foi oferecida gratuitamente em Jesus Cristo (Hb 2:2-4).
CONCLUSÃO
Existem algumas coisas que são certezas inescapáveis. Como numa antiga musica, tudo o que sobe, desce! Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço e o tempo não para - além disso, tudo o que nasce vai morrer. Estas são certezas naturais, válidas para qualquer análise pelo senso comum. Paulo faz mais uma analogia, após usar a da ama que amamenta, do pai que corrige, agora ele diz que a volta de Jesus é tão certa quanto as dores do parto para a mulher que está para dar a luz.
Você precisa entender que a volta de Jesus é certa e inescapável. Paulo faz questão de afirmar que Jesus voltará. E isto pode ser uma péssima notícia se você não crê em Jesus como seu salvador. Jesus veio uma vez e morreu em lugar de pecadores, para salvar os pecadores mas não será uma boa notícia, de nada terá adiantado a morte de Jesus para você se você não crer nele, não o receber como seu salvador e Senhor, e preferir permanecer sob a ira de Deus (Ap 6:15-17).
A volta de Jesus também pode ser uma coisa maravilhosa para os que esperam a sua vinda, para aqueles que não se envergonharem do fato de crerem no Senhor Jesus, que o confessarem publicamente, que aceitaram serem considerados loucos, que foram tratados como o “opróbrio”, a “escória do mundo” (I Co 4:13) - embora o mundo não fosse digno deles (Hb 11:37-38).
Para os que creram, que foram tornados filhos de Deus (Jo -1:1), que foram dados ao Filho pelo Pai (Jo 10:29), que foram vivificados, lavados pelo sangue de Cristo, transformados pelo Espírito a volta de Jesus não é um dia de terror, mas de indizível e exultante alegria (I Pe 1:8).
Para os tessalonicenses a volta de Jesus era uma fonte de esperança e firmeza. Para os crentes a promessa da volta de Jesus é fonte de imensa alegria e firme esperança.
Para você, o que significa a promessa de Jesus voltar? O significado da volta de Jesus para você é mostrado na prática pela maneira que você vive o seu dia a dia. Você vive como se Jesus fosse tardar ou até mesmo não voltar mais? Como você vive? Como você crê? Como você vai estar na volta de Jesus?

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL