sexta-feira, 4 de setembro de 2009

VIVER NA GRAÇA DE DEUS – BÊNÇÃOS QUE SÓ QUEM ESTÁ EM CRISTO TEM

P8230069 Sermão proferido na Igreja Presbiteriana em Jacundá, 29.08.2009

O apóstolo Paulo fala cerca de 80 vezes de um estado peculiar àqueles que um dia creram em Jesus Cristo. Mas o que será que ele quer dizer quando afirma que é uma grande bênção estar "em Cristo". Dentre os muitos sentidos, ele identifica esta estada com um sentimento de posse, de propriedade, mas, bem diferente do que os modernos apóstolos pretendem, não é o homem, mas Cristo é o Senhor, o possuidor, e os cristãos o tesouro que ele guarda com sua mão poderosa, da qual ninguém pode tirar o que lhe foi dado pelo pai.

Estar em Cristo significa confiar nele, de forma absoluta, por ser ele o autor da fé, bem como aquele que garante que o cristão chegará ao fim da jornada aperfeiçoado, parte de uma Igreja sem mancha ou ruga. Estar em Cristo significa ter fé naquele que é não apenas o salvador, mas também, o Senhor absoluto da existência humana, reconhecendo-o como o mediador entre Deus e os homens, por ser ele o Deus-homem.

Estar em Cristo significa deixar a confiança nos esforços terrenos e entregar os destinos da alma às bondosas mãos do salvador – vivendo esforçadamente na prática de boas obras porque o cristão já foi alcançado pela graça divina [e não para recebê-la]. Enfim, estar em Cristo é mais que uma frase de efeito, mas é o efeito de um chamamento do próprio Cristo para estarmos com ele e nele, que convida para andarmos nele [é o caminho], com ele [é o bom pastor] ou estarmos nele [é a videira].

O apóstolo Paulo lista alguns benefícios que o verdadeiro cristão recebe quando está em Cristo, e vamos, agora, listar alguns deles mencionados em II Co 5.17-21. Antes, porém, é bom lembrar que a opção que resta àqueles que não estão em Cristo é estar sem Cristo ou, mais precisamente, estar contra Cristo [Mt 12.30; Lc 11.23].

A primeira bênção doada por Cristo àqueles que estão nele é chamada comumente de regeneração, isto é, a bênção de ser refeito por Deus, ser tornado uma nova criatura.

O Senhor Jesus afirma explicitamente que ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo, se não tiver um novo começo. É óbvio que não se trata de um novo nascimento físico, como ironizou Nicodemus, ou como querem os espíritas ou adeptos de algum tipo de evolucionismo espiritualista. Trata-se da obra regeneradora do Espírito Santo no coração do homem, retirando-o de um estado de morte em delitos e pecados e dando-lhe uma nova vida, habilitando-o a perceber não só a existência de Deus [até os ímpios podem], mas também a atenção e o amoroso cuidado, e, acima de tudo, a sua provisão redentora para quem não a merecia. É somente após a obra regeneradora do Espírito que o homem pode dar a Deus o que lhe é devido. É somente após a regeneração que o homem pode receber de Deus o que ele, de forma alguma, merece.

Ser tornado nova criatura é deixar para trás as velhas práticas, as obras da carne, a obediência às inclinações mundanas, carnais e satânicas. Ser tornado nova criatura é envergonhar-se das obras infrutuosas das trevas, da maldade e da malícia, do concurso desregrado pelo mau. Ser tornado nova criatura é ser liberto da escravidão a satanás e seu reino de trevas, e experimentar uma nova realidade, um novo rei, um novo reino.

Ser tornado nova criatura é ser vivificado mediante o lavar regenerador do sangue de Cristo – é receber um novo princípio e uma nova capacitação para, assistido pelo Espírito Santo, viver a vida em Cristo, para sua glória e deleite, e para deleite nele daquele que nele crê, como o Senhor afirma ao revelar-se como o bom pastor: quem ouvir a sua voz, entrará [achará abrigo] e sairá e achará pastagens [alimento, cuidado].

A segunda bênção doada por Cristo àqueles que estão nele é a bênção da reconciliação com Deus, isto é, a bênção de ter um relacionamento de amizade e filiação e não de inimizade com o Senhor e criador. Só há a necessidade de reconciliação onde existe uma relação de inimizade, de indisposição entre duas pessoas. Quando esta relação é entre dois iguais, há alguma chance do homem se tornar o vencedor. Mas quando se trata da relação entre a criatura e o criador, entre o homem, finito, e o Deus todo-poderoso. Qual a chance de sagrar-se vencedor? Nenhuma! Absolutamente nenhuma – mas o ínfimo ser persiste em sua atitude de rebelião e afronta ao criador, seja rebelião declarada ou apenas vivenciada. Todo homem que peca é, consciente ou não, um inimigo de Deus, porque quem não está nele está contra ele. Todo pecado é uma ofensa ao criador.

Uma vez que existem partes, um ofensor, o homem, que pecou e está aquém do padrão de santidade estabelecido por Deus – e o ofendido, Deus, que é infinitamente santo e não tolera o pecado, embora tenha profundo amor por suas criaturas, pecadoras, faz-se necessária a existência de um mediador. Este é Jesus Cristo, e só por intermédio dele, ou estando nele, como diz Paulo, podemos entrar em algum tipo de relação com o Deus eterno sem que esta seja ofensiva. Lembremos que o profeta afirma que "nossas justiças são como trapos do imundo" e que Deus desvia dos homens o seu rosto porque suas mãos estão manchadas de sangue. Mas Cristo intervém, coloca-se entre o homem e Deus, aplica ao homem a sua própria justiça e assim este pode apresentar-se diante de Deus, agora, não mais como inimigo, mas como pertencente ao Filho de Deus.

A terceira bênção doada por Cristo àqueles que estão nele é a bênção de ter um propósito na vida como alguém que ganhou uma grande bênção e quer compartilhá-la, conduzindo outros à reconciliação com Deus. Apesar de inúmeros livros de auto-ajuda existentes, e muitos autores ganhando muito dinheiro, uma coisa é facilmente verificável: quanto mais se publica, mais se vende, porque as necessidades não estão sendo satisfeitas. O homem busca, em todos os lugares, um propósito – e este só pode ser encontrado no após a regeneração e a reconciliação com Deus. O homem foi criado para glorificar a Deus. O homem foi criado para gozar as bênçãos da comunhão com Deus. E não pode conseguir satisfação sem cumprir estes propósitos.

Ao longo do tempo esta satisfação tem sido buscada na religiosidade – de todos os tipos e ás vezes de maneira que chega às raias do absurdo, da loucura mesmo. Estoicismo [negação de satisfação à maioria dos desejos], epicurismo [satisfação de todos os desejos], idolatria [culto a ídolos], egolatria [culto ao homem], animismo [culto a objetos], cientificismo, racionalismo, e muitas outras formas. Mas todas elas são absolutamente insatisfatórias porque só Deus é supre a necessidade que o homem tem. E esta necessidade é satisfeita mediante o cumprimento de um plano, de um propósito, tornado conhecido por Deus, que dispôs todas as coisas para o cumprimento deste propósito de forma satisfatória e prazerosa na vida daqueles que o amam.

Estar em Cristo é saber quem é, saber o que precisa ser feito e saber para onde vai. É, também, receber um direcionamento para ser cooperador na divulgação da mensagem redentora, exortando os demais homens a, também eles, se aproximarem daquele que regenera, que reconcilia e que orienta. Dentre os muitos caminhos que parecem direitos ao homem aquele que está em Cristo escolherá o caminho, e não um dos muitos caminhos que lhe são oferecidos, por mais atraentes que eles possam parecer.

Desde que o homem foi expulso do lugar onde foi criado e que lhe era perfeitamente adequado ele busca o caminho de volta – mas não pode chegar lá sem Cristo. É impossível chegar ao lugar certo sem o caminho adequado – e este caminho é Cristo.

Podemos concluir que, uma vez que recebemos estes benefícios, resta-nos a atitude de gratidão pela quarta bênção doada por Cristo àqueles que estão nele: a redenção, o perdão dos pecados cometidos e o chamamento para uma vida de santidade. Redenção é mais do que o simples perdão, mas é o pagamento de um débito que, para o devedor, era impagável e que qualquer tentativa feita, de sua parte, apenas fazia a dívida crescer.

Redenção significa libertação do cativeiro do pecado, do cativeiro imposto por satanás à todos aqueles que, tornando-se inimigos de Deus, se colocam como seus aliados objetivos – mesmo aqueles que não aceitam a existência do mesmo. Para redimir o homem o preço a ser pago era altíssimo, impossível aos homens, mas possível para Deus, que, por sua livre graça, expressando sua misericórdia e amor, enviou seu unigênito, o Senhor Jesus, para assumir a dívida do homem, o doador da vida morrendo no lugar de pecadores que mereciam justamente a morte; o justo sofrendo o castigo que era devido aos injustos.

Esta substituição objetiva resultou na aplicação subjetiva da justiça de Cristo aos pecadores. Eles receberam da parte de Deus o que não mereciam – e isto é graça – ao invés de receberem a merecida e justa aplicação da ira de Deus, porque era exatamente isto o que eram, filhos da ira, como afirma o apóstolo Paulo.

Regenerados, reconciliados, orientados e redimidos – benefícios recebidos por aqueles que estão em Cristo Jesus. Mortos, inimigos, perdidos e condenados – eis o estado de todo aquele que não está em Cristo Jesus. Para aquele que está em Cristo é absolutamente natural louvar a Deus, buscar a comunhão com aqueles que já o fazem. Esta é uma excelente oportunidade para que cada homem e mulher se faça as seguintes perguntas: "E eu? O que sou? Como estou me relacionando com Deus? O que eu faço evidencia amizade ou inimizade? O que Deus me dará, graça ou ira?" A correta resposta a estas perguntas pode faz toda a diferença para aquele que está em Cristo ou não. Seu destino eterno está relacionado a estas importantes perguntas.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL