terça-feira, 9 de novembro de 2010

UM HOMEM DE SUCESSO… ou: COMO ESTRAGAR COMPETENTEMENTE UMA BOA IDÉIA

O Enem foi um sucesso extraordinário, já que foram mais de 3 milhões de jovens que participaram da prova. O dado concreto é que, na conversa que eu tive com o ministro Haddad, o sucesso do Enem foi total e absoluto”. Esse é Lula, sobre o ENEM-2010.

SUCESSOS DO ENEN 2009

Nenhuma novidade. No ano passado, o MEC quis fazer inscrições pela internet mas não montou a infraestrutura adequada. Com a habilidade costumeira da burocracia determinou que estudantes fizessem o exame em colégios situados a mais de 300 quilômetros das escolas em que estavam matriculados. Achando que foi pouco a prova vazou dois dias antes da realização por falhas de segurança. Um novo teste foi preparado às pressas e aplicado dois meses depois gerando um gasto de mais de R$ 30 milhões. Isto gerou problemas com o calendário das universidades. A análise das questões da prova mostrou claro viés ideológico. E o MEC ainda conseguiu divulgar o gabrito errado.

BIS, SUCESSO EM 2010

Em 2010, ficou comprovado falhas de logística e um planejamento claramente amador. O INEPto teve seu presidente substituido. Logo em seguida descobriu-se que os dados pessoais, confidenciais, dos alunos inscritos as três últimas edições do ENEM [2007, 2008 e 2009 – todo o segundo mandato do Lula] estavam sendo expostos no site do INEPto com acesso livre. Lembre-se que Fernando Haddad é ministro desde 2005. Não é um acidente, é um método [ele é incompetente, mas metódico]. Logo depois o MEC não soube escolher os órgãos responsáveis pela formulação das questões para o ENEM 2010, criou problemas de licitação dagráfica, atrasou a contratação de pessoal de apoio [cerca de 300 mil pessoas, entre coordenadores, aplicadores e profissionais encarregados da correção].

O presidente do INEPto, José Joaquim Soares Neto, disse estar orgulhoso pela aplicação do ENEM, considerando que não houve problemas graves. Vejamos como foi 2010: A prova foi aplicada em cerca de 3,4 milhões de candidatos. Problemas? Claro que tem. Falhas de montagem de um dos cadernos da prova, com textos repetitivos e falta de questões. Cartões de resposta foram impressos de forma invertida e isto não foi comunicado aos alunos. A solução proposta foi que os alunos induzidos ao erro no preenchimento do cartão poderão solicitar que a prova seja corrigida ao contrário [e se ele errou tanto que acabou acertando mais, vai pedir revisão?]…

CONCLUO

Sempre disse que onde tem PT tem tramóia. Agora tem mais, onde tem PT tem trapalhada. Basta definir quem é o Pá-tá-ti e quem é o Pá-tá-ta… Lula e Haddad disputam o posto…

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL