quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CONSIDERAÇÕES SOBRE A MENSAGEM DE DEUS AO HOMEM: DEUS FALA

Conclusão de mensagem número I/IV, baseada em Hb 1.1-2

clip_image002O grande problema do homem do séc. XXI não é falta de informação. Informação ele tem até em demasia, e não sabe o que fazer com ela - e acaba rejeitando as mais importantes em favor das mais atrativas, coloridas e vistosas. O problema é a deformação causada pelo secularismo, pelo mundanismo que tem tentado adentrar na igreja com uma força muito grande - tanto de fora pra dentro, sendo empurrada portas adentro pelos ímpios através de todo tipo de meio de comunicação mas, também, de dentro para fora, puxada por cristãos que já se mundanizaram e, infelizmente, não percebem isso. É interessante observar que a igreja gasta mais energia em combates intramuros, como questões litúrgicas, administrativas e metodológicas do que com um esforço consciente em identificar o mundanismo que já entrou e que precisa ser expurgado.

Aliás, mesmo identificado, haverá, ainda, muita resistência interna para, incrivelmente, evitar a purificação da igreja. Foi assim com Lutero e os reformadores. Antes deles outros tentaram e não conseguiram. A igreja precisa ouvir novamente a voz de Deus. Precisa ouvi-la para colocar em prática. Precisa ouvir para por ela viver. Embora usado e aplicado com sentido diferente do sentido do texto, permanecem verdadeiras as palavras de Jesus através do apóstolo João: o Senhor está à porta, e bate. Sua igreja, a quem ele chama, seu povo, com quem ele quer cear, é alertado sobre a necessidade de abrir-lhe a porta. Mas como fazê-lo, sem ouvir? Como fazer se o som do mundo está muito alto? Como fazer se os fones de ouvido impedem a audição do chamado? Como fazer se o som do chamado dos interesses pessoais está atraindo tanto a atenção que outras vozes, mesmo a mais importante de todas, acaba sendo rejeitada?

Cabe-nos levar em consideração que, durante estes dias, tentaremos afastar os nossos ouvidos dos clamores do mundo e ouvir a voz de Deus. Nosso compromisso, como acampantes, deve ser o de Samuel [I Sm 3.10]. E como palestrante, cabe-me assumir o compromisso de Micaías: falar somente o que o Senhor me disser [I Rs 22.14]. E é exatamente isto o que pretendemos fazer nestes dias: se Deus falou, então, vamos proclamar todo o conselho de Deus, e nada aquém nem além disso.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL