domingo, 7 de abril de 2013

A BÊNÇÃO DE PERTENCER AO CORPO DE CRISTO

marthon12 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. 14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. 15 Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. 16 Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser. 17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato? 18 Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve. 19 Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. 21 Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós. 22 Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; 23 e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra. 24 Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha, 25 para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. 26 De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.

Todos nós conhecemos uma expressão muito popular que diz: “Na hora do aperto, cada um por si e Deus por todos”. É uma frase muito comum, muito conhecida e muito repetida. Parece que, por mencionar o nome de Deus, ela é até bem aceita no meio cristão. Mas qual a origem dela? Ela expressa uma verdade que deve fazer parte da vida do cristão ou tem muito mais a ver com as mentiras que o diabo conta, e conta repetidas vezes, até ao ponto de, tão repetida, tornar-se aceita como se fosse uma verdade inquestionável, e aceita como uma prática normal até mesmo pelo povo de Deus? Afirmo que esta frase é de origem satânica - somente o diabo tem real interesse em destruir a unidade, em destruir a comunhão, em implantar o desamor e a desarmonia. É verdade que nosso país se declara o país com maior número de cristãos no mundo, mas ele é, também, o país onde o número de seitas não cristãs e até anticristãs está entre os mais elevados do mundo. Mas mesmo assim impera em nosso meio esta danosa forma de comportamento que é uma grosseira e perniciosa afronta a tudo o que Cristo ensinou e pelo qual deu a sua vida. O nome deste comportamento é individualismo. Apesar de não parecer o individualismo é uma infame ofensa a tudo o que Cristo ensinou, e pelo qual deu a sua vida, como Paulo lembra ao escrever para Tito [Tt 2.14: ...o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras].

Uma das figuras mais caras ao pensamento cristão a respeito de si mesmo é a de que todos, juntos, unidos em uma só fé e um só Espírito [Ef 4.4-5: ...há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação, há um só Senhor, uma só fé, um só batismo], formamos um só corpo nutrido por uma mesma esperança, sustentados por uma mesma raiz [Cl 2.7 ...nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças], Cristo, a videira verdadeira [Jo 15.5: Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer]. Cada um de nós conhece pessoas individualistas, e é bem provável que nos encontremos diante da pessoa mais individualista do mundo ao menos uma vez por dia [com raras exceções]: quando nos olhamos no espelho. O inimigo sabe disso e usa este conhecimento para nos acusar diante do pai celeste, como fez com Jó [Jó 2.4: Então, Satanás respondeu ao SENHOR: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida]. Quando os cristãos vivem sua fé abnegada e sincera o inimigo é obrigado a confessar seu erro diante de Deus, mas continua insistindo em enganar os incautos, e, nesta área, tem enganado até os eleitos que vivem se devorando e se mordendo [Gl 5.15: Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos] embora possam até apresentar uma relativa firmeza teórica e doutrinária. Já houve quem afirmasse que professar uma fé ortodoxa e não vivê-la é como querer matar a fome lendo o cardápio de um restaurante. Não custa nada, mas também não resolve nada.

clip_image002O texto que escolhemos para nossa meditação nos apresenta algumas verdades que precisam ser lembradas constantemente aos cristãos, para que eles não incorram no erro do individualismo. A primeira verdade é que

I. HÁ UM SÓ CORPO ESPIRITUAL

A Palavra de Deus afirma que há algumas verdades a respeito da natureza comunitária do cristianismo bíblico que nós e também os coríntios precisavam ter bem claro em suas mentes e corações. A primeira delas é a respeito da unidade do corpo de Cristo. Paulo afirma haver um só corpo. Isto é difícil de compreender numa época de cristianismo esfacelado, de centenas e até milhares de grupos de cristãos professando uma fé particular, e ao contrário do Espírito cristão do I século, exclusivista e não inclusivista. Isto se torna ainda mais difícil de compreender quando há disputas dentro de uma mesma denominação [cargos, salários, status, visibilidade, benefícios] com disputas por algo que, para muitos, é uma antecipação das delícias do céu, e é, lamentavelmente, mais ansiado do que o próprio reino celeste [I Jo 2.15: Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele]. Talvez o quadro se complique ainda um pouco mais se pensarmos nas disputas e feridas dentro das nossas próprias paróquias, dentro das igrejas locais. Mas uma triste realidade é incapaz de apagar uma verdade de origem divina. Sabemos que tudo o que construirmos passará. Estas coisas passarão, mas a verdade de Deus permanecerá eternamente inabalável [Mt 5.18: Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra]. E o que a Palavra de Deus nos assegura como verdade inquestionável é que Cristo deu a sua vida para criar um povo para si, para que fossemos unidos a ele em um só corpo [Cl 3.15: Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos]. A igreja em Corinto era composta de diferentes pessoas, de diferentes costumes. Tinha enormes diferenças entre seus membros, e, ainda assim, era uma única igreja. É reconfortante saber que, se um dia, o mundo nos tirar tudo, se não tivermos mais dinheiro, se estivermos longe de nossa casa, de nossos familiares, ainda assim teremos o privilegio de estar em meio àqueles que fazem parte de um mesmo corpo, de uma mesma comunhão espiritual que nada pode quebrar, nem mesmo nós com os nossos erros.  Esta unidade indissolúvel foi criada no Espírito, foi selada na cruz, foi estabelecida na eternidade e para a eternidade.

Isto é a igreja. Este é o propósito de Deus na igreja e para a igreja. Muitos membros, muitas historias, mas uma única igreja. Ao chamar a igreja de corpo Paulo enfatiza uma unidade orgânica, verdadeira, real, e não apenas discursiva. Somos chamados para fazer parte de um corpo e, desta maneira, ter um relacionamento interpessoal onde uns e outros tem o mesmo sentimento não em questões secundárias, é possível que os cristãos não concordem entre si sobre muitas coisas, mas eles devem compartilhar os mesmos sentimentos em relação Cristo e em relação às coisas de Cristo. Quando um sorri, este corpo todo se alegra, todos se alegram. Quando um chora, todos se movem para consolar, exatamente como quando uma parte do corpo físico se machuca - o resto do corpo imediatamente age para diminuir ou acabar com o incômodo. Os cristãos são um só corpo porque tem o mesmo Espírito, estão enxertados na mesma videira, estão todos sob uma só cabeça.  Judá fez assim uma vez e foi bem sucedido [Os 1:11: Os filhos de Judá e os filhos de Israel se congregarão, e constituirão sobre si uma só cabeça, e subirão da terra, porque grande será o dia de Jezreel], mas esta é uma realidade ainda mais importante do ponto de vista espiritual [Cl 1.18: Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia] e é somente sob este cabeça que a igreja é edificada [Cl 2.19: ...e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus]. Esta é a primeira verdade de Deus neste texto que Paulo queria que a igreja de corinto soubesse, e que, certamente, Deus mandou que fosse registrado para que nós soubéssemos. Todos os cristãos são e devem viver como um só corpo, pois Cristo não está dividido. Mesmo que alguns queriam, Cristo não está e não pode ser dividido.

Além desta verdade, há uma segunda verdade que o Senhor quer que saibamos:

II. NESTE CORPO ESPIRITUAL HÁ DIVERSIDADE

Ao converter o coração dos homens Deus faz deles novas criaturas, ao mesmo tempo em que permite que ele seja a mesma pessoa. Suas atitudes certamente mudarão por causa das novas e poderosas influencias do Espírito e da comunidade da fé sobre as suas vidas - mas ainda terá as mesmas memórias, ainda terá que lutar contra as mesmas tentações que antes eram atendidas de pronto. Seus gostos musicais, culturais, esportivos e sociais poderão não sofrer qualquer alteração de imediato e passara a conviver com outras pessoas, de maneira bem mais próxima, que vem de outro tipo de formação. A igreja é, como um corpo, formada por diferentes membros, e isto é ao mesmo tempo uma benção e um problema. Se por um lado estas diferenças sou um problema e podem até gerar algum tipo de rejeição, ou de atritos, dando origem a desentendimentos e cicatrizes, por outro podemos ver os diferentes como complementares. Olhemos para o nosso corpo. Ao usar a esta figura Paulo punha diante dos coríntios um exemplo que cada um deles conhecia muito bem. Ele não usa a historia, a ciência, a filosofia ou a lógica. Ele usa o exemplo que é o mesmo em todos os cantos do planeta: o próprio corpo do ser humano. Os atritos em corinto podem ter levado uns a se proclamarem como superiores aos demais, e talvez, levado uns a se considerarem realmente inferiores, aceitando esta presumida superioridade como um fato. Talvez alguns tenham pensado até em abandonar a igreja, tão inferiorizados tenham se sentido. Talvez olhassem para os mestres, profetas, apóstolos e evangelistas e se apequenassem como se não tivessem valor, esquecendo-se que o próprio Cristo foi o preço pago por eles [I Co 6.20: Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo].

Para refutar Paulo lhes lembra que eles foram postos por Deus na igreja, o que por si já evidencia que eles possuem alguma importância. Se em relação a uma atividade um membro não é requisitado ou é funcionalmente menos útil, isto não muda em nada a sua essência. Ele continua sendo alvo do amor imenso de Deus, e certamente há outras áreas onde possuem muito maior importância. Mesmo membros “fracos” e “doentes” não devem ser desprezados ou descartados. Paulo diz que eles são necessários, do contrario não teriam sido chamados a fazer parte do corpo de Cristo. Cada parte do corpo é diferente, e cada parte tem função de maior ou menor importância em determinado momento, mas todos são membros do corpo de Cristo, comprados por sua morte na cruz, lavados por seu sangue. E foi por causa deste amor, demostrado a cada um [Rm 5.8: Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores], que Deus deu o seu filho unigênito [Jo 3.16: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna]. Foi por sentir por cada um de seus eleitos tão grande amor que Cristo se entregou [Jo 15.13: Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos]. Como desprezar alguém, por mais humilde que seja, que foi alvo de tão grande amor? Pode o olho desprezar o pé? Pode a boca desprezar o ouvido? O olho é incapaz de sustentar o corpo, e a boca incapaz de ouvir. Há, decerto, diversidade na utilidade e nas realizações, mas cada parte do corpo foi colocada com um só proposito: glorificar o Senhor [I Co 6.20: 20  Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo]. Deus não iria cometer erros, afinal, ele teve a eternidade inteira para planejar cada um de seus atos redentivos, para escolher cada um de seus eleitos. Ou ousaríamos pensar que Deus errou?

Então, já aprendemos aqui duas verdades: há um só corpo de Cristo, e neste corpo há muitos membros. Resta aprendermos uma terceira e maravilhosa verdade ensinada pela Palavra de Deus: embora constituído de partes, o corpo de Cristo é um produto da ação de Deus.

III. FRUTO DA AÇÃO DE DEUS

Ninguém, nenhum membro, é ligado ao corpo por obra do acaso, mas pela direta e sabia ordenação de Deus. O Senhor coordena, determina, estabelece o lugar e a função de cada membro no corpo, como oleiro ao forjar o vaso [Rm 9:.21: Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?]. Há algum tempo cientistas descobriram a proteína do músculo, um composto que desenvolve rapidamente os músculos. O problema é que, uma vez na corrente sanguínea, não importando onde seja injetado, a proteína não tem lugar certo para agir - e experimentos em roedores fizeram surgir músculos nos lugares mais inusitados. O que falta? Falta sabedoria aos homens, mas isto não é uma verdade quanto a Deus. Ele é infinitamente sábio. Desta coordenação feita por Deus concluímos que os desajustes não são essenciais, nenhum conflito existe “porque tem que ser assim mesmo”. Eles são acidentais, são desajustes causados pelo fato de que as pecas, as partes do corpo, se recusam a cumprir o seu exato papel e outras, ou querem ou acabam cumprindo um papel para o qual não foram designadas. A estes desajustes, como os que havia em corinto, Paulo chama de divisões, de dissensões, de falta de ajuste entre as partes do corpo. Um corpo só cresce, só se desenvolve como deve se estiver bem ajustado e cada parte cooperando mutuamente [Ef 4.16: ...de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor]. Paulo afirma que o plano de Deus estabelece, ao contrário da divisão, a justa cooperação dos membros do corpo. Uns cuidando dos outros os tidos por mais fortes cuidando dos mais fracos, mas todos agindo uns em favor dos outros com o cuidado equivalente à necessidade de cada um.

Nenhum membro do corpo é digno de qualquer tipo de cuidado que o torne ou faça parecer mais digno que os demais. Trata-se de um único corpo, não há ninguém, na verdade, digno de fazer parte dele [Ef 2.3: ...entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais].  Cada parte do corpo está ali somente pela graça de Deus. Se há algo que iguala os homens é a sua indignidade diante de Deus [I Rs 8.46: Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares às mãos do inimigo, a fim de que os leve cativos à terra inimiga, longe ou perto esteja]. E o método para chamar os pecadores ao arrependimento é o mesmo, independente da sua cultura, classe social, econômica, nacionalidade ou qualquer outra forma de discriminação humana. O método de Deus para todos dos homens é um só: que ouçam o evangelho [Rm 10.17: E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo], que creiam em Jesus Cristo, que se arrependam de seus pecados que sejam salvos e que passem a viver de maneira digna deste salvador [At 26.20: ...mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento]. Não há uma segunda opção. As dores do corpo ou são fruto de agentes externos, e isto requer que todo o corpo coopere imediatamente para resolver o problema, ou é fruto de problemas internos. Mas lembremos, é um só corpo. Se uma parte dele sofre, todo o corpo sofre.

Há alguns anos soube de um episodio de autofagia. Um cachorro, numa propriedade rural, foi ferido na pata e não recebeu o tratamento adequado, pois os proprietários não estavam na fazenda. Ele se escondeu e ia mordendo a parte que ia necrosando. Encontrado dias depois, tinha corroído parte de sua pata, e logo foi tratado, mas o estrago era irremediável. O sofrimento de parte do corpo é o sofrimento de todo o corpo. É impossível uma parte do corpo entrar em aflição e o restante permanece em paz sem se incomodar. Mas, da mesma maneira, quando uma parte do corpo é honrada, todo o corpo se regozija, se enche de alegria.  Lembremos, nem todo o corpo será honrado [ou estimulado] da mesma maneira. A luz é tudo para o olho, mas não tem nenhuma utilidade para o estomago. Aquilo que alegra o paladar pode ser terrível para o olho [condimentos, como pimenta e sal, por exemplo]. Mas o que o olho vê pode ser conduzido à boca causando prazer, que, depois, será trabalhado pelo estômago e assim produzir energia para movimentar todo o corpo. É a unidade, e não a desunião, é a harmonia, e não a dissensão, que produz a edificação e o crescimento do corpo. Deus sabe o que faz, e nos deu o manual de funcionamento do corpo de Cristo, a sua Palavra, a bíblia sagrada. Fazendo parte deste corpo, se houver situações em que tenha que tomar decisões que afetem seus relacionamentos, lembre-se que tais decisões são apenas circunstanciais. Não deixe a tensão dominar seu coração. Ore a Deus pedindo sabedoria, pois os irmãos estão do seu lado por um propósito divino. Seja paciente e espere no Senhor. Tenha fé e ele te dará uma saída para as agruras que venham a surgir.

Quero concluir com uma lembrança: fora deste corpo não há vida. Somente no corpo espiritual de Cristo o homem estará vivo espiritualmente. Somente no corpo de Cristo somos nutridos por Cristo. Fora de Cristo não há esperança de melhora, não há vida. Deus é infinitamente sábio e bondoso, e te chama para fazer parte deste corpo, onde tem um lugar preciso e precioso preparado especialmente para ti.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL