terça-feira, 1 de agosto de 2017

VOZ DE DEUS OU VOZ DE HOMENS: DE QUEM É A VOZ QUE VOCÊ PRECISA OUVIR - I Ts 2.13-16

13 Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.
14 Tanto é assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judéia em Cristo Jesus; porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus, 15 os quais não somente mataram o Senhor Jesus e os profetas, como também nos perseguiram, e não agradam a Deus, e são adversários de todos os homens, 16 a ponto de nos impedirem de falar aos gentios para que estes sejam salvos, a fim de irem enchendo sempre a medida de seus pecados. A ira, porém, sobreveio contra eles, definitivamente.
I Ts 2.13-16
DE QUEM É A VOZ QUE VOCÊ PRECISA OUVIR
Não devemos ficar nem um pouco surpresos com o que está acontecendo no meio cristão brasileiro contemporâneo. Da mesma maneira que o legalismo judaico encontrou terreno fértil no coração do homem religioso e frustrado com o paganismo formal mas estéril do séc. I e todos estavam sem Deus no mundo (Ef 2:12 - ...naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo), assim também, na medida em que cresce o secularismo e o mundanismo vai fincando suas raízes na Igreja, e brotando com vigor destrutivo ao mesmo tempo outras propostas que, embora parecidas com religião, mas cheias de mandamentos de homens (Tt 1:14 - ...e não se ocupem com fábulas judaicas, nem com mandamentos de homens desviados da verdade), vão sendo maquinalmente aprendidas (Is 29:13 - O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu) e repassadas quase sempre irrefletidamente, sem atentar para os danos presentes e futuros, e, sem dúvida, também eternos.
E esta insatisfação com o hoje, com o dia que o Senhor deu que dá origem aos extremismos, tanto no meio cristão como também não cristão, como, por exemplo, nos chamados radicais islâmicos que, por exemplo, não querem viver para glorificar a Deus, nem mesmo ao seu Deus, eles querem ter seus anseios carnais plenamente satisfeitos, mesmo que isso seja em outro mundo e o preço seja a morte de seus semelhantes, até mesmo outros muçulmanos.
Secularismo, mundanismo, radicalismo... Todos estes extremismos são resultados de uma única atitude: ouvir a voz de homens e não dar ouvidos à voz de Deus. É resultado de, mesmo ouvindo a Palavra de Deus, dar maior atenção ao homem que fala do que ao que Deus fala através do homem, pecador sim (e muitos usam este fato para desqualificá-lo, rejeitando ao mensageiro e em decorrência, à mensagem), mas separado para falar a Palavra de Deus para outros igualmente pecadores.
Já sabemos o que acontece quando a mensagem pregada é recebida como palavra meramente humana: os ouvintes se julgam no direito de não atender, não obedecer, não praticar e logo se esquecem desviando-se por seus caminhos. Uma consequência disto é a percepção de que, se é meramente a voz de um homem, se é só palavra de homens então não só pode ser ignorada como, também, combatida. Em Atenas os cidadãos preferiram ignorar (At 17:32 - Quando ouviram falar de ressurreição de mortos, uns escarneceram, e outros disseram: A respeito disso te ouviremos noutra ocasião). Em Jerusalém, Éfeso e Tessalônica preferiram atacar, proibir, maltratar, prender e até matar.
Por fim, rejeitar a Palavra de Deus, não lhe dar ouvidos e combatê-la, fazê-la calar-se só vai resultar em um fim: ao invés de ouvir e atender o chamado de Deus para seu reino e glória ouvir a condenação e permanecer sob sua ira definitiva e eternamente (Jo 3:36 - Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus).
Mas o que acontece se, ao invés de ouvir o homem, ao invés de ouvir a voz do homem você receber a mensagem do evangelho como aquilo que ela realmente é: a Palavra de Deus, a Palavra do Deus eterno que anuncia a pecadores a salvação unicamente por meio de Jesus, pela fé em Jesus e em plena confiança em sua obra redentora (Hb 3:15 - Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação)?
É sobre isso que essa palavra chega até você hoje: não é para ser só mais um sermão a ser contabilizado, mas o anúncio da salvação em Jesus Cristo, do salvador Jesus Cristo e de sua Palavra que exige aceitação, submissão, comprometimento e obediência absoluta. Se você veio para ouvir uma mensagem que é só vox hominem você está fazendo a coisa errada, no lugar errado, ofendendo ao pregador e ao Senhor da Igreja, e perdendo seu precioso tempo.

VOX DEI: MENSAGEM DE DEUS PARA SALVAÇÃO DO QUE CRER
O Senhor deixou muito claro que, por sua causa, haveria divisões (Lc 12:51 - Supondes que vim para dar paz à terra? Não, eu vo-lo afirmo; antes, divisão). Obviamente ele não estava falando do pecado do partidarismo, da dissensão, da discórdia, das obras da carne que podem até serem disfarçadas sob uma máscara de piedade (Rm 16:17 - Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles) e que deveriam ser até mesmo afastados do convívio da Igreja (I Co 5:11 - Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais).
Ele estava falando que por causa de seu evangelho, pela maneira como os recebiam ficariam patentes quem eram os filhos de Deus e os filhos da ira, os filhos da luz e os filhos das trevas, os carnais e os espirituais.
Ao longo de toda a história da redenção alguns homens tiveram o privilégio de ouvirem o chamado de Deus de uma maneira especial e andarem obediente e humildemente com o seu Deus. Foi assim com Noé, com Enoque, com Elias, com Isaías, com Maria, Abraão, Isaque, Davi, Jacó e tantos outros. Certamente muitos também, à semelhança de Caim, ouviram a mensagem e rejeitaram como nos dias de Noé, Isaías, João Batista, Paulo, etc... E isto não mudou, continua acontecendo atualmente, e provavelmente ainda acontecerá hoje, aqui mesmo... De coração espero que não aconteça com você como aconteceu com os fariseus dos dias de Jesus (Lc 7:30 - mas os fariseus e os intérpretes da Lei rejeitaram, quanto a si mesmos, o desígnio de Deus, não tendo sido batizados por ele).
A chegada de Paulo a Tessalônica foi, em parte, causada e abreviada por gente que não recebeu sua pregação como mensagem de Deus (At 19.23-26 - Por esse tempo, houve grande alvoroço acerca do Caminho. 24 Pois um ourives, chamado Demétrio, que fazia, de prata, nichos de Diana e que dava muito lucro aos artífices, 25 convocando-os juntamente com outros da mesma profissão, disse-lhes: Senhores, sabeis que deste ofício vem a nossa prosperidade 26 e estais vendo e ouvindo que não só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desencaminhado muita gente, afirmando não serem deuses os que são feitos por mãos humanas).
Mas, e isto é o que mais nos interessa agora, houve os que ouviram. Era uma mensagem estranha para os legalistas porque falava de Deus cumprindo as exigências da lei, tornando-se ele próprio sacerdote, e sacrifício, dádiva, doador e recebedor, tomando um lugar que cabia unicamente ao pecador fazendo-se pecado em seu lugar (II Co 5.21 - Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus). Isso parecia blasfêmia para os religiosos judeus, e loucura para os filósofos gregos, que, aliás, rejeitavam que a carne pudesse fazer algo de bom e, a exemplo dos efésios, rejeitavam enfaticamente um dos pontos centrais da doutrina cristã, a ressureição (I Co 15:32 - Se, como homem, lutei em Éfeso com feras, que me aproveita isso? Se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, que amanhã morreremos). Era estranha para todos, judeus e gentios que não compreendiam como podia haver glória na humilhação, vitória na derrota e vida conquistada na morte (I Co 15:54-57 - E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. 55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo).
Mas era, foi, é e continuará sendo esta mensagem que fala do salvador que veio buscar o perdido (Lc 19:10 - Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido) ao perdido que foi crida em Jerusalém, em Éfeso, em Filipos, em Corinto e em Tessalônica.
Esta Palavra, que é o poder de Deus para salvação de todo os crentes (I Co 1:18 - Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus) operou eficazmente na vida dos tessalonicenses (I Ts 2.13 - Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes), e ainda opera poderosa e eficazmente em todos os crentes porque é a Palavra de Deus, viva e eficaz. Eles ouvem a voz de seu Deus e não apenas a voz do mensageiro.
Lembremos o que disse o Senhor Jesus: as minhas ovelhas ouvem a minha voz e me seguem (Jo 10:27 - As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem) - e ele também diz que havia outras ovelhas, mas estas não ouviam a sua voz (Jo 10:26 - Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas), e não o seguiam, nem podiam segui-lo porque seus ouvidos estavam surdos e sua mente impossibilitada de entender (Lc 16:31 - Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos).

VOX DEI: OS RESULTADOS DE OUVIR A VOX DEI
É possível ao homem natural, ouvindo um ensino proveniente do homem natural ter atitudes socialmente desejáveis e religiosamente condicionadas que em muito se assemelham ao fruto do Espírito, portando-se de uma maneira adequada e aceitável (Cl 2:23 - Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade).
Esta é a base de toda a religiosidade humana. É só mandamento de homens. Por mais elevado que seja o padrão de perfeição proposto, ele ainda é humano, carnal e passível de ser humanamente alcançável - ou então utopicamente proposto e, portanto, absolutamente não verificável em suas promessas, mas, alcançável ou não pelo homem, é apenas humano e aquém do padrão de Deus (Rm 3.23 - ...pois todos pecaram e carecem da glória de Deus). E esta é a sua falácia, o seu grande erro, fazer o homem natural acreditar que, pela justiça de suas próprias obras possa alcançar o inalcançável (Fp 3.9 - ...e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé) através de ensinos criados por homens para um paraíso à semelhança de suas aspirações mundanas.
Já sabemos que isto está destinado ao fracasso porque não é possível ao carnal alcançar o padrão espiritual de Deus (Rm 8:3 - Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado).
Mas o que devemos esperar quando a vox dei se fizer ouvir? Nossa expectativa deve ser por ver o que aconteceu com os ouvintes dos apóstolos em Jerusalém, em Éfeso e também em Tessalônica (At 2:37 - Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?). Eles se tornaram crentes no Senhor Jesus porque estavam destinados a crerem no Senhor Jesus (At 13:48 - Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna).
O que era carnal morto, foi recriado e tronado espiritual, o que era mortal foi revestido de imortalidade (I Co 15:54 - E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória). A Igreja em Jerusalém estabeleceu um padrão que deve ser mantido pela Igreja de Cristo: conhecimento e perseverança na doutrina, comunhão e cuidados mútuos, entrega de si mesmo e de seus bens com alegria na freqüência e adoração ao Senhor, no templo e em todo o tempo e lugar (At 2:42-47 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43 Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. 44 Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. 46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, 47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos).
O mesmo aconteceu com os crentes em Tessalônica: eles viram o modo de Paulo viver entre eles, seu comprometimento com a pregação do evangelho (I Ts 2.1-2 - Porque vós, irmãos, sabeis, pessoalmente, que a nossa estada entre vós não se tornou infrutífera; 2 mas, apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como é do vosso conhecimento, tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta).
A operação eficaz do evangelho fez deles cristãos comprometidos com o Senhor, levou-os a imitarem as Igrejas da Judéia (I Ts 2.14 - Tanto é assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judéia em Cristo Jesus; porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus) que guardavam o modelo descrito no capítulo 2 do livro de Atos, superarem lutas, perigos e perseguições como eles sofreram de seus próprios patrícios que também se negavam a ouvir a voz de Deus.
Como os cristãos judeus se tornaram modelo a ser imitado pelos gentios também os gentios convertidos se tornaram modelo para os demais crentes (I Ts 1:8 - Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma), somente com as ressalvas cerimoniais que foram estabelecidas após o concilio ocorrido em Jerusalém.
Se você ouvir a vox Dei você vai se sentir desafiado a duas coisas urgentes e irresistíveis:. A primeira é desejar saber como a verdadeira Igreja do Senhor deve viver à luz da Palavra, procurando imitar os modelos oferecidos pelas Igrejas de Jerusalém e Tessalônica. A segunda é procurar ser modelo para que outros imitem a você porque você imita a Cristo. E você vai se tornar modelo por causa de uma fé operosa, de um amor abnegado e de uma firme esperança depositada na graça salvadora do Senhor Jesus.

VOX DEI: OS RESULTADOS ETERNOS DE OUVIR A VOX DEI
Assim como a rejeição da voz de Deus em favor de qualquer outra voz faz eco à voz da serpente no Éden produz condenação (Gn 3.1-4 - Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. 4 Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis), mantém o pecador justamente sob a ira do Deus vivo de maneira inescapável e definitiva (I Ts 2:15 - ...os quais não somente mataram o Senhor Jesus e os profetas, como também nos perseguiram, e não agradam a Deus, e são adversários de todos os homens, 16 a ponto de nos impedirem de falar aos gentios para que estes sejam salvos, a fim de irem enchendo sempre a medida de seus pecados. A ira, porém, sobreveio contra eles, definitivamente), se você ouvir a voz de Deus pode esperar um resultado bem diferente (Jo 5.34 - Eu, porém, não aceito humano testemunho; digo-vos, entretanto, estas coisas para que sejais salvos).
Quando os judeus deram ouvidos à pregação dos apóstolos eles se arrependeram, foram salvos e batizados para se integrarem à Igreja (At 2:38 - Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo).
Foi assim também na casa de Cornélio e sua família (At 10:33 - Portanto, sem demora, mandei chamar-te, e fizeste bem em vir. Agora, pois, estamos todos aqui, na presença de Deus, prontos para ouvir tudo o que te foi ordenado da parte do Senhor), e foi assim até mesmo com o próprio Saulo (At 26:14 - E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões) e mais tarde com Lídia e sua família (At 16:14 - Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia) e também o carcereiro em Filipos e sua família (At 16:30-32 - Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? 31 Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. 32 E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa).
Ouvir a vox Dei produz conversão, produz arrependimento, produz fé, produz uma nova vida (At 26.19-20 - Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial, 20 mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento) e, como decorrência desta vida transformada, modificada (I Tm 1:12-14 - Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, 13 a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade. 14 Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus), tudo isso acaba glorificando ao Salvador.
Paulo começa esta seção dando “graças a Deus” incessantemente. Deus é glorificado quando ouvimos a sua voz, há alegria celeste quando um pecador ouve a sua voz e se arrepende, e é salvo (Lc 15.7 - Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento).
Deus é glorificado quando podemos ver os frutos do evangelho na vida das pessoas - porque elas ouviram a voz de Deus através daqueles que Deus libertou do império das trevas, trouxe pro reino do filho do seu amor para que eles proclamassem as suas virtudes redentoras (Cl 1.13-14 - Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados).
Deus é glorificado quando seguidores de ídolos mudos e adeptos de religiões inócuas se convertem ao Senhor (At 11:21 - A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor) e passam a testemunhar sua nova fé de maneira tão eficiente que se torna modelo para outras pessoas.
Deus é glorificado quando um crente vive de tal maneira que mesmo se reconhecendo pecador (I Tm 1.15-16 - Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. 16 Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna), e por isso mesmo, confessa depender completamente da graça de Deus ainda assim diz que Cristo vive nele (Gl 2:20 - ...logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim) e por isso pode chamar outros para serem seus imitadores (I Co 11.1 - Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo).
Assim como no passado Deus chamou inúmeras vezes seu povo para ouvi-lo, e diz que uma das características de apostasia é não ouvir a sua voz, ele ainda quer ser ouvido (Rm 10.18-20 - Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. 19 Pergunto mais: Porventura, não terá chegado isso ao conhecimento de Israel? Moisés já dizia: Eu vos porei em ciúmes com um povo que não é nação, com gente insensata eu vos provocarei à ira. 20 E Isaías a mais se atreve e diz: Fui achado pelos que não me procuravam, revelei-me aos que não perguntavam por mim).
Ele deu a sua Palavra para se ouvida. O povo de Deus é abençoado quando ouve a voz do seu Senhor e a obedece. Deus conclama seu povo a ouvi-lo e afirma que não ouvi-lo é a fonte e também a consequência da impenitência que traz muitos males sobre um povo rebelde e de dura cerviz.
Deus te trouxe aqui para que você ouvisse a sua voz e fosse abençoado por Ele. Ouvi-lo é uma bênção, ouvi-lo produz salvação. Ouvi-lo produz grande júbilo, portanto, se você ouve a voz de Deus, se você tem disposição para obedecer a voz de Deus então alegre-se pela oportunidade recebida e o glorifique através de um novo estilo de vida orientado por sua Palavra.

O QUE VAI ACONTECER SE VOCÊ OUVIR A VOX DEI
Você está acostumado a ouvir muitas vozes diferentes e talvez nem se apercebe de sua origem e objetivos. A voz da filosofia quer te dar uma cosmovisão para te ajudar a tomar decisões nas mais diferentes situações da vida - e cada ramo filosófico te ensina uma abordagem e posicionamento diferentes, às vezes um mesmo ramo te ensina coisas contraditórias.
A voz da ciência quer te dar informações que pretendem explicar todas as coisas, sua origem, causas e efeitos, e isto vai afetar a sua cosmovisão e influenciar as suas decisões porque se você crer que, afinal, é tudo matéria, então não há moral real, tudo é somente uma questão de se dar bem, de sentir-se bem, de aproveitar as oportunidades que o acaso lhe der.
A voz da diversão vai te propor experiencias que te distraiam, que façam o tempo passar e te façam esquecer as preocupações. Divirta-se, aproveite, coma e beba porque o fim chega. O que o homem leva desta vida é o prazer que ele desfruta dela. Esta é a voz da diversão.
Muitas outras vozes se farão ouvir, e até a voz da religiosidade que lhe diz para cumprir seus deveres, como ir à Igreja, fazer alguma obra de caridade, carregar uma bíblia e até contribuir, tanto faz se rotineira ou esporadicamente até que isto lhe traga a sensação de ter “feito a sua parte” e agora Deus que faça o resto. Esta é a voz da justiça própria, que não vem de Deus coisa nenhuma.
Mas, preste atenção nisto, só uma, somente uma voz, só a voz de Deus quer mais que afetar a sua cosmovisão, quer mais que influenciar as suas escolhas - somente a voz de Deus através do evangelho pode mudar o seu destino eterno, do inferno para a glória..
O propósito de Deus, te chamando através de sua Palavra proclamada por seus servos é diferente, é superior, é eterno. O propósito de Deus é te salvar e te livrar do inferno e da morte, é te tornar seu Filho, e isto nenhuma outra voz pode fazer por você, é uma bênção que nenhuma outra voz pode te dar.
É isto o que aprendemos com os discípulos quando a multidão começa a abandonar Jesus no momento em que ele exigiu algo que continua sendo exigido: comprometimento absoluto (Jo 6.54 - Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia) e obediência incondicional (Jo 13.35 - Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros).
Quando a multidão começa a ir embora Jesus lhes perguntas e eles também não querem ser como o mundo, como a multidão que podia ir para qualquer lugar, para muitos lugares (Jo 6.67 - Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?).
Eles afirmaram que só Jesus tem as palavras de vida eterna, eles sabiam que só Jesus pode dar a vida eterna e não queriam ir para ninguém nem para lugar algum além de onde e com quem já estavam (Jo 6:68-69 - Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; 69 e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus).
E ouviram a voz de Jesus, creram nele, se tornaram seus discípulos, abandonaram tudo por amor de Jesus (Mt 19:27 - Então, lhe falou Pedro: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos; que será, pois, de nós?).
Quero colocar isto de uma maneira bem clara: se você quiser apenas ouvir a voz do homem o resultado vai ser incredulidade. E isto pode até ser instrutivo, divertido e até moralmente edificante mas você não será salvo de seus pecados, continuará alheio à graça de Deus - é por isso que você precisa ouvir a voz de Deus aqui e agora.
Se você preferi ouvir apenas a vox hominem, por mais culto e agradável que isto lhe seja, você jamais se tornará um imitador de Cristo e jamais o terá vivendo em você.
Você não terá parte nele e ele não te confessaria diante do Pai mesmo que você seja profundamente religioso (Mt 10:32-33 - Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; 33 mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus).
Somente se ouvir a voz de Cristo você vera Cristo ser formado em você, terá a mente de Cristo, será habitação do Espírito de Cristo e será conduzido nele até o Senhor.
Se você preferir ouvir apenas a voz do homem será o homem quem será, ainda que momentaneamente, glorificado. Será a eloquência, a sabedoria, a ciência, a filosofia e qualquer outra criação humana que será glorificada.
O problema é que a glória humana e a glória do mundo são passageiras, efêmeras, e é, também, adversárias de Deus porque intenta ficar com parte de sua glória (Is 42.8 - Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura). E isto resulta em condenação definitiva e eterna.
Mas somente se você ouvir a voz de Deus o nome dele será glorificado, e somente ouvindo a voz de Deus você saberá o caminho da vida. Somente ouvindo a voz de Deus você será salvo e terá a vida eterna . Não quero que você me ouça—quero que ouça a voz de Deus e o obedeça.
Ouvindo a voz de Deus você saberá como se vestir - posso te dizer se sua roupa é curta ou extravagante, mas só Deus vai te convencer do que é apropriado e o glorifica. Posso te dizer para parar de fumar por causa dos pulmões e do câncer, mas somente ouvindo a voz de Deus você vai entender que és templo do Espírito Santo é deve cuidar bem do santuário de Deus, não se deixando dominar por vicio algum. O mesmo vale para a bebida.
Posso te dizer para não fraudar um exame, um documento, para não cobiçar o bem alheiro, mas somente ouvindo a voz de Deus você vai saber que colar na prova envergonha o nome do Senhor que você diz amar, mesmo que ninguém mais veja lembre-se da história de Jó: o acusador está vendo, e se já acusa sem razões, quanto mais quando usa a verdade para seus propósitos.
Posso te dizer tantas formas de parar de fazer o que é errado e fazer o que é certo - mas só se você estiver disposto a ouvir a voz de Deus você não vai se esquecer do que eu lhe disser agora. Então, a voz de que você vai ouvir? Para concluir, tenho que te dizer uma coisa: não vale a pena ouvir a minha voz. Ela não te salva. Ela não muda a sua vida. Ela vai ser esquecida.
Não vai adiantar você dizer que ouviu o pastor Marthon pregar. Não vai adiantar você dizer que ouviu dezenas de mensagens do Rev. Hernandes, ou Nicodemos, ou Elias... Não vai adiantar nada se você simplesmente não ouvir a voz de Deus através de seus servos, aqueles que ele tem enviado para falar ao seu coração e você se recusa porque, afinal, não falam o que seu coração quer ouvir, não fala do jeito que você quer ouvir.

Ouça a voz de Deus, é esta voz que estou proclamando agora. Ela sim, deve ser ouvida e obedecida.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL