quinta-feira, 18 de outubro de 2018

QUANDO O PASTOR FICA MUITO PREOCUPADO COM A IGREJA


(ESTE TEXTO É MAIS QUE UM TEXTO PARA BOLETIM, LEIA-O MEDITANDO NOS TEXTOS BÍBLICOS CITADOS)

Semana passada estava estudando um pouco mais profundamente o texto base da lição que encerraria a nossa revista “A Identidade do Cristão” e, quanto mais vezes eu lia os primeiros versos do texto (1Jo 5.1-4) não consegui deixar de pensar: “É isso. É por isso que a Igreja do Senhor encontra tantas dificuldades hoje em dia”.
E comecei a fazer uma análise textual inversa, isto é, de traz pra frente, dos resultados apontados para as causas. E este texto declara enfaticamente que a nossa fé é a razão de vencermos o mundo. Mas... Pensei eu, já começando a ficar preocupado, porque a Igreja não tem vencido o mundo? Porque a Igreja tem sido tantas vezes e tão duramente ferida pelo mundo? Continuei perguntando, de que tipo de fé João está falando mesmo?
João está falando da fé obediente, da fé que obedece aos mandamentos do Senhor Jesus Cristo (Jo 14.15). Fé pode ser explicada como uma atitude de confiança em alguém, uma confiança tão forte que leva o crente a fazer o que lhe é mandado tendo como única evidência a autoridade de quem manda e não podemos esquecer que Jesus já deu evidências insofismáveis de sua autoridade absoluta. Assim, a fé que vence o mundo é uma fé obediente - o que não tem nada a ver com quanta fé alguém tem.
Vamos olhar mais um pouco para o texto. A fé que vence o mundo é a fé obediente, é a fé que obedece aos mandamentos do Senhor - e isto não se refere a práticas litúrgicas e João tampouco está tratando, nesta seção, de ortodoxia religiosa, ele já fez isso anteriormente nesta mesma carta.
Que tipo de obediência não penosa é esta? Segundo João é a obediência ao mandamento do amor mútuo (Jo 13.34). Aquele que não quer ser um fracassado em sua vida espiritual, que não quer ser vencido pelo mundo tem que considerar o que a Palavra de Deus ensina: ninguém será um vencedor sobre o mundo sem vencer a inclinação pecaminosa carnal para o ódio (1Jo 2.9-11), que é natural e comum em quem não conhece a Deus, porque Deus é amor (1Jo 4.8). É muito mais que absurdo considerar penoso o mandamento ensina o cristão a amar o seu próprio irmão. Isso não deveria sequer necessitar de uma ordem, deveria ser natural ao que conhece o Deus que é amor como é natural odiar para o que serve o diabo, que é assassino desde o princípio. João declara que o teste do amor não é para ser feito por terceiros em relação aos irmãos, mas para que cada cristão olhe para si mesmo e, conhecendo o seu coração, conhecendo suas atitudes, pergunte a si mesmo: eu realmente amo a Deus? Uma palavra chave neste texto de João (junto com amor) é conhecimento, não meramente intelectual, mas mais profundo, existencial. João diz que nós conhecemos se amamos ou não os filhos de Deus.
O ensino de João é que só é vencedor, só pode ser vencedor quem não considera penoso obedecer aos mandamentos do Senhor Jesus, quem não considera penoso amar os próprios irmãos porque reconhece neles aqueles que nasceram do mesmo Pai, possuem o mesmo Deus e salvador, Jesus Cristo, e são selados pelo mesmo Espírito.
Para concluir esta rápida análise do texto joanino, chegamos então ao primeiro verso - para você ser vencedor você precisa crer que Jesus é o messias, o Cristo de Deus, e, por ter recebido a salvação por meio de Jesus Cristo ama ao seu Pai e ama também àqueles que, da mesma maneira, nasceram de novo por crerem nele.
E, voltando ao início do texto, porque a preocupação pastoral com este assunto? Porque não há dúvidas de que o amor não tem sido a ação mais praticada pelos cristãos. Não preciso apontar exemplos, mas convocar você a considerar se realmente tem alguma chance de ser um vencedor, aliás, mais que vencedor por meio daquele que nos amou.
Quero convidar você a, silenciosa, discretamente e mentalmente, “olhasse” para os seus irmãos, e se perguntasse: se dependesse de quanto eu amo a este irmão nós dois chegarmos juntos à Nova Jerusalém, quanto da jornada eu andaria? Eu seria considerado qualificado ou seria prontamente desqualificado por não conseguir e não querer amar a este meu irmão?

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL