sexta-feira, 5 de julho de 2019

A IGREJA SOB HOLOFOTES [IV]

46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, 47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos (At 2.46-47).
Continuemos pensando no que a Igreja é. Uma comunidade de crentes, que vivem em comunhão e perseveram na prática do bem orientados pela doutrina dos apóstolos. Mas ela pode ser mais do que isto? Talvez esta seja uma pergunta equivocada, porque ela não pode ser mais do que isto, ela tem que ser isto e mais algumas coisas. E o relato lucano nos traz mais uma maravilhosa característica da Igreja.
Ele nos diz que, observando a realidade da Igreja, conhecendo a história da Igreja em Jerusalém resolveu nos dizer que aquela Igreja perseverava na comunhão espiritual, na ministração da Santa Ceia, tecnicamente chamada de “partir em casa o pão” (klwntej te kat oikon arton), uma prática que foi abandonada pela Igreja à medida que foi se institucionalizando (1Co 11.18-22), pois a princípio a Ceia do Senhor era ministrada no culto doméstico, com as famílias se reunindo nas casas uns dos outros. Lucas menciona este costume antigo provavelmente conhecendo o problema da Igreja de Corinto onde havia a prática cerimonial mas não havia nem alegria nem singeleza de coração.
Você já se perguntou o que significa a expressão singeleza de coração? Provavelmente você se limita ao sentido de simplicidade, e este é um significado aceitável. Mas afelothti kardiaj tem um sentido muito mais profundo. Quando Lucas diz que a Igreja se reunia e celebrava a ceia e comiam juntos não havia nada em seus corações que atrapalhasse a comunhão. afeloteti significa sem pedras onde bater o pé, tropeçar. Por favor, não prossiga a leitura deste boletim sem fazer uma análise de seu coração e ver se não há nenhuma pedra de tropeço em seu coração, nenhuma amargura ou algo que impeça você de experimentar alegria e verdadeira comunhão.
PARE AQUI! É SÉRIO. PARE AQUI AGORA MESMO e faça esta análise de seu coração. Faça uma oraçãocardiograma (1Co 11.28). O mandamento ali é de um exame segundo a correta doutrina (dokimazetw) e não segundo suas próprias razões ou justificativas.
Eu sei que não é fácil fazer isso, e muito menos admitir que a razão de não haver alegria e comunhão na Igreja pode ser justamente aquela pedrinha de tropeço que, como se fosse um souvenir, o pecador costuma carregar no seu coração. Pode até ser pequeninha, mas pode fazer graves danos ao todo da engrenagem, como um grão de areia no olho. Quando temos um grão de areia no olho nos desesperamos por retirá-lo. E as pedras de tropeço no coração? E a falta de entranhados afetos e misericórdias? E o ir de casa em casa acumulando pedras e sendo motivo de escândalo ao invés de ir promover comunhão (Mt 18.7)?
Amados irmãos, não é bom que as coisas sejam assim. Apenas nós, a Igreja, somos prejudicados com estas coisas. Não carregueis pedras de tropeço para você mesmo em seu próprio coração (1Jo 3.21).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL