quinta-feira, 1 de junho de 2023

V. CRENTES PRECISAM DE ESTRATÉGIA

 V. CRENTES PRECISAM DE ESTRATÉGIA

19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Não é incomum pessoas terem recursos disponíveis para fazer coisas úteis e proveitosas e mesmo assim nada acontecer simplesmente porque eles não sabem o que fazer, não tem orientações ou estratégias. Sem a presença e orientação de Jesus o que os apóstolos fariam depois da morte de Jesus?

O que eles fariam com a história de seus feitos, sua morte e ressurreição? Qual o significado da ressurreição e as implicações disto para eles, para os judeus e para o restante da humanidade?

Não há nenhuma dúvida de que a história de Jesus, inspiradamente resumida por Pedro seria uma linda história, com certeza a mais linda história jamais contada – mas sem a direção dada por Jesus ela seria só isso: uma linda história (At 10:37 Vós conheceis a palavra que se divulgou por toda a Judéia, tendo começado desde a Galiléia, depois do batismo que João pregou, 38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele).

Mas Jesus lhes disse o que fazer – e o resultado foi uma impressionante e poderosa expansão do evangelho (At 10:39 ...e nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém; ao qual também tiraram a vida, pendurando-o no madeiro. 40 A este ressuscitou Deus no terceiro dia e concedeu que fosse manifesto, 41 não a todo o povo, mas às testemunhas que foram anteriormente escolhidas por Deus, isto é, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressurgiu dentre os mortos; 42 e nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e de mortos).

A orientação de Jesus, determinando o que os apóstolos deveriam fazer, era que eles se tornassem discipuladores de homens – que seus discípulos fossem tais quais eles eram (Lc 6:40 O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre).

Sem a orientação de Jesus talvez esta história ficasse restrita às memorias dos apóstolos e discípulos – e quem sabe virasse uma lenda de mais uma das muitas seitas dos judeus.

Sem a orientação de Jesus os gentios não tomariam conhecimento de Jesus, o salvador do mundo e nem eu nem você estaríamos aqui, agora, tratando deste assunto.

Jesus dá uma estratégia clara e bem definida para os discípulos: eles deveriam, onde quer que fossem (poreuqentej é um verbo que está no modo verbal que indica algo que é feito constante e definitivamente, algo como “enquanto fores”), fazer basicamente três coisas: fazer discípulos por meio da pregação, fosse púbica ou privada; batizar para inserir os convertidos na comunidade da aliança e ensinar como viver como cristão em qualquer tipo de comunidade ou cultura:

At 26:20 ...mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL