quinta-feira, 1 de junho de 2023

VII: CRENTES PRECISAM DE PROVISÃO PARA A MISSÃO

VII. CRENTES PRECISAM DE PROVISÃO PARA A MISSÃO

20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

No início dos anos 80 as viagens do nordeste para o sul, sudeste ou para o centro oeste tinham uma característica: de vez em quando você conseguia iniciar sua viagem no horário. Se você ousasse perguntar para o motorista ou qualquer outro funcionário da empresa qual era a previsão de chegada eles olhariam para você entre espantados ou rindo de você.

Viagens de 100km podiam durar 06 horas. Viagens de um dia poderiam terminar em 2 ou 3 dias. E muito sabiamente, na véspera da viagem, os viajantes ou familiares tomavam uma providência: matavam suas galinhas, faziam aquelas farofas super temperadas e... que venha a estrada.

Durante as viagens o ônibus ia sendo perfumado pelas refeições dos viajantes que iam ficando cada vez mais gostosas com o decurso do tempo da viagem. Isso era sábio – era muito complicado enfrentar estas viagens sem a devida provisão.

Jesus já havia enviado dos discípulos em missão dizendo-lhes para não levarem provisões ou alforges (Mt 10:9 Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre nos vossos cintos; 10 nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de sandálias, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento).

Agora ele diz aos discípulos que eles terão a melhor das provisões. Moisés disse que só subiria com o povo em direção a Canaã tendo a melhor provisão, a abençoadora companhia do Senhor na jornada (Ex 33:14 Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso. 15 Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar. 16 Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?).

Mais tarde, quando o bastão é passado para Josué, o Senhor reitera a sua promessa – e a bênção mais importante concedida a Josué está contida na promessa repetida: onde Josué fosse o Senhor seria com ele (Js 1:7 Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares).

Esta é a melhor e mais importante provisão que a igreja precisa, a presença do Senhor no meio do seu povo. E Cristo é o próprio Deus conosco (Mt 1:23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel [que quer dizer: Deus conosco]). Ele diz aos seus discípulos: seja qual for a nação, seja qual for a necessidade – aconteça o que acontece, estejam vocês onde quer que estejam, seja qual for a situação eu estarei convosco.

Esta é a melhor provisão – Jesus com seu povo. Jesus com seus discípulos. Na narrativa que João faz dos dias subsequentes à ressurreição de Jesus ele transforma a tristeza de Maria em alegria (Mt 28:8 E, retirando-se elas apressadamente do sepulcro, tomadas de medo e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos), transforma o medo dos discípulos em paz (Jo 20:19 Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!), transforma a dificuldade de crer de Tomé em uma belíssima confissão de fé (Jo 20:27  E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. 28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!), transforma a dificuldade de entendimento dos apóstolos em reprodução fiel do ensino do mestre (Jo 16:12 Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; 13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir).

A presença do Senhor é provisão mais que suficiente para sua jornada em direção à vida eterna, especialmente porque o próprio Jesus é o caminho para o pai (Jo 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim).


Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL