quinta-feira, 1 de junho de 2023

VI. CRENTES PRECISAM SABER QUAIS SÃO OS ALVOS

 CRENTES PRECISAM SABER QUAIS SÃO OS ALVOS

19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Um conhecido ditado diz que ‘quem não sabe o local ao qual deva chegar, não saberá como se dirigir até lá, e muito menos perceberá quando chegar’. Os discípulos não sabiam o que fazer nem para onde ir. Alguns já haviam voltado para seus negócios, para sua casa, para suas famílias.

Por exemplo, Pedro, junto com Tiago e João já estavam de volta ao barco para suas pescarias (Jo 21:3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam). Não sabemos mais sobre os demais – mas o fato é que eles não tinham mais ‘alvos’ espirituais. O melhor que poderiam fazer era trabalhar, sustentar suas famílias, e viver o mais discreta e tranquilamente possível.

Mas Jesus retira seus discípulos desta desorientação e lhes oferece alvos muito bem definidos – e alcançáveis. O alvo que a igreja recebeu do Senhor Jesus é fazer discípulos. Jesus não diz quantos – diz para fazer discípulos.

Jesus não diz se são homens ou mulheres, se são crianças, jovens ou idosos, é para discipular (maqhteusate, converter pessoas em alunos, imitadores). Para facilitar um pouco mais, para que a igreja não errasse o alvo Jesus diz até o lugar exato onde eles estão (panta ta eqnh = todas as nações).

Isto significa que ninguém poderá, jamais, dizer que não discipulou ninguém porque não encontrou os alvos – eles estão espalhados em todas as nações, entre todos os povos e você cruza com eles em todos os lugares por onde você vai. Você encontra com eles no mercado, na padaria, na escola, no ônibus, no metrô, no lazer, em sua família e até nas igrejas.

Onde quer que um cristão ponha os seus pés, e onde houver uma pessoa que não conhece Jesus, ele estará diante de um dos alvos da evangelização e do discipulado que foram determinados pelo Senhor Jesus.

Marcos diz que o campo da missão deve ser alcançado intencional, permanente e definitivamente pelos discípulos discipuladores (poreuqentej eij ton kosmon).

Como já vimos Mateus fala de nações (eqnh), fala de romper fronteiras, de romper barreiras políticas e sócio-culturas, de discipular pessoas com diferentes estilos de vida, organização econômica etc. e Marcos fala de qualquer lugar no universo criado (kosmon).

Tem algum lugar onde você esteja fora do universo criado? Não, claro que não. Então, você sabe que o alvo está posto, sabe onde ele está, sabe que ele está diante de seus olhos, então é impossível errar – desde, é claro, que você queira obedecer.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL