terça-feira, 28 de julho de 2009

SÍNODO CARAJÁS

P7050361 A primeira etapa deste período de viagens foi à cidade de Redenção, nos dias 03 a 05 de julho, por ocasião da Reunião Ordinária do Sínodo Carajás [SCJ]. Representantes dos presbitérios do Carajás [PRCA], Leste da Transamazônica [PLTA] e Centenário do Presbiterianismo do Pará [PCPP] se reuniram na Igreja Presbiteriana da Paz, e, fazendo juz ao nome da igreja, a reunião transcorreu em absoluta tranquilidade, embora com trabalhos bastante puxados e que se estenderam madrugada a dentro.P7040338

Primeiro, a eleição da nova diretoria, composta pelo Rev. Roberto Alencar [reeleito presidente], Pb. Jairo Cruz [ex-secretário executivo, agora vice-presidente], Rev. Marthon Mendes [ex-segundo secretário, agora secretário executivo], Pb. Bonifácio de Souza [primeiro secretário]; Rev. Divino Camargo [segundo secretário] e Rev. Antônio Mendes [tesoureiro]. Todos os mandatos são bi-anuais [2009-2011], apenas o mandato do secretário executivo é quadrianual [2009-2013].

Na noite de sexta-feira para sábado os trabalhos se estenderam até por volta de 1.00h da manhã, e de sábado para domingo fomos até 3.00h da manhã. Após os términos dos, retorno para casa, onde chegamos por volta das 16.00h. Muito trabalho, muitas bênçãos, e novos trabalhos pela frente. Em breve publicaremos relação dos novos secretários sinodais de causas.

No retorno paramos para registrar nossa passagem pelo local do confronto entre sem-terra [mas armados] e policiais, na cidade de Eldorado dos Carajás. Embora a mídia insista em falar em ‘massacre’ no local houve um confronto, com sem-terras avançando sobre policiais que reagiram. Infelizmente a afoiteza de uns e a superioridade tanto de treinamento quanto de armamento de outros resultou em mortes – e não me alegro com isto, preferia ver os invasores presos e pagando por seus crimes contra o patrimônio na cadeia. Mas não houve massacre, houve confronto. O local só é lembrado de tempos em tempos, e está um tanto quanto abandonado. Até uma casa que era usada como museu foi demolida. Que caia no esquecimento.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL