quinta-feira, 21 de agosto de 2014

EDIFIQUE A SUA IGREJA

Nos quatro últimos boletins da IPB em Xinguara falamos sobre o dever de cada cristão de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para não destruir a própria Igreja. Já nos basta enfrentar o mundo e os ataques de satanás para, ainda, termos que lutar entre nós numa batalha inglória, pois só resulta em dores para o corpo de Cristo (Gl 5.15).
Como fazer, então, para ser agente de edificação da própria Igreja? A resposta passa por alguns passos. Vamos ao primeiro deles:
ENTENDA O QUE É IGREJA
Tenho conhecimento de que grande parte dos problemas enfrentados por igrejas se dá porque muitos cristãos não entenderam corretamente o conceito de Igreja. Lamentavelmente sempre há aqueles que entendem a igreja como uma instituição - uma organização eclesiástica dependente ou não de outras organizações eclesiásticas. E, em organizações invariavelmente há uma forma de organização. Sei que fui redundante, mas é isso mesmo: toda instituição necessita ter alguma forma de estrutura hierárquica - e onde esta estrutura se faz presente, logo o vírus primum peccatum se faz presente: o desejo de ser como Deus. De exercer domínio e controle além do que foi outorgado pelo Senhor.
O que é, então, a Igreja? Se ela não é a organização, ela também não é o prédio onde as pessoas se reúnem, e pelo qual também já houve, há e haverá, lamentavelmente, tantas disputas em tribunais dentro e fora da Igreja. A igreja não é composta de propriedades, mas é, ela própria, propriedade exclusiva do Senhor Jesus (Tt 2.14).
Não repetirei a pergunta, apenas direi que a Igreja é a comunidade daqueles que foram eleitos por Deus, que eram inimigos de Deus, estranhos às promessas (Ef 2.12), que viviam sem Deus no mundo mas foram escolhidos pela boa vontade de Deus para serem retirados do império das trevas e transportados para o reino do filho do seu amor (Cl 1.13).
A Igreja é composta de pessoas. A Igreja é formada de homens e mulheres que creram no Senhor Jesus e decidiram entregar a sua vida em plena confiança. Como fazer, então, para edificar a sua Igreja?
Você só conseguirá edificar a sua Igreja se você for, realmente, edificado como Igreja. Se você estiver, realmente, ligado à videira não lhe faltará vitalidade para ser uma benção, um agente de edificação na Igreja do Senhor Jesus da qual você é uma parte importante - importante a ponto de Jesus morrer por você, embora você não tenha feito nada para merecer e não possa fazer nada para retribuir.
Porém, é necessário destacar que há um grande perigo aqui: é o de orgulhar-se de ser Igreja. É verdade que é uma grande benção ser parte do corpo de Cristo, ser Igreja do Senhor - porém, é evidente que isto não é fruto de méritos nossos, mas unicamente da graça do Senhor. Você é parte dela por graça, pela vontade de Deus. Ninguém se torna parte da Igreja por árvore genealógica, porque é filho ou neto de alguém. Os filhos de Abraão são os que nascem pela fé, e não os que nasceram pela vontade da carne (Jo 1.13).
O que você pode fazer para edificar sua Igreja? Seja Igreja. É obvio que a denominação é importante, que a instituição é importante, pois ela ajuda a identificar as pessoas em uma comunidade de cristãos, que se reúne sob o mesmo propósito, para estudar a mesma palavra e adorar ao mesmo Deus de uma mesma forma.
Seja igreja do Senhor amando ao seu próximo como a si mesmo, pois este é um mandamento do nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 13.34) e uma prova de que o crente realmente ama ao seu Senhor.
Seja Igreja do Senhor carregando as cargas dos sofredores, pois só assim é possível cumprir o mandamento do Senhor (Gl 6.2) sem a preocupação com regrinhas tolas, mandamentos de homens (Tt 1.14), rudimentos do mundo (Cl 2.8) que muitos chamam de “lei de crente’ e que não passam de uma nova forma de legalismo (Cl 2.20).
Seja Igreja do Senhor servindo ao Senhor com alegria (Sl 100.2), sem murmurações ou contendas (Fp 2.14). Seja Igreja Deus Senhor vivendo a fé de maneira comunitária, com os irmãos que o Senhor lhe deu para serem seus companheiros na caminhada cristã.


Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL