sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PARA MELHOR CULTUARMOS A DEUS

O que você vai ler agora não é o que que muitos chamam de "lei de crente". Ele não tem por objetivo proibir nada. Não é o "Manual de Culto da Igreja Presbiteriana em Xinguara". Pelo contrário. Queremos que todos aproveitem ao máximo as orientações, e, assim, possam participar do culto ao Senhor sem quaisquer tipos de constrangimentos – à vontade e em espírito e em verdade.
Antes de prosseguir, porém, é preciso que estabeleçamos que a nossa orientação básica provém da Palavra de Deus, em textos como Jo 4.23-34 (Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade) e Sl 119.4 (Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca). Para melhor cultuarmos a Deus devemos pensar em
ANTES
Prepare-se em casa, tome cuidado para que todos os tipos de contratempos sejam evitados. Cuidado com a TV, telefone, seja precavido e comece a preparar-se com tempo suficiente para eventuais atrasos - se eles não ocorrerem você ganha tempo para confraternizar com os irmãos antes do culto. Evite as causas de irritações, correrias e reclamações que geralmente ocorrem quando estamos com pressa.
Invista um pouco do seu tempo pensando no que vai vestir para o culto. Isto evita dois problemas: a correria de última hora, as mudanças por algum motivo - um botão, uma mancha e, também evita o uso de roupas inconvenientes ou desconfortáveis. Vista-se de maneira adequada, sóbria, respeitosa e saia já no espírito de adoração, orando pelo culto. Lembre-se que o culto não é um desfile de moda, adereços ou atributos físicos.
Ao chegar estacione o carro com cuidado, em lugar seguro ou coloque a moto no pátio, guarde ou trave o capacete, desligue o celular (ou coloque no modo silencioso se houver uma real necessidade - e nada de joguinhos, mensageiros, comunidades, postagens - se você tem um smartphone, use-o, no máximo para gravar, fotografar - mas jamais para fins inapropriados durante o culto) e jogue fora a goma de mascar - nos vasilhames apropriados.
DURANTE
Entre na Igreja antes do início do culto, buscando comunhão com o Senhor no silêncio e na oração, intercedendo pelos dirigentes, pregador, cantores, músicos e, especialmente, pelos adoradores e visitantes. Participe ativamente dos atos do culto, honrando e glorificando a Deus com cânticos, leitura da Palavra, orações e ações de graças.
Evite ruídos e movimentos que perturbem os atos de culto ou prejudiquem a edificação do povo de Deus. Não mude de lugar ou saia durante o culto, exceto por motivo real e inadiável.
 Se você não conseguiu chegar mais cedo para conversar com os irmãos, deixe para fazê-lo após o culto. Conversar durante o culto é não apenas deselegante como irreverente - embora não tenhamos mais a noção de templo como um lugar, ao mesmo tempo cremos que o Senhor está presente no meio do seu povo, e, se realmente cremos que ele está presente, é dele que deve ser toda a nossa atenção. Lembranças específicas: CASAIS, lembrem-se que é hora de culto e não de namoro. CRIANÇAS, fiquem com seus pais e PAIS mostrem a seus filhos como se procede na casa de Deus.
DEPOIS
Após o culto, nos momentos de confraternização, expresse aquilo "do que está cheio o coração" (Lc 6.45). Falar mal de irmãos? Ou criticar o pregador, o dirigente da liturgia ou os músicos?
Que tal fazer aquele comentário abençoado que desejava fazer durante a pregação quando sentiu-se tocado? Ou então expressar admiração e louvor ao Deus que adoramos, gratidão pelas bênçãos recebidas, o prazer de conviver com a família da fé, o partilhar amizade com os visitantes que estiverem conosco no culto?
Também é útil identificar os visitantes, fazê-los saber da sua alegria por tê-los em nossa casa, que é casa de oração ao Senhor e que, pela graça de Deus, também pode vir a ser a casa daqueles que nos visitam - e que muitas vezes ficam menos tempo após o culto que os membros mais antigos. Divida seu tempo - um para os visitantes e amigos e depois para os irmãos em Cristo.

Cuidemos, pois, para que a nossa atitude seja expressão do culto que prestamos ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Afinal, somos nós o "templo do Espírito" (I Co 6.19).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL