segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

SEJA RADICAL



A frase "Você é radical" quase sempre dita em tom de reprovação, já foi muito comumente ouvida pelos cristãos evangélicos protestantes... Já foi! E hoje não é mais... Porque? E porque fazer questão de denominar com tantas palavras aqueles que eram, simplesmente, chamados de “crentes”.
Atualmente quase todo mundo se diz evangélico - já vi cartazes convidando para reunião espírita evangélica... Já vi uma placa em São Paulo onde se reuniriam católicos evangélicos... Os mórmons também possuem seu próprio evangelho...
Mas, e os evangélicos denominados protestantes? Eram diferentes, tinham estilo de vida diferente... Seu vestir e comportamento eram perceptivelmente diferentes... Lembro claramente de como agiam e como eram tratados na escola colegas evangélicos protestantes... Não participavam das “festinhas” culturais, tais como carnaval, páscoa, são João, entre outros.
E lá vinha a frase: “Você é muito radical”. Acompanhada de duas outras: “Que que tem?” e “Nada a ver!”
Acredito, entretanto, que seja exatamente isto o que esteja acontecendo. Há muito pouco de cristianismo radical no moderno cristianismo.
O desafio para os cristãos do sec. XXI é serem cristãos radicais.
Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças. Cl 2.6-7
Quando vejo o cristianismo do fim do século XX e início do XXI me pergunto: este é o cristianismo radicado em Cristo? Ou é um cristianismo adulterado, sempre em busca de novidade a ponto de uma “celebridade” gospel convocar seus celebritetes (seguidores de celebridades) para uma noite de louca cheiração da Bíblia... Vou ficar apenas neste exemplo para não dar cartaz a quem não merece.
Minha indagação é: Jesus faria tal convite? Ele aceitaria tal convite? Ou adentraria em tal lugar e lhes derrubaria as mesas dizendo-lhes que estavam absolutamente errados por não conhecerem as Escrituras?
Não precisamos viver correndo atrás de novidades nem de coisas maravilhosas - precisamos apenas estar radicados em Cristo, e, radicados nele, vivermos o amor de Deus e mútuo.
Seja radical!
Ser radical faz bem. Ser um cristão radical significa não ter a mente formatada pelo presente século [Rm 12.2] mas deixar-se guiar pelo Espírito do Senhor (Rm 8.14), ter a mente de Cristo (I Co 2.16).
Não sabe como ser radical? A receita está nas Escrituras - na dúvida, não é porque todos estão fazendo que é o certo, mas talvez seja o oposto, o que  é certo esteja justamente naquilo que poucos querem fazer.  
Seja radical!

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL