sábado, 5 de novembro de 2016

FECHANDO PARA BALANÇO

O fim de ano está chegando e todo ano é a mesma coisa. Muitas lojas começam a se preparar para fechar as portas por um dia para "dar balanço". Acredito que com o tempo e a tecnologia de controle de estoque esta prática vai se tornar cada vez menos comum, e a expressão "fechado para balanço" vai virar apenas uma expressão idiomática.
Você pode pensar: "Não está muito cedo para se pensar nisso, pastor? Ainda é novembro. Temos feriados [hoje tem ENEM] e até o natal pela frente, vamos deixar para pensar nisso mais pra frente".
Bom, você fez isso o ano passado? Aliás, quantos sonhadores com uma vaga numa universidade federal são obrigados a se contentarem com faculdades privadas [e os custos abusivos que muitas vezes isto representa] simplesmente porque deixaram para "pensar no assunto" somente quando chegou o período de inscrições? Quantos alunos ficam de férias mais tarde, vendo seus colegas passeando e viajando, somente porque deixaram para estudar no último bimestre quando só se via o chifre das vacas no brejo?
É um erro muito comum deixar para refletir sobre o passado e planejar o futuro quando o futuro já se fez presente - o que restará será o improviso. O ano novo está às portas, e não sejamos supersticiosos ou tolos acreditando que, com a passagem do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro "os sonhos se realizarão no ano que vai nascer".
Não é por saltar ondinhas, vestir branco e fazer sei-lá-o-quê com caroços de uvas e romãs que você vai garantir um ano próspero e cheio de realizações.
Mas, como o ano novo ainda não chegou, que tal fazer uma reflexão sobre o ano que está se findando. Faltam apenas 55 dias. E 55 dias é muito tempo e dá para fazer muitas coisas. É tempo suficiente para fazer uma reflexão sobre a vida com Deus - a quantas anda sua comunhão com o Senhor? É tempo suficiente para uma reflexão sobre sua vida no corpo de Cristo - de que maneira você tem servido na Igreja e sido servido pela Igreja? É tempo para refletir sobre seu congregar - se você não está entre os que tem guardado firmes a confissão da sua fé não dá para repor dos dias que faltou, mas dá para ser contado entre os alguns que deixaram de congregar. É tempo de refletir sobre sua contribuição para o reino através de seus dons, talentos, bens e presença - talvez você não consiga repor que deixou de ofertar ao Senhor, mas pode, arrependido e contrito, sabendo que Deus não te desprezará, começar a fazer o certo agora mesmo, antes que o futuro seja, mais uma vez, apenas um passado desperdiçado.
A nossa experiência mostra que não refletir e não aprender com o passado representa um enorme risco de cometer os mesmos erros, repetir as mesmas angústias e colher os mesmos frutos amargos.
Mas nem tudo são más notícias. 55 dias ainda é muito tempo para Deus fazer grandes coisas em sua vida e por meio de sua vida. Grandes bênçãos ainda podem ser derramadas por Deus e colhidas por seus servos. Sua vida ainda pode ser abençoada, sua família ainda pode ser abençoada, seu trabalho e estudos ainda podem ser grandemente abençoados.
Não é tarde demais para o arrependimento - o ladrão na cruz teve apenas alguns momentos com Jesus e recebeu do Senhor a promessa de estar com ele no paraíso. Não é tarde demais para ordenar a casa - até porque você não sabe se terá um dia ou mais 15 anos para dedicar-se ao Senhor da glória.
Não, não é tarde demais - mas ao mesmo tempo você não tem tempo sobrando. A exortação desafiadora de Josué é: "Escolhei hoje a quem sirvais". E ele mesmo deu o exemplo: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor".
Ainda dá tempo - e se fechar, não dá mais para fazer qualquer espécie de balanço.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL