segunda-feira, 21 de novembro de 2016

NA CASA DE DEUS - ORDEIRA E DECENTEMENTE

Texto do boletim dominical, 20.nov.2016

A bíblia nos faz uma advertência preciosa sobre como nos comportarmos na casa de Deus: ela nos diz para guardarmos o nosso pé. O que isto significa? Que nosso caminhar na casa de Deus deve ser cuidadoso.
Antes, porém, uma pequena digressão, uma lembrança do passado que certamente é compartilhada por muitos de nós. Houve uma época que ir à Igreja era um evento muito importante para toda a família.
A ida à Igreja começava com uma preocupação ainda em casa: era hora de escolher a melhor roupa, aquela que acabou entrando na fraseologia popular como "de ver Deus". Isso significava roupas compostas, sóbrias, que sequer insinuassem os atributos corporais.
Ao chegar à Igreja admitia-se, sem necessidade de explicações, estar na presença de Deus, e isto implicava em atitudes de santa reverência, em porte ordeiro e decente. Após o início do culto algumas atitudes eram consideradas grave transgressão à ordem do culto, indignas de serem feitas diante do Senhor enquanto a Igreja estivesse em adoração.
Que atitudes eram essas que eram consideradas inadmissíveis na Igreja? Tentarei elencar algumas das que ainda me lembro, e, que, como afirmado anteriormente, provavelmente ainda estão na memória de alguns de nós.
O culto, mesmo em Igrejas não evangélicas, era visto como um evento vertical, isto é, um encontro do pecador com seu Deus - o Deus que se assenta no alto e sublime trono mas que também se relaciona com o abatido e contrito de Espírito. Diante do rei dos reis, e buscando o favor deste rei, o pecador não deveria ter qualquer preocupação com questões cotidianas e conversações horizontais - para as quais tinha todo o restante do dia e toda a semana. Nem mesmo cumprimentos eram aceitáveis - até que no início dos anos 80 o antropocentrismo passou a incentivar as relações horizontais durante o culto, já que elas estavam caindo em desuso antes e depois do culto.
Existem atividades que são essenciais, que não devemos deixar de fazer, mas estas tem local e momento adequado. E posso citar ao menos duas destas atividades. Era inadmissível, por exemplo, o trânsito na Igreja. Entrava-se, procurava-se o seu assento antes do início do culto e só se levantava após o pastor postar-se à porta da Igreja para cumprimentar os presentes - sequer havia o hábito de cumprimentar os visitantes à partir do púlpito ou tribuna.
Éramos ensinados, mesmo quando crianças e, especialmente desde crianças, a suportar até quando fosse possível até mesmo necessidades fisiológicas - exatamente as que vem a nossa mente neste momento.
Com exceção da ceia, evitava-se introduzir qualquer tipo de alimento no salão de cultos que muitos chamavam de "templo", transmitindo ao lugar de culto onde se portava com reverência [e onde geralmente só se entrava para cultuar] a santidade que deveria caracterizar os adoradores. Não se admitia que, no salão de cultos, fossem realizadas refeições, mesmo o consumo de alimentos quase invisíveis como chicles, balas ou bombons.
Antes de concluir quero fazer uma observação histórica. Conheci uma Igreja que funcionava em um ginásio de esportes - após o culto os membros tomavam as cadeiras, levavam-nas para um depósito e, em sequencia, o local era usado para jogos de futebol e vôlei. O local não era visto como "sagrado" - mas havia uma distinção clara entre o tempo de culto e o tempo dedicado a outras atividades.
Conversar, colocar os assuntos comerciais e familiares em dia, lanchar, namorar - tudo isto são atividades que podem ficar para depois. Você não precisa praticar nenhuma delas durante o culto - ou o que você está fazendo na Igreja pode ser chamado de qualquer coisa, menos de culto.
Precisamos entender que o salão de culto não é o templo, mas, ao mesmo tempo, mesmo que anos tenham se passado ainda temos que agir reverentemente diante do Senhor, portanto, algumas atitudes precisam ser reconsideradas, e gostaria de orientar você, adorador, a adorar ao Senhor em Espírito e em verdade:
i. Deus não usa whatsapp [se usar o celular apenas para ler a bíblia ou hinário ainda é aceitável];
ii. Igreja é lugar para alimentar-se espiritualmente - para isso temos uma cozinha;
iii. Sim, na Igreja você pode e deve manter comunhão com os irmãos - chegue mais cedo ou saia mais tarde, mas reserve o pouco tempo que dura o culto para seu relacionamento com Deus. Que o seu culto seja agradável ao Senhor.



Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL